Carta aberta contra a injustiça contra os motociclistas em Osasco
A injustiça contra os Motociclistas está cada dia maior. No dia 15 de Novembro eu e minha esposa tivemos uma grande dor de cabeça com um grande Shopping aqui de Osasco. No dia 18/11, escrevi uma e-mail a administração do estacionamento do Shopping, e como não obtive resposta, estou abrindo a carta ao público, para que seja de conhecimento geral.
Para Condomínio Power Center Osasco
Boa tarde.
Eu sou Daniel Ribeiro, Casado, 25 anos, morador de Osasco, SP, telefone xxxx-xxxx.Gostaria de fazer uma reclamação para a administração do estacionamento com relação ao trato das Motos e seus usuários.
Já freqüento o Walmart e as outras lojas (Cobasi, C&C, Sam’s Club e Super Shopping) do condomínio a muitos anos, e recentemente houveram modificações no estacionamento que me deixaram muito chateado. O estacionamento de motos, que antes era próximo a entrada do Walmart, no subsolo, foi movido para a beirada do terreno do condomínio, próximo ao posto de gasolina. Esta mudança fez com que, quem chega de Moto ao condomínio tem de andar muito mais para ter acesso as lojas, o que certamente é um grande incomodo.
Porém, o que mais me deixou chateado foi terem diminuindo a quantidade de vagas para moto. É muito comum ver o estacionamento de motos lotado, enquanto o estacionamento de carros sempre está disponível aos clientes. Ao tentar entrar no condomínio pela entrada de carros, para ocupar uma vaga de carro livre, fui barrado pela segurança, que, entre outras atitudes, ostentou sua arma de fogo, intimidando e constrangendo a mim e a minha esposa, que estava comigo. Pensei até em ir a delegacia para registrar um boletim de ocorrência, porém, acredito que com um pouco de conversa civilizada podemos resolver tudo, então é por isso que lhes dirijo esta carta.
Nesta ocasião, no último sábado a tarde, eu dirigi a minha moto até a entrada de carros, e fui parado em frente a cancela (Próximo ao Sam’s Club). O segurança se atirou na frente da moto, impedindo a minha passagem. Ele solicitou que eu fizesse meia volta e voltasse pela contra-mão, porém, eu me recusei a fazer isso, e fiquei exatamente onde estava, esperando por um posicionamento oficial do condomínio com relação a minha possibilidade de ocupar uma vaga de carro, afinal, as vagas para motos estavam todas ocupadas e havia uma grande fila de espera.
Perante a lei, somos todos iguais, e a constituição garante a todos o direito de ir e vir, e o direito a propriedade. Sendo o condomínio Power Center um empreendimento comercial aberto ao público, entendo que o meu direito de estacionar é o mesmo direito de um motorista de carro, então, se há vagas livres para um carro, também há para a minha moto. Foi baseado neste argumento que eu me coloquei a esperar por uma posição oficial de algum funcionário do condomínio com poder de decisão sobre os seguranças do estacionamento, que seguramente estavam defendendo uma posição errônea perante as leis Brasileiras.
O resultado desta ação (de eu ter ficado esperando em frente a cancela na entrada do condomínio) é que a fila de carros atrás de mim começou a crescer rapidamente, extrapolando inclusive os limites do condomínio e prejudicando o tráfego nas ruas próximas. Minha intenção era esta mesmo: Passar ao condomínio a responsabilidade pela fila, afinal, se a fila não está andando, é porque a cancela não abriu para que eu pudesse passar (lembre-se, meu direito de ir e vir).
Após alguns minutos, a situação já estava caótica, e uma viatura da polícia chegou, para resolver um problema de outro cliente de uma das lojas, porém, aproveitei que estava ali, com fácil acesso, e pedi a minha esposa que fosse até eles perguntar se poderiam fazer algo para nos ajudar. O oficial nos informou que nós estávamos no nosso direito de querer entrar, e que o segurança do condomínio, ao me constranger, está cometendo um crime (artigo 146 do Código Penal Brasileiro), e que eu poderia registrar um BO por isso. Também nos informou que a segurança do shopping não poderia contar com a polícia para remover a moto da passagem, pois ela não está ali cometendo nenhum crime ou infração.
Após ser informado que o gerente do estacionamento viria até o local, decidi retirar a moto da passagem, para permitir que os carros atrás pudessem entrar no condomínio, e fiquei esperando por mais 10 minutos. O rapaz que se apresentou disse exatamente o mesmo que os seguranças, porém de forma mais civilizada, e continuou a não permitir que eu entrasse.
Eu estava querendo entrar para retirar nosso bicho de estimação, que estava no Cobasi para banho e tosa. Muito tempo foi perdido com este episódio e como eu já tinha outros compromissos, eu tinha de retirar o bicho do Cobasi com certa urgência (a esta altura, já havia perdido cerca de uma hora do meu dia). Então eu sai e procurei outra entrada de carros (desta vez, próximo aos caixas eletrônicos), então, parei minha moto na entrada (em frente a cancela), minha esposa desceu da moto e foi a pé buscar o bicho no Cobasi, e enquanto isso eu fiquei lá, esperando o retorno dela em baixo da marquise que demarca a entrada. Mais uma vez os seguranças estavam pedindo para que eu retira-se a moto, porém, me recusei em todas elas e simplesmente parei de argumentar. Fiquei esperando lá até minha mulher retornar, então fomos embora.
