Aprenda a fazer um segredo na moto e evite furtos

Pra quem não sabe, SEGREDO é um interruptor que fica escondido em qualquer lugar da moto, pode ser em baixo do banco, em baixo do tanque, dentro da caixa de filtro de ar, perto do escapamento… enfim, qualquer lugar onde você consiga fixar (e esconder) um interruptor.

A função deste interruptor é simples: cortar a ignição, ou seja, fazer com que a bobina não funcione e a vela não faça faísca, consequentemente, o motor não funciona.

A instalação do segredo é simples e não requer maiores conhecimentos em eletrônica ou mecânica. Na Twister, na Falcon e na maior parte das motos, o procedimento é rigorosamente igual a este da Titan. Na verdade, o procedimento é igual para qualquer tipo de veículo com ignição. Acompanhe:

Lista de Ferramentas

Você vai precisar de ferramentas pra abrir a moto. Normalmente uma chave 10, uma 12 e uma 14. Em formato L ou T é mais fácil, mas podem ser as de boca mesmo. Uma chave de fenda e uma philips, um Alicate de Corte para cortar os fios.

Materiais

  • Um interruptor de qualquer tipo
  • Fita isolante
  • Fios (de preferencia preto)

Abrindo a moto

Retire as laterais e o tanque da moto.

Em baixo do tanque, você vai ver uma peça parecida com esta. Esta é a BOBINA DE IGNIÇÃO. Repare que existe um pequeno fio (a pontinha amarela) e este fio está dividido por um conector de borracha… Para entender o funcionamento do segredo, faça assim: Ligue a moto, e deixe ela ligada e funcionando. Então, desconecte este fio (não da choque, fique tranquilo). Você vai ver que a moto vai morrer e não vai pegar por nada neste mundo. Este é o princípio do funcionamento: O interruptor vai interromper (ou não) esta conexão.

Desencape um pouco do espaguete termoretrátil que encobre o fio, e corte. DEIXE UM POUCO DE ESPAÇO DOS DOIS LADOS, pois você vai precisar desencapar os dois lados do fio. Desencape e torça os fios para manter firme.

Este foi o interruptor que usamos. Repare que eu já montei dois fios nele, e coloquei um espaguete termoretrátil, e ele é preto. Desta forma, fica bem escondido na moto e você atrasa o ladrão.

Fixamos o interruptor em qualquer lugar da moto onde ficou escondido (você escolhe), e puxamos os fios até o local onde fica a bobina. Repare as duas pontas da bobina com as duas pontas do interruptor.

Eis o sistema pronto. Liga-se um fio do interrutor a um fio da bobina, depois o outro fio do interruptor ao outro fio da bobina. Faça a isolação corretamente, e mantenha o serviço limpo!!!

Faça o teste: ligue a moto com o interruptor ligado, depois desligue o interrutor… a moto tem que morrer e não pode mais ligar.

É isso ai, espero que seja útil pra alguém. Dúvidas, podem postar nos comentários.

Veja também