Bancos exigem CNH A para financiar motos

Uma notícia começou a preocupar algumas pessoas na semana passada, que é a de que os bancos agora estão exigindo que os clientes possuam CNH categoria A (para motos) para poder financiar.

Financiamento de motos


Alguns bancos estão exigindo que seus clientes possuam habilitação para pilotar motos para que o financiamento de uma moto seja aprovado. A medida, segundo os mesmos, visa reduzir a inadimplência e o risco do financiamento.

Quem mais perde com isso, na minha opinião, são as marcas que vendem motos para quem não é habilitado, como Dafra, Shineray, Traxx e tantas outras importadoras de motos baratas, as famosas cinquentinhas, motos de até 50cc muito populares no nordeste e norte do Brasil.

Cinquentinha

Apesar de ser uma medida protecionista, eu acho bom. Certamente o banco fez uma pesquisa e verificou que a proporção de pessoas que compra esse tipo de moto é muito mais inadimplente do que quem compra motos mais caras e apresenta CNH. Além disso, não é difícil de perceber que, se o piloto não tem CNH, a chance dele se acidentar com a moto é maior, já que ele não possui treinamento para pilotar motos. Certamente os clientes acidentados tendem a ser mais inadimplentes do que os que não se acidentam.

O Ministério da Saúde também está se manifestando neste sentido, de permitir que apenas pessoas habilitadas possam comprar motocicletas, e da mesma forma, acho a medida muito saudável. Desta forma, cria-se um funil que pode aumentar a qualidade dos condutores de motos. É claro que a formação de condutores também precisa melhorar, mas de qualquer forma, é melhor um motociclista mal-treinado do que um que não recebeu treinamento algum.

Se os bancos podem exigir a CNH na hora de financiar? Claro que podem. O dinheiro é deles, e eles emprestam para quem quiser!
Se eu fosse emprestar dinheiro para alguém comprar uma moto, eu também iria querer saber se esse alguém sabe pilotar motocicletas.

Veja também