Hoje é o dia do Motociclista!

Dia 27 de Julho é o dia do Motociclista.

Eu não vejo muito sentido em ter um dia para os motociclistas, pois afinal, o motociclista anda de moto todos os dias. É o mesmo pensamento que tenho para o dia dos pais, dia das mães, dia do índio, dia do trabalho, e por ai vai. Acho as datas de aniversário mais significativas do que os “dias de alguma coisa”, que geralmente não tem sentido nenhum.

Segundo a ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas), o dia do Motociclista é comemorado no dia 27 de julho pois neste dia do ano de 1974 morreu um motociclista e mecânico em um acidente de trânsito, e esta seria uma boa forma de homenageá-lo. Bom, o site da ABRAM diz isso, mas não diz o nome do rapaz em questão. Então não sei se a homenagem é válida. De qualquer forma, ficou convencionado que este é o dia do motociclista.

Mas e dai? Dai nada ué! A data está se tornando cada vez mais comercial, tal qual o dia dos pais, mães, crianças, etc., o que não é necessariamente ruim, já que mostra que existem cada vez mais motociclistas no Brasil e que a indústria e o comércio estão dando mais atenção a esse grupo cada vez maior de pessoas.

No fim das contas, o dia do Motociclista é uma data que serve de lembrete para pensar no passado e presente do motociclismo nacional, e tentar prever como será o futuro.

Ser motociclista é vencer desafios todos os dias. Desafios nas ruas e na sociedade. É vencer preconceitos e ao mesmo tempo aproveitar a liberdade que apenas uma moto pode proporcionar. É difícil explicar: Mais fácil é subir na moto e sentir o que é ser motociclista.

Então parabéns a você motociclista! Este é o seu dia (e todos os outros também!).

Veja também