GravatarMotos Blog » Destaques, Dinheiro

Comprar uma moto: Consórcio ou Financiamento?


Uma dúvida muito comum na hora de comprar uma Moto é sobre a melhor forma de financiar. O que é melhor? Consórcio ou financiamento? Saiba tudo sobre as duas principais modalidades de crédito.

Uma moto é um bem, muitas vezes caro, e que como todo bem caro, exige certo planejamento para a compra. A melhor forma de comprar qualquer coisa é A VISTA, ou seja, você tem o dinheiro, paga integralmente e leva pra casa. Porém, nem todo mundo tem dinheiro disponível para comprar uma moto, então tem de recorrer as modalidades de crédito.

Vou explicar rapidamente o que é Financiamento e o que é Consórcio, e depois vou detalhar mais:

Financiamento

É uma forma de crédito onde o você toma um empréstimo do banco, e como garantia de pagamento, oferece a moto que está sendo comprada. Ou seja, a moto é do banco até que você termine de pagar o empréstimo. No financiamento existe uma TAXA DE JUROS, que é o lucro que o banco ganha ao emprestar o dinheiro. Se você toma 10 mil reais emprestado do banco, e paga isso em 15x de 1000 reais, no fim vai ter devolvido 15 mil reais, 5 mil a mais do que tomou emprestado. Esses 5 mil são os juros.

Consórcio

O consórcio, ao contrário do financiamento, não é um empréstimo. O consórcio é um grupo de pessoas interessadas em comprar um bem comum (no caso, uma moto). Esse grupo de pessoas, todos os meses, fazem uma contribuição em dinheiro para o grupo. A soma de todas as contribuições é suficiente para comprar uma moto, e então, essa moto é sorteada e alguém do grupo leva a moto pra casa. No Consórcio, não existe lucro, então, não há juros. A moto é da Administradora do consórcio até que você tenha pago todas as parcelas.

E o que é melhor, consórcio ou financiamento?

Como você percebeu, o financiamento é mais caro, pois você acaba pagando juros ao banco. Porém, a moto sai na hora, e você não precisa esperar ser sorteado. É a forma mais rápida de crédito. Já no consórcio, você precisa esperar ser sorteado (ou ter o maior lance, vou explicar mais adiante). O que para algumas pessoas é um inconveniente, pois afinal estão pagando mas não estão usufruindo da moto.
Se você não tem tanta pressa para ter a moto na garagem, então o consórcio pode ser uma boa alternativa. Mas se tem pressa, o financiamento é melhor.

Uma análise mais detalhada do Consórcio

O consórcio, como falei, é um grupo de pessoas interessadas em comprar um bem comum. Vamos imaginar uma moto de 10 mil reais e 10 pessoas querendo compra-la. Temos então 10 pessoas interessadas em comprar uma moto de 10 mil reais cada, totalizando 10 Motos. Vamos imaginar também que elas queiram parcelar a moto em 10 vezes.

No primeiro mês então, as 10 pessoas podem contribuir com 1000 reais cada, totalizando 10 mil reais. Com esses 10 mil reais, o grupo compra uma moto, e sorteia entre essas 10 pessoas. E então, uma delas leva a moto pra casa. No próximo mês, junta-se novamente as 10 contribuições de 1000 reais e compra-se uma outra moto, e assim, sorteiam-a entre as 9 pessoas restantes. E assim vai até que todas as pessoas tenham levado uma moto pra casa.

Percebeu? Em 10 meses, todos estão com motos, e não pagaram juros. Porém, algumas pessoas foram sorteadas logo no inicio, outras, no fim do plano. Portanto, como é um sorteio, que depende da sorte, não é possível determinar exatamente quando a moto vai sair para cada pessoa. Sabe-se apenas que ela sairá em, no máximo, 10 meses.

O Lance

Agora imagine que 20 pessoas se unem para comprar a mesma moto de 10 mil reais em 10 meses. Se cada uma contribuir com 1000 reais por mês, a cada mês, teremos 20 mil reais, que são suficientes para comprar duas motos. Uma é sorteada entre os 20 membros do grupo, e a outra é dada a quem deu o maior lance. O lance nada mais é do que um adiantamento de parcelas. Cada pessoa pode adiantar quantas parcelas quiser, e desta forma, reduzir o prazo de contribuição para o grupo. Ou seja, quem adiantou mais dinheiro para o grupo merece levar uma das motos.

Vamos supor então que as 20 pessoas pagaram os 1000 reais no primeiro mês, mas uma dessas pessoas deu um lance de 5 mil reais. Então, no primeiro mês, serão 20 mil reais em contribuições + 5 mil em lance, totalizando 25 mil reais. Com esses 25 mil reais, compra-se duas motos, uma é sorteada entre os membros, e outra é dada a pessoa que deu o lance. E os 5 mil reais que sobraram são aplicados em uma poupança.

No próximo mês, as pessoas contribuem novamente com 1000 reais cada, e outra pessoa dá outro lance de 5 mil reais. Então, novamente são compradas duas motos, e uma é sorteada, e outra é dada a pessoa que deu o lance. Porém, somando os 5 mil reais do lance deste mês + os 5 mil do mês passado, temos 10 mil, que são suficientes para comprar uma terceira moto este mês. Então, a moto é comprada e é sorteada.

