Retrospectiva 2009

2009 foi um ano bem atípico para os fabricantes, vendedores e motociclistas. Muitas novidades, nova legislação e uma crise econômica mundial abalaram muito o mercado e até agora não se sabe ao certo o que vai acontecer daqui para frente.



O final de 2008 foi muito movimentado. Todos estavam querendo saber o que seria do mercado de motos em 2009, já que entraria em vigor a Promot 3. Muitos modelos simplesmente deixaram de ser fabricados, como as Honda NX4 Falcon, Twister e Tornado, a Suzuki GS500, entre outras. As que sobraram, ou foram remodeladas e se tornaram novos modelos (caso da Titan, Fan), ou simplesmente foram adaptadas com catalisadores e dispositivos limitadores para se adequar as novas normas, ao custo de uma parte do desempenho (caso da YBR e todas as chinesas). Novos modelos também foram criados, como a CB300 e a XRE300, substituindo a Twister e a Tornado.

A Kawasaki foi a grande revelação de 2009. Praticamente se lançou no final do ano de 2008, no Salão da Motocicleta, e em 2009, trouxe a Ninja 250 e a Z750 “fabricadas” no Brasil, com preço muito competitivo. A Ninja 600 e a 1000 também estão vendendo muito bem, comendo uma boa parte do mercado antes dominado pela Honda e Yamaha. E agora anunciou a ER-6n, já em pré-venda por R$ 26.500, preço que deve baixar um pouco depois do lançamento.

O mercado de motos usadas sentiu isso: Com tantos novos modelos, o preço das usadas, que já era baixo, despencou ainda mais. Mas logo voltou ao patamar de antes, pois a crise mundial começou a afetar a oferta de crédito para financiamento da motos novas. A crise, inclusive, foi a causadora de grande parte das mudanças no mercado. Além de diminuir a oferta de crédito, a crise fez com que fábricas fechassem, como a fábrica da Yamaha na Itália, ou a Buell, que simplesmente deixou de existir mundialmente, devido ao fiasco de vendas neste ano.

Falando em fiasco, a MT-03, que tinha tudo pra ser uma moto bem vendida, deixou de ser fabricada. Eu acredito que é por causa do preço absurdo que estava sendo cobrado. Ela valeria uns R$ 20.000. Não os R$ 28.000 que estavam pedindo. Ainda é possível encontrar algumas MT-03 Zero, ano 2008, por R$ 21.500.

Para o Motos Blog, 2009 foi um ano meio parado. Depois que furtaram a nossa moto, no final do ano passado, eu fiquei desmotivado a escrever, e isso inevitavelmente fez cair um pouco a quantidade de matérias. Além disso, foi um ano conturbado, com muito trabalho no escritório, e ainda tendo que dar suporte para a Luana na Faculdade. Tudo isso me consumiu muito tempo, e ficou difícil conciliar tudo. Mas apesar disso, o blog manteve a visitação e cada brecha na minha agenda foi aproveitada com o Blog. Até achei que ia ganhar a CB300 do concurso da Rieffel, mas depois que anunciaram o ganhador com mais de 300 mil votos, desisti de ganhar concursos. Não foram feitos para ser ganhos.

Este árduo trabalho tem me rendido bons frutos! A publicidade do Motos Blog tem sido muito requisitada, alguns textos patrocinados foram feitos, alguns produtos foram testados, e muitas portas estão se abrindo! Se continuar assim, em 2010 há uma boa chance do Blog me comprar uma moto nova! :-)

Falando em 2010, tenho muitas idéias. Pretendo movimentar mais o Blog, incluir alguns serviços úteis para os visitantes e aumentar a cobertura das matérias, incluindo matérias regulares sobre o MotoGP e SBK, além de mais dicas de manutenção e conservação, pilotagem e segurança. Também pretendo fazer alianças com outros Blogs. Aguardem as novidades!

No mais, quero agradecer a você, visitante do Motos Blog, que acompanha as notícias do mundo das motos e que compartilha comigo o gosto pelas duas rodas. O blog é isso: Um grande ponto de encontro onde podemos conversar sobre motos e se informar ao mesmo tempo.

Desejo que 2010 seja um ano de realizações e conquistas para você e sua família!

E ai? Como foi seu 2009? E o que espera de 2010? Qual moto vai comprar no ano que vem? :-)

Veja também