Carta do Leitor – Com qual moto começar?

Olá Daniel, tudo bom?

Eu freqüento seu blog para ficar por dentro das novidades. Sou apaixonado por motos mesmo não possuindo uma, e é ai que eu queria a sua opinião. Li sua matéria a respeito da aquisição da primeira moto, mas estava pensando em pegar uma Hornet. O problema que por não ter experiência, fico com receio de pegar uma moto desse porte para iniciar sobre duas rodas. Eu poderia comprar uma moto com cilindrada menor para aprender, mas irei perder dinheiro nesse processo de compra e revenda. Como me considero uma pessoa responsável e prudente, acredito não ter problema, pois não irei ficar testando os limites da moto e fazendo graça no transito igual se vê por ai. A moto será para lazer, e será utilizada mais nos finais de semana. Se puder, gostaria de saber a sua opinião a respeito.
De qualquer forma parabéns pelo blog e obrigado.

Atenciosamente,

João Alexandre – Brasília/DF

Foguetes são apenas para astronautas, amigão!

João, bom dia.
Esta é uma dúvida de muitas pessoas que querem começar. A minha dica é não comece com uma 4 cilindros.

Se você não tem experiência com motos, o melhor é se acostumar primeiro. Se você não quer uma moto muito fraca, compre uma moto mais versátil, porém, mais dócil, que não vai sair do seu controle tão facilmente.

Eu diria para você começar com uma Twister ou Fazer 250, mas como vejo que você quer uma moto mais forte logo de inicio, então, a dica que dou é pegar uma Suzuki GS500 ou uma Yamaha MT-03. Ambas as motos tem perto de 50cv de potência, que são suficientes para atingir velocidades próximas a 200 km/h, porém, são fáceis de pilotar, dóceis e são perfeitas para você rodar seus primeiros km.

Acredite, estas motos são bem rápidas, para quem está começando, elas já são demais. A maioria começa de 125 ou 250cc, e você já vai começar com uma moto com mais de 500cc. Porém a Hornet, por mais que tenha apenas 600cc, tem 4 cilindros, é um motor de 100 cavalos, o dobro das duas motos que te indiquei, e para operar este tipo de moto, a experiência conta muito a favor do piloto, e a falta dela, certamente é um grande risco.

Quanto a perder dinheiro, não vai perder muito. Compre uma MT-03 por 28 mil, venda daqui 1 ano por 26 mil, coloque mais 10 mil e compre uma Hornet.

Obrigado pelo prestígio, e até mais!

Veja também