GravatarMotos Blog » Destaques, Dicas, Opinião, Segurança

Motos para pessoas baixas


Ultimamente tenho recebido muitos e-mails de gente perguntando quais as Motos mais indicadas para pessoas de baixa estatura. Para sanar de uma vez com essas dúvidas, eu resolvi fazer um post específico sobre o assunto.

Eu confesso que nunca pensei muito nisso, pois o meu problema é exatamente o oposto: Sou alto demais e a maioria das motos fica parecendo um patinete quando eu estou montado. Mas há muita gente com baixa estatura, e que enfrenta problemas na hora de decidir qual a melhor Moto para comprar. Principalmente as mulheres: É muito comum mulheres na faixa de 1,5 metro pedindo conselhos sobre isso.

Thainan Vidal, 1,59 m de altura. Altura do assento da moto é de 820mm

Thainan Vidal, 1,59 m de altura. Altura do assento da moto é de 820mm

Existem motos baixas na maioria das faixas de preço, mas as opções não são tão variadas. É importante entender também “quanto é alto demais”. A medida que determina isso é a Altura do assento, que nada mais é do que a altura do banco da moto em relação ao solo nivelado.

As pessoas tem diferentes tamanhos de pernas, e por isso alguns baixinhos conseguem lidar com motos mais altas desde que consigam apoiar pelo menos um dos pés no chão, outros, preferem ter a confiança de apoiar ambos os pés. É tudo uma questão de gosto pessoal e experiência, mas via de regra, qualquer pessoa pode pilotar qualquer moto, desde que planeje bem os locais onde vai parar para evitar os obstáculos normais e usar o terreno a seu favor.

As Scooters, Cubs e Underbones também são ótimas motos para quem é baixo. Como nessas motos o piloto vai sentado (e não montado), é fácil descer do assento para ficar em pé, apoiado no chão. Mesmo as scooters maiores (acima de 400cc) podem ser pilotadas sem dificuldade por pessoas mais baixas.

Mas como a maioria que me pergunta também não aceita Scooters como opção, eu separei aqui 12 modelos das motos mais baixas disponíveis no mercado nacional. A lista a seguir engloba apenas as motos nacionais em produção atualmente, dotadas de Injeção Eletrônica, e com altura do assento máxima de 800 mm.

Infográfico com a comparação da altura do assento entre os modelos

Infográfico com a comparação da altura do assento entre os modelos

Mais abaixo, vou falar um pouco de cada modelo e, no final, há uma tabela comparativa com todos os dados mais importantes de cada modelo.

Kasinski Mirage 650


Dona de um vigoroso motor de 650cc, com incríveis 80 cavalos de potência, a Mirage 650 é uma Custom bem diferente do que se vê no mercado. O motor é o mesmo da Comet 650, naked da mesma marca. Com visual bem moderno, suspensão up-side-down, duplo disco dianteiro e painel digital, é praticamente uma esportiva disfarçada de Custom. E com apenas 675mm de altura do assento, qualquer pessoa pode pilotar com facilidade.

Yamaha XVS950A Midnight Star


A Midnight Star é a Custom da Yamaha. O grande diferencial desta moto, na minha opinião, é a transmissão por correia dentada, que é mais silenciosa, mais durável, e não requer cuidados com manutenção. Com apenas 685 mm de altura de assento, é muito improvável encontrar quem não consiga manter os pés no chão com as pernas flexionadas.

Kawasaki Vulcan 900 Classic


A Vulcan 900 Classic é outra opção Custom para quem procura uma moto baixa e não precisa de muita versatilidade na moto. O tanque de 20 litros garante autonomia acima da média para este tipo de moto, e os 685 mm de altura do banco também não são obstáculo para ninguém.

Kasinski Mirage 250


A Custom da Kasinski, de pequena, só tem o Motor de 250cc muito similar ao da Comet 250. Apesar de ter um motor menor do que o das outras Custom do comparativo, ele é suficientemente forte para levar a moto a boa velocidade de cruzeiro, e com economia. É uma moto mais barata, bem baixa (apenas 700 mm de altura do banco) e tem muito estilo.

Suzuki Boulevard M800


A Custom da Suzuki se diferencia principalmente por sua transmissão por eixo cardã, livre de manutenção e de ruído. Além disso, o visual mais “futurista” confere um aspecto bem diferente das outras Custom, de aparência mais clássica.

Suzuki GSR150i


Eis aqui a opção mais barata do comparativo. A GSR150i tem 150cc, é alimentada por injeção eletrônica e é completa, com freio a disco, partida elétrica, painel completo… Tudo o que é preciso para começar com o pé direito. Ela é leve, pesa apenas 132 kg e tem apenas 730 mm de altura do assento, pode ser pilotada facilmente até mesmo por quem tem 1,5 metro de altura. Saiba tudo sobre a GSR 150i aqui.

BMW F 800 R


A Naked da BMW também facilita a vida de quem é baixinho! O banco dela possui regulagem de altura, que vai de 775 a 825 milímetros. No mais, é uma moto completíssima, com motorzão de 800cc e 87cv, ABS, e computador de bordo. Veja um texto completo sobre a BMW F 800 R aqui.

BMW G 650 GS


A única Trail do comparativo também é BMW. Com o banco a apenas 780 mm de altura, a G 650 GS é uma excelente opção para quem é mais baixo mas gostaria de ter uma moto com “cara” de moto alta. Além disso, é a única opção que permite andar em terrenos acidentados com mais tranquilidade. É uma das motos de maior cilindrada preferidas das mulheres. Veja mais sobre a BMW G 650 GS aqui.

Yamaha XJ6N


A única moto com motor 4 cilindros do comparativo. A naked da Yamaha é uma excelente opção para quem quer uma moto “de verdade” e não quer ficar na ponta dos pés. O motor é potente, o ronco é único e a moto é linda. A XJ6F (carenada) também tem as mesmas características. Saiba mais sobre a XJ6N aqui.

Dafra Next 250


Lançada a pouco tempo, a Next 250 (projeto da Sym de Taiwan, vendida pela Dafra no Brasil) é uma opção bem bacana para quem procura uma Street bonita e moderna. Com motor refrigerado a liquido com 25 cv e 2,7 kgf.m de torque, especificações acima da média da categoria. Tudo isso por pouco mais de R$ 10 mil.

Kawasaki Ninja 250R


A Ninja 250R é a pequena esportiva da Kawasaki. Dona do motor mais potente da categoria (e do painel mais desatualizado também), ela é uma ótima opção para quem quer uma moto carenada, baixinha e potente. O ronco do motor bicilíndrico é bem legal e o tanque de 17 litros garante excelente autonomia. Saiba mais sobre a Ninja 250R aqui.

Kawasaki Ninja 650


Com a mesma altura do banco da Ninja 250 (790 mm), a Ninja 650 é a opção de grande cilindrada carenada. Com um motor bicilíndrico de 650cc, muito elástico e potente, a Ninja 650 é uma ótima opção para passeios de final de semana e até mesmo para viagens. Saiba sobre a nova Ninja 650 aqui.

Abaixo fiz uma tabela comparando todos estes modelos em seus principais aspectos.

Atributos
Cilindrada
Cilindros
Potência Máxima
Torque Máximo
Tanque de combustível
Freios
Comprimento
Largura
Altura
Altura do assento
Distância entre eixos
Distância mínima do solo
Peso em ordem de marcha
Curso suspensão dianteira
Curso suspensão traseira
Preço sugerido
Suzuki GSR150i Suzuki Boulevard M800 Yamaha XJ6N Yamaha XVS950A Midnight Star Kawasaki Vulcan 900 Kawasaki Ninja 250R Kawasaki Ninja 650 BMW G 650 GS BMW F 800 R Dafra Next 250 Kasinski Mirage 250 Kasinski Mirage 650
149,5 cc 805 cc 600 cc 950cc 903 cc 249 cc 649 cc 652 cc 798 cc 249,4 cc 249 cc 647 cc
1 cilindro 2 cilindros em V 4 cilindros em linha 2 cilindros em V 2 cilindros em V 2 cilindros paralelos 2 cilindros paralelos 1 cilindro 2 cilindros paralelos 1 cilindro 2 cilindros em V 2 cilíndros em V
12cv @ 8.000 RPM 53 cv @ 6.000 RPM 77,5 cv @ 10.000 RPM 53,6 cv @ 6.000 RPM 50cv @ 5.700 RPM 33 cv @ 11.000 RPM 72,1 cv @ 8.500 RPM 50 cv @ 6.500 RPM 87 cv @ 8.000 RPM 25 cv @ 7.500 RPM 29,4 cv @ 9.000 RPM 80,7 cv @ 9.250 RPM
1,08 kgf.m @ 6.000 RPM 7,04 kgf.m @ 4.000 RPM 6,09 kgf.m @ 8.500 RPM 7,83 kgf.m @ 3.000 RPM 8.0 kgf.m @ 3.700 RPM 2,24 kgf.m @ 8.200 RPM 6,7 kgf.m @ 7.000 RPM 6,1 kgf.m @ 5.000 RPM 8,8 kgf.m @ 6.000 RPM 2,75 kgf.m @ 6.500 RPM 2,20 kgf.m @ 7.000 6,90 kgf.m @ 7.250 RPM
14 litros 15,5 litros 17,3 litros 17 litros 20 litros 17 litros 15,5 litros 14 litros 16 litros 14 litros 14 litros 16 litros
Dianteiro a disco Dianteiro a disco Disco nas duas rodas Disco nas duas rodas Disco nas duas rodas Disco nas duas rodas Disco nas duas rodas, ABS opcional Disco nas duas rodas com ABS Disco nas duas rodas com ABS Disco nas duas rodas Disco nas duas rodas Disco nas duas rodas
2.055 mm 2.420 mm 2.120 mm 2.435 mm 2.405 mm 2.085 mm 2.100 mm 2.165 mm 2.145 mm 2.005 mm 2.280 mm 2.430 mm
730 mm 890 mm 770 mm 1.000 mm 1.005 mm 715 mm 760 mm 920 mm 905 mm 790 mm 885 mm 890 mm
1.020 mm 1.105 mm 1.185 mm 1.080 mm 1.065 mm 1.115 mm 1.200 mm 1.170 mm 1.160 mm 1.050 mm 1.095 mm 1.155 mm
730 mm 700 mm 785 mm 675 mm 685 mm 790 mm 790 mm 780 mm 775 mm 790 mm 700 mm 675 mm
1.270 mm 1.655 mm 1.440 mm 1.685 mm 1.650 mm 1.440 mm 1.410 mm 1.477 mm 1.520 mm 1.335 mm 1.520 mm 1.665 mm
165 mm 140 mm 140 mm 145 mm 140 mm 135 mm 145 mm 185 mm - 170 mm 150 mm 160 mm
132 kg 269 kg 196 kg 277 kg 278 kg 169 kg 208 kg 193 kg 199 kg 170 kg 186 kg 234 kg
- - 130 mm 135 mm 150 mm 120 mm 120 mm 170 mm 125 mm 110 mm - -
- - 130 mm 110 mm 100 mm 130 mm 125 mm 165 mm 125 mm 125 mm - -
R$ 6.790,00 R$ 29.900,00 R$ 27.500,00 R$ 29.990,00 R$ 31.990,00 R$ 15.550,00 R$ 29.990,00 R$ 29.990,00 R$ 36.950,00 R$ 10.350,00 R$ 13.800,00 R$ 24.990,00

