Lei que proíbe uso de capacete em estabelecimentos comerciais

Você já deve ter ouvido falar por ai: Foi aprovada na Assembleia Legislativa de São Paulo a Lei estadual 14.955, que proíbe o uso de capacete nos estabelecimentos comerciais (incluindo postos de gasolina).

É o tipo de lei que nos faz lembrar que nós, o povo, estamos literalmente abandonados pelo governo, e que só podemos esperar NADA de lá.

A ideia da lei é dificultar a ação de ladrões, que usam capacetes para ocultar o rosto enquanto realizam seus assaltos.

É claro que não vai dar certo.

Desde quando ladrão respeita lei? Desde quando ele está preocupado com multa?

Existe uma lei que proíbe as pessoas de portar armas de fogo, lei que o ladrão também não respeita… o que é um simples capacete perto disso?

A própria ideia da lei já é absurda, uma lei que só afetará quem costuma respeitar as leis, pois o marginal continuará não respeitando, assaltando com o capacete na cabeça, e ninguém poderá fazer nada.

Mas vamos supor que as pessoas passem a respeitar esta lei. Veja o procedimento necessário para abastecer sua moto.

  1. Dirija-se até o posto de gasolina (mas não entre nele ainda).
  2. Pare sua moto na rua, desça, retire o capacete.
  3. Empurre sua moto até a bomba de combustível.
    • Se você entrar rodando com a moto, com o capacete na cabeça, receberá a nova multa de R$ 500,00.
    • Se você entrar rodando com a moto, sem o capacete na cabeça, incorrerá em uma infração de trânsito GRAVÍSSIMA, 7 pontos na carteira, multa de R$ 191,54 e suspensão do seu direito de dirigir.
  4. Abasteça a moto.
  5. Empurre novamente a moto até a rua, coloque o capacete, suba na moto e vá embora.

A situação já é ridícula desde a base. Se sua moto for leve, com um pouco de malabarismo você até consegue empurra-la com uma das mãos enquanto a outra segura o capacete. Mas qualquer moto minimamente maior que uma YBR já torna a manobra bem complicada.

É mais ou menos assim que será o seu próximo abastecimento.

Outro detalhe pouco explorado por quem anda escrevendo sobre esta nova lei: A mesma regra se aplica aos condomínios. Você mora em um? Pois é, terá que empurrar sua moto desde a portaria até a garagem da sua casa. Trabalha em um prédio comercial? Sinto muito, vai chegar no escritório suado e amassado depois de empurrar sua moto para dentro do estacionamento.

Você mora em neste condomínio? Imagine empurrar sua moto nesta subida.

Este é o Estado exercendo seu papel opressor, criando leis impossíveis de serem cumpridas, punindo o cidadão honesto por sua inércia e desinteresse por política.

Ou vai me dizer que você se lembra em quem votou para Deputado Estadual nas últimas eleições?

Veja também