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Motos para pessoas baixas


Ultimamente tenho recebido muitos e-mails de gente perguntando quais as Motos mais indicadas para pessoas de baixa estatura. Para sanar de uma vez com essas dúvidas, eu resolvi fazer um post específico sobre o assunto.

Eu confesso que nunca pensei muito nisso, pois o meu problema é exatamente o oposto: Sou alto demais e a maioria das motos fica parecendo um patinete quando eu estou montado. Mas há muita gente com baixa estatura, e que enfrenta problemas na hora de decidir qual a melhor Moto para comprar. Principalmente as mulheres: É muito comum mulheres na faixa de 1,5 metro pedindo conselhos sobre isso.

Thainan Vidal, 1,59 m de altura. Altura do assento da moto é de 820mm

Thainan Vidal, 1,59 m de altura. Altura do assento da moto é de 820mm

Existem motos baixas na maioria das faixas de preço, mas as opções não são tão variadas. É importante entender também “quanto é alto demais”. A medida que determina isso é a Altura do assento, que nada mais é do que a altura do banco da moto em relação ao solo nivelado.

As pessoas tem diferentes tamanhos de pernas, e por isso alguns baixinhos conseguem lidar com motos mais altas desde que consigam apoiar pelo menos um dos pés no chão, outros, preferem ter a confiança de apoiar ambos os pés. É tudo uma questão de gosto pessoal e experiência, mas via de regra, qualquer pessoa pode pilotar qualquer moto, desde que planeje bem os locais onde vai parar para evitar os obstáculos normais e usar o terreno a seu favor.

As Scooters, Cubs e Underbones também são ótimas motos para quem é baixo. Como nessas motos o piloto vai sentado (e não montado), é fácil descer do assento para ficar em pé, apoiado no chão. Mesmo as scooters maiores (acima de 400cc) podem ser pilotadas sem dificuldade por pessoas mais baixas.

Mas como a maioria que me pergunta também não aceita Scooters como opção, eu separei aqui 12 modelos das motos mais baixas disponíveis no mercado nacional. A lista a seguir engloba apenas as motos nacionais em produção atualmente, dotadas de Injeção Eletrônica, e com altura do assento máxima de 800 mm.

Infográfico com a comparação da altura do assento entre os modelos

Infográfico com a comparação da altura do assento entre os modelos

Mais abaixo, vou falar um pouco de cada modelo e, no final, há uma tabela comparativa com todos os dados mais importantes de cada modelo.

Kasinski Mirage 650


Dona de um vigoroso motor de 650cc, com incríveis 80 cavalos de potência, a Mirage 650 é uma Custom bem diferente do que se vê no mercado. O motor é o mesmo da Comet 650, naked da mesma marca. Com visual bem moderno, suspensão up-side-down, duplo disco dianteiro e painel digital, é praticamente uma esportiva disfarçada de Custom. E com apenas 675mm de altura do assento, qualquer pessoa pode pilotar com facilidade.

Yamaha XVS950A Midnight Star


A Midnight Star é a Custom da Yamaha. O grande diferencial desta moto, na minha opinião, é a transmissão por correia dentada, que é mais silenciosa, mais durável, e não requer cuidados com manutenção. Com apenas 685 mm de altura de assento, é muito improvável encontrar quem não consiga manter os pés no chão com as pernas flexionadas.

Kawasaki Vulcan 900 Classic


A Vulcan 900 Classic é outra opção Custom para quem procura uma moto baixa e não precisa de muita versatilidade na moto. O tanque de 20 litros garante autonomia acima da média para este tipo de moto, e os 685 mm de altura do banco também não são obstáculo para ninguém.

Kasinski Mirage 250


A Custom da Kasinski, de pequena, só tem o Motor de 250cc muito similar ao da Comet 250. Apesar de ter um motor menor do que o das outras Custom do comparativo, ele é suficientemente forte para levar a moto a boa velocidade de cruzeiro, e com economia. É uma moto mais barata, bem baixa (apenas 700 mm de altura do banco) e tem muito estilo.

