Como calcular o consumo da sua moto

Pode parecer estranho, mas muita gente não sabe como calcular o consumo de sua moto (ou mesmo carro ou caminhão). Quando perguntado “quantos quilômetros sua moto faz com 1 litro de gasolina”, muita gente não sabe responder. Então aprenda a seguir.

Existem algumas formas de se fazer isso, mas vou explicar apenas a mais simples, e que funciona em qualquer moto. Nem todas as motos possuem hodômetro parcial (aquele que pode ser zerado), mas todas tem hodômetro total, então é por ele que nos basearemos.

1º Passo: Encha o tanque

Enchendo o tanque da moto

Basta colocar gasolina até encher o tanque. Não adianta colocar gasolina se o tanque não encher. Abasteça até completar o tanque.

2º Passo: Anote a quilometragem

Anotando a quilometragem inicial

No painel da moto há o hodômetro, que é aquele número que diz quantos quilômetros sua moto já rodou desde que foi fabricada. Anote este número no posto de gasolina, enquanto o frentista enche o tanque da moto.

3º Passo: Rode com a moto

Rodar – A parte mais legal do processo

Essa é a parte mais fácil. Rode pelo menos uns 50 km para poder ter uma boa precisão na medida.

4º Passo: Encha o tanque de novo

Encher o tanque novamente

Você deve parar novamente no posto de gasolina para encher o tanque novamente. Mas atenção: Fique atento a quantidade de gasolina que entrou na sua moto. Para isso, basta olhar na bomba de combustível quantos litros foram colocados.

Veja quantos litros de combustível foram colocados no tanque

5º Passo: Anote a quilometragem, o consumo e faça as contas

Anote a nova quilometragem

Anote no mesmo papel a nova quilometragem da moto, e a quantidade de litros de gasolina colocados. E então basta ver quantos quilômetros você rodou com essa quantidade de gasolina. Veja o exemplo abaixo:

  • Na primeira parada, a moto estava com 15431 km. O tanque foi abastecido até encher.
  • Na segunda parada, a moto estava com 15593 km o tanque foi abastecido de novo, e couberam 9,129 litros de gasolina.

A conta é a seguinte:
(Km da segunda parada – Km da primeira parada) / Litros

Se agora a moto tem 15593 km, e antes tinha 15431 km, significa que foram rodados 162 km desde a primeira parada, afinal, 15593 – 15431 = 162.

Se o tanque foi totalmente abastecido na primeira parada, e para encher de novo foram necessários de 9,129 litros, então para percorrer esses 162 km foram gastos 9,129 litros de combustível. Então, com 1 litro você pode andar 17,745 km, pois 162 dividido por 9,129 é igual a 17,745.

A conta ficou assim: (15593 – 15431) / 9,129 = 17,745.

Viu como é simples? Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário!

Veja também