Percebeu a diferença? Neste mês, em vez de duas, foram tres motos compradas. Duas foram sorteadas e uma foi para o maior lance. Em 2 meses, 5 motos foram entregues.

Assim como o adiantamento das parcelas pode adiantar o andamento do grupo, o atraso pode atrapalhar. Vamos supor que não exista lance e que 2 pessoas não pagaram sua contribuição mensal. Então, com 18 contribuições, só se pode comprar uma moto, que é sorteada entre os membros que pagaram. Os 8 mil que sobram são guardados em uma poupança. Se a inadimplência do grupo aumenta, existe até mesmo a chance de não sair nem uma moto no mês.

Geralmente as administradoras de consórcio criam regras para a participação, como por exemplo, a inadimplencia máxima de 3 meses. Quando um grupo passa a ter muitos inadimplentes, as pessoas que pagam direitinho são transferidas para outro grupo, substituindo os inadimplentes deste e mantendo o grupo “saudável”. Além disso, geralmente elas cobram um pouco a mais nas parcelas, que vai para o fundo de reserva, que serve justamente para cobrir os buracos deixados pelos inadimplentes. E esse dinheiro é devolvido ao final do plano.

E por último, a empresa que administra os grupos de consórcio cobram uma taxa por este serviço. No fim, o bem acaba saindo entre 15% e 20% mais caro do que o valor a vista, porém, ainda assim é bem mais barato do que financiar.

E a poupança?

Poupar pode significar ter o bem ainda mais rápido do que no consórcio. Pois você não pagará a taxa de administração, reduzindo assim o custo total da compra. A diferença é que você não participa de nenhum sorteio, e não concorre a levar a moto nos primeiros meses. Essa modalidade é ótima para quem tem disciplina e não tem pressa nenhuma para comprar a moto.

Espero ter esclarecido o assunto. E caso tenha duvidas, fique a vontade para perguntar nos comentários!

Compartilhe este texto!


Digite o seu nome e e-mail abaixo e saiba quando o Motos Blog é atualizado! Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail! É GRÁTIS!

Seu nome
Seu E-mail

112 comentários

  1. Vitor disse:

    Eu gosto da ultima opção a poupança. Juntando todo mes de pouco a pouco da pra fazer milagres :)

  2. Silmar disse:

    Realmente estava com duvidas sobre consórcio, agora não tenho duvidas nenhuma, só que para mim não é bom quero usar a moto quanto estiver pagando, azarado do geito que so, concerteza seria o ultimo a ser sorteado.

  3. marcus disse:

    pow eu tb tinha essa duvida! mas acabei financiando a minha factor 09/09. num gosto muito de ficar esperando, e como na epoca tinha um certo real para dar entrada fianciei ela e em 2 dias tirei ela da loja.
    mas pra quem nao tem pressa ou quer trocar de moto o conssorcio e uma boa! afinal vc pode fazer um conssorcio e botar a moto “velha” a venda ai quando c consegir vender vc da de lance e tira outra

  4. Lopes disse:

    Caros,

    Alguns clientes que desejam comprar sua motocicleta, dando uma entrada tem uma opção interessante. Ao invés de dar entrada no financiamento o cliente pode usar esse dinheiro para oferta de lance.
    A vantagem dessa prática é que o cliente pode tirar a moto nos primeiros meses e parcelar o saldo sem os juros dos bancos. O Consórcio da Bomba, o maior do país, possui um plano onde saem até 13 motos por mês: uma por sorteio e 12 por lance.
    É claro que ofertar um lance não é garantia de retirar a moto no primeiro mês. Mas para quem quer economizar e pode esperar um pouco, é vantajoso.
    Depois de passado os primeiros meses,é comum conseguir retirar a moto dando lances pequenos, isto acontece porque as pessoas que quiseram retirar a moto com lances altos já o fizeram. Passado certo tempo, só ficam as pessoas que querem esperar serem sorteadas. É comum ver pessoas tirarem a moto ofertando lances bem baixos.

    Lopes

  5. Anderson disse:

    Cara,
    Eu sempre ouvi falar de ambos, e sabia como os dois funcionavam até certo ponto.
    Mas depois deste post, ficaram bem mais claras as duas idéias.
    Obrigado novamente,
    Forte abraço,
    Anderson

    • Inês Cunha disse:

      Amei as informaçoes,ficou tudo muito bem claro até para um leigo no assunto.Agradeço muito!Me ajudará a tomar a melhor decisão.Valeu!

  6. André disse:

    Kara estou numa poupança, creio que entre as três opções essa é a melhor, pois é a que sai mais em conta, e você pagando avista pode conseguir um belo desconto…, lógico que você tem que esperar um tempo… porem se você quer uma moto de 10.000 com 9.000 na mão e uma boa lábia você leva para casa.

