Capacete Shark S900 – Teste completo

Já fazia tempo que estava procurando um capacete novo, e acabei esbarrando neste lançamento da Shark. Me apaixonei na hora!

Shark S900 Glow White

Já fazia tempo que o meu Shark S650 não estava mais bom. Ele nunca foi uma maravilha, mas de uns tempos para cá, estava simplesmente horrível: Entrando água pelos cantos da viseira, entrando vento por não-sei-onde, fazendo barulhos e com a viseira já bem riscada. Então comecei a procurar por um capacete novo. Comprei um HJC CS-R1 Poker, que a princípio me pareceu um bom capacete, mas tinha uma característica que se tornou um grave defeito para mim, que é a impossibilidade de instalar o comunicador Scala Rider. O espaço para os ouvidos era muito pequeno, e quando os auto-falantes estavam lá, ficavam apertando minhas orelhas. Tentei por horas fazer o ajuste, mas desisti sem sucesso.

Ai, passeando pela General Osório para provar os capacetes, esbarrei com o lançamento da Shark, o S900. Quando provei, foi amor a primeira vista: Encaixou certinho, ficou muito confortável e tinha espaço de sobra nos ouvidos, portanto os auto-falantes do comunicador não seriam problema.

Shark S900 Glow Branco

Shark S900

O Shark S900 foi recém lançado para substituir a linha S800 da Shark. Eu tive um S800 e adorava ele. Era leve, confortável e silencioso. O S900 possui as principais características do S800, porém, tem alguns recursos a mais, que são:

Subviseira fumê

Subviseira Fumê Shark S900

O S800S tinha um recurso muito interessante, que é a sobreviseira fumê. Essa sobreviseira era uma segunda viseira, sempre disponível para uso, e escurecia a visão quando usada. A noite, bastava levantar a sobreviseira e apenas a viseira transparente ficava a frente dos olhos. A solução é criativa, porém, havia um problema: A sobreviseira interferia na aerodinâmica do capacete. No S900, a Shark decidiu colocar a viseira escura dentro do casco, assim, ao acionar uma pequena alavanca, a subviseira fumê cai a frente dos olhos por dentro do capacete, escurecendo a visão e tornando a pilotagem mais agradável durante o dia. A noite, basta recolher a subviseira, que fica escondida em um compartimento dentro do casco especialmente criado para ela.

Alavanca de acionamento da Subviseira

Fecho rápido tipo cremalheira

Cinta Jugular do Shark S900

A cinta jugular do S900 possui um engate tipo cremalheira, que é mais fácil de colocar e tirar do que as argolas “D” tradicionais, e não tem o risco de travamento que acontece com o engate rápido tipo cinto de segurança. Além disso, há uma pequena margem de ajuste. Eu achei muito legal, pois pode ser aberto sem precisar tirar as luvas.

Entradas de ar

Entradas de ar do Shark S900

As entradas de ar realmente funcionam no S900. Ao abrir, é possível sentir na hora o ar circulando por dentro do capacete. Ele possui duas acima da testa e duas no queixo. O S800 e S650, eu não sentia diferença das entradas de ar.

Acabamento em couro e Bavete

No mais, o capacete tem tudo o que o S800 já tinha: Parte inferior das bochechas em couro, viseira de 2,2mm antirisco e antiembaçante, casco em resina termoplástica injetada (ABS), peso de 1500 gramas e narigueira. Enfim, é um bom capacete. Quem procura um capacete bonito, leve e moderno, pode comprar o S900 sem medo. O que eu comprei é com o grafismo Glow Branco, há outros grafismos bem legais também.

Na MotoBR tem o Shark S900 a venda com preços a partir de R$ 1.030,00. Clique aqui para ver e comprar.

Veja mais algumas fotos:

Veja também