Suzuki GSX-R 1300 Hayabusa 2012
A Hayabusa – ícone em ultimate-sport-touring – chegou ao modelo 2012.
Considerada uma lenda viva na história do motociclismo, a Hayabusa teve seu modelo 2012 Brasileiro apresentado no Salão Duas Rodas, e hoje vou falar um pouco dela.
A Hayabusa não inaugurou a categoria Ultimate Sport Touring, mas certamente é a moto que melhor define esta categoria. Lançada em 1999, a Hayabusa foi criada para concorrer com a CBR1100XX da Honda, a primeira moto a bater a casa dos 300 km/h totalmente original de fábrica. Em uma época onde “quanto mais, melhor”, a CBR1100XX criou a categoria Ultimate Sport Touring, onde as principais características são o desempenho assombroso do motor, a aerodinâmica impecável e o tamanho avantajado. Outras motos já haviam tentado esta receita, como a Kawasaki ZX-11 por exemplo, mas foram mal sucedidas em atravessar a barreira dos 300 km/h.
Para concorrer com a CBR1100XX, que tinha o codinome “Blackbird”, pássaro negro em inglês, foi que a Suzuki criou a Hayabusa. “Hayabusa” é o nome do único predador natural do pássaro negro.
A Hayabusa segue a mesma fórmula da concorrente, exceto pelo motor de quase 1300 cilindradas, maior e mais potente. Auxiliado ainda por grandes entradas de ar forçado, que compõe o sistema SRAD já consagrado nas motos esportivas anteriores da Suzuki. Trata-se de um sistema que força a entrada de ar para o motor a medida que a velocidade da moto aumenta. Funciona como um turbo, mas em menor escala.
Desde então a Hayabusa mantem o posto de moto mais veloz do mundo. Em 2008 (2009 no Brasil), ela sofreu uma grande atualização, que deixou ela ainda mais rápida e imponente. Ficou maior e melhor. Nesta época, a Kawasaki já tinha a ZX14 com seu motor de 1400cc que, mesmo sendo maior, não conseguia ter o mesmo rendimento da Hayabusa.
E é esta a versão 2012 que desembarca por aqui. No Brasil desde 2009, o modelo atual da Hayabusa não sofreu modificações, e segue sendo a moto mais veloz do mundo. Porém seu legado está sendo ameaçado pela nova Kawasaki ZX-14R, que promete entregar desempenho nunca antes visto em outra motocicleta. Mas isso é assunto para outro post.
Modificações mesmo ficam por conta dos novos grafismos e cores, que agora são Preta com grafismos vermelhos, branca com grafismos marrons, e azul escuro com grafismos em azul claro.
A Hayabusa 2012 já pode ser encontrada em toda a rede de concessionários Suzuki, pelo valor de R$ 56.000,00.
Ficha técnica
| Motor | |
| Tipo | 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigerado a líquido e cárter úmido. |
| Cilindrada | 1340cc |
| Diâmetro x Curso | 81,0 x 65,0 mm |
| Taxa de compressão | 12,5:1 |
| Potência máxima | 197 cv @ 9.500 RPM |
| Torque máximo | 15,81 kgf.m @ 7.200 RPM |
| Marcha Lenta | 1.350 RPM +/- 100 |
| Capacidade de óleo | 3,5 litros |
| Combustível | |
| Alimentação | Injeção Eletrônica |
| Tanque de combustível | 21 litros |
| Eletrônica | |
| Ignição | ECU/CDI |
| Partida | Elétrica |
| Bateria | 12V 12Ah selada |
| Farois | 12V 55W H11 x 2 |
| Transmissão | |
| Embreagem | Multi-discos banhada a óleo com acionamento hidráulico. |
| Câmbio | Manual sequencial de 6 marchas |
| Transmissão final | Por corrente com o-ring |
| Quadro | |
| Tipo | Berço duplo em alumínio |
| Dimensões | |
| Comprimento | 2.190 mm |
| Largura | 735 mm |
| Altura | 1.165 mm |
| Distância mínima do solo | 120 mm |
| Distância entre eixos | 1.480 mm |
| Altura do assento | 805 mm |
| Peso seco | 220 kg |
| Peso em ordem de marcha | 260 kg |
| Suspensão | |
| Dianteira | Garfo telescópico hidráulico invertido com ajuste de pré-carga da mola, mergulho e retorno, curso de 120 mm. |
| Traseira | Braço oscilante monoamortecido com amortecedor a gás e ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno, curso de 140 mm. |
| Roda dianteira | De liga leve de 17 polegadas |
| Roda traseira | De liga leve de 17 polegadas |
| Pneu dianteiro | 120/70 17 M/C 58W (sem câmara) |
| Pneu traseiro | 190/50 17 M/C 73W (sem câmara) |
| Freio dianteiro | Dois discos flutuantes e ventilados, de 310 mm, mordido por pinças de 3 pistões cada, 6 no total. |
| Freio traseiro | Disco único ventilado, de 260 mm, mordido por pinça de 1 pistão. |
| Preço sugerido (2012) | R$ 56.000,00 |
| Cores (2012) | Branca, Preta ou Azul |