Coloquei Farol Xenon na Falcon

Nesta sexta-feira instalei um Kit de Farol Xenon na minha moto, uma Honda NX4 Falcon.

Importei para mim, e trouxe alguns adicionais para vender. Mas este artigo é para falar do que eu trouxe para mim. Trata-se de um Kit Bi-Xenon H4, que substitui a lampada original da moto por uma lampada Xenon.

A principal vantagem deste tipo de iluminação é que ela é MUITO mais forte. Enquanto uma lampada de 55/60W ilumina a cerca de 65 metros de distância, uma de Xenon chega a iluminar até 105 metros, um aumento considerável. Além disso, a luz da lampada é totalmente branca, e o foco é bem espalhado pelas laterais, melhorando assim a visibilidade para os objetos que estão perto também.

Os kits para lampadas H4 tem uma particularidade. Como as lampadas H4 tem dois filamentos (um para o farol alto e outro para o baixo), não se pode usar um kit com outras lampadas, pois neste caso, existe uma lampada para o farol alto e outra para o baixo. O kit de Xenon para H4 tem uma lampada especial, que é dotada de um pequeno motor que troca a posição dela dependendo do tipo de iluminação desejada (Alto ou Baixo).

Nos testes que fiz neste final de semana, me surpreendi muito com a qualidade do kit. Ele realmente ilumina muito bem, seu material é de excelente qualidade. O reator é compacto, próprio para o uso em motos. É a prova d´água e de vibração. O controlador de alto e baixo é bem pequeno também. A instalação elétrica é simples e pode ser feita por qualquer pessoa (eu mesmo fiz na minha moto).

A Luz do Kit de 6000K é Branca, levemente azulada. Tem 3300 Lumens (a halogena tem 1000). Existem outros kits no mercado com 4000k (levemente amarelado), 8000k (azulado), 10000k (lilas) e 12000k (púrpura). Este número se refere apenas a temperatura da cor, mas a capacidade de iluminação para todos é de 3300 Lumens.

Eu recomendo. Um kit como este, além de deixar a moto mais bonita, vai tornar a sua pilotagem noturna mais segura. E mesmo de dia, um farol dotado de lampadas Xenon é melhor visto pelos outros do que um Farol com lampadas comuns.

Veja abaixo um vídeo onde eu demonstro como fica a iluminação. O vídeo não é muito bom pois minha câmera é um lixo. Mas dá pra ver bem como funciona o intercambio entre o farol alto e baixo.


Veja também