Falha em semáforo quase causa acidente

Uma falha em um semáforo em Osasco poderia ter causado um grande acidente.

Andar com uma câmera ligada o tempo todo é realmente fantástico, pois nada escapa, e todas as situações mais estranhas do mundo ficam registradas. Eu já estou gravando meu cotidiano a quase 1 mês, e já tenho uma pequena videoteca de situações.

E uma das mais preocupantes que registrei a pouco tempo foi uma falha momentânea em um semáforo em Osasco, no cruzamento do acesso ao Super Shopping com a Av. Maria Campos. O semáforo subitamente passou do sinal verde para o vermelho, sem ficar amarelo antes, o que causou um grande susto ao motorista do City que vinha pela Av. Maria Campos e teve que frear na última hora para não passar pelo sinal vermelho e pegar os veículos que já tinham começado a cruzar a via.

Veja o vídeo:

Essa é aquela típica situação em que ficamos na dúvida, se realmente o semáforo falhou ou se foi uma distração nossa. Eu já tinha passado por esta dúvida algumas vezes, e sempre acreditei que o semáforo, por ser tão simples, seria impossível de falhar tão grosseiramente. Mas está ai a prova.

O vídeo resume bem a situação, mas o que aconteceu foi o seguinte: O semáforo parece ter “travado”, pois ele ficou fechado para quem estava no acesso por muito tempo, muito mais tempo do que o normal, o que já começava a deixar os motoristas impacientes. Assim que o semáforo abriu, os motoristas já começaram a andar, como em um grid de corrida, e essa situação é muito perigosa, ainda mais num caso como este, onde quem vem na transversal pode estar um pouco distraído e não perceber que o semáforo fechou inesperadamente.

Então, mais uma vez a máxima “pilote por você e pelos outros” se torna útil. É sempre bom olhar antes de cruzar uma via, ainda que o semáforo te favoreça. Nunca sabemos se quem vem na outra rua vai ou não parar.

Veja também