GravatarMotos Blog » Acessórios, Dicas

Bagageiros e Bauletos


Bauleto GiviUm dos maiores problemas das Motos é a falta de espaço para bagagem. As mochilas resolvem boa parte do problema, mas quando a carga é mais pesada ou a viagem mais longa, elas podem acabar por cansar o piloto ou a garupa demasiadamente. Ou então, para quem usa a Moto para ir para o trabalho ou faculdade todos os dias, falta o espaço para ter uma boa capa de chuva, ou mesmo guardar o Capacete para não ter que ficar carregando.

Para resolver estes problemas, as melhores opções são os Bagageiros e Bauletos.

O bagageiro é uma armação de metal, que é presa a parte traseira da moto, e que serve de base para que você possa prender a sua bagagem nele. Com ele você pode levar pequenas mochilas, prender outro capacete… Enfim, o que o tamanho e a imaginação permitirem. Ele também é necessário caso você queira ter um Bauleto, pois o bauleto é instalado no bagageiro.

Com o Bauleto, você tem um compartimento ótimo para guardar coisas, pois ele tem uma fechadura e só pode ser aberto ou retirado com chave. Além disso, ele protege a bagagem da chuva e sujeira.

GSX-F 750 com Bauleto

Existem muitos tamanhos de Bauleto, e muitos fabricantes. Os bauletos de 27 litros são os menores, dentro deles cabe um capacete, ou um kit de chuva simples, ou a bagagem de uma pessoa para uma viagem curta. São os modelos mais baratos, mas são pouco práticos pois a capacidade é pequena. Existem vários tamanhos, de 27 a 50 litros… Acima de 45 litros, o bauleto já permite acomodar 2 capacetes ao mesmo tempo, o que é muito bom para passear com garupa e guardar os 2 capacetes na moto enquanto se anda a pé. Ou ainda, acomodar o capacete, a jaqueta e tudo mais o que você queira.

O principal ponto negativo é a estética. Em algumas motos mais estreitas, os bauletos maiores ficam muito desproporcionais, mas nas motos maiores este não é um grande problema. De qualquer forma, o bauleto sempre “estraga” um pouco o visual da moto, mas a praticidade que ele proporciona normalmente compensa.

Os principais fabricantes de bauletos são a Italiana Givi, a Gow, a SHAD e a Tork. Alguns modelos de motos tem bagageiros originais de fábrica, mas a maioria das motos encontra este acessório no mercado paralelo. Os principais fabricantes são a Roncar, a Tork, a Camamori e a própria Givi. Os preços variam de acordo com o tamanho do Bauleto e da marca. Os da Givi costumam ser os mais caros, mas também os melhores. Um Bauleto de 29 litros custa em média 150 reais, e um de 45 litros custa algo em torno de 280 reais.

O Bauleto é composto de duas partes: O Baú e a Base de fixação. A base de fixação fica instalada no bagageiro da moto, e então o baú é encaixado na base. Desta forma, o bauleto pode ser removido da moto sem dificuldade. Isso é bom pois você pode usa-lo como mala, e ao chegar nos lugares, pode remove-lo inteiro e leva-lo com a bagagem e tudo para o local onde você vai ficar.

Eu sempre tive bauletos pois são muito práticos para viajar. Eu organizo minha bagagem dentro dele e não me preocupo com peso nas costas, chuva e etc. E para andar na cidade, eu o deixo em casa e uso apenas a minha mochila, pois normalmente não carrego muita coisa e no escritório tenho onde guardar minhas coisas. Uso apenas para fazer compras no supermercado.

Compare preços de Bauleto, Givi, Shad e Bagageiros no JaCotei.

Compartilhe este texto!


Digite o seu nome e e-mail abaixo e saiba quando o Motos Blog é atualizado! Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail! É GRÁTIS!

Seu nome
Seu E-mail

67 comentários

  1. Rodrigo Luna disse:

    Boa tarde….
    Sem duvida, um baú na moto faz a diferença na hora de pegar grandes distancias. As costas agradecem!!!
    Mas, (sempre tem que ter um “mas”) em pisos esburacados, é uma bateção danada. Não sei se nos modelos mais caros, isso acontece. O meu baú é um Shad de 39 Litros, e bate tanto que parece que a moto vai desmontar! Mas o conforto compensa a barulheira.
    Obrigado!!

  2. Daniel Ribeiro disse:

    Rodrigo, o meu é da Givi, e não faz barulho não… ele até que é bem silencioso.

