Como lidar com as chuvas de verão

O verão está chegando, e com ele as típicas chuvas de verão que sempre pegam os motociclistas de surpresa. Saiba como manter-se seco a seguir.

Andando de moto na Chuva – Foto: Piréx

Eu já havia escrito um texto sobre isso no passado, mas com o verão chegando, é sempre bom reciclar e falar novamente sobre o assunto.

No verão, é comum que as chuvas se formem muito rapidamente, sem nem mesmo dar tempo para o motociclista lembrar de pegar sua capa de chuva antes de sair de casa. Durante a manhã aquele sol e o céu azul não deixam a menor impressão de que irá chover, mas vai. E é bom estar preparado.

Chuva em São Paulo (Foto: Paulo Guilherme/G1)

Existem basicamente dois modos de lidar com a chuva:

Evitar a chuva

Esta é certamente a melhor alternativa, mas exige que seus horários sejam flexíveis. As chuvas de verão se formam muito rapidamente, mas também tem curta duração. É raro uma pancada de chuva que dure mais do que meia hora. Então, se você está vendo o céu ficar escuro, e acha que não vai dar tempo de chegar ao seu destino, pare em algum lugar e simplesmente espere.
Aproveite para jantar, ou estique um pouco o horário de trabalho. Faça algo útil enquanto a chuva cai, e este tempo não será perdido.
Quando a chuva parar, vai levar no máximo meia hora para o chão secar, e então basta seguir seu trajeto normalmente.

Enfrentar a chuva

Se esperar não é uma opção, não há nenhum problema em enfrentar a chuva, desde que você esteja devidamente protegido e tome os devidos cuidados. Para andar na chuva, você precisará de roupas impermeáveis. A maioria dos motociclistas usam aquelas capas de plástico. Elas até protegem bem contra a água, mas elas não te protegem em caso de acidente, nem protegem do frio. Então usar apenas essa capa não é uma boa ideia.

Capa de chuva

O que eu faço é usar sempre uma jaqueta impermeável (faça chuva ou sol). Assim, eu não preciso carregar a parte de cima da capa de chuva. Carrego apenas a calça da capa, que ocupa pouquíssimo espaço dobrada. Cabe em baixo do banco da moto.

Então, quando vejo que vai chover, pego a calça e coloco por cima da calça normal.
Para proteger o sapato, uso uma polaina feita do mesmo material da calça, que fica no bauleto da moto o tempo todo.

Polainas

É importante usar luvas também. Alguns modelos são impermeáveis. Eu particularmente tenho 2 pares de luvas, um de couro, que uso em tempo seco, e um impermeável, que uso quando chove.

Luvas Impermeaveis

Cuidados ao andar na chuva

Andar na chuva requer atenção redobrada, já que a visibilidade é reduzida, e a aderência dos pneus com o solo também. Todos os movimentos devem ser feitos de forma ampla e lenta, de modo a exigir o mínimo de atrito. As acelerações e frenagens também devem ser feitas com extremo cuidado, pois é muito comum cair porque as rodas patinaram ou travaram.

Também é importante verificar o sistema de iluminação da sua moto. Na chuva a visibilidade de todos está prejudicada. Se sua moto estiver apagada, será mais difícil de ver você, o que pode ser perigoso. Então verifique as lâmpadas da sua moto para ter certeza de que tudo está funcionando.

E você, como faz quando chove?

Veja também