Instalando frisos refletivos nas rodas da moto

No final de semana passado a Luana resolveu que queria colocar frisos refletivos na Lead, mas o trabalho que parecia bem simples acabou se mostrando bem desafiador. Acompanhe.

Nós gostamos dos frisos pois eles deixam as rodas da moto com um visual bem mais legal, além de servir como um equipamento de iluminação passiva muito eficiente, ajudando a tornar a moto mais visível a noite.

Lead com frisos

Hoje em dia é muito fácil encontrar frisos refletivos a venda. No Mercado Livre existem muitas opções, e mesmo na moto-peças da esquina é provavel que você encontre. Geralmente, eles vem embalados em forma de rolo, de um único segmento, permitindo assim que se instale em rodas de praticamente qualquer tamanho. Neste que compramos, a embalagem dizia que ele é apropriado para rodas de 13 a 21 polegadas. Ficamos com receio de ele não servir na Lead, que tem rodas de 10 e 12 polegadas, mas decidimos comprar assim mesmo para ver.

Como ele é feito em um único segmento, ele é reto, e para colar ele na borda das rodas, ele terá de ser curvo para acompanhar a curvatura da roda. No começo, achamos que a medida mínima de 13 polegadas era justamente por isso: Talvez o adesivo não fosse flexível suficiente para se fixar em uma roda com raio menor. Mas no fim deu tudo certo, bastando apenas fazer o trabalho com calma e cuidado.

Vamos lá. Para instalar os frisos nas rodas da moto, você vai precisar de:
– 1 kit de friso (friso e aplicador plástico)
– Um pano macio
– Sabão
– Álcool liquido
– Toalhas de papel

Alguns kits de friso não acompanham o aplicador de plástico. EVITE estes kits, pois o aplicador ajuda a não colar errado o adeviso.

Limpando as rodas
O primeiro passo é limpar muito bem as rodas. Lave com água e sabão e com o pano. Seque com alguma parte seca do pano, e então, limpe as bordas da roda com álcool para eliminar completamente a gordura e poeira. E então, seque com uma toalha de papel.

Aplicando o friso
Passe o friso por dentro do buraco central do aplicador (pela parte de trás).

Adesivo por dentro do aplicador

Separe o adesivo do protetor

Adesivo separado

Deixe uma pequena parte do adeviso sobrando, e cole esta pequena parte na borda da roda, tomando cuidado para deixar o espaçamento correto com a parte interna da roda.

Colocando o aplicador no local correto

Pressione o aplicador contra o adesivo e a roda, a fim de unir os dois, e começe a arrasta-lo para fazer o adesivo rolar.
Faça isso devagar, pois muitas vezes o adesivo não gruda bem na roda, e pode acabar se soltando, então é bom você sempre pressionar o adesivo contra a roda após o aplicador ter passado.

Colando o adesivo

Você pode usar um pedaço seco do pano para pressionar o adesivo logo após ter passado o aplicador. Desta forma, o adesivo vai ficar colado e sem as bolhas que se formam na parte interna devido a curva que ele faz quando aplicado na roda.

Colando o adesivo

Pano para colar o adesivo

Ao chegar na metade da roda, interrompa o processo, vire a roda e recomece, tomando o cuidado de alinhar o aplicador novamente para que o adeviso não fique torto.

Quando estiver para terminar a volta completa, corte o adesivo deixando apenas 1 ou 2 mm de sobra, para não sobrepor muito o inicio do adesivo.

É só isso! Em poucos minutos você termina os dois lados das duas rodas.

Roda finalizada

Na Lead, sobrou MUITO adesivo, acho até que daria para fazer em outra. Mas em motos com rodas maiores, certamente não vai sobra muito adesivo.

Lead com frisos

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