GravatarMotos Blog » Dinheiro, Legislação, Notícias

DPVAT parcelado em 2013


O Seguro Obrigatório DPVAT (Danos Pessoais para Vítimas de Acidentes de Trânsito) agora poderá ser parcelado juntamente com o IPVA.

A determinação é do DENATRAN (Departamento Nacional de trânsito), que ressalta que cabe a cada estado decidir se irá ou não permitir o parcelamento do prêmio do seguro. É possível que em 2013 ainda não seja possível, já que estamos em Novembro e os Detrans estaduais podem levar algum tempo para adaptar seus processos internos.

A medida deixa claro que não há nenhuma intenção do governo ou da seguradora Lider reduzir o valor do seguro. Para eles, é melhor facilitar o pagamento parcelando o mesmo em vez de simplesmente reduzir o preço.

Atualmente o valor do DPVAT para Motocicletas é de R$ 279,27. E até a determinação, este valor tinha de ser pago a vista, juntamente com a primeira parcela do IPVA e a taxa de licenciamento.
No estado de São Paulo, o IPVA pode ser pago em apenas uma vez, com desconto, ou em 3 vezes, sem desconto. Em outros estados o parcelamento do IPVA varia. No Paraná, por exemplo, o parcelamento pode ser feito em até 5 vezes.

Deste modo, o valor do DPVAT poderá ser parcelado pelo mesmo número de vezes que o IPVA.

Vale ressaltar que este parcelamento não pode ser realizado no primeiro licenciamento do veículo. Neste caso, o valor deve ser pago a vista.

Dúvidas? Críticas? Deixe um comentário!

Compartilhe este texto!


Digite o seu nome e e-mail abaixo e saiba quando o Motos Blog é atualizado! Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail! É GRÁTIS!

Seu nome
Seu E-mail

16 comentários

  1. Erick disse:

    Legal a matéria, tem que parcelar mesmo, afinal, são tantos impostos no Brasil, que não dá para pagar todos de uma vez só, é IPTU, IPVA, Seguro opcional e obrigatorio, e por aí vai…

  2. Samuel passos brito disse:

    Boa essa informação Daniel!!!Já que temos que pagar, pelo menos facilite nossa vida.
    Se podemos parcelar outros seguro que na maioria das vezes nuca iremos usar,nada mais justo facilitar esse roubo vat.

  3. Alexsandro Jean disse:

    Tinha de diminuir e nao facilitar o pagamento, ainda mais depois de matéria da folha informando que diminuíram os acidentes de moto.

  4. Eduardo Toda disse:

    Vamos ver se nosso governador picolé de chuchu vai aprovar essa idéia, já que temos de pagar mesmo, que seja pelo menos em 3 vezes de menos de 100 reias…já alivia

  5. Rogério Francisco de Oliveira disse:

    Seria muito bom se cobrisse danos materiais também, pelo menos uma parte, já que muita gente roda sem seguro nenhum e acaba ficando à pé por um bom tempo depois de um acidente. Se cobrisse roubo e furto nossa, aí sim seria realmente útil pois é duro de acreditar que esse enorme montante esta sendo usado para o fim que se propõe.

  6. Edvaldo disse:

    Esse DPVAT é uma piada.
    A grosso modo você só recebe morto ou aleijado…

    Se tiver plano de saúde não recebe reembolso, se não tiver plano vai para o SUS, e novamente não recebe nada…

    Para receber alguma coisa você tem que ter grana para bancar atendimento médico particular para depois pedir reembolso… mas quem tem grana já tem plano de saúde…

    Esse seguro é um roubo, não devemos ficar felizes por um parcelamento deste roubo! Aposto que o próximo passo é aumentar o roubo, pois está “mais fácil para pagar”, “cabe no bolso”.

    Desculpem pelo desabafo…

  7. Claudio disse:

    Na minha opinião tanto esse seguro DPVAT quanto o IPVA e o Liceciamento são um assalto ao bolso do contribuinte, em alguns países civilizados o imposto cobrado da população sobre os veículos já está embutido no preço da gasolina, se o cara anda com o carro, ele paga a gasolina e o imposto, se não andar não paga, justo, e mesmo assim a gasolina deles é melhor e mais barata do que a nossa, agora aqui, alem de pagar por uma gasolina vagabunda e caríssima, ainda temos o maldito DPVAT e outras porcarias pra pagar todo ano.

