(Mini) Restauração da DL650 V-Strom

A minha DL650 V-Strom faz 13 anos de idade neste ano, e já estava começando a ter aparência de moto velha. Então eu resolvi dar um “banho de loja” nela, e restaurar toda a sua glória.

História

Para quem é novo por aqui: Em Outubro de 2010 eu comprei uma Suzuki DL650 V-Strom, zero km, modelo 2011, na cor Laranja. Usei a moto praticamente todos os dias até 2019. A moto sempre foi robusta e confiável.

Em Setembro de 2019 eu tive o primeiro (e único) acidente com ela. Bati na traseira de outra moto que parou do nada no meio da rua. O acidente foi razoavelmente grave, estava sozinho e quebrei a clavícula e a escápula direita. Foram 2 meses sem poder trabalhar e mais uns 4 meses para recuperação total.

A moto teve mais sorte do que eu. Os danos nela foram pequenos: Carenagem do farol, para-lama dianteiro, peso do guidão direito e carenagem direita do tanque ficaram ralados (mas não quebraram). O radiador superior ficou levemente amassado (mas também não quebrou e nem furou). Espelho direito e pisca dianteiro direito quebraram. As duas pedaleiras direitas e o pedal de freio também ficaram ralados. Nenhum dano estrutural. Chassi está perfeito, bengalas perfeitas (o que foi bem impressionante dado a colisão frontal), rodas, tudo perfeito.

Parecem muitos danos, mas na verdade são bem triviais de consertar. Menos de duas semanas depois, todos já estavam consertados, exceto as carenagens… Essas eu sabia que iria ter mais trabalho então fiquei com elas raladas até decidir o que fazer.

No início de 2020 eu já estava usando a moto novamente, mas desta vez bem menos do que antes. Eu me mudei e passei a morar em frente a empresa onde eu trabalhava, além disso, a essa altura eu já tinha um carro também, então a moto ficou em um estado de semi-abandono, que só piorou com a pandemia. Houve um período em que a moto ficou 6 meses sem funcionar.

Foi só agora em 2023 que eu decidi voltar a andar mais com a moto, e ficou evidente que o estado de conservação dela não era dos melhores.

Antes de decidir pela restauração, eu estava cogitando simplesmente trocar de moto: Vender a minha atual e comprar uma outra V-Strom 650 zero. Mas eu não segui este caminho por três motivos: 

O primeiro motivo é que a minha moto, com 110 mil km rodados e com aparência descuidada seria muito difícil de vender por um valor razoável. 

O segundo é que eu conheço a minha moto, e sei que ela está boa, eu sei fazer a manutenção básica dela, e sei que não era preciso muito esforço para deixá-la nova de novo. Mas que nada disso seria suficiente para convencer um possível comprador de que a moto, mesmo tendo 110 mil km, está em bom estado.

O terceiro é que uma DL650 nova custa o dobro do valor que eu conseguiria com a minha. E hoje em dia eu sou bem mais pão-duro do que antigamente. Não vou pagar uma grana para ter, literalmente, a mesma moto que eu já tenho.

Restauração

Então com a decisão de restaurar tomada, ficou faltando montar uma lista com o que precisaria ser restaurado.

  • Reformar as carenagens danificadas
  • Reformar o parabrisa
  • Pintar o cano do escapamento
  • Pintar algumas áreas do quadro que estão gastas
  • Trocar pesos do guidão
  • Trocar a placa da moto (a antiga ainda era de Osasco, e já faz 8 anos que eu mudei de lá)
  • Trocar a lanterna traseira (a antiga quebrou na garagem)
  • Trocar os pneus
  • Trocar a bateria
  • Trocar os parafusos enferrujados por inox (e são muitos!)
  • Esconder o chicote auxiliar do farol com fita de tecido (entenda)
  • Remover os frisos refletivos das rodas
  • Revisão geral (trocar óleo do motor e filtro de óleo, filtro de ar, fluído das bengalas, dos freios, do radiador, velas de ignição, conferir corrente de comando, transmissão secundária e pastilhas de freio)

Inicialmente meu plano era manter a cor laranja original, mas eu entendi que essa poderia ser uma oportunidade de ter uma moto nova sem, efetivamente, trocar de moto.

Decidi pela cor Azul Escuro Perolizado, uma cor especial feita sob encomenda, que brilha sob o sol, mas fica bem escura na sombra. O para-lama dianteiro e a moldura do farol permaneceram na cor preta, mas também foram repintados.

A pintura ficou excelente, fiquei muito feliz com o resultado.

Os adesivos novos e o emblema são originais da Suzuki, são da V-Strom 2009 Azul. No Brasil a DL650 V-Strom começou a ser vendida em 2009, mas as cores disponíveis eram Preto-fosco, Cinza ou Amarelo. Estranhamente a cor Azul não veio oficialmente para cá.

O Para-brisa ficou “ok”. Apenas com um polimento ele melhorou 80%, mas eu ainda não estou muito feliz com isso, provavelmente vou acabar comprando um novo.

Pintei também a parte traseira do cano de escapamento, e fiz o polimento da parte dianteira, que é de inox. Aproveitei e também troquei os 3 parafusos que seguram o escapamento por modelos de Inox com cabeça Allen cilíndrica, que são mais bonitos e não vão oxidar como os originais.

Os plásticos pretos foram restaurados com produtos próprios para isso.

Conclusão

Eu fiquei muito feliz com o resultado final. A moto parece nova mesmo, e com a manutenção em dia, não tenho razão alguma para trocar.

O blog anda bem abandonado, mas achei que alguns leitores antigos gostariam de ter algumas atualizações por aqui. Então por isso resolvi compartilhar com vocês. Embora o blog já não conte mais com uma área de comentários, se você quiser me contar o que achou, pode me procurar lá no Instagram.

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