    T+

  3. Flamir disse:

    Daniel,

    Dia 12/11 cai de moto na marginal TieTê e graças a Deus e os acessórios estou bem, estava + ou – 70K e com a pista molhada devido a chiva.
    Um motoby cruzou minha frente esbarrando aqueles bau enormes branco. Na hora tomei um baita susto e intuitivamente presionei o freio dianteiro onde derrapou e fui arremessado no asfaldo uns 10 metros. Todos os pontos de segurança da minha jaqueta mais as luvas com proteção de fibra de carbono estou inteiro.

    T+

  4. Daniel Ribeiro disse:

    Poxa Flamir, que pena rapaz! Certos tipos de tombo são inevitáveis, outros, aprendemos a evitar com a experiência. Graças a Deus você está aqui para contar a história! Na proxima vai saber o que fazer! Bo sorte na recuperação (sua e da sua moto)!
    T+

  5. Ricardo Miyazaki disse:

    Tenho uma XT660 e gostaria de começar a viajar, porem ai vem a grande duvida…qual marca de bauleto e alforges comprar.
    No Brasil, a marca GIVI e mais conhecida, porem gostaria de saber quais marcas nacionais e importadas tem a vem por aqui.
    Será que alguem teria alguma sugestão???
    A GIVI e a melhor opção ou teria mais alguama outra opção…

    • Fabiola trevs disse:

      Pessoal, pra quem gosta de baús, indico uma marca nacional, fabricados em Curitiba/Pr os baús da Scam Moto Parts são muito resistentes, feitos em Liga leve (305) e muito mais bonitos que os da Roncar e givi…

    • Luciana disse:

      Gente realmente não tem comparação os Baus da GIVI são os melhores,é preciso escolher a base e suporte certos para sua moto e problema resolvido.

      Luciana

  6. Daniel Ribeiro disse:

    Ricardo, obrigado pela visita.
    Eu sempre tive Givi, e sempre gostei. São muito bem acabados e a diferença de preço normalmente é pequena.

    T+

  7. Lucimara de Morais disse:

    Estou pensando em colocar um baú na minha moto pela praticidade pq na verdade eu os acho horríveis. rsss o menos feio que vi foi um da marca Gold (em uma moto na rua) mas não encontro no mercado por acaso alguém sabe onde encontrá-lo? t+

  8. Luiz Marques disse:

    Atualmente uso um Baú Give E 450, esse é o 3º, o 2º quebrou num acidente, para evitar barulheira ao passar por buracos forrei internamente com EVA embaixo e em cima, estou pensando em adaptar iluminação no baú (Luz traseira e luz de freio). Além disso utilizo uma mochila magnética no dia-a-dia que fica presa ao Tanque como Alforge, facilita bastante não carregar carga nas costas. T

  9. Ressaka disse:

    Alguem poderia me informar onde posso adquirir um BAÚ Acima de 80lts para ser colocado em uma DT200 *Motard* Agradeço a todos que puderem me dar uma dica*PS preferencia um modelo não enorme

  10. Daniel Ribeiro disse:

    Lucimara, bauletos são meio feios mesmo, mas logo você acostuma. E eles são tão práticos que você não vai mais conseguir se virar sem eles. Boa sorte!

    Ressaka, bau de 80 litros? É muito grande cara… Isso ai é bau daqueles de motoboy, quadrados e feitos em fibra de vidro. Não tem como um bau de 80 litros não ser enorme. Boa sorte com sua busca!

  11. Ressaka disse:

    Daniel,grato pelo toque,não tenho idéia exata do prospecto de um de 80 lts,bem na verdade preciso de um que caiba uma CPU(de computador) Apenas isso.Grato

  12. Daniel Ribeiro disse:

    Ressaka, dependendo do tamanho do gabinete do computador, um bauleto de 45 litros da Givi já dá para o gasto. Se for daqueles gabinetes compactos, tipo HP, cabe tranquilo.

    Naquelas caixas de motoboy cabem até 2 gabinetes, lado a lado.

    T+

  13. sandra cassiano disse:

    Parabens pela forma desprendida e amiga com que responde aos seus comentários. Isso é de grande valia para todos.