  7. Danilo disse:

    Nossa Daniel essas dica que você passou vão ser muito uteis pois estava querendo fazer um consorcio mas não sabia direito como funcionava, agora ja sei como é.
    Vlw t++

  8. Silas M disse:

    No meu caso a diferença era pequena então optei pelo financiamento, na verdade as pessoas fazem o cauculo de forma incorreta, no meu caso financiando de uma FAN 150 ESI ficou em 36x de 271,00R$ com documentação inclusa ou seja total: 9756,00, no consório 36x de 250,00 com documento + 400,00 de frete, total consórcio 9400,00.

  9. Dario disse:

    Olá Daniel,
    Seguinte: quando estou no consórcio e retiro a moto, independente de ser nos primeiros meses ou não, as parcelas restantes continuam no mesmo valor? Ou seja, tenho chance de pegar a moto logo no segundo mes e pagar em 3 anos o mesmo que pagaria se pegasse a moto no ultimo mes, ou é recalculado?
    Aproveitando, é que estou louco por uma Factor roxa, já vi tudo no financiamento: 48x de 230,00 alguma coisa assim…Vc acha que compensa? Não só pelos juros mas é uma boa aquisição? A moto é boa? É muito visada?

    Obrigado.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Dario, as parcelas do consórcio são reajustadas independente de você já ter sido contemplado ou não. O valor sobe quando o preço da moto sobe.

      Quanto a Factor, é uma excelente moto!

      T+

      • Andre Miamoto disse:

        Daniel, nesse caso que você falou que o valor da parcela é reajustado de acordo com o valor da moto, se ela baixar também baixa a parcela será?
        Pergunto isso pq estava querendo fazer consorcio de uma Ninja 250, e é quase certo que, assim que a Ninja 300 chegar, o preço deve cair bastante.

  10. wagner disse:

    aprendi direitinho, não tem nada de “bicho de sete cabeças”. Valeu!

  11. Diego disse:

    Muito bom o post. Estava em dúvida, sou um pouco apressado até porque tenho uma certa necessidade da moto no momento. Mas pra mim que que ainda nem comecei a auto-escola , axo consorcio um otimo planejamento , ate porque junto uma grana e do um lance e a levo por um otimo preço.
    Valeu brother.

  12. sandri disse:

    daniel, qual a vantagem de entrar em um consorcio em andamento? e a desvantagem… abraços

    • Daniel Ribeiro disse:

      A vantagem é que, como o grupo já está formado a algum tempo, você consegue saber o índice de inadimplência. Assim você pode escolher um grupo onde as pessoas “pagam melhor”.
      Outra vantagem é que, quem tinha muita pressa já deu o lance, então os lances estão mais baixos. Se você pretende comprar um consórcio e dar um lance logo na sequência, a chance de tirar a moto no primeiro mês é grande.

      A desvantagem é o preço. Geralmente os grupos em andamento custam mais caro do que se você tivesse pego um grupo desde o inicio e pago a mesma quantidade de parcelas (afinal, o dono da cota precisa lucrar). Muitas vezes esse custo somado ao custo do seu lance em potencial supera os juros que você teria em um financiamento bancário, com a desvantagem de ter que concorrer com outras pessoas e ter de esperar a moto sair da fábrica para chegar a concessionária.

      Pra saber o que é melhor, é simples: Faça num papel uma lista de todos os custos relacionados ao financiamento, e em outro papel, os relacionados ao consórcio. Depois compara.

      T+

  13. sandro disse:

    valeu daniel vou pegar um em andamento pq não gosto de demorar muito pagando, so não me decidi ainda que moto pego kkkk, ja to ficando louco de tanta pesquisa, um dia quero a factor ed no outro quero a titan ex

  14. francisco gomes disse:

    Eu posso entrar num consócio , numa cidade e dá um lançe , e em outra cidade tirar ela? No consócio nacional Bomba?

  15. francisco gomes disse:

    Valeu mesmo!

  16. Humberto disse:

    Daniel,

    Tira uma dúvida por favor (ah, amo o blog). Quero comprar minha primeira moto. Tenho 7.000 em poupança para comprá-la. Estava achando que poderia comprar uma com 4.000, por isso estava mais feliz, já que um carro (usado) iria acabar com minha poupança, mas pelo visto nem mesmo a moto é possível. Pagando a vista, você tem idéia da média de desconto que posso receber?

    Também to em dúvida em qual moto comprar. Pelo que li aqui no blog, gostei muito da YEs (Vi que você tem uma. Ela é boa? Tem muita desvantagem?), da FAN 150, da Factor YBR ED (linda, mas acho que é muito cara), ou Titan 150. Dúvida cruel! hehe! O preço é muito importante pra minhas condições.

    Valeu cara! ÓTIMO! MUITO BOM MESMO o seu blog! Parabéns!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Humberto, compre uma YBR Factor ED a vista com esses R$ 7000,00 que você tem.

      Quanto a descontos, dificilmente você vai conseguir… A concessionaria ganha mais quando vende a moto financiada (pois o banco paga comissão para eles). Então eles não facilitam a venda “a vista”… Eles não tem vantagem nenhuma nisso.

  17. Izaque disse:

    No consorcio e possível dar minha moto de lance? Se minha moto vale 6,000 e a loja aceita,vale a pena?

