Capacete YOHE 908 – Teste Completo

Eu estava esperando para ver se alguma empresa iria se interessar em patrocinar as análises que vou fazer no MotosBlog, mas até agora ninguém se prontificou, então vou fazer por conta própria. Mesmo ninguém tendo me patrocinado, o troco que o AdSense me dá foi quem pagou o capacete. Então, foram vocês quem pagaram o capacete pra mim. Nada mais justo do que devolver em troca uma bela análise sobre ele.

Este capacete sofreu em um passado recente um grande problema. O certificado do INMETRO foi suspenso, por uma suspeita de qualidade, mas logo voltaram a ser emitidos, e hoje estão à venda em todo lugar.

O grande atrativo deste capacete é o preço. É um capacete muito bem acabado, bonito, com boa viseira, no mesmo nível dos HJC e CMS, porém com um preço bem mais em conta. Eu paguei 300 reais neste.

A Viseira


A viseira é cristal, de acordo com as novas normas para uso de capacete. Ela tem 2 mm de espessura e é feita de material acrílico. Ela é muito nítida, clara, e não embaça. Eu tomei uma chuva com ele e a viseira não ficou embaçou. Porém, como pode ver na foto, ela já riscou… Mas isso aconteceu porque hoje um motoqueiro lunático bateu em uma moto que estava ao meu lado, e a moto dele saiu voando e o espelho bateu na minha viseira… Não cai, mas já serviu para “estrear” o meu capacete… Mas particularmente achei que a viseira poderia ter um tratamento anti-riscos, pois a pancada foi bem de leve.

O Casco

O Casco é feito de ABS (Plástico Injetado), tem entradas de ar no nariz, na testa e em cima da cabeça. Ele é o capacete mais leve que já tive até hoje, pesando 1400 gramas. O casco tem também um acabamento que faz um efeito aerodinâmico quando em alta velocidade, evitando que o vento fique mexendo a cabeça (meu Zeus e meu HJC eram horríveis neste sentido). Este acabamento também serve para direcionar o ar para dentro do capacete, pela entrada de cima da cabeça, e também para levar o calor de dentro do capacete para fora, por meio das saídas de ar atrás.

O acabamento

Ele tem um acabamento em borracha em toda a parte de baixo, que serve para suavizar a borda do casco, e para segurar o forro em seu devido lugar. Também tem um acabamento em borracha em toda a borda do casco onde fica a viseira, fazendo a vedação para que não entre água nem ar pelas bordas da viseira. Realmente muito bom. O forro é feito de tecido confortável na parte que fica em contato com a pele, e de tecido transpirante na parte de trás e de cima. A parte de baixo tem acabamento em couro, e o fecho é do tipo engate rápido, com argola metálica para prender na moto. Só acho que faltaram os adesivos refletivos exigidos por lei, que eu tive que comprar a parte.

Conclusão

Acredito que este capacete é o melhor que tive até hoje (e o mais barato). É muito leve, confortável e em altas velocidades não fica mexendo a cabeça. O acabamento é de primeira e o preço é muito bom. Só não gostei da viseira não ter tratamento anti-riscos e do espaço onde ficam os ouvidos, que não tem tecido algum, e os ouvidos ficam suspensos sem contato com nada… Por este motivo o som do vento fica mais alto em altas velocidades, mas nada que chegue a atrapalhar. Com certeza é um excelente capacete de entrada, para quem quer um bom capacete sem gastar muito.

>

Veja também