  14. Antonio Carlos disse:

    Tenho um Baú Guivi 33, e após alguns estudos adaptei um break light e iluminação auxiliar no seu refletor.
    Ficou muito bom
    Utilizei uma placa de circuito impresso padrão, onde coloquei 16 led’d de alta intensidade.
    Ficou compacto, bem firme e dá um super visual devido à utilização dos led´s de alto brilho.
    Aconselho.
    Se alguém quiser dicas, é só pedir.
    Vou tirar fotos e depois disponibilizarei o link para darem uma olhada em como ficou.
    Um abraço a todos.

  15. Pnelop disse:

    Tenho uma scooter lazer 150cc da dafra, preciso andar com o notebook, só que a mochila não ta aguentando o vento. Estou pensando em colocar um bauzinho que caiba o meu pc. tem algum pra indicar, que caiba o notebook e o meu capacete.

    valeu…

  16. Daniel Ribeiro disse:

    Pnelop, já passei por este problema também, não sabia o que fazer com o Notebook.
    Os bauletos certamente terão espaço para o Note, mas o problema é que eles vibram e chacoalham demais quando a moto está em movimento, e assim você pode acabar danificando o notebook. Mesmo que ele esteja dentro de uma mochila ou pasta, o HD normalmente não aguentar o movimento intenso e tem sua vida útil severamente reduzida.

    A dica que eu dou é a seguinte: Vá até uma loja de mochilas (tipo LePostiche) e compre uma destas mochilas esportivas com compartimento para Notebook. Tem algumas da Nike que são muito boas, com as alças reforçadas e acolchoadas. E o melhor: Se parecem com mochilas comuns, não dá pra dizer que tem um notebook ali.

    Atualmente eu não tenho carregado muito o Notebook, mas quando preciso, eu levo em uma mochila da FICO, que também tem o mesmo compartimento e é muito legal.

    É melhor carregar o notebook junto ao corpo, assim ele balança menos e certamente não vai ter problemas.

    T+

  17. Antonio Carlos disse:

    Pnelop.
    Lá na Rua Aurora, travessa da Santa Efigênia, no centro de SP, tem uma loja especializada em mochilas para Notebook’s.
    Tem um modelo que é bem reforçado, e inclusive tem garantia vitalícia.
    O interessante desses modelos, é que os Notebooks não ficam no fundo das mochilas, ficam mais no alto, evitando batidas caso as mochilas caiam.
    No bauleto para moto não é aconselhável transportar, devido ao excesso de trepidações, conforme o daniel mencionou. E como você deve saber, esses equipamentos são bem sensíveis.
    Então o negócio é investir em uma boa mochila mesmo.

    Essas que mencionei estão em torno de R$ 150,00 (nessa loja).

    (Vou ver se encontro o endereço e o telefone, e informarei aqui depois..

  18. David Farias Quiles disse:

    Queria saber onde posso comprar um bagageiro bem forte para botar um bauleto grande em uma CEBÊ 450 DX 1988, algo bem forte , bonito e com certeza que seja ja testado em uma DX 1988, pois ja comprei dois modelos que não encaixaram.

    ATENCIOSAMENTE
    David Quiles

  19. Daniel Ribeiro disse:

    Amigo David. é difícil encontrar acessórios para uma moto tão antiga! Fiz uma rápida pesquisa e não encontrei fabricantes de bagageiros para a sua moto. Você pode tentar falar com algum serralheiro e construir um bagageiro artesanalmente para a sua moto. Pode ser uma boa solução. Até mais!

  20. Buguelinho disse:

    Olá, pessoal!! Quero comprar um Bauleto e achei um da marca GOW alguem conhece?Se é bom?!
    Ai!!! Antonio Carlos estou pensando em fazer o mesmo que vc fez com seu bauleto será que vc pode passar como ficou e dar algumas dicas de como fazer? Obrigado a todos!!!!

  21. AURELIO disse:

    INSTALEI UM DA GIVI TRAFFIC EM MINHA KANSAS DAFRA ESSE BAULETO JA USEI EM OUTRA MOTO E AINDA ESTA NOVINHO MAIS QUE O DANADO DESCARACTERIZA ALGUMAS MOTOS HÁ ISSO ELE FAZ, MAIS A PRATICIDADE DE JOGAR TUDO LA DENTRO E RODAR VALE A PENA.

    SDS,

  22. Eduardo AA disse:

    Comprei antes de ontem um bauleto Givi de 45 litros para minha Fazer 250. Desembolsei um total de R$ 230,00 na própria concessionária da Yamaha, sendo R$ 180,00 o bauleto e R$ 50,00 o bagageiro.

    De fato, a praticidade e conforto compensa qualquer prejuízo estético. E nem fica tão feio assim. É só uma questão de costume.

