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Como começar a andar de moto

24 fevereiro 2011 Escrito por 49 comentários

Tenho percebido que muita gente gostaria de saber como começar a andar de Moto pelos mais variados motivos, então resolvi escrever sobre isso.

Praticamente todos os dias eu recebo e-mails de gente que gostaria que eu falasse um pouco sobre como um novato deve fazer para começar a andar de moto sem ter muitos problemas. Eu já havia escrito um texto sobre como escolher a primeira moto, e a Luana, sobre como escolher a primeira moto para mulher, mas esses textos são mais focados na escolha das Motos, e não falam muito sobre o comportamento, equipamentos e legislação. De qualquer forma, valem a leitura.

Motos na Marginal Tietê

As motivações para querer começar a andar de moto podem ser muitas, mas as mais comuns pelo que percebo, são o trânsito cada vez pior dos grandes centros, a falência do transporte público coletivo, o alto custo de ter e manter um carro e a dificuldade para encontrar vagas de estacionamento. Mas algumas pessoas também acabam descobrindo o grande prazer que é andar de moto, e acabam embarcando de corpo e alma esse mundo.

Viajar de Moto

Então abaixo vou listar algumas dicas e alguns links com os melhores posts do Motos Blog para quem procura por informações sobre como entrar no mundo das motos.

Faça sua CNH

Pista de prova moto
A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria “A” é o primeiro passo para quem pretende começar a andar de moto. Não adianta querer comprar moto antes de ter a CNH, pois você vai acabar ficando ansioso para sair com a moto, e pode ter problemas sérios se não for habilitado.

Leia:

Escolha a moto ideal

Você deve ter em mente que a moto ideal é aquela que vai te atender melhor. Motos são criadas para propósitos muito específicos, e não existe uma moto “boa para tudo”. Se seu objetivo é economia, então deve escolher um modelo barato e de baixa cilindrada. Se o objetivo é conforto, deve escolher uma moto com cilindrada média e custo relativamente maior. Se o objetivo é viajar, uma moto de maior cilindrada e posição mais ereta é ideal. Para andar em terrenos acidentados ou ruas com muitos buracos, terra, barro e etc, motos trail ou dual-pupose são melhores. A escolha da moto ideal é muito importante para que você não se frustre.

Leia:

Compre seu equipamento

Equipamento completo
Para andar de moto, você deve ter em mente que vai precisar comprar o equipamento completo. Reserve pelo menos 25% do dinheiro para comprá-los, pois são importantíssimos. O equipamento mínimo necessário é um bom Capacete, uma boa jaqueta, um bom par de luvas, calças e um bom par de botas. Para pilotar com segurança, esses equipamentos são mandatórios. Eles é que salvam a sua pele (literalmente) quando você se acidenta. Bons equipamentos fazem muita diferença, tanto na segurança quanto no conforto, portanto, invista em bons equipamentos.

Leia os textos:

Pilote com cautela

Pilote com cautela!
Não há problema em usar a moto para ir ao trabalho ou faculdade já no primeiro dia. Porém, um pouco de prática ajuda. Se você não sente confiança, deixe para andar com a moto no fim de semana, faça alguma pequena viagem ou simplesmente saia para passear com ela. Em pouco tempo você vai estar habituado a sua moto e então vai poder enfrentar o trânsito diário. Só tenha a preocupação de sair de casa cedo, para não precisar ter pressa. Assim você pode pilotar de forma tranqüila e cautelosa. Em dias chuvosos, a atenção deve ser redobrada, e equipamentos impermeáveis ajudam você a passar pela sem nem se preocupar em vestir uma capa de chuva.

Leia:

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49 comentários

  1. Augusto disse:

    No ano retrasado eu decidi que ia comprar uma moto para ir ao trabalho, não aguentava mais sofre no ônibus, não sabia qual, até pensei numa pop 100, mas com 1,83m fui aconselhado a comprar outra…
    Resultado, comprei uma fan 125, vou para o trabalho todo dia e a família parece está se acostumando com a “idéia”…
    Essa foi a segunda vez que decidi ter uma moto, da primeira eu tinha um consórcio de uma cg, diante da pressão familiar, acabei trocando a carta de crédito por um bugre(gastava muito com gasolina e só vivia na oficina).
    No trabalho, a família, amigos, todo mundo fala que moto é perigosa, os jornais enfatizam mais ainda, mas vejo que muitos acidentes ocorrem com motonetas(cinquentinhas) pilotadas por pessoas que desconhecem a legislação de trânsito e por alguns proprietários de motocicletas que andam feito loucos. Num programa de tv mostrou como o hospital está cheio de motoqueiros acidentados, era um que usou o quebra como rampa para saltar e se arrebentou no chão, outro na contra mão, outro que acelerou numa curva num dia de chuva…