Reconheço que uma atitude como esta pode parecer aos olhos dos leigos como uma algazarra, vandalismo ou qualquer coisa que o valha, porém, basta olhar com sobriedade para perceber que é apenas um pequeno protesto contra uma injustiça que está sendo cometida contra a população e contra os clientes das lojas. Reconheço também que existe um problema grave com alguns motociclistas, que fazem algazarra dentro das dependências do condomínio, ou ainda, pessoas que vão de moto para locais próximos aos do condomínio (como a Faculdade ou o Centro de Osasco) e que deixam suas motos no estacionamento, sem consumir em nenhuma das lojas e apenas gerando custo para as mesmas. Porém, acredito que a solução neste caso deve ser em prol de quem é cliente e quer consumir nas lojas, e não em prol de quem vai de carro simplesmente, pois isso é uma forma de discriminação sem precedentes.
Em uma vaga de carro cabem 5 motos. Ao aumentar o estacionamento de motos em detrimento de 20 vagas de carro, 100 vagas de moto seriam criadas, e certamente atenderiam a demanda atual por vagas de estacionamento. A população de motos da cidade está aumentando muito mais rápido do que a de carros e esta é uma realidade que o condomínio deve prever.
Se aceita algumas sugestões para solucionar o problema, relaciono abaixo:
- Dobrar a capacidade do estacionamento de motos, ou aumentar em pelo menos 100 vagas.
- Cobrar pelo serviço de estacionamento das motos. (Promover isenção para clientes que comprovarem consumo em uma das lojas)Fico aguardando uma resposta oficial do Power Center Osasco, que servirá ao mesmo tempo para a minha compreensão e também será divulgada no blog Motos Blog, de minha propriedade.
Atenciosamente
- Daniel Ribeiro
O Power Center é um condomínio empresarial que possui diversas lojas. As principais são o hipermercado Walmart, o Pet Shop Cobasi, a casa de materiais de construção C&C, o clube de compras em atacado Sam’s Club e o Super Shopping Osasco. Neste condomínio estão praticamente todas as lojas que freqüento. É lá onde eu faço supermercado todo mês, onde levo meus bichos para tomar banho, onde compro roupas, vou ao cinema, compro materiais e ferramentas, enfim, quase todo o dinheiro que eu gasto é lá. Por conta do péssimo serviço de estacionamento, eu estou tendo que direcionar minhas compras para outras lojas, todas umas longe das outras. Agora faço compras em Alphaville, compro roupas em outros shoppings, compro materiais e ferramentas no centro… E ainda existem coisas que só posso fazer neste condomínio, como levar os bichos para banho e tosa, pois os pet-shops da região não são tão bons.
Ou seja, por conta da ignorância de alguns administradores, minha vida ficou mais difícil. Eu perco muito mais tempo me deslocando para comprar as coisas que tenho de comprar sempre. Ou então, me sujeito a esperar em uma fila dentro de um corredor, onde uma vez dentro, não é possível desistir, e tenho de esperar as vezes até 30 minutos por uma vaga.
Eu não ligo de pagar estacionamento, desde que o serviço seja bom. Hoje o estacionamento é grátis para as 3 primeiras horas. O que não pode é deixar o estacionamento precário e usar como desculpa “é de graça”, pois não é… Meu dinheiro gasto nas lojas paga muitas vezes o custo do estacionamento da minha moto.
Posts Relacionados
Agradecimento-Jabá para a Riffel by Daniel Ribeiro on October 4th, 2009
Olá pessoal.
Os Tipos de Moto by Daniel Ribeiro on September 3rd, 2007
Como prometi, escrevi um texto sobre os principais tipos de moto e suas características.
Sistema anti-cambalhota para quem gosta de empinar motos by Daniel Ribeiro on September 2nd, 2009
Uma notícia no mínimo curiosa.
2 meses sem CNH by Daniel Ribeiro on June 1st, 2008
Como falei no .
Uma imagem vale mais do que 1000 palavras by Daniel Ribeiro on March 27th, 2008
.











Feed das matérias





Em toda São Paulo percebe-se a falta de trato com motociclistas, nesse caso, estacionamento. O que percebo é que existe um preconceito muito forte, principalmente com pessoas como eu e o Daniel que temos motos populares. No Shopping Market Place, de São Paulo, senti na pele a falta de trato pois entrei nas vagas de condôminos, o condomínio também tem uma área comercial e os estacionamentos são divididos, (por acidente) e minha moto foi retirada por dois “funcionários”, acionando o alarme da mesma e me dando a maior dor de cabeça. Seria que fariam isso se eu estivesse de Harley Davidson?. No Centro uma vez pedi a um estacionamento deixar eu parar a moto e que ele cobrasse o valor do carro (R$12,00!!). O cara se recusou….. Achei vaga na rua e voltando com as minhas coisas encontrei um cara parando um Honda Hornet no mesmo estacionamento…….