    Todos os bauletos tripidam muito enquanto a moto está em movimento, porque ficam extremidade. Nas vias danificadas então a coisa pega. Entretanto, meu bauleto é um primor. Não faz qualquer barulho. Hoje mesmo no meu trecho de volta do trabalho peguei um pouco de chuva. Então, foi só abrir meu bauleto, colocar a capa de chuva e terminar o itinerário. Perfeito.
    Recomendo a todos.

  23. Carlinhos disse:

    Se realmente comprar minha YES pode ter certeza que será com um bagageiro afinal de contas sempre se carrega alguma coisa por menor que seja e na moto isso fica impraticável.Mas tenho dúvidas quanto a ter que tirar ou não o suporte da rabeta aquele do carona.Porque gostaria de ficar com o original.

  24. mazinha disse:

    olá gostaria de saber se e aonde encontro o miolo da fechadura do bauleto da tork , pois nao encontro. ele quebrou e ao posso andar com o bauleto aberto por aí…um telefone ou endereço já ajuda…obrigada!!

  25. mazinha disse:

    o miolo da meu bauleto quebrou e gostaria de saber se encontro peça de reposição…o bauleto é da tork.
    obrigada!

    • Patricia disse:

      O meu bau foi arrombado e quebraram o miolo da chave tambem….o bau está perfeito… só tinha 2 meses de uso :( a marca dele é pross mas não acho nada na net.Se alguem puder ajudar!

      • Paloma Oliveira disse:

        Bom dia Patrícia!
        Por favor ligue aqui na PROOS para resolvermos seu problema.
        Creio que você deve ter nos mandado um email, mas infelizmente tivemos alguns probelmas com a internet, e consequentemente os emails não chegaram até nós.
        Aguardamos seu contato.

        Atenciosamente,

        Paloma Oliveira
        (11) 4398-6161

  26. robson disse:

    boa noite amigo, gostei muito dessa reportagem sobre o baú. Pode ser muito feio mesmo, mais e muito prático e útil mesmo, agora estou procurando o suporte do baú para A GSX 750 F ano 2001. Gostaria de saber como conseguir um desses da foto. Pois estou a procura ha algum tempo e so acho bolsa de tanque, ou alforge.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Amigo, talvez você tenha que mandar fazer um monorack para sua moto. Algum bom serralheiro pode fazer para você. Basta levar a moto lá e ajuda-lo dando opiniões e dicas. Normalmente eles tem todo o material necessário: Barras de ferro, equipamento de solda e máquinas de dobrar. Não deve ficar caro.

  27. Nelsinho Carvalho disse:

    Olá pessoal!
    alguém pode me dizer se há algum bauleto para a comet gtr-250?
    Pois para carregar bagagem e garupa fica difícil né?
    agradeço se puderem me ajudar ok?
    abraços,
    nelsinho.

  28. Aírton disse:

    Muito bom esse texto falando sobre os bauletos de motocicletas.

    Para os motociclistas que usam a moto para trabalhar ou até mesmo ir ao trabalho, eu acredito que uma motocicleta não pode ficar sem um bauleto, eu digo isso pois eu coloquei um bauleto na minha moto e foi a melhor coisa que fiz!

    Abraços!

  29. Márcio Cruz disse:

    Gostaria de saber se alguem sabe onde encontrar um suporte (bagageiro) para colocação de bauleto em Rórnet 2008. Obrigado.

  30. jhony disse:

    Procuro por alguem que tenha ou faça bauletos e bagageiro laterais para virago 535.

    Favor me contatar

    Ouvi falar de um tal de Nelcinho la por perto de Vargem Grande do Sul mais não consegui contato.

  31. Reginaldo disse:

    Tenho uma Rórnet 2009, e gosto de viajar, mas levar a mochila nas costas é cansativo. Além disso, quase sempre levo minha esposa comigo. Gostaria de saber qual o equipamento mais prático para essa moto, e que não fique feio. Acho os alforges práticos, mas ainda não vi um modelo para a Rórnet, e não sei se combina com o seu estilo.

  32. geraldo alves vicente disse:

    por favor gostaria de saber se alguem sabe onde eu encontro a fechadura completa do bau de moto gold, pois a minha quebrou, e não consigo encontrar.
    um abração a todos.