    Andar de moto requer atenção redobrada e muita prudência, ônibus e caminhão não respeitam nem os carros imagine as motos, os carros não respeitam e no sinal fechado eles fecham o vidro com medo. Mas diante de tudo isso, eu ando de moto com muito cuidado, e gosto muito de andar de moto! A única coisa que acho ruim é o calor(moro no litoral nordestino), o que dificulta muiiiiiiiiiiiito o uso de jaquetas, coisa que só vejo as pessoas usarem em passeios de motoclubes ou em encontros de motociclistas.

    • Marcos disse:

      Hoje em dia tem muitas opcoes de jaquetas de verao da Alpinestars, Joe Rocket e Riffel na faixa de R$ 350 a R$ 700. Nao tem desculpa para andar sem protecao. Tambem tem jeans da HLX com protecoes no joelho e quadris por R$ 270.

      • Augusto disse:

        Vou pesquisar, eu estava usando uma jeans(comum) mas eu chegava no trabalho muiiiiiiiiito suado.

        • Marcos disse:

          As jaquetas de verão tem partes com tecido “furadinho” na parte da frente, costas e mangas, que permitem a passagem do ar, muito melhro que uma jaqueta de jeans. Algumas inclusive tem as proteções com furos para permitir a passagem do ar (peito e costas). Não ande de moto sem pelo menos uma boa jaqueta com proteções CE e uma bota (mesmo que seja de cano curto). Qualquer quedinha em baixa velocidade pode causar problemas nas articulações e ralados graves.

  2. Rafael Souza disse:

    Boa pedida, principalmente a ultima dica “acompanhe o moto blog” :P

  3. Mike disse:

    Boa, Daniel!!

    Quanto mais MOTOCICLISTAS

  4. Aquino disse:

    Ótimo texto Daniel!

  5. Lorenzo disse:

    belo post kra, eu mesmo cheguei ate aki procurando exatamente como iniciar no mundo das duas rodas! ainda não consegui, pois duas pedras ainda me impedem(dinheiro e um pepino conhecido como carro), mas colhi informarçoes valiosas aki e acredito que vou iniciar ja com 50% de experiencia so por todo esse tempo lendo boas dicas daki!
    vlww

  6. Naldo disse:

    Daniel/Luana,

    Sempre que posso eu entro pra ler as postagens do blog. Está cada vez melhor. Sou fã de vocês.

    Abraços!

  7. Fernando Massao Kawahara disse:

    Puxa vida, tres anos atras, era eu quem pedia dicas aqui para começar a andar de moto!
    Com certeza comecei minha vida como apaixonado por motos lendo esse blog!
    Do saudosos e super comentado POST sobre as fotos que vazaram da “Nova Tuíster”, ao topicos atuais!
    Parabens pelo excelente trabalho Daniel!

  8. vander disse:

    oi boa tarde amigos, gostaria de saber uma informação. alguem de vcs conhecem o oleo seleniapara motos, e se conhece o que dizer dele. obg

  9. Augusto disse:

    Gostei muito do post,eu segui muitas dicas do blog, desde a aquisição, onde começar a andar, lavagem da moto e como “amaciar” o motor, minha moto agora está perto dos 1000km rodados, tá com motor mais “amaciado” mais solta prestes a passar pela primeira revisão.

    Diariamente eu acesso o blog.

  10. Marcelo Luiz Grossi disse:

    e aí caras blz,sempre vejo os comentários de vcs aqui agora resolvi comentar tbm,ando de moto desde os meus 14 anos agora estou com 31 nunca bati em ninguem graças a Deus,já cai na lama,na areia da esquina ,faz parte,adoro andar de moto não sei porque acho que é o espírito… valew até +++

  11. Águia disse:

    Olá Daniel!
    Sempre gostei de motos e decidi que esse ano teria a minha.
    Graças a Deus, na quinta-feira (14), realizei meu exame de direção e fui aprovada. Estou aguardando a Permissão pra Dirigir chegar pra poder pilotar com tranquilidade e prudência.
    Sempre que posso acesso o blog e gostaria de parabenizá-lo pelas dicas postadas.
    Valeu!

