Estilo SuperMotard

SuperMotard é um estilo de moto que tem ganhado muitos adeptos ultimamente. Basicamente, consiste em transformar uma moto estilo off-road ou dual-purpose em uma moto otimizada para o asfalto.

Normalmente, as motos SuperMotard usam rodas raiadas aro 17 na dianteira e na traseira, com pneus de moto Street em vez dos pneus com cravas, que são proprios para o uso na terra ou cascalho. Além disso, o paralama dianteiro é substituido por um paralama alto e curto. A suspensão recebe um acerto mais firme e a relação secundária é alongada, para priorizar mais a velocidade final.

O desempenho do asfalto é superior, pois as motos são leves, mas com estes pneus mais largos e mais aderentes, possibilitam curvas muito mais ousadas e frenagens e reduzidas mais fortes. A suspensão, apesar de ser mais dura, ainda mantem o longo curso original, o que é muito bom para os obstaculos urbanos, como valetas, calçadas e rampas. Como as rodas são raiadas, é possivel realizar saltos com as moto sem o risco de quebrar.

Até pouco tempo atras, os adeptos deste tipo de moto tinham de adaptar motos trail, mas ultimamente os fabricantes tem lançado motos com este estilo já de fábrica, como é o caso da Yamaha com a XT660X, XTZ125X e a Sundown STX200 Motard.

Eu tenho uma Falcon, e ultimamente tenho pensado muito em fazer uma transformação destas nela. Quem sabe quando o blog começar a render algum dinheirinho :)

Veja também: Técnicas para pilotagem SuperMotard em Autódromos

Compare preços de SuperMotard, Rodas e Motos no JáCotei.

Veja também