  33. São Bento do Sul – Curitiba | Motos Blog disse:

    [...] Bento do Sul a Curitiba foi uma experiência interessante. Estávamos a Luana e Eu na Falcon, com o bauleto de 45 litros carregado, uma mochila enorme presa em cima do bauleto e ela ainda segurava o meu [...]

  34. Rene Alves disse:

    Ola, Daniel

    Sou musico e quando vou tocar na noite preciso transportar uma caixa de som que mede 40cm de altura 40cm de largura e 22cm de fundo,ela pesa +ou – 5 kilos,qual bauleto vc acha que cabe essa caixa com esse peso?

    Abraço.

  35. fabiana disse:

    bom dia.

    Sempre fui uma garupeira , e agora adquiri minha 1º moto.quero comprar um bau para minha moto NXis Érre 150 mas não sei qual suporte é compativel e o bau mais adequado.
    Se puder me ajudar ficarei grata.

    Obrigada
    Bia

  36. Amarildo fier disse:

    Bom dia pessoal! Alguem sabe onde posso encontrar suporte para fixação de bauleto traseiro para minha suzuki gsx750F 1999. parece que existe para todos os tipos de motocicletas menos pra minha. Abraço

  37. ricardo disse:

    ola amigos tenho uma moto zig da dafra e gostaria de por um baulete mas nao consigo achar o bagageiro para minha moto ja fui na dafra e em varios outros lugares mas nao achei aguem sabe me dizer a onde consigo achar o se tem agum de outra marca q posso usar

  38. Pedro Lucas disse:

    Daniel,

    Sabe me informar se é possível instalar um bauleto 45 litros numa Intruder 125? Sei que vai ficar despoporcional, mas o que preciso saber é se a moto aguentaria. A finalidade é poder acomodar 2 capacetes. Obrigado.

  39. rosa disse:

    Onde poderia encontrar esse produto em Recife?

  40. Waner disse:

    Gostaria de saber onde consigo um bagageiro para
    a Dafra Zig, aquela que é igual à Bomba Biz!
    Não sei se o Bagageiro da Biz serve nela!
    Como a Zig não tem compartimento embaixo do
    banco, preciso colocar um baulete nela!
    Obrigado!

  41. guilherme disse:

    boa tarde tire uma duvida eu tenho uma fan 2011 queria colocar um bau que pelomenos cabesse dois capacete pensei em colocar um bau de 45 vc acha q vai fikar bom ou a moto nao vai aguentar oq vc me aconselha obrigado

  42. Jose Gabriel GOOD disse:

    Boa noite sofri um acidente e quebrei a fechadura do bau givi 45 L
    alguem pode me ajudar se existe peças de reposiçao

  43. Antonio disse:

    Eu tenho uma Bomba Xis ÉrreE-300 e estou pretendendo colocar um baú, com a finalidade de fazer viagens curtas e longas, de 300 a 4.000 kms. Gostaria de saber se o de 45 litros da givi ficaria muito desproporcional, e se isso poderia criar um desiquilíbrio na moto. obrigado.

  44. Fernando Carlos disse:

    Prezados amigos tenho um baú da Givi de 45 litros na minha Fazer 250 c.

    É o melhor baú da categoria, ele não quebra. Uso ele diariamente há 5 anos. Troco a moto de 3 em 3 anoa mas o baú continua o mesmo!

    Agora quanto ao barulho, não importa a marca todos fazem barulho com o tempo. So não faz qdo ele é novo, mas em pouco tempo começa a fazer barulho, qdo se anda em vias de calçamento. No asfalto ele é silencioso. A solução é levar a moto em uma oficina e fazer um serviço pra tirar ruido ( geralmente colocando borracha) na base dele e por dentro.

    Abraço

  45. Augusto Vieira disse:

    Primeiro eu tinha uma certa resistência em colocar um bauleto, achava feio, mas depois me acostumei com a ideia e coloquei um da Proos (acho que é esse o nome da marca) na minha Bros, embora seja de 29litros, deu para organizar um pouco da minha tralha.

  46. Wilton Portugal disse:

    Olá Daniel.

    Veja que interessante.

    Um post de 2007 e quem lê em 2012 (cinco anos após) fica informado e grato.

    Isso mostra a importância e atualidade dos assuntos aventados aqui.

    Parabéns pela qualidade e obrigado pela ajuda que o Motos Blog proporciona.

    Boa pilotagem a todos, e muito juízo…

  47. Andrei Correia disse:

    Olá, Daniel!
    Tudo bem?