E ai, que achou da lista? Você já teve dificuldades para encontrar uma moto que seja “do seu tamanho”? Conte um pouco da sua experiência.

Compartilhe este texto!


Digite o seu nome e e-mail abaixo e saiba quando o Motos Blog é atualizado! Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail! É GRÁTIS!

Seu nome
Seu E-mail

162 comentários

  1. Sergio disse:

    Daniel,

    Matéria excelente e de grande utilidade.
    Você mais uma vez está de parabéns!

    ABRAÇO E BOAS CURVAS.

  2. Diego disse:

    Olá, Daniel!

    Eu tenho 1,66 e tenho uma Fazer 250 2012. Não tenho dificuldade nenhuma em pilotá-la, pará-la em qualquer lugar, mesmo com seu banco relativamente alto.

    Claro que tem limites, como a mulher da foto que vc mostrou primeiro. Mas vai tbm muito da pessoa que pilota, eu particularmente não me sentiria a vontade parando na ponta dos dois pés, assim como ela, ja tem outros que não se importam ou se adaptam, parando ao lado de guias, usando botas/sapatos mais altos, tirando espuma do banco, rebaixando a suspensão [coisa que eu não vejo com muito bons olhos] e etc.

    Aguardo ansioso pelo teste completo da Blueflex, sua opinião é muito válida e foi a partir dela que resolvi me equipar para pilotagem mesmo nas suas de S. Paulo. E sempre que eu pego a estrada [todo final de semana], lembro do conforto que os equipamentos me trazem. Muito obrigado!

    Abraço e parabéns pelo trabalho!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Diego, é como falei. Algumas pessoas se adaptam melhor do que outras. Pode ser que uma pessoa com uma perna mais forte consiga usar a moto se apoiando apenas em um pé, enquanto outras pessoas que não tem tanta força preferem colocar ambos os pés no chão.

      A Fazer é alta, mas nem tanto. Se não me engano são 806 mm né? Por apenas 6mm ela não entrou na listagem. A ideia era realmente listar apenas as motos mais baixas, e são 16 modelos!

      • Diego disse:

        Exato, Daniel. Adaptabilidade.

        A Fazer tem altura do banco em 805mm em relação ao chão. Confesso que em algumas manobras, eu não me sinto tão confortável. Tudo tem um jeito.

        É uma moto que escolhi pela robustez e não ser tão visada como uma 300, a altura ficou em segundo plano.

        Sua listagem está realmente bem abrangente, parabéns!

        Fiquei surpreso com a BMW G 650 GS. Não imaginava que tivesse uma moto dessa categoria nessa altura baixa. Quanto as estradeiras, tenho uma observação bem peculiar: O assento pode ser baixo, mas as pedaleiras são relativamente avançadas. Por exemplo, no salão das duas rodas do ano passado, montei em algumas e me lembro bem que não alcançava a alavanca do cambio nem o freio de algumas como a Midnighstar, Mirage 650, V-rod e a Vulcan. O que me deixou bem desanimado, ja que pretendia ter uma estradeira no futuro.

        • Daniel Ribeiro disse:

          Diego, algumas motos Custom possuem regulagens nos estribos e nos pedais, e permitem ajustar a altura deles. Não sei se ajuda muito, mas acho que sim.

      • Wellerson disse:

        Bom dia…Cara tenho 1,65 gostaria de saber vou compra uma Iron 883 … Voce acha que ficaria muito ruim para min dirigir a moto?

  3. Rafael Souza disse:

    Esse artigo vo passa pra namorada. Ela tem uma titan mas se quebra toda com seu 1,56m em cima.

  4. Dion disse:

    Meus parabéns Daniel,

    Não é a toa que votei no seu blog, pois, como sempre, de muita utilidade e trazendo ótimas reportagens e avaliações…muito boa a comparação.

    abraços

  5. Leandro disse:

    Daniel, a Fazer ys250 tem o assento mais alto que todas estas da lista?
    Eu tenho uma Fazer e 1,65m e confesso que as vezes acho um pouco alta pra mim, até porque o banco é mais largo que das motos 125cc e 150cc… Mas nunca pensei que a CEBÊ300, Ninjinha, a XJ6N e até essas BMW tivessem o assentos mais baixo. Será que esses acentos mais baixos se resumem mesmo em conforto ou os bancos são mais largos tbm? Parabéns pelo artigo, vou pensar melhor nisso quando for comprar minha próxima moto.

    • Thyago disse:

      Leandro, ela é mais alta do que todas…kkkk

      Mas ela é uma excelente moto, tenho uma e adoro ela. Só para manobrar que é horrível pra mim, tenho 1,60m de altura.

      Abraço.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Leandro, a Fazer tem 806mm de altura do assento… A minha lista tem motos até 800mm. A Fazer não é tão alta, ela só é mais alta que o limite de corte da lista que montei.

      O fato do assento ser mais alto ou baixo não quer dizer que a moto é mais ou menos confortável. São vários os fatores que determinam isso, mas certamente a LARGURA do banco e as suspensões da moto são alguns fatores importantes.

  6. Mike disse:

    boa Daniel!!
    é um otimo comparativo, principalmente para algumas mulheres (como a minha) que nao sao um exemplo de altura…

    mas para mim, é completamente o oposto!não sou tao alto (1,74) mas quanto mais alta a moto melhor!!
    apesar de ter uma Bandit, gosto muito da Lander do meu pai, com seus 875mm entre assento e solo…e a regulagem da pre-carga regulada no mais duro…ela abaixa bem menos com peso em cima!!

  7. Renato S disse:

    Pessoal; lugar de mulher baixinha é na garupa da moto tá, são ótimas pois são levinhas e ficam abaixo da altura do ouvido do piloto, LOL .

    • Daniel Ribeiro disse:

      Eu não acho não Renato… Mulher pilotando é tudo de bom também!

      • Renato s disse:

        É isso aí Daniel elas são mesmo as que trazem a luz da vida, nada contra andar de moto mas, cuidado com as distrações delas e as provocadas por elas a Luana me parece ser esperta na moto afinal tem um bom mestre, mas ãinda é raro irmão pois na maioria das vezes os “machos” não dão mole mesmo ainda tem muito preconceito e a mulherada é nova nisso, valeu tudo de bom-sds aceleradas e enlameadas do Faraó-45 anos de moto com + de 1000000 de Km rodados-motos Xis Érre1200X-Fazer 600s-RMZ 450-DR350SE(94)-CRF230 direto de Ibitipoca

        • Daniel Ribeiro disse:

          Cara, o preconceito começa em gente como você, que subjuga uma categoria inteira por conta de um ou outro mal exemplo. O mundo está cheio de mulheres que pilotam bem e homens que são verdadeiros pregos sobre duas rodas. Acorda cara, vai ser machista em outra vizinhança!

          • Renato S disse:

            Cara só expressei a minha opinião,afinal vç tem pouca experiência de moto e eu coloquei uma opinião sincera educada e madura mas, o que vç quer é fazer média com o teu blog junto a garotada ainda menos experiente que vç e que é o teu público alvo(claro a Luana fez maior pressão rsrsrs…)o preconceituoso aquí é você que não permite a livre e sincera expressão, mas não esquenta vç está crescendo e isso passa(espero)LOL…
            p.s-se for sensato e publicar eu te desculpo pela grosseria tá. sds aceleradas e muuuuuuito enlameadas do Faraó. obs: mal bem; mau bom, ops…

          • Daniel Ribeiro disse:

            Cara, eu não sou muleque, tenho 29 anos, ando de moto desde os 12 e cresci dentro de uma oficina de ponta. Não estou aqui para “fazer média” pra ninguém, isso aqui é um blog de informação e opinião.

            A Luana não fez pressão nenhuma, na verdade, até a minha primeira resposta ela nem sabia da conversa. Acontece que eu sou de uma geração que respeita as mulheres e acredita que elas são capazes de fazer qualquer coisa que queiram, diferente de você, é da época em que mulheres eram troféus, que só servem para mostrar e serem colocados em pedestais.

