Bagageiros e Bauletos

Um dos maiores problemas das motos é a falta de espaço para bagagem. As mochilas resolvem boa parte do problema, mas quando a carga é mais pesada ou a viagem mais longa, elas podem acabar por cansar o piloto ou a garupa demasiadamente. Ou então, para quem usa a moto para ir para o trabalho ou faculdade todos os dias, falta o espaço para ter uma boa capa de chuva, ou mesmo guardar o capacete para não ter que ficar carregando.

Para resolver estes problemas, as melhores opções são os Bagageiros e Bauletos.

O bagageiro é uma armação de metal, que é presa a parte traseira da moto, e que serve de base para que você possa prender a sua bagagem nele. Com ele você pode levar pequenas mochilas, prender outro capacete… Enfim, o que o tamanho e a imaginação permitirem. Ele também é necessário caso você queira ter um Bauleto, pois o bauleto é instalado no bagageiro.

Com o Bauleto, você tem um compartimento ótimo para guardar coisas, pois ele tem uma fechadura e só pode ser aberto ou retirado com chave. Além disso, ele protege a bagagem da chuva e sujeira.

Existem muitos tamanhos de Bauleto, e muitos fabricantes. Os bauletos de 27 litros são os menores, dentro deles cabe um capacete, ou um kit de chuva simples, ou a bagagem de uma pessoa para uma viagem curta. São os modelos mais baratos, mas são pouco práticos pois a capacidade é pequena. Existem vários tamanhos, de 27 a 50 litros… Acima de 45 litros, o bauleto já permite acomodar 2 capacetes ao mesmo tempo, o que é muito bom para passear com garupa e guardar os 2 capacetes na moto enquanto se anda a pé. Ou ainda, acomodar o capacete, a jaqueta e tudo mais o que você queira.

O principal ponto negativo é a estética. Em algumas motos mais estreitas, os bauletos maiores ficam muito desproporcionais, mas nas motos maiores este não é um grande problema. De qualquer forma, o bauleto sempre “estraga” um pouco o visual da moto, mas a praticidade que ele proporciona normalmente compensa.

Os principais fabricantes de bauletos são a Italiana Givi, a Gow, a SHAD e a Tork. Alguns modelos de motos tem bagageiros originais de fábrica, mas a maioria das motos encontra este acessório no mercado paralelo. Os principais fabricantes são a Roncar, a Tork, a Camamori e a própria Givi. Os preços variam de acordo com o tamanho do Bauleto e da marca. Os da Givi costumam ser os mais caros, mas também os melhores. Um Bauleto de 29 litros custa em média 150 reais, e um de 45 litros custa algo em torno de 280 reais.

O Bauleto é composto de duas partes: O Baú e a Base de fixação. A base de fixação fica instalada no bagageiro da moto, e então o baú é encaixado na base. Desta forma, o bauleto pode ser removido da moto sem dificuldade. Isso é bom pois você pode usa-lo como mala, e ao chegar nos lugares, pode remove-lo inteiro e leva-lo com a bagagem e tudo para o local onde você vai ficar.

Eu sempre tive bauletos pois são muito práticos para viajar. Eu organizo minha bagagem dentro dele e não me preocupo com peso nas costas, chuva e etc. E para andar na cidade, eu o deixo em casa e uso apenas a minha mochila, pois normalmente não carrego muita coisa e no escritório tenho onde guardar minhas coisas. Uso apenas para fazer compras no supermercado.

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