Suzuki Boulevard M800


A Custom da Suzuki se diferencia principalmente por sua transmissão por eixo cardã, livre de manutenção e de ruído. Além disso, o visual mais “futurista” confere um aspecto bem diferente das outras Custom, de aparência mais clássica.

Suzuki GSR150i


Eis aqui a opção mais barata do comparativo. A GSR150i tem 150cc, é alimentada por injeção eletrônica e é completa, com freio a disco, partida elétrica, painel completo… Tudo o que é preciso para começar com o pé direito. Ela é leve, pesa apenas 132 kg e tem apenas 730 mm de altura do assento, pode ser pilotada facilmente até mesmo por quem tem 1,5 metro de altura. Saiba tudo sobre a GSR 150i aqui.

BMW F 800 R


A Naked da BMW também facilita a vida de quem é baixinho! O banco dela possui regulagem de altura, que vai de 775 a 825 milímetros. No mais, é uma moto completíssima, com motorzão de 800cc e 87cv, ABS, e computador de bordo. Veja um texto completo sobre a BMW F 800 R aqui.

BMW G 650 GS


A única Trail do comparativo também é BMW. Com o banco a apenas 780 mm de altura, a G 650 GS é uma excelente opção para quem é mais baixo mas gostaria de ter uma moto com “cara” de moto alta. Além disso, é a única opção que permite andar em terrenos acidentados com mais tranquilidade. É uma das motos de maior cilindrada preferidas das mulheres. Veja mais sobre a BMW G 650 GS aqui.

Yamaha XJ6N


A única moto com motor 4 cilindros do comparativo. A naked da Yamaha é uma excelente opção para quem quer uma moto “de verdade” e não quer ficar na ponta dos pés. O motor é potente, o ronco é único e a moto é linda. A XJ6F (carenada) também tem as mesmas características. Saiba mais sobre a XJ6N aqui.

Dafra Next 250


Lançada a pouco tempo, a Next 250 (projeto da Sym de Taiwan, vendida pela Dafra no Brasil) é uma opção bem bacana para quem procura uma Street bonita e moderna. Com motor refrigerado a liquido com 25 cv e 2,7 kgf.m de torque, especificações acima da média da categoria. Tudo isso por pouco mais de R$ 10 mil.

Kawasaki Ninja 250R


A Ninja 250R é a pequena esportiva da Kawasaki. Dona do motor mais potente da categoria (e do painel mais desatualizado também), ela é uma ótima opção para quem quer uma moto carenada, baixinha e potente. O ronco do motor bicilíndrico é bem legal e o tanque de 17 litros garante excelente autonomia. Saiba mais sobre a Ninja 250R aqui.

Kawasaki Ninja 650


Com a mesma altura do banco da Ninja 250 (790 mm), a Ninja 650 é a opção de grande cilindrada carenada. Com um motor bicilíndrico de 650cc, muito elástico e potente, a Ninja 650 é uma ótima opção para passeios de final de semana e até mesmo para viagens. Saiba sobre a nova Ninja 650 aqui.

Abaixo fiz uma tabela comparando todos estes modelos em seus principais aspectos.