  18. sandro disse:

    eu posso dividir o emplacamento? tipo cartão de credíto?

  19. DANILO disse:

    DANIEL..

    ESTOU PENSANDO EM TIRA UMA CEBÊ300R NO CONSÓRCIO!
    VAMO SUPOR QE EU DE UM LANCE NO GRUPO.
    EX: EU VOU FAZER EM 36X DE 408,52 VAI DAR 14.706.72
    SE EU DER UM LANCE DE 500,00 NO GRUPO. ESSES 500,00 REAIS VÃO SER DISCONTADOS DESSES “14.706.72″ ?

  20. francisco gomes disse:

    Eu fiz o consócio da Bomba .daqui a um mês meses vou dá um lance, pra tirar ela , bem provável que eu vou ser contemplado ,só q eu não quero receber aqui , pq é muito caro o frete eu penso penso assim: vou pegar a carta de contemplação e levar até a consercionária da minha cidade e lá receber a minha moto . Gostaria da sua opinião sobre o assunto comente um pouco amigo vê se estou certo ou errado .valeu

  21. francisco gomes disse:

    Por favor comente se estou certo

  22. DANILO disse:

    VAMOS SUPOR QE EU ENTRE EM UM GRUPO NO CONSORCIO…
    SE EU NAÃAO DE NENHUM LANCE. EU POSSO SER SORTIADO ?

  23. willyz disse:

    o frete é obrigatório?

  24. sandro disse:

    posso pegar uma moto maior que minha carta de credito pagando a diferença?

  25. weslley disse:

    Entao descobri que fiz a coisa certa, só que o carinha nao me explicou desse jeito nao.

    mas analisem.

    tenho 17 anos e 8 meses, comprei a comet 250cc por Consórcio, assim vai dar tempo para que eu possa juntar um dinheiro para colocar o alarme, placa e tirar a carteira de motorista.

    lembrando que só vou poder tirar a carteira de motorista daqui a 4 meses. entao eu iria passar 4 meses andando ilegalmente com a moto, e graças a Deus eu tenho uma mente boa para nao fazer isso.

    =D

  26. Mauricio disse:

    Daniel tinha muitas duvidas em relaçao a compra de uma moto mais depois de conhecer seu blog acabei optando por financiamento, ate agora tá tudo tranquilo,obg pelas dicas…

  27. leandro disse:

    Daniel! É a primeira vez que entro em seu blog e realmente é uma ferramenta muito util a quem não tem experiencia nesta modalidade que é o consórcio, parabéns.
    Minha duvida é: Para a compra de uma moto quais são as melhores administradoras de consórcio que temos hoje no mercado, e qual ou quantas são as que cobram menor porcentagem na taxa de administração?
    No meu caso pretendo comprar uma Bomba shadow ou suzuki boulevard ainda estou decidindo o modelo e o melhor custo beneficio, mas ambas estão na casa dos R$30.000
    Mais uma pergunta: quais são os critérios que temos que cumprir para usar a carta de crédito em uma moto semi novo como a shadow ou boulevard.
    Desde já agradeço a atenção. Abraços

  28. Rodrigo disse:

    Olá Daniel. Eu fiz um consórcio Bomba! uma Xis Érree 2011. Se a Bomba lançar a Xis Érree 2012 agora final do ano eu tenho direito de pegar a 2012 ou eu tenho que esperar o ano virar ?

  29. Carla disse:

    Daniel,amei o seu site,parabéns!

    Estou numa dúvida cruel,quero comprar uma moto CG 150 TITAN Bomba,não entendia nada sobre compra de motos,mas lendo seu site já sei um pouco rsrsr..então,eu tenho 4.000 mil reais e a moto pesquisando na net sai mais ou menos por 7.000 mil reais,como eles vão me cobrar o restante??Tenho que financiar o restante pelo banco ou posso ficar devendo na loja?Quais documentos necessários para realizaçãoda compra??Pessoas autonomas podem comprar a moto??Ou tenho que declarar renda mostrando contra-cheque??Me explica por favor!!

    Aguardo ansiosa sua resposta,me responda pelo amor de Deus!

    Beijão e boa sorte no site.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Carla, você pode comprar de 3 formas:
      1) Financiar.
      2) Fazer Consórcio
      3) Pagar o saldo devedor diretamente a loja.

      No caso de financiar ou fazer consórcio, você terá de comprovar renda, como em qualquer outra operação de crédito. Geralmente usa-se o Holerith ou os 3 últimos extratos da sua conta corrente. E os documentos são CNH categoria A e comprovante de endereço.

      Quanto a terceira opção, você pode negociar com a loja. Como o saldo devedor não é tão alto, pode ser que a loja aceite parcelar ele para você usando cheques, ou então, no cartão de crédito. No cartão a coisa fica bem mais simples, mas eles provavelmente vão ter que incluir ai uns 5% de taxa da administradora… Mas ainda assim é bem mais vantajoso e menos burocrático do que financiar.

      T+

      • Carla disse:

        Obrigada Daniel por tirar minhas dúvidas,obrigada mesmo…mas agora fiquei com outra rsrsr…é preciso ter CNH categoria A para comprar moto?Se siim,estou ferrada porque não tenho,será que vou ter que desistir???

