Como filmar seus passeios de moto

Essa é pra quem gosta de registrar os passeios de moto. Separei algumas dicas para você poder filmar seus passeios e assistir depois, colocar no Youtube ou o que mais quiser fazer com as imagens.

Existem muitas opções para filmar os passeios. A mais tradicional costuma ser a de fixar uma câmera fotográfica digital em algum suporte no tanque da moto. Desta forma, a câmera consegue filmar o painel e o horizonte, ou seja, o campo de visão é ilimitado para frente. Esta forma é a mais tradicional pois hoje em dia todo mundo tem uma câmera digital com capacidade de filmar, e um suporte para tanque é relativamente barato de comprar ou mesmo fazer em casa. Além disso, esse tipo de filmagem costuma ser a mais legal de ver, pois você consegue ver a velocidade em que a moto está, além de poder ver tudo o que está acontecendo a frente.

Filmagem em Suporte de Tanque


Suporte para Tanque


Minha Twister, em 2004


Neste modo, a qualidade do vídeo só depende da câmera usada. Hoje em dia as câmeras digitais já filmam em alta definição, com estabilizador de imagem e outros muitos recursos para deixar a imagem melhor. Nesta minha filmagem, em 2004, eu usei uma câmera bem antiga da Sony, e já ficou bem legal.
Se você não tem ainda uma câmera digital, clique aqui para comprar uma. E caso queira comprar um suporte para tanque, clique aqui.

Outra forma de filmar os passeios de moto é usando uma câmera para capacete. Geralmente essas câmeras são as mesmas usadas para filmar esportes radicais, como paraquedismo, asa delta, skate, snowboard, etc. Existem câmeras de todos os tipos, mas a que eu acho mais legal é a Contour HD, pois ela tem seu corpo em aluminio anodizado, é resistente a água, poeira, e seu microfone filtra o barulho do vento. Além disso, ela grava em alta definição (1280×720 – 720p), ou seja não se perde nenhum detalhe da cena.

Contour HD


Câmera presa ao capacete


As vantagens deste método é que você filma para onde está realmente olhando, ou seja, consegue virar o pescoço e mudar o assunto da filmagem. Pode filmar seus amigos que estão do seu lado por exemplo. Mas neste método, para filmar o painel da moto, você acaba tendo de olhar para baixo, e assim você não consegue filmar o horizonte. Além disso, ao entrar em uma curva, geralmente a sua cabeça não deita junto com a moto, então a câmera também não vai se inclinar.
Para comprar a Câmera Contour HD, clique aqui.

E mais uma forma de filmar, essa mais simples, é pedir a pessoa que está na garupa da moto que filme tudo! Para isso, só é preciso uma câmera.

Minha Falcon, em 2006

Você tem alguma filmagem? Já filmou seus passeios? Como fez? Não deixe de comentar! E se tem seus videos no Youtube, coloque o link também!

Veja também