Como evitar ter sua moto roubada ou furtada

Está cada vez mais perigoso andar de moto. O número de assaltos e furtos só faz aumentar e muita gente se pergunta o que pode fazer para minimizar este problema. Então, eu resolvi postar algumas dicas para dificultar ou até mesmo inibir a ação dos bandidos.


Quando você está longe da moto
1) Tenha um segredo anti-furto na sua moto e use-o ao estacionar a moto. Leia o meu tutorial e aprenda como instalar um. É tão barato, simples e funcional que todos deveriam ter.
2) Tenha um alarme com sensor de presença. Prefira os modelos discretos, que não fazem barulho nem acendem luzes ao ser acionados ou desligados. O sensor de presença anda com você e quando ele está longe da moto, o alarme se arma sozinho, sem avisar a todos em volta que isso aconteceu.
3) Compre um bom cadeado de disco, e use-o ao estacionar a moto. Ele dificulta a ação do bandido. Dificilmente ele conseguirá se livrar do cadeado e levar a moto rodando. Para levar, só se ele colocar a moto em cima de uma caminhonete ou furgão.
4) Compre uma boa corrente de aço e use-a sempre que estacionar na rua. Procure amarrar sua moto a algo fixo no chão, como um poste ou uma grade. Se você estiver junto de um amigo que também tem moto, pode prender uma moto na outra, isso certamente dificultará muito a ação do ladrão.
5) Evite estacionar a moto na rua. Por maior que sejam os acessórios de segurança, o ladrão pode simplesmente encostar um furgão ao lado da moto e coloca-la para dentro (principalmente se for uma moto pequena). Então, estacionar na rua é ainda mais arriscado. Além disso, o ladrão pode ficar vigiando a moto até que você chegue perto dela, para então te assaltar. O melhor é sempre coloca-la em um estacionamento, de preferência, com seguro.
6) Se a garagem da sua casa tem portão de grade, que permite as pessoas da rua enxergar dentro da sua garagem, então troque o portão por um fechado, ou use algumas placas de zinco para tapar a visão das pessoas da rua.

Quando estiver junto com a moto
1) Não pare para conversar com seus amigos na rua enquanto fica em cima da moto, ou próximo dela, mesmo que isso seja na rua da sua casa. O ladrão sempre chega de surpresa e te rende. Nunca fique perto da moto se não estiver rodando com ela. Estacione ela conforme eu falei acima e então vá ver seus amigos.
2) Quando estiver andando, ande sempre rápido, não fique passeando distraído, observando a paisagem, o céu azul e etc… Quando sair com a moto, já tenha em mente o seu destino e o caminho que vai fazer para chegar lá, e faça o caminho rápido. Evite parar em semáforos e cruzamentos, fique observando de longe para ver se ele está fechado, e se estiver, diminua a velocidade para dar tempo de ele abrir antes de você chegar até ele e ter que parar. Quanto menos você colocar os pés no chão, melhor.
3) Pilote atento ao transito. Alguns casos de assalto acontecem quando um carro fecha você, te derrubando ou obrigando-o a parar. Isso pode ser evitado se você estiver atento e consegui se esquivar a tempo. Motos são mais ágeis, mas o piloto precisa ser também.
4) Não tente fugir de uma perseguição com uma moto maior que a sua. Alguns ladrões usam motos esportivas para abordar as vítimas. Se este for o caso, reconheça que não há o que fazer e simplesmente entregue a moto. Se o ladrão perguntar sobre alarme na moto, entregue o sensor, não vale a pena arriscar sua vida por isso.
5) Quando estiver chegando em casa, ou saindo de casa, sempre observe o movimento da sua rua. Se ver alguém suspeito, te observando, passe reto e não pare em casa. Dê umas voltas e espere uns 5 minutos pra passar lá de novo. Se o sujeito ainda estiver lá, então passe reto novamente e vá para um lugar seguro para ligar para a polícia. Peça para que escoltem você até a sua casa. Ao parar em frente a sua casa, não desça da moto, fique observando para ver se alguém começa a correr, ou andar em sua direção. Se isso acontecer, engrene a primeira e vá embora. Peça para alguém abrir o portão da sua casa para você entrar rápido e fechar rápido o portão. Se não puder, então instale um portão automático em casa (algum que abra e feche rapidamente), e assim você não precisa descer da moto para abrir e fechar o portão.

Veja também