  30. Wayne Nova disse:

    Vou tentar a sorte no consórcio da Fazer, obrigado pelas dicas!

  31. ewerton disse:

    Daniel, tenho uma duvida em relação ao consórcio, caso eu pague o valor da moto em menos tempo que o restante do grupo eu tiro a moto sem precisar de sorteio ou tenho q esperar a contemplação de todo o grupo?
    Esclareça-me por favor, vlw!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Retira na hora.

      • Ricardo disse:

        Só tira a moto se for contemplado, por sorteio ou por lance. No caso, se quiser quitar o saldo devedor, compensa ofertar um lance suficiente para quitar. Não adianta quitar sem estar contemplado, pois neste caso só conseguirá tirar a moto se for contemplado por sorteio ou após o encerramento do grupo.

  32. Cajau disse:

    Desde quando tornou-se obrigatório possuir CNH categoria A para poder comprar uma moto?
    Eu não precisei mostrar minha habilitação na hora de comprar um carro!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Desde o final do mês de outubro… E essa exigência é dos bancos. Você só será cobrado se você for financiar. Se comprar a vista, não precisa apresentar CNH. (por enquanto).

      • Cajau disse:

        Fui saber sobre isso… Aqui no ES não estão exigindo.
        Mas, era apenas uma dúvida. Tenho 37 anos, e sempre preferi 4 rodas pra cima kkkk… Mas, me bateu um espírito aventureiro de repente, então quero comprar minha primeira moto, e com certeza vai ser uma Fazer 250.
        Já me inscrevi no CFC. Agora é só acrescentar a categoria na CNH, e comprar a moto, neh!
        Estou lendo tudo nesse blog, e estou indicando-o para meus amigos motoqueiros! Hoje mesmo enviei SMS para vários, com o link do blog.
        Grande abraço!

  33. Digão disse:

    boa explicação. Valeu !

  34. Anderson Josias disse:

    Cara eu gostei muito da opção “consorcio”! eu sempre tinha pensado em comprar pelo “financiamento” Mais vi q o “consorcio” é bem melhor!!!
    So tenho uma pergunta a onde ta o Lucro da pessoa q esta vendendo a moto no consorcio, ja que nao tem taxa ou seja “JUROS”!!!
    Obrigado!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Anderson, o lucro da loja está no preço da moto.

      Se a moto custa R$ 10.000, tanto faz se vai ser financiada, consórcio ou a vista… O lucro está nesses 10 mil.

  35. Wesley disse:

    Daniel, estou com uma dúvida.

    Supondo que eu faça um consórcio de R$ 10.000,00 e a moto custe R$ 15.000,00, se eu for sorteado posso usar a carta de crédito de R$ 10.000,00 reais como entrada e finaciar o valor restante? Pois assim eu teria dado uma boa entrada e o juros para o financiamento seria menor correto?

    Me dê uma dica por favor.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Não pode não.
      Quando você financia, você está alienando a moto para o banco.
      O consórcio também aliena a moto. E você não pode alienar a mesma moto para duas empresas diferentes.

      Isso só é possível caso o consórcio esteja quitado… Ai não há alienação.

  36. gilderlan disse:

    Daniel, eu pago um consórcio.ofertei um lance de 5000 reais e recebi a moto a 2 anos atrás.dia 02/02/12 paguei a última parcela,ou seja, quitei a moto.Então, meu grupo só termina quando o último participante for contemplado ? quero receber o fundo de reserva e liguei pra ceara motos várias vezes e eles sempre estão sem sistema e não conseguem ver a situação do meu grupo.resumindo, quero saber quando recebo o fundo de reserva,ou, quando meu grupo acaba.como eu faço ?

    grato!

  37. mary disse:

    eue stava em duvidas sobre essas coisas mais agora to mais trank.. vou fazer um consocio pq e para da para minha filha de aniversario ela vai fazer 11 anos .. espero ki ate os 15 ela ganhe rsrs espero O_o

  38. alessandra disse:

    ameeeei tirar as minhas duvidas nesse blog,como eu acabei d tirar a minha carteira,penso em fazer um consorcio,e ai acaba surgindo umas duvidas,mas ja sairam da minha cabeca kkk,mas uma teimosa ficou e gostaria d esterminar ela,quando vc faz consorcio ai vc e contemplado,e combrado as documentacao por fora?,desde ja agradeco a atencao.t+

    • Daniel Ribeiro disse:

      Alessandra, alguns consórcios já incluem no valor os documentos da moto. O consórcio “Legal” da Bomba é um deles. Você só precisa pagar o consórcio, e toda a documentação e emplacamento já estão incluídos no preço do consórcio.

      É bom você ver isso antes de comprar, para poder se planejar.

      T+

  39. sebastiao disse:

    daniel…
    tenho um consorcio Bomba de uma fan 150 pagas 16 parcelas de 72x e gostaria de trocar este consorcio para broz 150.como faço?