Atributos
Cilindrada
Cilindros
Potência Máxima
Torque Máximo
Tanque de combustível
Freios
Comprimento
Largura
Altura
Altura do assento
Distância entre eixos
Distância mínima do solo
Peso em ordem de marcha
Curso suspensão dianteira
Curso suspensão traseira
Preço sugerido
Suzuki GSR150i Suzuki Boulevard M800 Yamaha XJ6N Yamaha XVS950A Midnight Star Kawasaki Vulcan 900 Kawasaki Ninja 250R Kawasaki Ninja 650 BMW G 650 GS BMW F 800 R Dafra Next 250 Kasinski Mirage 250 Kasinski Mirage 650
149,5 cc 805 cc 600 cc 950cc 903 cc 249 cc 649 cc 652 cc 798 cc 249,4 cc 249 cc 647 cc
1 cilindro 2 cilindros em V 4 cilindros em linha 2 cilindros em V 2 cilindros em V 2 cilindros paralelos 2 cilindros paralelos 1 cilindro 2 cilindros paralelos 1 cilindro 2 cilindros em V 2 cilíndros em V
12cv @ 8.000 RPM 53 cv @ 6.000 RPM 77,5 cv @ 10.000 RPM 53,6 cv @ 6.000 RPM 50cv @ 5.700 RPM 33 cv @ 11.000 RPM 72,1 cv @ 8.500 RPM 50 cv @ 6.500 RPM 87 cv @ 8.000 RPM 25 cv @ 7.500 RPM 29,4 cv @ 9.000 RPM 80,7 cv @ 9.250 RPM
1,08 kgf.m @ 6.000 RPM 7,04 kgf.m @ 4.000 RPM 6,09 kgf.m @ 8.500 RPM 7,83 kgf.m @ 3.000 RPM 8.0 kgf.m @ 3.700 RPM 2,24 kgf.m @ 8.200 RPM 6,7 kgf.m @ 7.000 RPM 6,1 kgf.m @ 5.000 RPM 8,8 kgf.m @ 6.000 RPM 2,75 kgf.m @ 6.500 RPM 2,20 kgf.m @ 7.000 6,90 kgf.m @ 7.250 RPM
14 litros 15,5 litros 17,3 litros 17 litros 20 litros 17 litros 15,5 litros 14 litros 16 litros 14 litros 14 litros 16 litros
Dianteiro a disco Dianteiro a disco Disco nas duas rodas Disco nas duas rodas Disco nas duas rodas Disco nas duas rodas Disco nas duas rodas, ABS opcional Disco nas duas rodas com ABS Disco nas duas rodas com ABS Disco nas duas rodas Disco nas duas rodas Disco nas duas rodas
2.055 mm 2.420 mm 2.120 mm 2.435 mm 2.405 mm 2.085 mm 2.100 mm 2.165 mm 2.145 mm 2.005 mm 2.280 mm 2.430 mm
730 mm 890 mm 770 mm 1.000 mm 1.005 mm 715 mm 760 mm 920 mm 905 mm 790 mm 885 mm 890 mm
1.020 mm 1.105 mm 1.185 mm 1.080 mm 1.065 mm 1.115 mm 1.200 mm 1.170 mm 1.160 mm 1.050 mm 1.095 mm 1.155 mm
730 mm 700 mm 785 mm 675 mm 685 mm 790 mm 790 mm 780 mm 775 mm 790 mm 700 mm 675 mm
1.270 mm 1.655 mm 1.440 mm 1.685 mm 1.650 mm 1.440 mm 1.410 mm 1.477 mm 1.520 mm 1.335 mm 1.520 mm 1.665 mm
165 mm 140 mm 140 mm 145 mm 140 mm 135 mm 145 mm 185 mm - 170 mm 150 mm 160 mm
132 kg 269 kg 196 kg 277 kg 278 kg 169 kg 208 kg 193 kg 199 kg 170 kg 186 kg 234 kg
- - 130 mm 135 mm 150 mm 120 mm 120 mm 170 mm 125 mm 110 mm - -
- - 130 mm 110 mm 100 mm 130 mm 125 mm 165 mm 125 mm 125 mm - -
R$ 6.790,00 R$ 29.900,00 R$ 27.500,00 R$ 29.990,00 R$ 31.990,00 R$ 15.550,00 R$ 29.990,00 R$ 29.990,00 R$ 36.950,00 R$ 10.350,00 R$ 13.800,00 R$ 24.990,00

E ai, que achou da lista? Você já teve dificuldades para encontrar uma moto que seja “do seu tamanho”? Conte um pouco da sua experiência.

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