  12. milton disse:

    Olá td bem? Antes de postar aqui minha duvida, quero de antecipadamente avisar que o assunto nao tem muito a ver com o este tratado aqui, mas como não encontrei o local certo pra postar (talvez porque nao procurei direito peço desculpa por isso) mas se trata de segurança entao nao foje muito, é que eu quero saber se existe algum cuidado ao colocar pneu novo, pois ele vem com aquele tipo de cera escorregadia e nas motos pode ser trágico caso o cidadao for meio imperito pode se “estabacar”, eu costumo lixar e depois lavar pra nao levar nem um susto ou pior um tombasso…e vc o que acha?

    • Daniel Ribeiro disse:

      Milton, eu costumo apenas lavar o pneu com água, e andar devagar nos primeiros 50 km… É só não abusar do acelerador e freio, que você não terá problemas.

  13. gilney disse:

    ola daniel!gostaria de uma opniâo tenho uma CEBÊ300R2011 e tava pensando em colok xenon e ví uma materia do dorgival falando q ele tem um otmo,vc até conversou com ele e aí vc aprova da pra confiar?

  14. renato de taua ceara disse:

    daniel parabens por este trabalho maravilhoso que vcs vem fazendo desde já agradeço a atodos.
    queria que voce desse algumas dicas estou indo abrir uma oficina no ceará e queria que voce me desse algumas dicas. fiz um curso de mecãnica de motos em curitiba e aprendir muito mais queria saber mais sobre peças, ferramentas e atendimento ao cliente, garantias que posso dar para os meus clientes
    eu quero trabalhar so com peças originais o que voce acha?
    desde já agradeço obrigadoooooooo!!!!!!!!!!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Renato, eu não sei se posso te ajudar com isso. Gestão de negócios é algo que eu não conheço muito.

      Mas de forma bem geral, é bem sucedido o negócio que trata bem os clientes e que cumpre o que promete.

      Se você puder, procure ajuda especializada. Com certeza o SENAI ou o SEBRAE ai da sua região vão poder te ajudar.

      Até mais!

  15. Lucas Jupetipe disse:

    Des de criança sou louco com motos, ainda mais vendo na década de 80 as RD 350 (viúvas negras)e as CEBÊX 750F (sete galo) rasgando o anel rodoviário com seus roncos que para min era musica…
    Na adolescência na década de 90 ver Moto GP com Alexandre Barros voando e representando nosso pais mostrava que o “bixin” de duas rodas já avia me picado e contaminado…
    A dois anos atrás queria comprar uma moto mas a velha historia do “moto mata”, “moto é perigoso” que toda família fala me fez desistir…
    Mas ai achei esse blog que mostrou que é sim possível pilotar com segurança e prazer…
    Farei meu exame no começo do ano para minha alegria e realizar esse sonho de ter uma moto.
    Parabéns a a todos do Motosblog sem vocês certamente teria desistido.
    Dedico minha CNH que estar por vir a todos os motociclista apaixonados por suas maquinas.

  16. Claudio disse:

    Amigos motociclistas

    Boa tarde, estou aqui para fazer um alerta, dia 25/02/2012. tive minha moto roubada na Fernao dias as 8h00 da manha no KM 53 por dois assaltantes armados, pegaram minha moto andando no meio da pista, eu tenho o rastreador Ituran, que nao funcionou e nao funciona, pedi para retirar o aparelho e ainda tenho que pagar uma taxa de retirada, amigos, um alerta nao instalem esse ratreador em suas motos, pois voces vao ficar sem a moto se ela for roubada e eles nao dao acessoria alguma, só encontrei minha moto porque a policia encontrou, caso contrario eu teria perdido R$35.000,00, o serviço da ituran é ruim demais nao instalem, aviso de quem ja passou por isso as 15 dias atraz, experiencia nada boa, outra coisa, levei 4h30 para conseguir canselar e foi um jogo de empurra ate conseguir,

    Abraços e nao deixem de tomar cuidado, sao uns enganadores.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Claudio, agora é hora de fazer seguro né?
      Rastreador não é seguro… Rastreador serve para abaixar o preço do seguro, mas o risco tem que ser da seguradora, não seu.

