Yamaha XJ6 N 2012 – a 4 cilindros mais barata do Brasil

A Yamaha lançou aqui no Brasil a XJ6 em 2010. Chegou sem fazer tanto alarde, como uma quase-substituta da FZ6N, mas com uma proposta bem diferente, e preço mais camarada, tem conquistado a garagem de muita gente.

Yamaha XJ6 N 2012 Preta



Lançada lá fora em 2008 com o nome de XJ6 Diversion (veja o post da época aqui), a XJ6 é uma moto com motor de 4 cilindros bem comportado, projetada principalmente para uso urbano. O motor, apesar de ter 600cc e 4 cilindros em linha, desenvolve apenas 77 cavalos, o que é bem pouco para um motor com esta engenharia. Em compensação, a entrega de torque é privilegiada e por isso ela responde muito bem em baixa e média rotação. Por isso é uma moto bem versátil, que pode ser usada tanto para no dia-a-dia, quanto para viagens.

Esportivamente, a moto não possui muitos atributos. O quadro de aço tubular não é rígido suficiente para uma tocada mais agressiva, e se torce em casos extremos. Os pneus 160 e o conjunto de freios certamente não foram pensados para isso. Apesar disso, a moto entrega muita diversão a quem procura uma moto com o ronco dos 4 cilindros, mais potência do que o habitual, e um pouco de economia para o uso diário.

Yamaha XJ6 N 2012 Vermelha

Com visual atraente e moderno, a XJ6 N ainda conta com painel eletrônico com conta-giros de analógico e demais instrumentos digitais. A posição de pilotagem é confortável, e o banco do garupa está acima da média para este tipo de moto.

Painel da Yamaha XJ6 N 2012

Yamaha XJ6 N 2012 na pista

Em 2012, nada mudou na moto, exceto os grafismos. Mas o que mais chama a atenção na XJ6 é o preço: Custando apenas R$ 27 mil, a XJ6 certamente é uma opção interessante. Mais barata do que qualquer outra 4 cilindros, e com preço bem parecido com o da Kawasaki ER-6n, bicilíndrica que obviamente deixa de ser tão atraente para quem quer mais ronco do que qualquer outra coisa.

Ficha técnica

Motor
Tipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigerado a líquido e cárter úmido.
Cilindrada 600cc
Diâmetro x Curso 65,5 x 44,5 mm
Taxa de compressão 12,2:1
Potência máxima 77,5 cv @ 10.000 RPM
Torque máximo 6,09 kgf.m @ 8.500 RPM
Marcha Lenta 1.350 RPM +/- 100
Capacidade de óleo 3,4 litros
Combustível
Alimentação Injeção Eletrônica
Tanque de combustível 17,3 litros
Eletrônica
Ignição ECU/CDI
Partida Elétrica
Bateria 12V 10Ah selada
Farois 12V 55/60W H4
Transmissão
Embreagem Multi-discos banhada a óleo com acionamento mecânico.
Câmbio Manual sequencial de 6 marchas
Transmissão final Por corrente com o-ring
Quadro
Tipo Berço duplo em alumínio
Dimensões
Comprimento 2.120 mm
Largura 770 mm
Altura 1.185 mm
Distância mínima do solo 140 mm
Distância entre eixos 1.440 mm
Caster 26º
Altura do assento 785 mm
Peso seco 196 kg
Peso em ordem de marcha 215 kg
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico hidráulico, curso de 130 mm.
Traseira Braço oscilante monoamortecido com amortecedor com ajuste de pré-carga da mola, curso de 130 mm.
Roda dianteira De liga leve de 17 polegadas
Roda traseira De liga leve de 17 polegadas
Pneu dianteiro 120/70 17 M/C 58W (sem câmara)
Pneu traseiro 160/60 17 M/C (sem câmara)
Freio dianteiro Dois discos flutuantes e ventilados, de 298 mm, mordido por pinças de 2 pistões cada, 4 no total.
Freio traseiro Disco único ventilado, de 245 mm, mordido por pinça de 1 pistão.
Preço sugerido (2012) R$ 27.000,00
Cores (2012) Vermelha ou Preta

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