Motos 250cc – As opções atuais

As motos de 250cc hoje são uma excelente opção para quem procura economia mas com um quê de moto maior, que sirva para pequenas viagens ou mesmo para longas aventuras, dependendo da disposição do piloto. As motos de 250cc apresentam uma performance razoável, que para o transito urbano excede qualquer necessidade, e que nas rodovias são capazes de manter uma boa velocidade. A potência destes motores varia na faixa de 20 a 30 cavalos, e o torque fica na casa dos 2 kgf.m.

As principais motos 250cc atualmente vendidas no Brasil são:

  • Yamaha YS 250 Fazer IE
  • Kasinski Comet 250 Phase 2
  • Sundown Vblade 250
  • Yamaha XTZ 250 Lander IE
  • Kasinski Mirage 250

A Fazer da Yamaha foi lançada em 2005, mas apesar de ser mais avançada do ponto de vista tecnológico, ainda não vende tanto, mesmo tendo o preço bom. A Fazer tem 21cv e atinge 140 km/h. O painel tem mais funções, como o hodômetro da reserva, e a moto tem a incrível capacidade de 19 litros no tanque. Mas a principal diferença mesmo está no uso da Injeção Eletrônica, o que garante a Fazer muito mais economia de combustível e suavidade na aceleração.


Yamaha YS250 Fazer IE

A Lander da Yamaha, que tem o mesmo motor da Fazer e a mesma injeção eletrônica. A Lander tem contagiros no painel, e o freio traseiro é a disco. A Lander custa cerca de 700 reais a mais do que sua concorrente, mas vale a pena, pois a moto tem muito mais tecnologia.


Yamaha XTZ250 Lander IE

A Kasinski Comet, apesar de ser uma 250cc também, se encaixaria em outra categoria, pois o motor tem uma concepção muito diferente das 250 que já apresentei. Ela tem motor de 2 cilindros em V, com 32,5 cavalos de potência. É a 250 mais veloz, atinge até 170 km/h. Ela também é maior, tem aparência de uma moto 600cc. Ela realmente enche os olhos, pois é muito bonita. O que não ajuda é o preço, cerca de 40% maior do que da Twister e Fazer, e a marca, que não tem a mesma abrangência das concorrentes no território nacional.


Kasinski Comet 250

A Kasinski Mirage tem o mesmo motor da Comet, porêm com um cabeçote diferente, que reduziu a potência do motor para 28 cavalos, mas em compensação melhorou a média de consumo e o torque da moto. É uma moto tipo Custom, muito bonita também. Ela é grande, e muito boa para viagens longas, pois o motor é suficiente para manter uma boa media horária sem gastar muito combustível.


Kasinski Mirage 250

E por fim, a Sundown Vblade, que tem um motor com 2 cilindros em V também, que produz 19,5 cv de potência… Eu acho pouco, para um motor deste tamanho, mas ela deve compensar essa baixa potência com um baixo consumo.


Sundown VBlade

As 250cc são boas opções para quem quer uma moto que empolga e não quer gastar muito. É uma categoria muito atraente para quem está dando os primeiros passos no mundo das duas rodas.

Veja também