            E por último, quem foi que te pediu desculpas? Grosso é você! Grosso e burro, pois diz que eu não permito a livre expressão, mas nunca bloqueei um comentário seu…
            Nunca bloqueei até hoje, pois a partir de hoje já não comenta mais.

            Até nunca!

    • Luana disse:

      Lugar de mulher baixinha é ao LADO de um homem que não queira ela na garupa e sim em outra moto.
      Mulheres devem mostar que podem pilotar e deixar a garupa de lado.

      • Renato s disse:

        Querida Luana pilotagem de moto é coisa séria, agressiva e muito perigosa, mulheres de verdade não precisam provar nada, são lindas, delicadas, educadas e gentis e sabe como é mulher anda de moto mas pilotar não pilota bem não e, se for andar não anda ao lado mas atrás do homem para que seja mais protegida pois tombo dói e rala toda aquela pele fininha e deixa marcas para sempre, espero que vç ande muito bem equipada juízo hein LOL …

        • Luana disse:

          Primeiro eu não sou querida, para você meu nome é Luana, querida só para meus amigos gays.
          O Daniel não é meu mestre ou meu professor, antes de conhecer ele eu já era habilitada e tinha minha própria moto.
          Eu não sou exemplo de mulher que pilota bem, eu estava a dois anos andando em uma scooter automática e hoje fui andar em uma humilde 250cc e errei a troca de marcha varias vezes, mas isso não impede que eu tente melhorar e não dá o direito a ninguém de me diminuir por ser mulher, homens também erram, alguns homens são mais imprudentes que as mulheres, pois alguns como você tem tanto papo que esquecem que pilotar é muito mais do que sair arrotando grandeza. Colocar aqui as motos que eu tive não provaria nada a não ser que eu sou uma grande idiota.
          Machista!!

          • Suzane disse:

            Luana esse tipo de homem não merece nem uma resposta a altura dele, mas suas repostas só expressaram a pessoa maravilhosa que você é, humilde e que respeita os outros. Em nome de todas as mulheres baixinhas ou altas quero dizer a você e ao Daniel: muito obrigada por nos defender.

            Pelo tempo que esse ai disse que anda de moto, logo se vê que é daqueles homens antigos que querem a mulher em casa se acabando pra fazer comida e limpar a casa pra eles. Homens de verdade são os nossos que reconhecem que mulher está a mesma altura deles e não abaixo.

            Não canse sua beleza ficando com raiva ou nada do tipo. Admiro muito vocês dois que fazem de tudo sem muito retorno e ainda têm que ler certas coisas. Muito obrigada pelo blog maravilhoso, porque se eu decidi tomar coragem e enfrentar uma moto-escola e o detram novamente foi graças a esse blog. =)

        • Marcos disse:

          Recado pra esse Renato:
          ô Rapaz, ao invés de se preocupar em atingir as mulheres, com preconceito no volante, porque não volta pra escola e aprende a escrever o português correto?
          Já que você não usa “cedilha”

          Falô ai uma dica importante para seu crescimento tanto pessoal, como profissional

          Vlw

      • Erivan disse:

        Concordo plenamente com vc luana……mulher tem mesmo e que estar em outra moto…….e homem inteligente na garupa dela nao importa se baixinha ou nao….mas apenas a garupa.

        abracos luana

        abracos daniel

        felicidades ai no blog

      • Jackson disse:

        Olá Luana, parabéns pela resposta. Mulheres podem fazer o que quiser! São seres humanos livres e capazes.

  8. André Romero disse:

    Bom, àqueles que querem motos trail, ou seja, motos com “cara” de moto alta, há várias opções de rebaixamento no mercado.

    Pode-se fazer de tudo: desde trocar o banco original por um “personalizado” (que diminua alguns centímetros do assento), até mexer na mecânica da moto, comprando kits que alterem a suspensão ou alguma das peças da motocicleta.

    No meu caso, pensei em fazer isso na Falcon que tive, mas desisti pois me acostumei. Penso agora na Teneré e, após experimenta-lá na concessionária, tenho certeza que terei de rebaixa-lá.

    Abraços!

    • Daniel Ribeiro disse:

      É, tem muita gente que acaba mexendo no projeto da moto.
      Eu não posso recomendar isso, pois nunca sabemos se quem vai executar esse tipo de serviço realmente sabe o que está fazendo, mas certamente é uma saída válida.

  9. Syllas disse:

    Ótimo artigo!

    Sempre achei esse assunto interessante, mas muito relativo.

    Tenho 1,70 e sempre gostei de Tenere / XT 600 com alongador e nuca tive problemas, aliás em 18 anos de pilotagem minha 1ª queda foi por desequilíbrio em uma Tuíster, talvez por falta de costume.

    Abs.

  10. Thyago disse:

    Eu sempre procurei na internet um artigo sobre isso e até pensei em te mandar um e-mail também. Afinal, tenho 1,60m de altura.

    Eu comprei uma Fazer 2011 e ela é mais alta do que a CEBÊ 300r, para manobrá-la é horrível, a 300 é bem mais fácil, mas para pilotar é excelente, que foi meu critério de desempate.

    Muito obrigado pelo post.

    Abraço!!!

  11. Samuel Brito disse:

    Daniel mais uma vez parabéns!! acertou na mosca digo no assunto.Quando eu comprei a minha moto atual me vi nesse problema,comprei a Bomba 300R exatamente pela altura do banco, motor e valor claro.Agora suspendi um pouquinho as bengala por que vou passar ela para minha esposa,ela ainda é mais baixa que eu, e ficou ótimo.
    Agora quero partir para cima da V-stron,mas seu banco e o peso não me transmite segurança.Até mesmo porque eu sempre estou com garupa nos passeios.Gosto da V-stron por causa da sua força, autonomia, e Proteção frontal em uso touring.
    Abraço até +

    • Daniel Ribeiro disse:

      Samuel, dá uma olhada na G 650 GS… O motor dela é muito bom, mesmo sendo monocilíndrico.
      Faz um Test Ride. Acho que você vai gostar.

      Valeu!

      • Samuel passos brito disse:

        Valeu Daniel é uma ótima opção.Inclusive vou de novo Para Belém do Pará em Outubro,e um dos meus companheiro de viagem Vai de G 650 GS e outro xt750z super ténéré.
        Mais eu ainda vou de 300R,vou dar uma cancera neles hehehe.

        Até +

  12. Doney disse:

    Daniel, retificando seu comparativo, a Mirage 650 (que não aparece nem entre as 10) deveria ter dividido o 2º lugar, pois tem altura de 675mm.

  13. Samuel Brito disse:

    Só mais um detalhe caro DANIEL,tu tirou 15 cv da Bmw 800R.

  14. edson Moby disse:

    Muito boa sua matéria, tenho 1,69 e pretendo pegar uma tornado em bom estado, ja q não gostei muito da Xis ÉrreE. Não tive problema em monta-la e pego muito bem com as trials, sem dificuldades com altura das motos msm com ajuste relativament elevado!!

  15. Suzane disse:

    Daniel parece que esse post foi feito pra mim. Estou no processo de adição de categoria A.

    Hoje foi minha primeira aula e meus 1,49 m estão me fazendo sofrer bastante em cima de uma fan 125 com partida a pedal, porque o detran daqui não deixa partida elétrica (não sei porque essa frescura). Pense no sufoco pra eu conseguir ligar a moto! Consegui liga-la sem estar montada ai depois subo, mas também não consegui deixá-la em pé sozinha (pra tirar do descanço lateral).

    Horrível também pra ligar, depois passar primeira, etc pq eu tenho que ficar trocando de uma perna pra outra. Fico quase na ponta de um pé. Ao tentar colocar os dois no chão fiquei igual a uma bailarina, um pouco pior que a moça da foto.

    Mas, apesar de tudo o professor falou que eu sou ótima aluna e em uns 15 minutos de aula ele já me deixou andando sozinha. Estanquei umas 7 vezes, não pensei que soltar a embreagem da moto fosse tão ruim como de carro, mas é. Porém acho que eu ganho um desconto pois foi minha primeira vez em cima de uma moto.

    Enfim, vou aguardar as próximas aulas pra ver como será. Espero que eu consiga aprender a ligar a moto no pedal e principalmente a levantar a moto sozinha. Se Deus quiser vai dar tudo certo e o pior a acontecer é o mesmo de quando tirei carteira de carro, eu não querer dirigir nunca mais… hahahah

    Muito obrigada por mais um post excelente e desculpa o texto. =)

  16. Roger disse:

    Minha Factor 125 é “mais alta” que uma BMW F800 e empata com a G 650GS hehe.
    No auge dos meus 1,70 nunca tive coragem de pilotar uma Ténéré 600 por ex,o que acontece é que se você não tem apoio dos dois pés no chão com a moto reta,a segurança fica comprometida, na minha opinião.

  17. roger disse:

    Daniel,

    Parabéns, muito boa essa matéria. Gostei de ver a Thainan na (minha)Vstrom. Salvei a foto pra fazer uma pegadinha com minha esposa, hahaha. Só pra contribuir a sigla correta pra ‘metro’ é M. Esse MTS embora muito difundido foi inventado e está tomando conta assim como o Lts para litros. E falando em 1.60M ainda estamos no singular ( um ponto sessenta metro).Lembrei do Galvão Bueno agora com o clássico erro. ” do alto dos seus um metro e noventa” narrando vôlei.Grande abraço!

  18. Bruno Freitas disse:

    Sinceramente Daniel, achei essa lista fora da realidade de muitos, você poderia ter feito por faixa de preços, tipo de 1 à 10.000 reais, de 10.001 à 20.000… nem todos tem condições de ter motos caras.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Amigo, minha lista tem motos de 6 a 37 mil reais. Acho que todas as faixas de preço foram atendidas. Quem é baixinho vai encontrar uma moto para comprar, independente da condição financeira.

