DPVAT parcelado em 2013

O Seguro Obrigatório DPVAT (Danos Pessoais para Vítimas de Acidentes de Trânsito) agora poderá ser parcelado juntamente com o IPVA.

A determinação é do DENATRAN (Departamento Nacional de trânsito), que ressalta que cabe a cada estado decidir se irá ou não permitir o parcelamento do prêmio do seguro. É possível que em 2013 ainda não seja possível, já que estamos em Novembro e os Detrans estaduais podem levar algum tempo para adaptar seus processos internos.

A medida deixa claro que não há nenhuma intenção do governo ou da seguradora Lider reduzir o valor do seguro. Para eles, é melhor facilitar o pagamento parcelando o mesmo em vez de simplesmente reduzir o preço.

Atualmente o valor do DPVAT para motocicletas é de R$ 279,27. E até a determinação, este valor tinha de ser pago a vista, juntamente com a primeira parcela do IPVA e a taxa de licenciamento.
No estado de São Paulo, o IPVA pode ser pago em apenas uma vez, com desconto, ou em 3 vezes, sem desconto. Em outros estados o parcelamento do IPVA varia. No Paraná, por exemplo, o parcelamento pode ser feito em até 5 vezes.

Deste modo, o valor do DPVAT poderá ser parcelado pelo mesmo número de vezes que o IPVA.

Vale ressaltar que este parcelamento não pode ser realizado no primeiro licenciamento do veículo. Neste caso, o valor deve ser pago a vista.

Dúvidas? Críticas? Deixe um comentário!

Veja também