    Há três dias tenho lido vários posts do seu blog. As dicas são muito bem vindas!… Sem falar nas curiosidades e troca de informações com os demais motociclistas… … Parabéns mesmo!!

    Sobre este assunto, tenho uma dúvida.
    Existe um limite para o uso do bauleto e/ou mochila?

    Pergunto, pois sofri uma queda há pouco mais de 40 dias. Isso me rendeu lesões no joelho e ombro, ambos do lado direito.
    Eu estava voltando do trabalho numa Sexta. Como moro em Sumaré/SP e trabalho em Jundiaí/SP, fico a semana lá e retorno nas Sextas.

    Acontece que estava usando o bauleto e a mochila pra trazer minhas coisas (roupas sujas e calçados no bauleto e, na mochila, meu laptop, carregadores dos celulares, etc).

    Ao avançar para adentrar a pista (retorno à direita) que me ligaria com a Rod. dos Bandeirantes, senti a traseira jogar para a esquerda. Logo em seguida, não sei se pela aderência do pneu com o asfalto, a moto me “catapultou” para o lado esquerdo… Tanto é que os danos estão deste mesmo lado.

    Disseram que eu estava carregando muito peso – o que me fez questionar… Então eu não posso andar com um passageiro de 40, 50kg na garupa??!!??

    Acredito que eu não estava carregando esse peso todo, pois costumo fazer viagens de avião com essa mesma mochila; ela bem mais cheia do que estava, na hora do check in, tem que ter, no máximo, 18kg.

    PS.: Eu estava com uma NRX 150 Bros. O asfalto estava em perfeitas condições, sem sujeira nem água… E outra. Minha velocidade estava baixa, pois é um acesso em curva e acentuado… Piloto com os devidos cuidados.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Andrei, o passageiro vai sentado no banco e geralmente o seu peso fica exatamente sobre o eixo da roda traseira.

      Por outro lado, o bauleto fica mais para trás, e o peso fica bem longe do centro de gravidade da moto. Colocar muito peso no bauleto muda muito o comportamento da moto, dá para perceber isso claramente apenas por pilotar.

      É preciso pilotar com mais atenção e fazer as curvas com mais cuidado quando o bauleto está carregado.

      Boa sorte!

  48. Marlesson disse:

    Olá Daniel,

    Você sabe me dizer se nesse modelo da Fazer (Tanto a blueflex quanto a normal) tem algum mecanismo pra usar a “redinha” pra amarrar coisas? Algo que possa prender a mochila com elástico e tal.

    O modelo antigo tinha umas “alcinhas” embaixo do banco.

    Att,

  49. LUIS CARLOS VICENTE disse:

    Tenho uma moto Bros 150, aquela parte traseira da moto ja serve com bagajeiro ou tem que comprar?
    Qual a durabilidade de Tork pra o Givi?

  50. valeria disse:

    ola!!! Boa tarde! Estou querendo colocar um baú da givi de 45 litos na minha Xis Érree.Você acha que vai ficar feio.Eu gostei muito das suas dicas parabéns e muito obrigado…

  51. valeria disse:

    valeria disse:

    ola!!! Boa tarde! Estou querendo colocar um baú da givi de 45 litos na minha Xis Érree.Você acha que vai ficar feio?Eu gostei muito das suas dicas parabéns e muito obrigado…

  52. olintho disse:

    boa noite.quero um bau p falcon 2014 vermelha p 2 capacetes, 45 litros, o mais resistente na faixa dos 300 reais. preciso urgente pq tenho um amigo q esta ai em curitiba e volta esta semana p natal rn. obrigado., contato 84 98195851

  53. César disse:

    Olá amigo, comprei recentemente uma DAFRA Speed 150. Gostaria de saber se depois que instalar o bagageiro original dela posso instalar o bauleto, independentemente, da forma do bagageiro. Fico com dúvidas pois é uma moto pouco comum no mercado. Fico receioso de comprar o bagageiro e deopis o bauleto não servir. Muito Obrigado



  54. Comente este texto!

    ATENÇÃO: Todos os comentários são revisados antes de entrar no ar. Antes de escrever, pense: "Se eu fosse o dono deste blog, eu aprovaria este comentário?". Propagandas serão apagadas. Caso queira anunciar no Motos Blog, clique aqui. Veja a nossa política de comentários. Pedidos de manuais não serão atendidos.

    Você pode usar estas tags:
    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Este blog suporta Gravatars. Para ter a sua foto nos comentários, cadastre-se no Gravatar.