Três anos de Motos Blog

Em 1º de Agosto de 2007, o Motos Blog foi lançado. Naquela época, não existiam blogs sobre motos no Brasil, apenas alguns poucos sites, mas que não ofereciam a interação que é inerente aos Blogs.

A verdade é que na época o recurso que mais me fazia falta era o RSS. Para quem não sabe, é uma tecnologia que permite ao leitor “assinar” um determinado Blog usando um programa agregador de Feeds, e receber automaticamente os novos textos, sem que pra isso tenha que se lembrar de visitar o Blog sempre. Naquela época, eu trabalhava em um lugar onde não tinha Internet, então eu acabava sem poder ler os meus sites favoritos. Com o RSS, eu poderia levar os textos no meu celular, e ler onde estivesse, sem depender da Internet. Se os bons sites da época tivessem RSS, provavelmente eu não me motivaria a começar o Motos Blog.

O RSS é um tipo de calcanhar de Aquiles para os blogs e sites “profissionais”. Ao mesmo tempo que ele facilita a vida do leitor, que não precisa se esforçar para chegar aos textos, ele dificulta a vida do site que depende de publicidade para viver, pois com o RSS, o leitor raramente visita o site, e então acaba não vendo a publicidade que existe nele. Ou seja, o RSS não dá dinheiro para o site (pelo menos, não diretamente).

Quando eu comecei o Motos Blog, eu já tinha outro Blog, chamado Viagens de Daniel e Luana. Um Blog bem menor, mais pessoal, com cara de diário de adolescente, que eu criei na época em que conheci a Luana, para colocar lá todos os relatos das nossas viagens e passeios. A intenção não era ganhar dinheiro, era apenas ter um lugar para os nossos amigos entrar e conversar conosco.

Com a experiência de ter um blog, veio a ideia de criar o primeiro Blog profissional sobre Motos do Brasil, e ai veio o Motos Blog.

Motos Blog Antigo

A premissa básica era a de que ele fosse um blog em sua essência, ou seja, notícias mais novas no topo, e antigas sendo enterradas pelas mais novas. Espaço para comentários, RSS completo, rapidez e facilidade de uso e arquivos perpétuos (nunca apagar um artigo, mesmo que antigo). A palavra “Blog” era muitas vezes associada com o tal diário de adolescente, muito comum entre 2000 e 2005, mas a maioria das pessoa simplesmente não fazia ideia do que significava o “Blog”. Antes só existiam sites.

Eu não ganhava nada na época. O Motos Blog não era um negócio para mim, era pura diversão. Eu escrevia simplesmente porque gostava, procurava compilar as poucas notícias que eu conseguia receber (sem internet, lembra?) e postar para que outras pessoas como eu pudessem ter acesso as notícias do mundo das motos.

Primeiro Facelift do Motos Blog

Com o tempo, eu percebi que as pessoas gostavam dos artigos. A quantidade de comentários que recebia em cada texto começou a aumentar, e logo o Motos Blog começou a ganhar mais e mais visitantes, que passaram a freqüentar e comentar sempre os meus textos. Essa então passou a ser a maior motivação em escrever: O retorno positivo. A medida que eu escrevia, a qualidade dos artigos foi aumentando, e mais e mais leitores foram aparecendo, a quantidade de acessos cresceu muito.

Hoje, após 3 anos de muito trabalho, o Motos Blog é uma referência entre os blogs e sites de Motos. Posso dizer seguramente que é o Blog de motos mais acessado do Brasil. Orgulho-me de saber que as pessoas gostam dos nossos textos e das notícias publicadas por aqui. Os visitantes se identificam muito com a forma como escrevo, com as opiniões expressas e com a linha editorial que adoto, falando mais sobre comportamento, legislação, lançamentos e mercado do que sobre outros assuntos, como esportes por exemplo (apesar de este ser um assunto que gostaria de cobrir aqui também). Os visitantes se sentem a vontade para comentar, dizer o que acham, se concordam ou não, e em cada post acabamos criando uma discussão saudável e enriquecedora. E isso é o que mais me motiva a continuar.

Motos Blog Atual

Eu continuo sem Internet durante o dia. Trabalho como Analista de Sistemas em um escritório e fico o dia todo desconectado. Nem mesmo 3G no celular eu tenho! Mas todos os dias quando acordo, tiro o celular do carregador, já devidamente carregado com todas as notícias do mundo todo sobre motos dos mais de 200 Feeds RSS que eu assino, e sempre que surge um tempo livre eu as leio. E então a noite, em casa, escrevo e posto as notícias que acho mais importantes, aprovo e respondo comentários, vejo o Twitter e respondo os e-mails.

Mesmo dedicando apenas uma ou duas horas por dia ao Motos Blog, ele se mantém entre os sites e blogs profissionais de motos mais acessados do Brasil, segundo o Ranking do Alexa:

Ranking Site/Blog Ranking Brasil Ranking Mundial
1 Moto.com.br 1.057 44.936
2 Motokando 2.514 102.606
3 Motonline 3.106 141.006
4 Motos Blog 6.605 319.490
5 Moto X 9.762 312.819
6 Duas Rodas Blog 10.356 438.755
7 Minha Moto 12.476 477.809
8 Motos Brasil 26.084 1.324.343
9 Sobre Motos 54.621 3.045.015
10 iMotocas 57.940 2.473.683

Gostaria de agradecer a você, leitor e amigo, que lê o Motos Blog seja pelo próprio Blog, por RSS, por e-mail, ou por qualquer outro meio, que interage, comentando nos posts, mandando e-mails, tuitando ou simplesmente recomendando aos amigos. É graças a você que temos este sucesso e que seguimos motivados a criar os melhores textos e a melhor experiência na leitura e na interação. Sem você, nada disso seria possível.

Esse é o recado do Motos Blog para você!
Motos Blog, a 3 anos levando informações, dicas e notícias a quem é apaixonado por motos.

Veja também