A trágica morte do piloto Marco Simoncelli

É com grande tristeza que escrevo o post de hoje para comentar a morte do piloto da MotoGP, Marco Simoncelli, neste último Domingo, dia 23/10/2011, na Malásia.

Marco Simoncelli

Quem acompanha o Blog sabe que não costumo comentar a MotoGP. Isso acontece porque eu não acompanho o campeonato e no fim das contas, não sei nem como está. Mas gosto de assistir eventualmente e me emociono sempre que vejo.
A corrida de anteontem foi uma das que perdi, mas que devido a repercussão que houve, acabei procurando e encontrei vídeos que mostram o que aconteceu e como foi a trágica morte do piloto Marco Simoncelli. Fiz uma compilação dos vídeos que encontrei, mostrando em detalhes o acidente.

Realmente é triste perceber que um esporte que tanto gostamos é tão perigoso, e por mais que saibamos disso, nunca encaramos a morte como algo normal, ainda que eventos como esses sejam raros.
O acidente aconteceu na segunda volta da corrida. O Marco, da moto branca de número 58, estava fazendo uma curva para a direita, extremamente inclinado, quando subiu levemente na zebra interna da curva, o que o fez perder aderência e quase cair.

Marco Simoncelli escorrega na curva

Apesar de ter quase caído, os pneus da moto não perderam totalmente o contato com o solo, e a moto também não perdeu completamente a sua trajetória, e o piloto não saiu da posição habitual de pilotagem. Todos esses fatores contribuíram para que a moto volta-se a ficar “no chão”, e desta forma Marco ainda exercia um pequeno controle sobre a mesma. O azar foi que nisso, ele acabou cruzando a pista de lado-a-lado, entrando bem na frente de Colin Edwards e Valentino Rossi, que o acertaram em cheio em altíssima velocidade.

Marco Simoncelli é atingido por Collin Edwards e Valentino Rossi

O mais curioso (e que fez minha caixa de e-mails explodir hoje) é que o capacete do piloto saiu de sua cabeça durante o acidente, o que é absurdo de se imaginar, já que o equipamento foi feito para proteger a cabeça justamente nestas situações. E eu realmente não tenho uma explicação para isso. O que eu imagino que aconteceu olhando as imagens, é que a roda dianteira da moto do Valentino Rossi acertou em cheio o pescoço do Marco, forçando o capacete para fora como uma verdadeira rolha. A força deve ter sido tão forte, que deve ter feito a cinta jugular do capacete quebrar. Dá para ver claramente que a cinta está completamente solta quando o capacete rola pelo chão.

Capacete com a cinta para fora

Esse é o tipo de informação que só poderemos confirmar quando a organização do MotoGP se manifestar sobre o estado do capacete do Marco Simoncelli, se ele estava com a cinta fechada, aberta, ou danificada.

De qualquer forma, foi uma união de vários infelizes acontecimentos que culminou na morte de Marco Simoncelli. Não é normal que os acidentes evoluam de forma tão crítica, e por isso este acidente gerou tanta polêmica.

Marco Simoncelli deixará muitas saudades. De personalidade carismática, brincalhão e espontâneo, Marco criava sempre um clima de amizade e companheirismo em sua equipe e entre os pilotos da competição. Marco era Italiano e tinha apenas 24 anos de idade, estava em plena ascensão na MotoGP e tinha grande potencial para ser um piloto de ponta. Conquistou dois pódios nesta temporada: Um no GP da Austrália e outro em Brno, além de quase sempre estar entre os 10 primeiros.
Realmente é uma pena perdermos uma pessoa tão extraordinária e querida.

Vá em Paz, Marco. Saiba que deixará muitas saudades.

Veja também