Como começar a andar de moto

Tenho percebido que muita gente gostaria de saber como começar a andar de moto pelos mais variados motivos, então resolvi escrever sobre isso.

Praticamente todos os dias eu recebo e-mails de gente que gostaria que eu falasse um pouco sobre como um novato deve fazer para começar a andar de moto sem ter muitos problemas. Eu já havia escrito um texto sobre como escolher a primeira moto, e a Luana, sobre como escolher a primeira moto para mulher, mas esses textos são mais focados na escolha das motos, e não falam muito sobre o comportamento, equipamentos e legislação. De qualquer forma, valem a leitura.

As motivações para querer começar a andar de moto podem ser muitas, mas as mais comuns pelo que percebo, são o trânsito cada vez pior dos grandes centros, a falência do transporte público coletivo, o alto custo de ter e manter um carro e a dificuldade para encontrar vagas de estacionamento. Mas algumas pessoas também acabam descobrindo o grande prazer que é andar de moto, e acabam embarcando de corpo e alma esse mundo.

Então abaixo vou listar algumas dicas e alguns links com os melhores posts do Motos Blog para quem procura por informações sobre como entrar no mundo das motos.

Faça sua CNH


A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria “A” é o primeiro passo para quem pretende começar a andar de moto. Não adianta querer comprar moto antes de ter a CNH, pois você vai acabar ficando ansioso para sair com a moto, e pode ter problemas sérios se não for habilitado.

Leia:

Escolha a moto ideal

Você deve ter em mente que a moto ideal é aquela que vai te atender melhor. Motos são criadas para propósitos muito específicos, e não existe uma moto “boa para tudo”. Se seu objetivo é economia, então deve escolher um modelo barato e de baixa cilindrada. Se o objetivo é conforto, deve escolher uma moto com cilindrada média e custo relativamente maior. Se o objetivo é viajar, uma moto de maior cilindrada e posição mais ereta é ideal. Para andar em terrenos acidentados ou ruas com muitos buracos, terra, barro e etc, motos trail ou dual-pupose são melhores. A escolha da moto ideal é muito importante para que você não se frustre.

Leia:

Compre seu equipamento


Para andar de moto, você deve ter em mente que vai precisar comprar o equipamento completo. Reserve pelo menos 25% do dinheiro para comprá-los, pois são importantíssimos. O equipamento mínimo necessário é um bom capacete, uma boa jaqueta, um bom par de luvas, calças e um bom par de botas. Para pilotar com segurança, esses equipamentos são mandatórios. Eles é que salvam a sua pele (literalmente) quando você se acidenta. Bons equipamentos fazem muita diferença, tanto na segurança quanto no conforto, portanto, invista em bons equipamentos.

Leia os textos:

Pilote com cautela


Não há problema em usar a moto para ir ao trabalho ou faculdade já no primeiro dia. Porém, um pouco de prática ajuda. Se você não sente confiança, deixe para andar com a moto no fim de semana, faça alguma pequena viagem ou simplesmente saia para passear com ela. Em pouco tempo você vai estar habituado a sua moto e então vai poder enfrentar o trânsito diário. Só tenha a preocupação de sair de casa cedo, para não precisar ter pressa. Assim você pode pilotar de forma tranqüila e cautelosa. Em dias chuvosos, a atenção deve ser redobrada, e equipamentos impermeáveis ajudam você a passar pela sem nem se preocupar em vestir uma capa de chuva.

Leia:

Acompanhe o Motos Blog


Uma das melhores formas de obter informações sobre motos é acompanhando o Motos Blog! Assine gratuitamente o boletim por e-mail ou o Feed RSS e receba todos os textos! Participe também do Blog, os comentários enriquecem muito os textos e são uma grande oportunidade de aumentar ainda mais seu conhecimento! Para assinar, clique aqui.

Veja também