    • Marcos disse:

      Claudio, o Daniel tem razão infelizmente hoje em dia temos que comprar a moto levando em conta o valor do seguro também. No meu ponto de vista se o seguro for muito alto na minha região eu já tiro a moto da minha lista de desejo… o problema não é só a recuperação do valor do bem mas a violência decorrente da ação armada da bandidagem.

  17. Renato Tonieto disse:

    Daniel, tenho 1,95m e estou com dificuldades para comprar uma jaqueta (comprimento do braço), vc tem algum contato para me indigar.

  18. david rodrigues disse:

    Boa noite!
    Meu brother daniel, ainda estou tirando minha cnh, sempre fico nervoso nos cones, pois bem ja fui reprovado dua vezes…
    Mas enfim eu ja andei de moto duas vezes, aquele esquema acelerar frear…mas sem noçao de transito… comprei uma CEBÊ300r 2012…ainda nao andei nela, estou aguardando fazer o seguro, tem mta diferença entre uma 125 na qual eu estava fazendo as aulas p essa minha nova? claro potencia tem con certeza, mas eu vou ter mta dificuldade em dar os primeiros passo na minha CEBÊ 300? gostaria que vc me desse umas dicas…obrigado …seu blog é showww de bola….boa noite… e que deus te ilumine sempre….abrçossss

    • Daniel Ribeiro disse:

      Amigo, comece devagar, com calma, não arrisque muito, e você vai se dar bem.
      Só tem um jeito de ganhar experiência: praticando.

      Boa sorte!

  19. Aline Marcele disse:

    Oi, sou Aline, alagoana, amo andar de motos mas tenho receio das grandes. Eu as piloto desde 11 anos de idade, agora tenho quase 35 mas, nunca fiz a classificação A Na minha CNH. Que vergonha né? Meu esposo comprou uma Xis ÉrreE 300 e ficamos com ela uns 5 meses, agora trocou em uma XL 700V transalp e eu sempre levo minha filha de 15 anos no inglês com ela mas vou muito insegura pq é alta e não apoio bem os pés no chão e como é muito pesada tenho receio dela inclinar demais e eu não suportar o peso. Tem alguma dica além de classificar a CNH? Rsrs
    Nunca caí pilotando, graças a Deus, salvo o dia que não escolhi bem o lugar de parar com a Xis ÉrreE e tombei pro lado sem alcançar o pé no chão.

    • Marcos disse:

      Aline,

      aqui no blog tem um post muito bom a respeito deste assunto “http://www.motosblog.com.br/8506/motos-para-pessoas-baixas”. Pelo seu perfil eu indicaria uma BMW G 650 GS, assim você poderia usa-la no dia a dia e fazer passeios junto com seu esposo. O problema é que só tem concessionária BMW em Natal…

  20. GILNEY disse:

    tenho uma Bomba CEBÊ300R e estou munto insatisfeito.já rodei 16000 KM com ela e com certeza ela já está amaciada.ela só atinge 155 KM.dai ela corta.será que tem jeito pra isso?se alguém souber me der uma dica.

  21. GILNEY disse:

    ola Daniel!tenho uma CEBÊ300R e estou insatisfeito com á mesma,é que ela corta quando atinge 155 KM.e fiquei sabendo que surgiu um equipamento que permite alterar os parâmetros de injeção.e com isso elimina o corte de giros.você tem conhecimento sobre o assunto,o que acha?

  22. marcelo sartori disse:

    Boa tarde daniel….. Tenho uma Rórnet e estou com ideia de fazer umas viagens mais longas tipo 400 km para cima, eu e minha namorada fica muito ruim ficar levando mochila nas costas alem de não levar nada, fica super pezado e descomodo para o passageiro, estou penssando nos bauletos, fico pensando no envestimento que não muito barato e depois quando for vender a moto vou ficar com esse acessorio caro desvalorizado e que não vai ter outro cara louco como eu que quer colocar um bauleto numa Rórnet, me de sua opinião……. obrigadão

    • Daniel Ribeiro disse:

      Marcelo, vende fácil. Acessórios para Rórnet são fáceis de vender. No seu lugar, compraria sim, pois viajar com mochila é muito mais cansativo.