  19. Luk disse:

    Daniel, recentemente há uns 3 meses li uma matéria sua comparando as Big Trails que achei excelente. Na ocasião já havia optado pela BMW F800 GS,pois havia feito vários Test Ride( Transalp,VStrom,Versys e F800 GS) e minha dificuldade era exatamente a altura do banco,pois normalmente essas motos são de suspensão elevada e banco também.Contudo apesar de 1,67m consegui me adaptar de forma até fácil a Transalp,Versys e também a V Strom ,mas sempre colocando quase toda a planta do pé menos o calcanhar.
    Quando fui ver a BMW F800 GS subi em uma que estava em exposição e fiquei preocupado,pois só coloquei a pontinha do pé no chão e como não sou adepto de colocar só um pé,uma vez que, me dá muita insegurança;eu prefiro colocar os dois pés. Falei com a vendedora se havia uma moto de test ride com suspensão rebaixada e banco também e para minha surpresa ela disse que sim e que agendaria um test ride com a moto com essas características.
    No dia agendado fiz o test ride e fiquei apaixonado,pois vesti a moto caiu como uma luva e disse: essa é minha moto,uma vez que,buscava uma moto que pudesse usar a moto no dia a dia,para viajar e as vezes fazer umas trilhas leves,ou seja,uma moto multi uso. E nisso ela é perfeita.
    Foi uma angústia a espera da moto que levou 53 dias para chegar(moro em Brasília),mas quando chegou em um sábado(02/06) a vi chegando no caminhão e sendo preparada para a entrega.Falei com a vendedora que queria o rebaixamento da suspensão dianteira em dois dedos como no modelo testado e ainda adquiri, na própria BMW, um banco mais baixo da moto que havia feito o teste ride e fui ser feliz.
    Penso que seja importante alguns detalhes como: fazer um test ride na moto desejada;usar um calçado adequado(bota),pois no meu caso é fundamental,pois me dá mais segurança e eleva minha altura em 2cm e maior proteção aos pés e saber se existe acessórios ou condições técnicas que possam lhe auxiliar sua escolha.

  20. Adimar (Pardal) disse:

    Sempre acreditei a moto deve “vestir” no motociclista, e nunca procurar uma moto só pelo estilo. Ela deve procurar uma moto que consiga também colocar os dois pés no chão, porque no dia-a-dia, algumas vezes você não pode escolher onde parar, e não o fazer porque sua altura não permite você simplesmente trocar de pé para colocar o descanço lateral é bem irritante.
    Quem nunca foi pego desprevinido por causa daquela tampa de bueiro mais baixa que a rua?
    Quem é baixo sabe dos apuros que às vezes nós nos metemos.
    Até as motos Custom muitas vezes não são a moto ideal. Um exemplo é a Midnight 950, que tem o filtro de ar tão protuberante na lateral, que quando eu sentei percebí que ficaria o tempo todo raspando a perna alí para poder trocar de marcha.

  21. Julian disse:

    Caso tenha procedência, o que o diego falou sobre as pedaleiras das customs realmente é preocupante…

  22. Paulo Fiqueiredo disse:

    Faltou outas…. ex. Comet 250 etc…

  23. Rafael disse:

    Muito boa matéria Daniel!

    Eu tenho 1,69m , e é legal conhecer as possibilidades. Achei interessante ver que a BMW oferece 2 opções para “baixinhos”.
    Se tivesse grana ia de F800R.

  24. adriana disse:

    Olá Daniel, dicas muito legais, valeu mesmo! acho que no meu caso, pelo menos para início, será uma Scooter mesmo. abraço!

  25. Sandra Regina M. C. disse:

    Oi Daniel! Ótimo artigo.Pena que não vi antes!Assim que tirei minha carta comprei uma Mirage150,eu a paquerei por 6 meses na internet e o fato dela ser baixa me conquistou. Infelizmente tenho alguns problemas com ela sim,(até por isso creio que acabei tendo pânico ),no entanto continuo apaixonada.(mulher de bandido).Mas, o que me magoou muito foi os comentários “vc devia comprar uma biz,uma lead,…”). Eu gosto dela,e se tivesse tido apoio teria desenvolvido mais rápido.(o poder das palavras). Bem,valeu pelas dicas e tbm da Luana.Na próxima compra pesquisarei muito antes.

  26. Beto disse:

    Minha primeira moto foi uma Suzuki Burgman 125. A decisão ficou entre a Yamaha Neo e a Burgman justamente por causa da minha esposa baixinha. Tivemos que rodar todas as lojas fazendo test-ride. Aquelas que ela conseguisse ficar em pé sem ajuda seriam as escolhidas. A facilidade de não se andar montado também ajuda os mais baixos. Dois meses depois e ela já andava muito bem com a burgman
    Agora uma que me surpreendeu pela altura foi a Dafra Citycom. Ela tem o assento muito alto e é larga, fazendo até marmanjos mais altos passarem aperto para colocar os pés no chão.

  27. Tiago disse:

    Olá Daniel. Parabéns pelo artigo. Porque a Er6n é mais alta que a Ninja 600? Seria pela carenagem?abco

  28. Renan disse:

    Boa noite Daniel!
    Esse post talvez fosse minha solução, mas nao encontrei sobre a moto que quero.
    Atualmente tenho uma xtz 125 2006, e tenho 1,66 de altura (!!!).
    To querendo MUITO uma xtz 250 teneré, mas pelo que li, acho que passarei raiva com ela.
    É muito alta? poderia fazer uma comparação pra mim?
    Nao achei esses dados.
    Abraços.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Renan, a Lander é alta sim. Ela tem 875mm de altura do assento. É bem alta.

      O jeito é gastar mais numa G650GS, ou trocar o tipo da moto.

      Boa sorte!

      • breno disse:

        Pessoal

        Para a tenere na net vendem alguns ‘kit rebaixamento’ nunca usei mas o pessoal tem aprovado, tive uma tenere 250 e passava aperto tenho 1,70 principalmente qdo parava a moto garupado ou parar no sina fechado em ladeira (haja embreagem…).Queria saber se essses kits não prejudicam a suspensão da moto.

  29. valquiria silva disse:

    olá , me ajuda , estou apaixonada pela CEBÊ 300, porem estou com duvidas em relação a minha altura, tenho 1,53, será que consigo pilotã-la bjs

    • Daniel Ribeiro disse:

      Valquiria, acho que consegue sim. A CEBÊ300R não é uma moto muito alta.

      • Samuel passos brito disse:

        Vlquiria só para reforçar o que o Daniel falou.
        Minha esposa tem exatamente sua altura e usa a minha,então pede para suspender as benfalas uns 30mm vai ficar perfeita para vc.

        • valquiria disse:

          oi amigo obrigado pela ajuda, só ñ entendi o final, poderia repitir por gentileza… obrigada….

          • Daniel Ribeiro disse:

            Valquiria, o que ele quis dizer é o seguinte:
            As bengalas (suspensão dianteira) pode ser fixada até 30mm mais alta, desta forma, a dianteira da moto fica 30mm mais baixa, o que torna a altura geral da moto um pouquinho menor.

          • Samuel passos brito disse:

            Valeu Daniel por responder!!! Eu estava ausente hehehe.

  30. Renan disse:

    Daniel,
    Voce diz a altura da lander, e a teneré?
    E qual a altura da xtz 125, voce sabe?
    Abracos.

    • edson Moby disse:

      Cara é fácil, é só digitar ficha técnica XTZ125 no Google e lá vai ter a altura e tdo mais, caso os dados não pareçam confiáveis, procura outro site com esses dados! daí é só comparar!
      Tenho 1,69 e to pensando em pegar uma 250tornado!

  31. valquiria silva disse:

    adorei amigos.. agora so falta informar um detalhe… sou marinheira de primeira viagem, estou tirando minha carteira , e de moto so tenho uma cinquentinha que comprei para trabalhar, ou seja, seria audacia minha partir logo para uma 300 ou começaria por uma mais de humilde, lembrando acho a biz linda mas para mim ñ compensaria ter uma , alguns amigos me aconselharam a 150 ou uma fazer 250 , eis a questão …..rsrsrs

    • Edson Luiz disse:

      valkiria, falo por experiencia própria, passei em torno d um ano e meio com uma mobilete cinquentinha dessas novas q tão saindo aí, usava somente pra ir ao trabalho e passear na cidade, quando decidi comprar uma moto, me aconselharam 125 ou 150, mas meu objetivo eram motos d maior força, no fim peguei uma Bomba strada200, e estou felicíssimo d 50cc fui pra 200cc e compensou muito, se vc pegar 125 vai sentir falta da potencia no motor e no caso da fazer 250, ela é boa mas é relativamente alta pra seus 1.53, por isso se “tens condições pegue a 300″, é só pegar leve nas arrancadas e não abusar! hehehe por ser uma moto street não demorarás a domina-la como a 50tinha!

  32. Gustavo disse:

    Parabéns pelo post!

  33. Guilherme disse:

    Daniel ,
    desde já agradeço voce , mais ainda estou com uma dúvida
    tenho 1,58 de altura , bem baixo rsrsrs
    fiz a habilitaçao com uma fan 125 e estou interessado a comprar uma fan 150 um pouco maior , será que vou conseguir andar nela ?
    gostaria da resposta um pouco urgente pois estou pra tirar ela na proxima semana , tenha um bom dia
    abraçoooo !

