Carta do leitor – Andar sem o filtro de ar prejudica a moto?

Olá, gostaria de saber se andar com a moto sem o filtro de ar prejudica o motor.
É só isso. Obrigado!
– Jonas Valente (Acrelandia, Acre)


Jonas, boa tarde. Primeiramente, fico feliz em saber que existe alguém no Acre! Parabéns! É o primeiro Acreano de que tenho notícia!
Brincadeiras a parte, vamos ao que interessa. Como deve saber, o motor da moto é de 4 tempos, ou seja, ele possui o tempo da admissão, da compressão, da ignição e da exaustão. Para melhorar o desempenho de um motor 4 tempos, é preciso melhor o desempenho de cada um destes tempos. O filtro de ar é peça chave para o tempo da admissão, pois todo o ar que entra dentro do motor passa por ele.
Muitas pessoas simplesmente removem o filtro de ar, para permitir que o ar tenha maior facilidade para entrar no motor. Aumentando a vazão do ar, teoricamente, se obteria um melhor desempenho na admissão, e conseqüentemente, no funcionamento do motor.

Filtro de ar

Acontece que o filtro de ar não existe a sem motivo: Ele impede que sujeira, poeira, pequenas pedras, e até mesmo água sejam sugados para dentro do motor. Estas partículas de sujeita prejudicam MUITO o funcionamento da moto. Uma pequenina pedrinha pode entrar na câmara de combustão e causar um enorme estrago no motor, riscando a camisa, estragando anéis do pistão ou travando uma válvula no cabeçote.

Portanto, remover o filtro de ar não é uma boa idéia. Mas nem tudo está perdido! Você pode tentar usar um modelo de filtro de ar menos restritivo, que permite uma maior vazão de ar em troca de uma menor proteção do motor. Se você pretende usar a moto em ambientes controlados, como autódromos ou pistas livres de detritos maiores, pode usar um filtro destes sem maiores problemas. Geralmente, este tipo de filtro de ar vai instalado diretamente na boca do carburador, eliminando assim a caixa de filtro de ar e o filtro de ar original.

Filtro de ar cônico

Ah, e por último. Em qualquer modificação realizada no filtro de ar, a carburação deve ser conferida. Geralmente quando você coloca o filtro de ar mais livre, a alimentação fica pobre, pois a mistura de ar/combustível fica diferente do ideal. Não esqueça de acertar tudo novamente!

Veja também