      T+

  23. Armando Ambrosio disse:

    Daniel Ribeiro, estou tirando minha CNH e esperando a ninja 2013 chegar ao Brasil. Procurei em vários sites algum capacete da cor preta com verde, que combinasse com a ninja verde, voce me indicaria algum lugar ou modelo de capacete? Obrigado irmao.

  24. Jacqueline disse:

    Bom dia,estou tirando carteira de moto,estou amando a ideia,apesar de muitos ir contra por causa de inumeros acidentes.Já fiz 4 exames e não consegui passar,fico muito tensa,gostaria de uma dica para que eu fique mais tranquila,meus treinos são excelentes,já me sinto uma motoqueira kkk, mas na hora h do exame não sei o que me acontece.Você pode me dar uma dica? vou marcar meu exame novamente em janeiro,to pensando na pista de Boa Vista, dizem que lá é otimo para fazer exames,me ajudem por favor, beijus

    • Daniel Ribeiro disse:

      Jacqueline, não tem muito o que te dizer… Basta treinar e ir com a certeza de que você é apta.

      Ter calma faz parte do processo… Se você não conseguir controlar a ansiedade durante o teste, também não conseguirá em um momento de tensão no seu dia-a-dia. Tente ser mais calma e isso vai te ajudar, não só no teste, mas em toda a sua vida.

      Boa sorte!

    • Marcos disse:

      O problema é a curta duração do exame que cria ansiedade e consequentemente o nervosisno que acaba diminuindo a concentração justamente quando esta é necessária. Se vc está realmente preparada tente se imaginar calma antes do exame e coma algo que diminua a ansiedade como um chocolate ou outro doce. Tente relaxar antes para no exame para manter a concentração durante o mesmo. Boa sorte e não desista…

  25. Lucas disse:

    Cara, me tira uma dúvida, que modelo é este capacete Arai da 2ª foto???

  26. Guto Zanella disse:

    Olá, tudo bem?
    Gostaria de uma ajuda, estou vendo a roupa para comprar e encontrei da marca X11, que parece ser uma ótima opção custo benefício, mas gostaria da opinião de vcs. Obrigado.

  27. Paulo disse:

    Daniel,

    Tirei a CNH em 2011 e agora em 2013 comprei uma CG 150 usada. Meu cunhado tava me ensinando a andar na moto (pq na autoesola a gente aprende o básico do básico), entao eu cai ao fazer uma curva fechada na rua. No dia seguinte, fui ao trabalho com ela e cai da moto quando ia pra casa, tentando me abrigar da chuva, tava de segunda, apertei o frei dianteiro e “lona”. resolvi deixar pra andar nos fim de semana pra me acostumar com a moto e aprender a passar as marchas corretamente, além de comprar os equipamentos de segurança, mas ta todo mundo da familia ta me chamando de medroso, dizem q a moto vai se acabar se eu só usar ela no fim de semana, q é besteira ter esses equipamentos todos, q so o capace basta. Minha esposa me da a maior força e diz q admira a coragem de continuar tentando depois de tantas quedas. Ja estou pensando em desistir, mas sempre tive o sonho de ter uma moto. O que eu faço?

  28. antonio jose tarozo disse:

    Muito Bom Dia!

    Por favor, temos uma empresa de vistoria automotiva e gostaria de saber se vcs. tem alguma literatura sobre escapamentos esportivos,pois por exemplo o barulho do escape COYOTE é muito alto e somos abrigados a reprova-los, e as vezes os clientes não compreendem.

    Desde já agradeço,

  29. Wilarck disse:

    Caro Daniel,
    Estou prestes a realizar meu sonho de ter uma moto. Sempre gostei mas a família fez muita pressão e acabei por comprar um carro. Mas desde que tenho CNH (2003) sinto falta da emoção de estar sobre duas rodas e já estou no meu sexto carro (Vectra 2008), mas sempre sentindo este vazio na hora de pegar a estrada. Agora a situação mudou de figura e quero minha duas rodas. Queria um conselho quero uma moto confortável para viagens longas (300 a 400km) e curtas (120km) para o dia a dia. Tenho preferencia pela Bomba por conta da assistência ser bem abrangente e minha região e sempre gostei de trail’s já experimentei a Xis ÉrreE300 mas achei sem potencia pra uma ultrapassagem. Fica minha dúvida estou por pegar uma CEBÊR500X – já experimentei a 500F e adorei, mas como disse tenho paixão pelas trail’s – ou uma a NC700X. O que você me diz?



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