    • Daniel Ribeiro disse:

      Guilherme, a Fan 125 tem 780mm de altura de assento, já a Fan 150 tem 792mm, são apenas 12mm de diferença. Acho que você nem vai perceber. hehehe

  34. André Cruz disse:

    Além da altura do banco, algo que influenciará imenso na escolha da motocicleta, é a largura do assento. Às vezes achamos que determinada motocicleta tem a altura de assento ideal, mas na hora de testá-la, a decepção, o banco é largo e dificulta o apoio dos pés, principalmente para quem é baixo e ainda possui as pernas curtas. Percebi isto também nas scooters, que possuem baixa altura de assento. Uma motocicleta que parece conciliar bem o factor altura x largura, é a Bomba CEBÊ 300. Eu tenho 1,58m e minha escolha devido a altura do assento e a potência do motor, fôra a Suzuki Intruder 250cc. Em minha opinião, uma óptima escolha, com excepção da parte eléctrica da motocicleta, que incomoda.

  35. Daniele Santos disse:

    Adorei as dicas !!! comprei a dois anos uma bros 150 bom tenho 1,51m de altura e realmente qualquer pessoa pode ter qualquer moto, mas tem que ter seus cuidados, adoro moto alta !! mas a três meses tive um acidente em que escorreguei na areia e a minha altura do chão me impossibilitou de alcança-lo o que fez que tivesse uma colisão muito intensa com a perna esquerda no chão quando alcançou, rompeu-se dois ligamentos do joelho, vou ter que opera, enfim vendi a moto!!! e agora quero saber uma dica ai de uma moto boa pra essa minha altura, to meio traumatizada mas não dessisti de ter moto!!! é a minha paixão!!!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Daniele, aqui neste mesmo texto do tem 16 sugestões de motos que com certeza você vai conseguir pilotar sem dificuldade.

      Boa sorte com seu joelho! Conte-nos depois qual moto escolheu!

      Até mais.

  36. Bruno K disse:

    Rapaz, não faço idéia de como a menina da foto (Thainan) consegue pilotar a moto!
    Tenho uns 1,65m de altura, porém sou magro. “Infelizmente” sempre fui fã das trails, tentei diversas e nunca consegui sequer tirar do apoio. Minha ultima esperança era a BMW G650, mas também sem sucesso. Não adianta muito o pé chegar no chão, se não tem força pra colocar a moto na perpendicular.
    Enfim, sempre fui tranquilo em relação a minha altura… até querer pilotar moto. rs

    Abraço a todos!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Bruno, talvez seja o caso de procurar uma academia… quem sabe fortalecendo a sua musculatura, você não consegue lidar com o peso das motos?

      A G650 é leve! E sendo baixa, não deveria ser um problema. Você nem é tão baixo assim!

  37. kliwiane disse:

    Eu tenho 1,52 gostaria de saber se consigo andar em um CEBÊ300?

    • Samuel passos brito disse:

      Primeiro suba em uma e veja se consegue apoiar as ponta do pé,se conseguir é só seguir a dica acima Para Valquiria,caso vá possuir uma.

  38. rosangela disse:

    OLá.

    Tenho 1,50 m, e acho a Dafra Next 250 linda, comparando ela com a fan da Bomba, qual é mais alta para uma pessoa na minha estatura?

    • Daniel Ribeiro disse:

      Rosangela, A Fan tem 794mm se altura do assento, se não me engano.
      A Next 250 tem 790mm… Ela é ligeiramente mais baixa.

      Acho que vc consegue pilotar a Next sem maiores problemas.

      Boa sorte!

  39. Lílian disse:

    Achei muito legal o seu post, e gostaria de saber que já que tenho 1,51 de altura e consigo amontar belezinha em uma yes 125 com os pés no chão, queria saber se consigo andar em uma yamaha factor ybr 125? Ainda não tirei carteira e gostaria de saber isto pq onde moro só se usa para tirar carteira este modelo! Muito Obrigada!

  40. Cristiano Santanna disse:

    Pessoal, Quase chorei quando vi o comparativo da CEBÊr 250 com a ninja 300. A revista duas rodas puxa um pouquinho o saco da Bomba, disso eu sei. Mas querer comprarar a nova ninja com a CEBÊr 250 não dá mesmo.
    Não sei como não afrouxou os parafusos da Bomba.

    Abraços,

    Cristiano Santanna

  41. Sturmritter disse:

    Parabens pelo post.
    Tenho 1.60m e tentei a GSX650F, Ninja 650 e XJ6. Consigo apoiar os dois pés no chão, ponta dos pés, e manobrar as máquinas não é fácil mas é possível.

    PS. abreviação de metro segundo o Sistema Intarnacional de Medidas é “m” e não “M”.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Sturmritter, eu não encontrei no texto o lugar onde o “M” de “metro” está maiúsculo. Poderia me indicar para que eu possa corrigir, por favor?

      Obrigado.

  42. Heloisa disse:

    Adorei o post, achei muito pertinente. Mas devo chamar a atenção para uma coisa que aconteceu comigo. Tenho 1,55 de altura e já tive CG 125, Biz e Web que embora sejam relativamente baixas, possuem os bancos mais largos e para quem tem as pernas mais curtas a alternativa é quase pular no chão quando tem que parar e minha última aquisição (2010) era para ser uma Mirage 250. Cheguei na concessionária já com tudo pronto para comprar. Sentei e ao tentar apoiar os pés veio a decepção: Embora consiga alcançar o chão, não consegui uma boa ergonomia colocando as mãos no guidão e os pés nos apoios. Perguntei sobre possíveis adaptações e a resposta foi: “Qualquer uma anula a garantia”. Acabei comprando uma Mirage 150 e hoje meus problemas ficam nas peças e no péssimo atendimento da concessionária tanto de pós venda quanto para a aquisição de peças e acessórios…
    Enfim, parabéns pela abordagem! Ajudará muito na minha próxima aquisição.

  43. Erick disse:

    Ou amigos. Tudo bem. Tava querendo compra. Uma. Moto cross. So q. Tenho. 1,63.de altura Queria saber qual. Das motos. Seria. A melhor opção Pra andar em trilhas. Abraço

  44. rosangela disse:

    Gostaria de saber a sua opinião sobre a dafra kansas 150. Um amigo tem e diz que nunca teve problema com a moto, mas quando pesquisamos, vemos que há muitos comentários negativos. Assim gostaria de sugerir uma postagem sobre essa moto, já q sei que há pessoas quem gostariam de comprá-la, mas ficam receiosos.

    Agradeço a atenção dispensada.

  45. Marcelo disse:

    Olá Daniel,

    Primeiramente, muito obrigado pelos seus importantes testes, comentários e dicas muito úteis.
    Muito legal sua iniciativa.

    Daniel, em relação àquela foto de uma DL 650 muitíssimo bem decorada pela Thainan Vidal, 1,59 m de altura, você jura que essa menina consegue domar a DL 650? 1,59 Daniel… e na hora de parar?? Eu tenho 1,65 e embora a DL seja meu conho de consumo, estou sem coragem de comprar uma em função da minha altura. Tenho uma Drag Star. Nunca pilotei uma trail.
    Tenho lido sobre bancos especiais, Dog Bones e a sugestão é que a peça reduza, no máximo, 22 mm. Entretanto, um colega escreveu que reduziu 5 cm… é possível isso sem comprometer a segurança?
    Você acha que vale a pena colocar um alongador no guidão? Isso é melhor para os baixinhos ou para a turma mais alta?

    Obrigado e grande abraço a você e aos colegas.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Marcelo, uma coisa é conseguir pilotar, outra coisa é ter prazer em pilotar.

      Eu acho que com seus 1,65 você conseguirá sim pilotar a moto, mas você terá que andar sempre atento, planejando com antecedência os lugares onde vai parar para usar o terreno a seu favor. Obviamente isso nem sempre será possível, mas vai depender da sua habilidade reverter a situação.

      Eu particularmente acho que isso não combina com pilotar moto. A moto deve ser pilotada com tranquilidade. As preocupações devem ser outras, não “se vai dar pé”.

      Para o seu caso específico, acho que a Kawasaki Versys 650 ou a BMW G650GS são modelos mais indicados. Elas são um pouco mais baixas e vão “vestir” melhor.

      Boa sorte!

      • Fernando disse:

        a altura do banco da versys é de 845mm, no seu texto a altura do banco da vstrom é 820. Acho q ouve algum engano quando vc diz que a versys é mais baixa. Eu procuro uma motro trail mais baixa tbm. a minha altura e de 1,70 e eu acho a versys mais interessante do que a vstrom.

  46. Horacio disse:

    Daniel:

    Eu acompanho as suas matérias e comentários, sempre pertinentes. Parabéns. Eu tinha uma Tuíster 2003 e já quebrei o manete esquerdo, quando fui parar em um semáforo devido a guia e sarjeta não estarem na mesma cota do pavimento devido curvatura excessiva do pavimento. Olha que eu sou ältão!!!”Tenho 1,67 m KKKkk!! Agora estou procurando uma moto para o dia a dia (rodar uns 100 km/dia) e finais de semana (450 km) e estou pensando em uma Fazer 250, pela agilidade e economia, ou Boulevard M800R por ser Cardã, mecânica e boa estradeira ou Yamaha XJ6N, pela máquina, ronco, confiabilidade, mecânica, etc. Fico um pouco preocupado com custo de manutenção das de maior cilindrada e não com o preço a ser pago para possuí-las.Se puder ajudar na escolha, comentando os prós e contras, agradeço.

    Abraços e sucesso!!

    horacio

    • Daniel Ribeiro disse:

      Horácio são motos bem diferentes.