  40. henrique disse:

    qual a melhor moto : a CEBÊ300r Bomba ou a kawasaki ninja 250 ?
    em todos os aspecto !
    favor justifique sua resposta !

  41. Andrea Castro disse:

    Oi, boa noite! Gostaria de adquirir uma Bomba Biz 125, a minha única dúvida agora é com relação aos modelos KS ou ES, qual é a mais adequada? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma? Desde já, agradeço.

  42. Diógenes disse:

    Daniel,

    se eu quiser quitar um consórcio antes do fim, consigo com isto reduzir o valor total das prestações a ser pago ???

    abço

  43. Muryllo lyra disse:

    Qual a moto mais ligeira Xis Érree300 ou CEBÊ 300

  44. poliana disse:

    OLA DANIEL,boa tarde.Me chamo POLIANA,e queria tirar algumas duvidas com vc,bom espero que possa me ajudar.Deixa eu te explicar:-eu entrei em um consorcio da Bomba em abril de 2011,para pegar uma cg 150,mais ai arrependi e sai,e em maio do mesmo ano,entrei em outro,da Bomba também,para pegar a CEBÊ 300,que eu simplesmente,amo essa moto.Ai estou pagando em 72v de 240,00.Agora em maio completava 1 ano.Mais agora ja quero sair denovo,rsrsrs.É porque quero pegar a moto logo,e ta demorando demais ,eu estava com a esperança de que iria sair rápido mais infelismente,acho que nao dou muita sorte em consorcio nao.AI,quero te perguntar,se eu juntar dinheiro e financiar a CEBÊ no fim do ano,vc acha que compensa,acho q consigo juntar uns 4 mil,e eu posso financia ja com o valor dos documentos inclusos?Existe isso?E SERA QUE MEU NOME FICA SUJO,POR QUE JA DESISTI DE UM CONSORCIO, CASO EU DESISTA DESSE TAMBÉM.Ai eu daria 4mil de entrada e dividiria em 36 vesses,acha que devo fazer isso?MUITO OBRIGADA.UM ABRAÇO.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Poliana, o consórcio só coloca seu nome no SPC se você já foi contemplada e deixar de pagar as prestações. Se você ainda não foi contemplada, relaxa… Pode abandonar ele que não vai ter problema nenhum. Você só não vai conseguir pegar o dinheiro que já pagou. Só vai conseguir esse dinheiro no final do plano, ou seja, quando o grupo atingir 72 meses… vai levar um tempão.

      No seu lugar, continuaria pagando o consórcio, e ao mesmo tempo, juntando uma grana para dar de entrada. Quando tiver uns 10 ou 15% do valor da moto na mão, você dá um lance. A chance de pegar a moto é mais alta… Ainda mais que o grupo já andou 1 ano… Os lances mais altos já foram dados, agora com lances baixos você pode conseguir tirar a moto.

      T+

  45. Fábio Borba disse:

    Bom dia!

    Gostaria de saber se, ao levar uma moto pelo lance o valor será abatido nas parcelas ou nas quantidades de meses?

    Att;
    Fábio Borba

  46. fabricio disse:

    se eu estiver pagando consorcio e quizer dar um lance de 7 mil totolizando que minha moto é consorcio e saira por 17 mil e o valor dela atual e de 12.500 eu
    tenho desconto?

  47. Julio disse:

    Daniel entrei em um consorcio de uma CEBÊ 300 45x de 350,00
    tenho 2000mil para dar de lance vc acha que tenho alguma chance de pegar logo a moto ? obs entrei em um grupo que ja estava em andamento e e a minha segunda parcela paga . tira essa duvida ai ogb desde jaa

    • Daniel Ribeiro disse:

      Tem sim Julio.
      Dê o lance. O máximo que pode acontecer é você não ganhar. Ai você dá o lance novamente no mês que vem, até sair.

      T+

  48. Alex soares disse:

    Ola daniel eu fiz um consorcio em andamento de uma moto Xis Érree 300 65x 238,31 a moto custa 13.600,00 pretendo dar um lance de 4.000,00

  49. Alex soares disse:

    Sou eu de novo daniel Posso ser contemplado como tinha dito antes !!!

  50. joeli disse:

    boa noite ! Daniel to querendo comprar minha primeira moto factor 125 (k) e quero ter em mães rápido,porem quero pagar ela em parcelas baixas tenho uma certa quantia para dar um lance.minha duvida é o seguinte se existe grupo com parceles de 60 meses qual a chance de pegar a moto no primeiro mês,e caso fosse contemplado eu faço parte ainda do grupo ou fico fora pagando a moto pelo valor que resta como fusiona o abatimento do valor, acima você falor sobre o buraco de um grupo e o aumento…caso eu alguém desse o lance maior que o meu e levasse a moto digamos dei 2 mil outro deu 2mil e 100 reais e levasse a moto o que aconteceria com os 2 mil que eu dei ? obs: o lance é pago antecipado ou é oferecido pra dar na data do mes tira essa duvida por favor

  51. Selton disse:

    Olá Quero Tirar uma Duvida eu Fiz o consorcio da minha moto CG Fan 150 ESI parcelas de 60x 158,45 no dia 05/04/2012 e o papel das minhas parcelas não chegarão até hoje e gostaria de saber quando os papeisa chegarem eu pagando tudo direito no final do Ano em Dezembro eu Posso Tirar a Moto dando o Lance de 200.00 Dois Mil em Dinherio?Gostei do Blog

  52. josiel disse:

    boa noite, querosaber seu der um lance de 830 mais se nao for cotemplado tem de pagar de qualquer maneira, uo entao só pago sé for cotemplado?

