Saindo do trânsito engarrafado

Li no Papo de Homem um artigo interessante sobre o problema do transporte pessoal nos grandes centros urbanos, e achei que tem tudo a ver com o tema do Motos Blog. Neste artigo, o Thiago Campi fala, entre outras coisas, sobre uma das causas do problema do trânsito, que é a cultura de que “Carro é símbolo de status e poder”.

Eu conheço gente que pensa assim. Gente que, se está sem carro, fica paranóica! Eu já tive carro, e sei bem como é isso. O carro realmente é encarado pelo Brasileiro como algo necessário, algo que faz do dono uma pessoa melhor. Acredito que isso esteja tão enraizado em nossa cultura por conta da indústria automotiva, a cada dia nos bombardeia com propagandas, isso aliado ao transporte público ineficiente é um prato cheio para convencer as pessoas de que elas precisam ter um carro.

Hoje é muito fácil comprar um carro. Qualquer pessoa com qualquer renda pode financiar em 84 meses um carro zero, e pronto, mais um carro nas ruas, ajudando a entupir ainda mais o transito. Só em São Paulo, são 500 carros novos a cada dia. É muita coisa.

Motos seriam uma excelente solução para São Paulo. A maioria das pessoas que usa o carro diariamente, usa só, não leva ninguém. Então porque ocupar um espaço de 6 metros quadrados (ou mais), ficar preso em congestionamento e gastar uma fortuna com combustível?

Com as motos, as pessoas podem ir e vir muito mais rapidamente e com economia. Toda a vantagem do transporte pessoal, com a vantagem de ser mais rápido. Muitas vezes, mais barato até que o transporte coletivo.

Pense um pouco a respeito. E comente!

Veja também