      O custo de manutenção de motos grandes é bem diferente do das pequenas. Pneus, pastilhas de freio, filtros e outros itens comuns a manutenção são mais caros, e se você por ventura sofre um acidente e passa a precisar de peças, como espelhos, carenagens, tanque, etc, ai a diferença de preço se torna ainda mais evidente.

      Eu não sei exatamente seu poder aquisitivo, mas o que posso recomendar é que pesquise os preços dos principais itens de manutenção da moto (pneus e freios em especial), e ai decida o que é melhor para você.

      Boa sorte!

  47. Marcelo disse:

    Muito obrigado Daniel,

    Agradeço muito as dicas e concordo quanto ao prazer em pilotar a motoca. Está acima de tudo.

    BMW 650 – Muito boa a motoca, mas como estou acostumado com o motorzão da Drag – V2 de 650 cc, achei a BMW fraquinha… Não sei se por falta de experiência minha, mas achei “fraquinha”. Tirando isso, principalmente a altura do assento, perfeita.

    VERSYS – Ela é bem mais alta, Daniel. Além disso, pelo que observei na concessionária, não tem a opção dos Dog Bones. Mas é uma senhora motoca pelo que analisei em alguns comparativos.

    Farei uma viagem com a família nas próximas semanas e na volta resolverei a questão da DL.
    Darei notícias.

    abraço e muito obrigado.

  48. Marcos Mendes disse:

    Não sei se já falaram, mas a mirage 650 não se encaixaria bem para uma pessoa baixa, pois ela possui os comandos muito avançado. Bom, pelo menos foi algo que vi com uma motociclista aqui da minha cidade que é bem baixa (cerca de 1,55) que montou em uma.

  49. rejane disse:

    Daniel
    Preciso de ajuda. Necessito comprar uma moto pois mudamos de endereço de trabalho e agora ficou muito distante de onde moro. Meu problema é que tenho 1,50 de altura. Gostaria que me indicasse uma cinquentinha que a altura do assento fosse o mais baixo possível. Ficarei grata se puder me ajudar.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Eu não indico “cinquentinhas”, Rejane… ainda mais para longos trajetos.
      A Suzuki GSR150i é uma ótima moto, e certamente você consegue pilotar ela com a sua altura.

      Até mais!

      • Marcelo Ribeiro disse:

        Bom dia Daniel, tenho 1,90m gosto muito do estilo custom gostaria de saber qual a melhor para minha altura. abraço

        • Daniel Ribeiro disse:

          Pega a Boulevard 800… é bem bacana.
          Tenho 1,90 também, já andei em uma, e é bem tranquilo.

        • Marcos Mendes disse:

          Marcelo, para sua altura acredito que melhor ainda seria a harley V-ROD, pois as pedaleiras dela são muito a frente. Um amigo que tem cerca de 1,70 quase comprou uma, mas quando foi sentar nela não gostou devido a posição e disse que ela é para quem tem por volta de 1,90. Vá numa concessionária e monte nela.

  50. renata disse:

    oi, veja só,eu tenho uma duvida bem grande mesmo…me ajude,,estou bem insegura.eu tenho 1,55,52kilos,e sempre pensei em comprar uma biz,,mas depois que vi esses dias a nova bros 150 verde,,,ahhh me encantei,n sei pilotar,,ainda.,vc acha que eu seria capaz de pilotar bem uma dessas,por conta de minha altura né? agradeço muito sua resposta…

    • Marcelo Nascimento disse:

      Renata,

      Minha esposa tem 1,53 e 67 quilos(não deixe ela saber que te contei o peso dela!!!!).
      Ela tem uma Biz e roda pela cidade toda sem problema. O cuidado na hora de parar é dobrado, mas a altura não tem sido um empecilho.
      É uma motoca muito prática.
      Espero ter ajudado.

      abraço e sucesso.

  51. Gladson disse:

    Daniel, tenho 1;60 e queria saber se a Tuíster 250 seria melhor( com relação a altura) ou a fazer 250? levando em consideração tb a largura do banco.

  52. Frederico disse:

    Muito bom este seu blog Daniel! Demonstra que o prazer de pilotar uma moto é acessível a todos os bolsos e estaturas. Serve até como um alerta às fábricas lembrando que a estatura média do homem brasileiro entre 25 e 50 anos é de 1,68m. Fica complicado para esta turma, assim como para as mulheres, encontrar um bom modelo que lhe dê tranquilidade e segurança para colocar os pés no chão, quando estiverem com a moto parada.
    Já passei sufocos com motos mais altas em pisos molhados e inclinados. Pontinha do pé só dá certo com moto parada em lugar plano e sem garupa, rs..

    Valeu pelas dicas e orientações!

    • Marcos Mendes disse:

      Frederico, se as fábricas fizessem isso para o público brasileiro, seria perfeito (Viajei agora me imaginando montado numa transalp com meus 1,60m)! Isso só poderia ser feito por empresas que fossem 100% nacionais.

  53. Gabriela disse:

    Ola, tenho 1,53 e estou fazando aula em uma factor ybr 125, gostaria de saber se pra minha altura qual voce considera como melhor a factr ou a fan 2007 125cc, tecnicamente qual das duas é mais baixa?

  54. Gabriela disse:

    Obrigada pela dica, comecei a treinar na factor 125 ybr, e achei ela mais leve que a fan 125cc,
    Estou tendo a mesma dificuldade nas curvas o que faço pra conseguir não consigo virar totalmente e acabo passando fora da marcação de tinta no chão na pista qual dica voce pode me dar para melhor fazer as curvas

    • leilane disse:

      Perca o medo. Controle a embreagem, o acelerador (não ‘gire’ a manete do acelerador, só aumente a pressão, devagar, quase com carinho), respire fundo. Você consegue, com certeza. ;)

  55. REnan disse:

    ola amigo gostei do blog mas me diga por favor, vou comprar uma suzuki intruder 125, tenho 1,65 sai da auto escola agora e a moto que pilotava lá eu ficava apenas com a ponta dos dedos tocando o chnão, a intruder ela é mais baixa.obrigada pela atenção e fica com Deus.

  56. Marcelo Nascimento disse:

    Pessoal,

    Tenho 1,65 e 53 anos. Ando de motocicleta desde os 41 anos e sempre tive custom.
    Na semana passada realizei um sonho antigo e comprei um Fazer 600 N.
    Fiquei com muito medo da altura dela, mas posso assegurar a todos que é perfeitamente possível.
    Como tem pouco tempo que a tenho, tomo alguns sustos, sobretudo com as entradas de garagem em rampa, mas com calma e planejando a subida/descida… sem problema.

    Na próxima semana vou comprar uma bota da Air Steep – R$ 199,00. Acho qeu vai melhorar ainda mais a relação com a motoca.
    Outra opção são as botas da Mondeo – modelo Stabillity – Elas tem um salto interno e garante – segundo a Mondeo – até 9 cm a mais na altura do cidadão. O preço deve ser uns R$ 350,00…

    Espero ter contribuido.

    abraço a todos – um especial para as baixinhas e baixinhos – e sucesso.

  57. leilane disse:

    Daniel, a GS 500 também dá para baixinhos, desde que o piloto faça uma regulagem no amortecedor traseiro (leva num especialista nisso e ele ajusta de acordo com o seu perfil de pilotagem + altura + peso). Os modelos mais antigos possuem também a opção de regular a suspensão frontal. Estou vendendo minha Intruder, e quase comprando uma GS 500 de 1996, pois, pelas dores de coluna, o médico mandou um “prolink ou nada de moto”. Pelos preços das XTZ e Fazer (pontinha do dedão do pé pra mim), pego uma GS antiga conservada (metade da sola apoiada, podendo aumentar isso). :)

    • Daniel Ribeiro disse:

      Leilane, a GS500 não está na lista por dois motivos básicos: ela já saiu de linha e ela é carburada.
      Na época era uma boa moto… Mas hoje em dia temos motos bem melhores. :)

      Até mais!

  58. Handerson disse:

    Muito bom o blog!
    mas poderia me tirar uma duvida?
    Quinta fui numa CC ver a nova Fazer 250 e achei a moto sensacional!
    Porem, quando eu subi nela, nao consegui colocar os 2 pés completamente no chao (ficou bem pouco na ponta do pé), sera que isso seria um problema pra mim?
    Tenho 1,68 de altura…

    Abraços!

  59. Suzane disse:

    Olá Daniel e Luana, mais uma vez estou por aqui…

    Faz 1 ano e 7 meses que sou leitora assídua do blog de vocês, foi quando me interessei por moto. Em julho do ano passado comecei o processo de habilitação, tive muitas dificuldades nas aulas que eram feitas na fan 125, pois só consigo colocar uma ponta do pé no chão, cai muito no processo por causa disso, reprovei 2 vezes, na 1º eu desisti no inicio do percurso, na 2º foi na prancha. Consegui em novembro. Mas, não quis comprar a moto.

    Depois de 5 meses com a carteira na mão, acho que finalmente tomei coragem, com a pressão do meu esposo, e vou comprar a moto (não é uma moto mesmo é uma cub), estou apreensiva, mas meu marido me intimou, disse que ou eu compro agora ou nunca mais quer ouvir falar de moto em casa, falou que tá de saco cheio de me ouvir dizendo que não aprendi na auto escola, que sou muito pequena,que só queria comprar quando soubesse dirigir etc, ele falou que eu só vou aprender tendo a moto pra treinar, senão nunca vou aprender.

