Yamaha YS250 Fazer 2012 – Mas já?

Pois é, foi o que vi agora a pouco. A Yamaha já lançou, em Fevereiro de 2011, a versão 2012 da sua 250 mais vendida.

Yamaha YS250 Fazer 2012 Roxa



Eu sinceramente não sei mais o que pensar da Yamaha. O pessoal lá está ficando meio louco. Se você acabou de comprar uma Fazer 2011, achando que ela seria “nova” por muito tempo, se deu mal… Ela não é mais a moto do ano.

Bom, deve ter um bom motivo pra isso né? Talvez seja um modelo reestilizado (lembre-se, ela foi reestilizada ano passado!), mas não… É igualzinha a do ano passado. Só mudaram as cores.

Yamaha YS250 Fazer 2012

Bom, qual a razão então para lançar a moto 2012 em Fevereiro de 2011? Não sei… Nem faço ideia.

Mas vamos lá. A Yamaha YS250 Fazer, mais conhecida apenas como Fazer 250, é uma moto Street de 250cc. Apresenta uma ótima relação custo-benefício, sendo ideal para uso urbano diário, já que é econômica, possui excelente autonomia e motor com boa potência para encarar até pequenas viagens.

Painel da Yamaha YS250 Fazer 2012

O câmbio de 5 marchas é bem escalonado para o motor e a proposta da moto. O motor de 250cc e 21cv de potência é o mesmo de 2005, mas a injeção eletrônica foi modificada em 2009, ganhou sensor de oxigênio e com isso a emissão de gases poluentes caiu a níveis ridiculamente baixos.

Sua principal concorrente, ao meu ver, é a CB300R, que tem motor maior mas é mais cara. Outra moto que pode ser considerada uma concorrente é a Comet 250 EFI (a Naked, não a carenada).

A versão 2012 é igual a 2011… Quero dizer, a 2011 “nova”, pois houve duas “Fazer 2011”… A outra era a “Limited Edition”, que de uma forma curiosa, foi a segunda leva de “Fazer Limited Edition”, sendo a primeira lançada em 2008, ainda no modelo antigo. Enfim, ela é igual a 2011, mudando apenas as cores disponíveis. Agora as cores são Preta, Vermelha e Roxa.

Lanterna de Leds da Yamaha YS250 Fazer 2012

A Fazer 250 2012 já pode ser encontrada em toda a rede de autorizadas da Yamaha, e o preço médio é de R$ 11.700,00 em São Paulo.

Ficha técnica

Motor
Tipo 4 tempos, monocilindro, 2 válvulas, OHC, refrigeração a ar com radiador de óleo.
Cilindrada 250cc
Diâmetro x Curso 74x58mm
Taxa de compressão 9.8:1
Potência máxima 21cv @ 8.000 RPM
Torque máximo 2,1 kgf.m @ 6.500 RPM
Marcha Lenta 1.300 RPM +/- 100
Capacidade de óleo 1,5 litros
Combustível
Alimentação Injeção Eletrônica
Tanque de combustível 19,2 litros (sendo 4,5 reserva)
Eletrônica
Ignição CDI/ECU
Partida Elétrica
Bateria 12V 6AH selada
Farois 12 V 55/60W H4
Transmissão
Embreagem Multidisco banhada a óleo
Câmbio Manual sequencial de 5 velocidades
Redução final 45/15
Transmissão final Corrente
Quadro
Tipo Berço duplo em aço
Dimensões
Comprimento 2.065 mm
Largura 745 mm
Altura 1.065 mm
Distância mínima do solo 190 mm
Distância entre eixos 1.360 mm
Caster 25º 30′
Raio de curva 2,4 m
Altura do assento 805 mm
Peso seco 137 kg
Peso em ordem de marcha 153 kg
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico. Curso de 120 mm
Traseira Monoamortecida. Curso de 120mm
Roda dianteira De liga leve, 17 polegadas
Roda traseira De liga leve, 17 polegadas
Pneu dianteiro 100/80 17 M/C 52S sem câmara
Pneu traseiro 130/70 17 M/C 62S sem câmara
Freio dianteiro Disco ventilado de 282 mm mordido por pinça de 2 pistões.
Freio traseiro Disco ventilado de 220 mm mordido por pinça de 1 pistão.
Cores (2012) Preta, Vermelha e Roxa

Mais fotos

Veja também