Suzuki GSX-R 1300 Hayabusa 2012

A Hayabusa – ícone em ultimate-sport-touring – chegou ao modelo 2012.

Considerada uma lenda viva na história do Motociclismo, a Hayabusa teve seu modelo 2012 Brasileiro apresentado no Salão Duas Rodas, e hoje vou falar um pouco dela.

Suzuki Hayabusa 2012 Preta

A Hayabusa não inaugurou a categoria Ultimate Sport Touring, mas certamente é a Moto que melhor define esta categoria. Lançada em 1999, a Hayabusa foi criada para concorrer com a CBR1100XX da Honda, a primeira moto a bater a casa dos 300 km/h totalmente original de fábrica. Em uma época onde “quanto mais, melhor”, a CBR1100XX criou a categoria Ultimate Sport Touring, onde as principais características são o desempenho assombroso do motor, a aerodinâmica impecável e o tamanho avantajado. Outras Motos já haviam tentado esta receita, como a Kawasaki ZX-11 por exemplo, mas foram mal sucedidas em atravessar a barreira dos 300 km/h.

Suzuki Hayabusa 1999

Para concorrer com a CBR1100XX, que tinha o codinome “Blackbird”, pássaro negro em inglês, foi que a Suzuki criou a Hayabusa. “Hayabusa” é o nome do único predador natural do pássaro negro.

A Hayabusa segue a mesma fórmula da concorrente, exceto pelo motor de quase 1300 cilindradas, maior e mais potente. Auxiliado ainda por grandes entradas de ar forçado, que compõe o sistema SRAD já consagrado nas motos esportivas anteriores da Suzuki. Trata-se de um sistema que força a entrada de ar para o motor a medida que a velocidade da moto aumenta. Funciona como um turbo, mas em menor escala.

Desde então a Hayabusa mantem o posto de moto mais veloz do mundo. Em 2008 (2009 no Brasil), ela sofreu uma grande atualização, que deixou ela ainda mais rápida e imponente. Ficou maior e melhor. Nesta época, a Kawasaki já tinha a ZX14 com seu motor de 1400cc que, mesmo sendo maior, não conseguia ter o mesmo rendimento da Hayabusa.

Suzuki Hayabusa 2008 Laranja

E é esta a versão 2012 que desembarca por aqui. No Brasil desde 2009, o modelo atual da Hayabusa não sofreu modificações, e segue sendo a moto mais veloz do mundo. Porém seu legado está sendo ameaçado pela nova Kawasaki ZX-14R, que promete entregar desempenho nunca antes visto em outra Motocicleta. Mas isso é assunto para outro post.

Suzuki Hayabusa 2012 Preta

Modificações mesmo ficam por conta dos novos grafismos e cores, que agora são Preta com grafismos vermelhos, branca com grafismos marrons, e azul escuro com grafismos em azul claro.

Suzuki Hayabusa 2012 Preta


Suzuki Hayabusa 2012 Branca


Suzuki Hayabusa 2012 Azul

A Hayabusa 2012 já pode ser encontrada em toda a rede de concessionários Suzuki, pelo valor de R$ 56.000,00.

Ficha técnica

Motor
Tipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigerado a líquido e cárter úmido.
Cilindrada 1340cc
Diâmetro x Curso 81,0 x 65,0 mm
Taxa de compressão 12,5:1
Potência máxima 197 cv @ 9.500 RPM
Torque máximo 15,81 kgf.m @ 7.200 RPM
Marcha Lenta 1.350 RPM +/- 100
Capacidade de óleo 3,5 litros
Combustível
Alimentação Injeção Eletrônica
Tanque de combustível 21 litros
Eletrônica
Ignição ECU/CDI
Partida Elétrica
Bateria 12V 12Ah selada
Farois 12V 55W H11 x 2
Transmissão
Embreagem Multi-discos banhada a óleo com acionamento hidráulico.
Câmbio Manual sequencial de 6 marchas
Transmissão final Por corrente com o-ring
Quadro
Tipo Berço duplo em alumínio
Dimensões
Comprimento 2.190 mm
Largura 735 mm
Altura 1.165 mm
Distância mínima do solo 120 mm
Distância entre eixos 1.480 mm
Altura do assento 805 mm
Peso seco 220 kg
Peso em ordem de marcha 260 kg
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico hidráulico invertido com ajuste de pré-carga da mola, mergulho e retorno, curso de 120 mm.
Traseira Braço oscilante monoamortecido com amortecedor a gás e ajustes de pré-carga da mola, mergulho e retorno, curso de 140 mm.
Roda dianteira De liga leve de 17 polegadas
Roda traseira De liga leve de 17 polegadas
Pneu dianteiro 120/70 17 M/C 58W (sem câmara)
Pneu traseiro 190/50 17 M/C 73W (sem câmara)
Freio dianteiro Dois discos flutuantes e ventilados, de 310 mm, mordido por pinças de 3 pistões cada, 6 no total.
Freio traseiro Disco único ventilado, de 260 mm, mordido por pinça de 1 pistão.
Preço sugerido (2012) R$ 56.000,00
Cores (2012) Branca, Preta ou Azul

Compartilhe!