    Aí em São Paulo IPVA tem desconto se pagar a vista?
    Aqui em Florianópolis tanto faz parcelar ou pagar a vista o governo não dá um centavo de desconto, sendo assim, a maioria das pessoas paga parcelado mesmo.

  8. Alex Oliveira disse:

    Bom, eu só pago meu DPVAT junto com o licenciamento, parcelo o IPVA em 3x e no mês que vence o licenciamento pago o seguro.
    Sem falar no valor absurdo que é cobrado, aumentaram os acidentes? Claror que sim, mas também aumentarouo número de motos empladas e consequentemente a arrecadação, Pelo menos dessa vez o valor não aumenetou e mesmo podendo parcelar vou pagar em parcela única no mes que vence meus documentos.

    Abraços.

  9. RAMON disse:

    Moro em Minas Gerais temos 3 motos em casa, será que nosso estado vai aderir este sistema de parcelamento em 2013?

  10. cristian disse:

    Olá pessoal, gostei muito desse blog, vocês estão de parabéns!
    Alguém poderia me informar onde consigo pinhão de 17 dentes para fazer 2008?

  11. edson disse:

    Tenho 3 motos e dois carros, pago dpvat para todos, mas só consigo andar com um veículo por vez, portanto a lógica, não para mim, mas para todos, é o seguro ser por condutor habilitado e não por veículo.

    Quanto ao parcelamento, é a prova que o preço cobrado é extorsivo.

  12. WELLINGTON disse:

    quando posso requerir os documentos de 2013 para pagamento??
    Obg.

  13. RAUL disse:

    O QUE A GENTE ,O CIDADAO FICA SEM ENTENDER E PARA ONDE VAI ESSA VERBA ALTISSIMA COBRADA AOS USUARIOS,SE UM VEICULO FOR TRANFERIDO NO MESMO LOCAL TODOS PAGAM TRNSFERENCIA,SE O VEICULO E ROUBADO DETONADO NINGUEM ASSUMI NADA SOMENTE O PROPRIETARIO. AS MULTAS SAO APLICADAS E SAO INVESTIDAS EM FAFOR DE QUEM DO QUE , O CIDADAO QUE COMETE A MULTA E PODE PAGAR BELEZA,O LUTADOR QUE ESTA TRAFEGANDO EM TRABALHO E PENALIZADO E QUANDO RECORRE NAO HA RESULTADO FAVORAVEL. EX,DE BH A SAO PAULO TEMOS MAI DE 10 PEDAGIOS , ESTAMOS CERCADOS DE TAXAS ,IPTU-IPVA-DEPVAT-TAXA DE LICENCIAMENTO-PEDAGIO-E AGORA ATE EM FRENTE AOS BANCOS TEM BLITZS NAO PODE PARAR E OS BANCO SO ABREM AS 10 HORAS I NINGUEM ASSUMI NADA QUANDO VC PRECISA DE UM BENEFICIO TE EMBROMAM… ATE QUANDO ISSO TEM QUE MUDAR PODE MUDAR ,O ESTADO,MUNICIPIO E FADERAÇAO PODEM ARRECADAR SOU DE ACORDO MAS DEVEM SE COMPROMETER DE IGUAL OU MAIOR PROPORÇAO EM FAFOR DO CIDADAO.

  14. Guido Torquato disse:

    NÃO CONSIGO ENTENDER COMO OS(AS) MOTORISTAS MINEIROS ACEITAM PAGAR ESTE TIPO DE IMPOSTO, POIS SÓ O ESTADO DE MINAS , EFETUA ISTO.

    ABAIXO ASSINADO !!!
    VAMOR COMEÇAR UMA INICIATIVA POPULAR,
    E AINDA EXIGIR QUE PRESTEM CONTA DO DINHEIRO QUE SE ARRECADOU TODOS ESTES ANOS.

    PREFEREM PAGAR OU ASSINAR..

    OLHA SÓ A COMO BRASILEIRO É.
    JÁ ATÉ SEI A RESPOSTA …



  15. Comente este texto!

    ATENÇÃO: Todos os comentários são revisados antes de entrar no ar. Antes de escrever, pense: "Se eu fosse o dono deste blog, eu aprovaria este comentário?". Propagandas serão apagadas. Caso queira anunciar no Motos Blog, clique aqui. Veja a nossa política de comentários. Pedidos de manuais não serão atendidos.

    Você pode usar estas tags:
    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Este blog suporta Gravatars. Para ter a sua foto nos comentários, cadastre-se no Gravatar.