    Logo no incio quando perguntei sobre a moto pra comprar a Luana me falou pra comprar a lead, mas não no ultimo post sobre a lead vi que
    ela se arrependeu e não indica mais. Então fiquei com minha 2ª opção a biz mesmo, acho melhor começar com ela, pois não gostei muito da embreagem e também por causa da altura pois ela é um pouco mais baixa que fan então será melhor pra mim. Tomara que eu tenha coragem de comprar. Meu esposo disse que semana que vem passa na Bomba e compra, se eu não for. kkkkk

    Quando eu comprar volto por aqui pra falar alguma coisa. Obrigada pelas dicas maravilhosas de vocês e desculpa pelo comentário que mais parece um post. kkkkk

    • Felippe disse:

      oi..pq vc não experimenta a yes ou a gsr150? ambas tem 0,73 de altura do banco. Tenho 1,65 e consigo colocar os dois pés no chão nestas motos.

  60. leilane disse:

    Suzaneeeeeeeeee, compra uma intruder! Dá pé até pra mim (1.58m), com os dois pés completamente no chão. :) Abraços, e boa sorte com a moto, seja ela qual for.

    • Suzane disse:

      Leilane, eu tenho 1,49 m, subi na intruder e fiquei nas pontas dos 2 pés, ainda estou me sentindo insegura pra comprar uma com embreagem e grande. Num sei o que faço… =/

  61. Henrique disse:

    olá!eu sou louco por motos trail, mais acho que minha estatura não da pra eu, ter uma trail. tenho 1,58 de altura e 67 quilos. e gastaria de saber se minha altura dificulta a pilotagem da nXis Érre bros 150 2013 ?

  62. Franco disse:

    Olá Daniel,
    Estou pensando em comprar uma XJ6 N. A moto é bonita mas fiquei apreensivo com relação a um ponto – Tenho 1,88m de altura e te pergunto: a minha altura seria um impecílio para pilotar esta moto? Aguardo seus comentários. Abs.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Franco, sua altura está dentro dentro do normal. Eu tenho 1,90 e piloto sem problemas… Na verdade, tem um problema, eu sou um pouco gordo, hehehe… Mas é tranquilo.

      Se não quer se arrepender, vá de Bandit 650. Ela é maior, certamente vai “vestir” melhor.

      Até mais!

  63. Cíntia Patrício disse:

    Qual é a altura do assento da CEBÊ 300? Tenho 1,60m; será que dá pra pilotar tranquila?

  64. Renata disse:

    Oi,DANIEL,já te perguntei uma vez,mas acho que n fui clara .Eu nunca possui nenhuma moto,nem sei pilotar,mas es
    espero aprender bem ,em breve. Minha grande vontade e de adquirir uma bros 150 ,achei linda,tenho 1,55 e de 52 kilos ,vc acha que com esforço ,eu poderia pilotar bem uma bros dessas novas? Diga que sim,,,rsrsrs.minha cidade e pequena,e só queria pra ficar por ela mesmo,n tenha pretensões de sair correndo,ou viajando mundo a fora.Eu até pensei em aprender numa CG,pra depois pegar nela,e então o que vc acha,desde já lhe agradeço a resposta.

  65. Jacke disse:

    Olá Daniel, finalmente um blog que abrange de forma séria esse assunto.
    Vou comprar minha primeira moto, cresci rodeada por motos…Talvez por isso o meu amor por elas. Tenho 1,60m de altura e estou pensando seriamente em comprar uma Fazer 250.
    Algumas pessoas tipo minha mae e minha vó rss, são contra…Gostaria de saber de sua experiência com motos, se acha uma boa escolha para o meu tamanho. O gerente da oficina da concessionaria da minha cidade, disse que posso rebaixar, caso não me sinta totalmente confortável, o que me diz?
    Grande abraço!

  66. Pedro disse:

    Olá Daniel,
    Eu estou pensando em comprar uma Bomba CG 150 mas não sei se a minha altura sera um impecilio na hora de pilotar e principalmente parar a moto pois eu só tenho 1,70 de altura.

  67. Alex Zanotti disse:

    Boa tarde Daniel
    É minha primeira vez aqui no Blog , parabéns achei muito interessante
    no momento estou sem moto porem já tive diversas entre elas um Fazer 250
    tenho 1.70 e tive alguns sustos com a Fazer como escorregar o pé de apoio em areia no asfalto etc … visando que futuramente irei retornar ao mundo das motocicletas de vagar que chegar a tão sonha moto dos meus sonhos como todo motociclista que n caso seria uma Hayabusa , o que você acha ??? seria uma boa escolha visando a altura do assento e seu peso por que ela é bem pesadinha kkkk , e também pelo que vejo para o garupa ela parece ser mais confortável do que outras esportivas como a R1 , CEBÊR etc…
    Desde já agradeço pela atenção e um abraço a todos no Blog ….

  68. claudia corrêa disse:

    Oi gostaria de saber qual a moto que posso pilotar pois tenho só 1,48m.
    Já reprovei tres vezes no exame para CNH.No dia das provas fico muito nervosa sem contar o incomodo de pilotar a moto um gg 125.Obrigada

  69. Carlos Eduardo disse:

    Cara, estou muito contente por ter encontrado esse blog. Tenho 1.68m e sempre me preocupei com tudo isso, pois estou louco para entrar de cabeça nesse mundo. Vou experimentar a Ninja650, pois pelo visto acho que dá liga. Será? Valew!

  70. MARCOS CESAR S DIAS disse:

    Adorei tudo isto, tenho 1,55 hoje tenho uma Yes sou novo de carta 1 ano, mais ando apenas aos fins de semana, to querendo muito trocar de moto acho que vou de NEXT 250, mais o meu jeito de testar é subir na moto e ver se alcanço os 2 pés no chao (pelo menos a ponta) que é onde me sinto confortável se não faço isto.
    Adoro andar de moto, mais as fabricas deveriam pensar em nós baixinhos pois é fácil pensar em regulagens, tem tantas motos que gostaria de andar mais como disse não me sinto seguro.
    Estive no salão 2 rodas fiz alguns testes drive, ai vi a DUCATI que sonho mais fiquei com medo.

    OBRIGADO POR ME AJUDAR DANIEL, VC É O CARA.

    • Leilane disse:

      Marcos, tenho 1.58, subi numa Next e não botei os dois pés no chão. Nem na Fazer. Mas dá pra botar a ponta dos pés. :) E dá pra abaixar o banco, deixar a mola mais mole. A Fazer é mais leve que a Next, então fica mais fácil de manobrar.

  71. DANIELA disse:

    Preciso de ajuda

    Tenho 1,53m tem alguma moto mais baixa do que a intruder, tem algumas especificações de altura com relação ao banco , como devo calcular…

    Meu esposo pertence a Moto clube e eu gosto de andar com ele, só que agora vou pilotar ao lado dele!!!

    Obrigada

  72. Futurista disse:

    Ae pessoal!
    Na minha opinião, o ideal é apoiar o pé do osso sesamóide (aquele que vira joanete em algumas pessoas) pra frente, com os dedos completamente no chão. Apoiando só a pontinha dos dedos como a Luana não dá firmeza e qualquer areia no chão pode significar moto e piloto no chão.
    Não é questão de coragem ou de destreza, apenas física e anatomia ehehe.
    Grande abraço e boa sorte a nós pilotos, baixos e altos.

  73. JOSÉ ARAUJO disse:

    MOTO ALTA E PILOTO BAIXO , JA ACONTECEU COM VC DE ESTAR VIRANDO UMA ESQUINA E UM PEDESTRE ATRAVESSA A SUA FRENTE E VC TEM QUE DAR UMA FREADA COM A MOTO ESTERÇADA
    , A MOTO COM CERTEZA VAI CHEGAR ATÉ O CHÃO.

  74. JOSÉ ARAUJO disse:

    A melhor moto é aquela em que vc consegue ter segurança na hora de parar , pois muitas vezes vc tem que parar radicalmente sem poder escolher onde vai achar o apoio dos pés , a moto alta e piloto baixo nem sempre funciona a pratica , se este é o seu caso , vc ja esteve em uma situação de ser preciso dar uma freada brusca com a moto esterçada virando uma esquina por um pedestre entrar na sua frente ou outros incovenientes, [com certeza vc vai fazer muita força e até se machucar para segurar a moto ,mas ela vai mesmo assim no minimo encostar o retrovisor no chão] olha que já piloto motos a mais de trinta anos e ja estive em varias situações.

  75. Felippe disse:

    Bom, tenho 1,65 e comprei uma bota Mondeo Stability pra ganhar 9 cm a mais, taí a dica!!

  76. Jackson disse:

    Olá. Recentemente adquiri uma Kawasaki Ninja 650R. Tenho 1,63 e sinto dificuldade em manobrar a moto visto que a mesma é um tanto pesada. (+200 kg)
    Estou pensando em rebaixar a mesma usando um “link” que encontrei à venda no Ebay. Você tem conhecimento de alguém que tenha instalado o referido acessório? É seguro?

    Link para imagem.
    http://i.ebayimg.com/t/2012-2013-Kawasaki-Ninja-650R-2-Lowering-Link-Kit-EX650-Kawa-ER-6F-6N-ER6-/00/s/MTA2NVgxMjY1/$T2eC16N,!zUE9s389zcKBQ9h0KFGjQ~~60_35.JPG

  77. Marcelo Nascimento disse:

    Pessoal,

    Minha praia sempre foi as custom, mas sempre quis ter uma quatro cilindros.

    Em março passado realizei o sonho e comprei uma Fazer 600 N, 09/09, com 5.200 Km.
    A motoca estava zerada; absolutamente zerada.
    Infelizmente a vendi na semana passada, depois de ter rodado 8.500, praticamente em estradas.

    Fiz de tudo para adaptar minha altura – 1,65 – ao peso dela – 215 Kg – e à altura do assento – 81,5 cm – mas não teve jeito. Por três vezes a coitada tombou e em função de minha baixa estatura… foi para o chão. Felizmente nas três ocasiões os sliders fizeram a parte deles e ficou tudo bem.

