Como trocar o óleo e o filtro de óleo da V-Strom 650

A semana é de feriado, mas o blog não descansa! Para começar bem a semana, fiz um pequeno tutorial em vídeo ensinando como trocar o óleo e o filtro de óleo da Suzuki DL650 V-Strom.

O procedimento é muito simples, não exige praticamente nenhuma habilidade especial e pode ser realizado em qualquer lugar, na sua casa, em um posto de gasolina, no meio do deserto do Atacama… Você decide! É bom saber realizar esse procedimento em viagens longas, pois você nem sempre pode encontrar mão de obra “confiável” pelos lugares onde vai passar.

Materiais necessários

Para o trabalho, você vai precisar de:

  • Uma bandeja ou recipiente grande
    Deve ser grande suficiente para acomodar todo o óleo usado e para que possa receber o óleo do bujão e do filtro ao mesmo tempo.
  • Jornal, para forrar o chão
    Acredite, vai fazer sujeira.
  • Uma chave do tipo estrela ou L, tamanho 14

    Não use chave de boca, nem chaves multi-uso. Essas podem estragar o parafuso do bujão.
  • 3 litros de óleo SAE 20w50 API SL
    Yamalube, Lubrax Essencial
  • Um pequeno alicate
    Para o caso da tampa do reservatório estar muito dura de abrir com a mão.
  • Um funil
    E nem pense em usa-lo na cozinha depois!
  • Um pano velho
    Para limpar as mãos, ferramentas e partes do motor onde o óleo respingar.

Veja o vídeo:

Procedimento

Prepare o ambiente
Forre o chão abaixo do motor com jornal. Não economize, e espalhe o jornal bem, pois o óleo pode respingar bem longe. Coloque pesos para manter o jornal no lugar e evitar que o vento faça uma grande bagunça.
Coloque a bandeja abaixo do parafuso do bujão, que é por onde vai sair o óleo.

Se o motor estiver quente, espere esfriar um pouco (pelo menos meia hora). Assim o óleo vai estar morno e vai escoar mais rapidamente. Não trabalhe com o motor quente. É perigoso, além de ser mais difícil.

Remova o parafuso do bujão
Usando a chave 14 (Estrela ou L, não use chave de boca!), afrouxe o parafuso (sentido anti-horário em relação a rosca), e então, remova o parafuso com a mão. Ele vai sair facilmente. Se ele cair na bandeja, não tem problema. Depois você pode “pesca-lo” e limpa-lo com o pano.

Ao remover o parafuso, o óleo começa a cair na hora e em grande velocidade (se estiver morno). Enquanto ele escoa, podemos trocar o filtro de óleo.

Troque o filtro de óleo
Para remover o filtro antigo, é só gira-lo no sentido anti-horário.

E para colocar o novo, é só rosqueá-lo no lugar do antigo. Ele já vem com o retentor de borracha. Então basta encostar, apertar um pouco e está feita a troca. Mais simples, impossível!

Coloque de volta o parafuso do bujão
Basta rosqueá-lo com a mão até o final, e então, usar a chave 14 para dar um pequeno aperto. Não aperte muito, pois o bujão é feito de alumínio e pode deformar-se facilmente, além de dificultar a próxima troca.

Coloque o óleo novo
Na V-Strom 650, o motor requer 2.3 litros de óleo, mas como trocamos também o filtro, certamente será necessário um pouco mais. Como o óleo é vendido sempre em embalagens de 1 litro, compre 3 e você terá uma sobra para completar eventualmente.

Coloque então 2.3 litros de óleo através da entrada do reservatório (no lado direito do motor). Use o funil, ele ajuda bastante a não fazer sujeira.

Quando terminar, feche o reservatório e ligue o motor por alguns segundos, só para o óleo circular um pouco. Depois, espere uns 5 minutos para que o óleo baixe novamente.

Assim, você vai ter a real noção de quanto óleo há no motor, e verá que o nível não estará na marca máxima. Pois agora, basta abrir novamente o reservatório e completar. Acredito que mais uns 100 ou 200 ml sejam suficientes para que o nível de óleo fique no máximo.

Viu como é simples? Se for organizado, em menos de 15 minutos você faz todo o trabalho: Preparar, executar e limpar tudo depois.
Para descartar o óleo usado, não jogue pela pia ou ralo! Não jogue na terra, na grama, na rua, ou em qualquer lugar público que seja! Coloque o óleo velho nas garrafas vazias de óleo, embrulhe-as com jornal, e leve a qualquer posto de gasolina, e eles vão fazer o descarte correto.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Veja também