    • maxcilon disse:

      Bom dia josiel , vc so pagara o lance se caso for comtemplado, caso nao seja nao tem que pagar o lance. trabalho no consorcio finama qualquer duvida pode me ligar 34 9677-5326. MAX

  53. William disse:

    Show de bola as dicas .
    Muito Obrigado . mim Ajudou muito
    Abração

  54. Márcio Costa disse:

    Olá bom dia,a respeito de consórcio: Queria entrar em um grupo em andamento de uma ”Bomba” BIZ EX 2013 Branca. Quero ofertar logo de cara um lance livre de R$ 3.000,00 , será que consigo ganhar com esse lance? outra, tenho meu nome sujo,na lama.Depois de contemplado será que consigo retirar a moto da concessionária sem problemas ? como funciona esse negócio de fiador? desde já agradeço . . .

    • Daniel Ribeiro disse:

      Márcio, com o nome sujo você não consegue retirar o bem… Só consegue ao final do grupo, ou seja, quando a moto estiver quitada.

      • Márcio Costa disse:

        Mas já conversei com vendedores da ”Bomba” aqui da minha cidade.E eles falam que posso levar um fiador,depois de ser contemplado para retirar a moto.Não entendi. Vlw Daniel !

  55. sandra disse:

    gostaria de saber se voce pode me ajudar,eu entrei no consorcio para meu filho mas agora ele nao quer mais ele ja pagou 16 cotas. Como eu faço para cancelar e quanto ele perde e quanto tempo tenho que esperar para reaver o dinheiro já que eu sou aposentada e fiz em 60 meses.muito obrigada .se voce puder me ajudar eu ficarei muito grata.meu E-MAIL sandrallan2008@hotmail.com

    • Daniel Ribeiro disse:

      Sandra, você pode parar de pagar a qualquer momento caso ainda não tenha retirado o bem. Porém, só vai receber o seu dinheiro de volta ao final do plano.

      • LEYLANE CANASSA disse:

        Boa Tarde Daniel, tenho um consórcio de 60 meses, já paguei 27 parcelas, porém, vou dar um lance de quitação, e gostaria de saber se quitando a moto com lance o valor vai ser menor? como é feito o cálculo? ou é o valor das parcelas restantes mesmos, no caso 33 x 275,06? e no caso não vou pegar a moto e nem a carta crédito, quero o dinheiro, quanto tempo a administradora tem para me reembolsar, 2 meses, 6 meses, ou quando acabar o grupo? Desde já Agradeço.

        • Daniel Ribeiro disse:

          Leylane, não existe desconto ao adiantar as parcelas… o valor é o mesmo. A única vantagem é que você fica livre do aumento anual que todo consórcio tem.

          Acho que a administradora do consórcio tem até 1 mês para liberar a carta de crédito.

          Até mais!

  56. EDU disse:

    Daniel,peguei minha Dafra Next em Fevereiro por consórcio,vendi minha yes e dei de lance.No segundo mês fui contemplado e estou com a motoca,que é excelente.
    Achei mais vantajoso o consórcio,pois a taxa de manutenção cobrada pela entidade não chega a 2.500,enquanto os juros no financiamento eu iria pagar quase “duas motos”.O valor final chegaria a 17.800,sendo que a moto custava 10.190 à vista.
    Quanto a juntar o dinheiro,volto a frisar aqui:Impossível juntar esses 10.190,enquanto a outra moto todo mês apresentava algum problema,e mais as contas básicas do dia-dia.
    Abração!!! blog show de bola…

  57. BÁRBARA disse:

    Olá.. tenho apenas 18 anos e quero um moto .. não consigo mais andar de onibus.. qual seria a melhor opcão pra mim consorcio ou financiado? .. já estou quase com a cnh na em mãos ..

    obrigada !

    • Edu disse:

      Oi BÁRBARA:
      Depende da sua situação.Sempre é conveniente ter uma boa reserva de dinheiro para dar de entrada,seja no financiamento ou no consórcio,como lance.
      Se tu não tem essa entrada,e tem urgência em deixar o ônibus,a melhor alternativa é o financiamento,no qual tu retira a moto logo após a liberação dos documentos.
      Já no consórcio,tu não irá pagar juros,mas vai da tua sorte em ser contemplada no sorteio ou não.Se tu deres um lance bom,tuas chances são maiores.

  58. DELSON SOUZA disse:

    vou compra minha moto e vc me ajudou muito.valeu!

  59. Jean disse:

    BOA NOITE. TEM COMO EU SABER ANTES DE ENTRAR PARA O CONSORCIO A QUANTIDADES DE PESSOAS QUE IRÁ TER NO GRUPO EM QUE EU ENTRAR ???

