Mulheres no guidão, respeito à vida constante.

O mundo das entregas por moto é dominado por homens, mas as mulheres já representam 1/4 da categoria (25%) no Estado de São Paulo. Ainda segundo dados disponíveis do Programa Respeito à Vida, gerenciado pelo Detran-SP, considerando todos os modais de transportes, as mulheres aparecem em 6,3% dos acidentes, 16 vezes menos que homens. Ou seja, talvez aquele ditado de conotação pejorativa deva ser refeito para considerar a realidade: homens na direção, perigo constante.

Segundo a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), com dados do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), há o registro de 25,8 milhões de mulheres habilitadas, sendo que 6,8 milhões também pilotam moto. Ainda que signifique uma parcela de 35% do total de condutores habilitados, dados do Ministério da Saúde apontam que mais de 80% dos acidentados atendidos por serviços de emergência e urgência são homens. Uma discrepância alta que reflete a maneira como as mulheres se comportam no trânsito: mais conscientes, arriscam-se menos e seguem mais as regras de trânsito. Em resumo – possuem maior respeito à vida, própria e dos outros, que os homens.

Esses dados corroboram algo que é sabido entre a maioria das pessoas que possuem um carro ou moto, os seguros para mulheres são mais baratos. Isso ocorre porque além delas se envolverem menos em acidentes, quando isso ocorre, os danos também são menores, por estarem dirigindo de maneira mais segura e apropriada.

Afinal, os seguros são precificados de acordo com aquele questionário de perfil do condutor. Nele informações como localização de moradia, trabalho, idade e sexo, por exemplo, interferem no preço do prêmio pois são utilizados dados estatísticos que permitem verificar o maior ou menor risco daquele perfil. Nisso, entra o caso das mulheres. Dados da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) nos mostram que elas se envolvem menos em acidentes e quando ocorrem são acidentes de menor valor envolvido, justamente pelo modo de condução.

E independente de sexo, sempre que adquirimos um bem é importante pensar no seguro deste. Mulheres contam com seguros mais em conta pelos motivos expostos anteriormente, e homens com bons históricos também conseguem valores mais baixos. Ainda que seu caso seja parecido com aquele conhecido que tem no currículo de seguros uma perda total, um roubo e um acidente que gerou alta monta no intervalo de dois anos, é possível fazer um seguro para seu bem, e é importante que faça.

A Energy Broker é a corretora de seguros oficial da Kawasaki e possui produtos de coberturas básicas – como incêndio, roubo e colisão – ao Seguro Carta Verde, para viagens em países do Mercosul. Ainda que se tome todos os cuidados, acidentes e imprevistos (como um pneu furado) acontecem e estar segurado facilita a vida nesses momentos. Acesse ao site e conheça mais.

Veja também