    Tenho vontade de experimentar uma dual purpose – a mais baixa é a GS 650 – e ainda tem possibilidade de regulagem. Outra opção seria a V Strom 650 – senhora motocicleta – que, apesar de seus 82 cm, tem a possibilidade de troca dos dog bones e ficar cerca de 4 a 5 cm mais baixa – pelo que tenho lido.

    O que eu aprendi com isso?
    Aprendi que devemos sentar na motoca, avaliar a situação, os riscos e, pelo que cada um conhece de si – em termos de habilidade, de intimidade com o equipamento -, decidir com a razão e não com emoção(apesar de que, razão não combina muito com motocicletas…)

    Aprendi que tenho que me conhecer, saber de minhas possibilidades e limites. É muito perigoso deixar a motocicleta mostrar esse limite a você.

    Não quero dizer com isso que devemos abandonar o sonho de ter determinada motoca. Temos que correr riscos sim, mas dentro dos nossos limites. Afinal, desconheço algo tão prazeroso do que passear de moto. Assim, entendo que devo estar tranquilo,focado no passeio e não ficar preocupado com a hora de parar.

    abraço a todos, ótimo natal e um 2014 com milhares de Km de felicidade.

    • Bruno disse:

      É seu Marcelo, sei bem como você se sente… rsrs

      Tentei, assim como você planeja, a GS650, do alto dos meus incríveis 1,64m. E vou te falar: acredito que se eu insistisse um pouco mais, talvez tivesse dominado a moto, emprestada do meu tio. Não cheguei a cair mas sofri por uns meses e desisti, até pq essa GS650 é uma muié muito cara de se manter… rsrs
      No final, voltei pra minha CEBÊzinha até achar uma substituta… rsrs

      Enfim, postei isso pra passar minha opinião: A GS650 é opção válida sim. Não senti segurança com ela e resolvi ser mais “pé no chão”, mas com você pode ser uma história bem diferente! Boa sorte ae!

      Abraço!

  78. Pato disse:

    oi Daniel!! tudo bem?

    eu tenho uma dúvida com respeito ao contrario. eu peso 102 kg e de altura 1.80. pretendo comprar uma moto, mas acho a intruder 125 linda demais com esse estilo retró… será que ela é muito pequena pra mim?

    obrigado

  79. Rosaline disse:

    Tenho 1,50, peso 50kg e meu irmão me deu de natal a Tuíster dele.Como eu tenho uma biz 125,a diferença é muito grande.Consigo pilotar a Tuíster tranquilamente,mas queria rebaixar um pouco porque não consigo parar com os dois pés no chão.Alguém sabe como fazer isso?

    • Leilane disse:

      Rosaline, tenho 1.58 m, e possuo uma TDM 225. Moto antiga, banco alto, de trilha. Coloco as duas pontas dos pés no chão, ou apenas um deles. Deixei a mola mais suave, aí abaixou um pouco a altura do assento (810 mm). A Tutu que você pilota, pode levar num capoteiro e tirar uns 3 cm do banco, e mandar estreitar um pouco também, na área da coxa (aquela área onde você faz o movimento para colocar o pé no chão). Ajuda bastante. Também pode deixar a mola mais mole, dá pra levar num preparador de molas pra trilha e ele corta pra deixar mais baixa (tem que ser um cara BOM, senão ferrou), dá pra subir as mesas e a frente fica mais baixa assim. O que não faltam são opções. Tem é que ter $$$ pra cortar a mola, rs.

  80. Marcello disse:

    Opa, bom dia Daniel, beleza?

    Legal seu blog, dicas relevantes. Eu comecei a pilotar há 1 ano e meio, e comecei com uma burgman 125. No trânsito de sampa ela melhorou muito minha relação espaço/tempo. Acabei de vende-la e estou na dúvida se compro outra scooter ou parto para uma moto maior. Como a pilotagem é bem diferente entre scooter e moto, estou receoso. Claro que uma fazer 250 é tentadora, mas to pensando em ir devagar e pegar uma gsr 150 da Suzuki para pegar o jeito. Gostaria da sua opinião… abraço e ótimo 2014!

    • Leilane disse:

      Marcello, pegue uma Yes 125, se quer uma Suzuki, pois as peças da gsr 150i da Suzuki são mais caras que a da Fazer. Falo de carteirinha: um amigo comprou essa moto, e teve a infelicidade de bater de frente com a lateral de outra moto: quebrou o painel. Não tem paralelo, e o original custa R$ 950,00, o mais barato. xP

  81. Andre disse:

    Bom dia pessoal.

    Tempos atrás enquanto estava tirando minha habilitação de moto estive lendo o post aqui, e agora que já comprei uma moto(uma Fazer 150 – 785 mm de altura do assento)posso deixar aqui um relato da minha experiência até agora. Como tenho só 1,60m a altura do assento da moto sempre foi uma preocupação. A primeira dúvida que eu tinha era se é preciso conseguir apoiar os 2 pés da moto para garantir que seja seguro. A princípio deveríamos usar somente o pé esquerdo de apoio ao parar a moto, mas às vezes é bom que seja possível utilizar o pé direito para paradas/situações em que não é possivel usar o pé esquerdo (de vez em quando sempre acontece) ou auxílio no trânsito em manobras de baixa velocidade principalmente para quem ainda não tem muita experiência com moto como eu. Vi a foto da garota com os 2 pés apoiados pela ponta dos pés e com certeza não ficaria à vontade daquela forma ainda mais com uma moto tão pesada. Acho que para quem está começando agora o ideal é poder pelo menos conseguir apoiar a planta do pé inteira de um dos pés ao parar a moto e de preferência começar com motos de cilindrada mais baixa (120cc ou 150cc). Muitas vezes neste pouco tempo de contato com a moto tive que segurar a moto “no braço” para não tombar a moto em subidas e cruzamentos, pois muitas vezes a altura e a falta de domínio com a moto não ajudam. Como diz um amigo meu já mais experiente, andar em cima da moto é fácil o problema é parar.

    Abraço!

  82. Miss Blue disse:

    Não conhecia o blog, mas só pelo excelente artigo e pela maravilhosa resposta ao machistinha estereotipado já ganhou meu favoritismo.

    Voltarei mais vezes!

    ;)

  83. Adriano disse:

    Daniel primeiro quero parabenizar pelo blog e pela matéria.

    Tenho 1,58 m, hoje tenho uma Bomba Biz 125, e não vejo a hora de trocar de moto, pois necessito de maior cilindrada pelo motivo de andar em rodovia todos os dias. Mas tenho muitas dúvidas de qual moto comprar já que sinto dificuldade nas motocicletas maiores, até mesmo a uma 250. É possível diminuir a altura da moto ou do banco em alguns centímetros sem prejudicar a pilotagem?

    Desde já agradeço.

    • Leilane disse:

      Adriano, tenho a mesma altura que você, e possuo uma TDM 225. Moto antiga, banco alto, de trilha. Coloco as duas pontas dos pés no chão, ou apenas um deles. Deixei a mola mais suave, aí abaixou um pouco a altura do assento (810 mm). De motos novas, tem a Next (790 mm) e a Fazer (810 mm), que você pode levar num capoteiro e tirar uns 3 cm do banco, e mandar estreitar um pouco também, na área da coxa (aquela área onde você faz o movimento para colocar o pé no chão). Ajuda bastante. Se for pegar motos mais altas, tipo Tenere 250, dá pra deixar a mola mais mole, dá pra levar num preparador de molas pra trilha e ele corta pra deixar mais baixa (tem que ser um cara BOM, senão ferrou), dá pra subir as mesas e a frente fica mais baixa assim. O que não faltam são opções. Tem é que ter $$$ pra cortar a mola, rs.

  84. Felippe disse:

    Tenho 1,62 cm de altura e uma fazer 250. As vezes passo uns sustos com ela. Sábado passado ao sair de casa me deparo com uma enorme pedra de uns 10 cm de altura na frente da garagem ai fui descendo e olhando a pedra, falando “vou desviar”…e não é que passei em cima da maldita; resultado: desequilibrei e a moto tombou mas consegui segurar. Ficou marcado somente a vergonha pq a rua estava cheia. Diz a boa literatura que vc nunca deve olhar para o objeto pq vc certamente o atingirá; dito e certo. Hoje ao tentar costurar no trânsito, não dei conta que não tinha espaço e tombei um pouco mais a moto e me desequilibrei de novo, apoiando-me no caput de um carro…espero não ter amassado nada ali. Aguardando a chegada da nova 250 da suzuki, já que ela é mais baixa que a fazer, pra ver se tomo menos sustos. É isso aí. Abçs!

    • Leilane disse:

      Felippe, a Inazuma é mais pesada que a Fazer, apesar de mais baixa também. Leva sua motoca num bom capoteiro e pede pra ele refazer seu banco, dá pra tirar uns 3cm. Fica bem melhor. :)

  85. Analua disse:

    Olá! Tenho 1,58m e estou querendo fazer o consórcio da Faser 150. Mas ainda não sei se essa moto será alta p/ mim ou no tamanho bom (um q eu não fique nas pontas do pés, podendo apoiar todo o pé no chão).

    A faser 150 é indicada p/ quem tem uma altura baixa??



  86. Comente este texto!

    ATENÇÃO: Todos os comentários são revisados antes de entrar no ar. Antes de escrever, pense: "Se eu fosse o dono deste blog, eu aprovaria este comentário?". Propagandas serão apagadas. Caso queira anunciar no Motos Blog, clique aqui. Veja a nossa política de comentários. Pedidos de manuais não serão atendidos.

    Você pode usar estas tags:
    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Este blog suporta Gravatars. Para ter a sua foto nos comentários, cadastre-se no Gravatar.