    • Daniel Ribeiro disse:

      Tem sim, isso é especificado no contrato de consórcio.

      Geralmente os grupos são fechados na quantidade de bens entregues por mês vezes a quantidade de parcelas.

      Por exemplo: 4 motos por mês, 60 parcelas, fica 240 pessoas.
      3 motos por mês, 36 parcelas, ficam 108 pessoas.

      E assim por diante.

  60. tatiane B. Souza disse:

    Eu estou consorciando uma biz 125 … apos a quitação das parcelas eu quero o dinheiro ao inves da moto..demora muito para eu conseguir reaver o dinheiro? obrigada!!

  61. guilherme disse:

    eu to num consórcio de uma factor 2 geração, e to querendo trocar por uma biz 2013., queria saber se e vantagem fazer essa troca.”Obs:estou começando a andar de moto , mais já acostumei a andar de biz…..

  62. Jonathan disse:

    Olá Daniel !
    Tô com uma baita duvida, fiz o simulador no consorcio nacional Bomba e deu aquie que terei que pagar 72x R$142,00 em uma Biz 125 EX branca linda!
    e no caso tenho R$1.500,00 em mãos, ah a possibilidade de dar esses mil e quinhentos de entrada e ir pagando os 142,00 mês em mês?

    ps: me ajuda aew pfv urgente, estou vendo se compro uma 0km ou uma de leilão!

  63. lidimaster disse:

    Olá financiei uma moto biz 125 ex branca, já dei a entrada só que não tinha moto disponível na loja ou seja tenho que espera chegar mais to tão ansiosa será que vai demora muito???????

  64. Eudes Alves disse:

    PERGUNTA SIMPLES: QUAL O MELHOR CONSORCIO, Bomba OU YAMAHA ? QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DELAS ?

  65. julia disse:

    Olá , preciso da sua ajuda! Estou precisando comprar uma moto, no caso Pcx(Bomba). Eu pensei em fazer um consórcio 36x, mas neste caso precisaria ser contemplada. Meu vizinho entrou um consórsó, feito por 15 amigos, no valor de 15 x de R$636,00.
    Ele foi sorteado e sua primeira parcela será no dia 20. Como ele soube do meu interesse ofereceu o seu consórcio, porém eu terei q pagar por fora(p ele no caso),R$1.000,00 mil reais.

    Totalmente seguro e confiável. A concessionária passaria o consórcio meu nome, conforme conversado com o gerente. Mas a questão é: Vale a pena pagar por fora o mil reais?

    Lembrando que caso eu faça em 36x terei um acréscimo de R$750,00.

    Desde já, eu agradeço e espero um retorno.
    Email: limajulii@bol.com.br

  66. ademir costa ribeiro disse:

    fiz um conçorcio de uma moto pop 100 so paguei trez parcelas .queria saber se posso financia o resto das parcelas pelo banco?

  67. placido neto disse:

    Bom dia daniel blz! Acompanho seu blog desde a discução dos oleos lubrificantes! Kkk!
    VAMOS LA!
    FUI A UMA CONCECIONARIA YAMAHA E FIZ UM CONSSOCIO DE UMA TENERE 250!

    Novo! plano com 36 x 481,00 = 17.316,00
    Andamento 29x 598,00 = 17.342,00

    FIZ O EN PLANO EN ANDAMENTO POIS COMO NESSE GRUPO O VOLOR DA PRESTAÇÃO E MEIO ALTO ACREDITO Q NIGEM VAI ENTRA MAIS POR ANDAMENTO! Ficando assim restrito o numero de participantes! A questão e se todo mes sai 4 motos sendo 1 p/ sorteio e 3 p/ lance minha chance de ser sorteado almenta? Pois diminui o numero de participante?
    Recebi documento da concessionaria informando situação do grupo:

    ATIVOS: 125 DESIST.EXCUIDO: 70 QUITADOS: 1 CONTEMPLADO: 32 ÑCONTEMPLADO: 93

    LOGO FALTAM 93 PESSOAS A SEREM CONTEMPLADO E A CADA MES SAI 4 CONTEMPLAÇÕES HOJE MINHA CHANCE SERIA 1/93 PARA PROXIA ASSENBLEIA MINHA CHANCE ALMENTA CERTO OU ERRADO?

    NESSE RITIMO SERA Q TODAS AS MOTOS JA SAIRAM ANTES DE TERMINA O PLANO? JA Q ALGUMAS PESSOAS DÃO LANCE E ANTECIPAM PARCELAS?

    OBRIGADU

  68. marcia disse:

    gostei, parabéns ao site esclareceu todas minhas duvidas



  69. Comente este texto!

    ATENÇÃO: Todos os comentários são revisados antes de entrar no ar. Antes de escrever, pense: "Se eu fosse o dono deste blog, eu aprovaria este comentário?". Propagandas serão apagadas. Caso queira anunciar no Motos Blog, clique aqui. Veja a nossa política de comentários. Pedidos de manuais não serão atendidos.

    Você pode usar estas tags:
    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Este blog suporta Gravatars. Para ter a sua foto nos comentários, cadastre-se no Gravatar.