Na empresa aonde trabalho aconteceu um absurdo. Há alguns meses houve um roubo de motos e capacetes dentro do estacionamento. A empresa se pronunciou dizendo que as vagas eram cortesia e que não se responsabilizava por nada que acontecesse dentro dessas dependências (detalhe: para qualquer pessoa entrar no estacionamento precisa entrar na empresa e passar por uma cancela….). O mais louco foi a medida tomada: Terceiros não podem colocar mais motos dentro do estacionamento. Como se os terceiros fossem marginais, absurdo!.
Eu e um amigo que nem moto tem entramos com um projeto na empresa para aumentar e organizar as vagas de motos em uma área próxima a já existente que está abandonada. Resultado??. Nenhuma resposta nos foi dada. Descaso total.
Enquanto isso os usuários de motos aumentam, o estacionamento incha e ninguém faz nada!
Acabo de ver no Jornal Hoje que os acidentes com motos, de 1990 a 2006 aumentaram mais de 2000%!!. O que isso tem a ver?? Tem a ver que motocicletas hoje em todo o país é uma realidade e muitas vezes único transporte de muitas pessoas. Como todo crescimento no nosso país esse também está sendo desordenado e desorganizado e temos que mudar isso.
Da minha parte ando sempre equipado, nos limites de velocidade e respeitando para ser respeitado, mas nem sempre a recíproca acontece, o Daniel que o diga…..
Abraço a todos
É cara, realmente isso acontece em muitos lugares, já cansei de passar por estas situações. O desrespeito com quem esta de moto é absurdo.
Aqui no prédio onde eu trabalho é proibido estacionar motos. Só pode a do dono do prédio e a dos amigos dos manobristas. Ae você vai querer argumentar algo e percebe que o cara não sabe nem falar o próprio nome direito, quanto mais ter uma conversa descente.
Espero que algum dia isso mude…
Muito bom o post, nos mantenha informado caso tenha novidades…
Abraços
Prezado Daniel,
Esta é a primeira vez que comento em seu blog, apesar de acompanhá-lo já a algum tempo. Parabenizo pelo conteúdo que é de venerável qualidade.
A respeito de sua carta XXXX, hoje os motociclistas são discriminados pelas atitudes de arruaceiros sobre duas rodas, que se acham o máximo em realizar peraltices e desrespeitar leis de transito. E nos, motociclistas conscientes, pagamos pelos erros destes irresponsáveis. Moro em Curitiba, uma cidade fantástica, que começa aos poucos sofrer pelos mesmos problemas que São Paulo e as cidades a ela adjacentes, em relação ao transito, e aqui não é diferente, os motoristas não se importam e tocam seus carrões em cima de nos motociclistas.
Em minha opinião, uma moto tem os mesmos direitos que um automóvel, é um direito que cabe aos estabelecimentos a cumprir, assim como um motorista que paga pelo estacionamento e ter o direito a uma vaga privativa, nos os pilotos também possuímos.
Em seu lugar, acionaria a justiça, não me deixaria acometer por provocações ou por algum tipo de coação, acredito na justiça brasileira, e também acredito que um pouco de dor de cabeça a administração deste estabelecimento iria ser muito bem vinda. Desta forma olhariam para este problema com olhos mais atentos, e não o julgariam como um simples arruaceiro. Acredito que como você, outros também devam sofrer os mesmos preconceitos, e que juntos, todos nos conseguiremos algum reconhecimento perante a sociedade.
Concordo com o André, e com o Daniel, já que aumentaram nosso impostos entre outras leis ridiculas, devemos ir atras de nossos direitos, ninguem anda de moto de graça, temos o mesmo direito que carro, sobre o aumento de acidentes é logico isso, aumentou a frota eles querem o que, hoje são 10 % da frota total.
Tem alguns shoppings que tem seguro de carro e de moto não, que ridiculo.
Seguinte esse blog aqui está muito bom, não é puxação de saco porque nem conheço o Dono, nós que temos moto precisamos nos unir mais, não nor unir em arranjar brigar alheias no transito e sim nos unir pra cumprimentos das leis e precisamos de um meio de comunicação pra isso.
Qualquer acidente que sofrermos com moto por causa de buracos na estrada/rua, fios e que não seja por inpericia do condutor temos que correr atras do prejuizo para o Estado no ressarcir.TEmos que ter algumas mudanças de atitude porque se não vamos só pagar imposto e só se f* (Desculpa o termo)
E ai pessoal beleza?
Já tive o mesmo problema no Power Center Osasco minha namorada mora em Osasco e sempre estamos afim vamos a este lugar pois não querendo fazer propaganda o Cinema de lá dá pau facíl no Cinemark… e vendo a fila de motos acumulada próximo ao referido posto fui direto para o estacionamento de carros e como de praxe o segurança se jogou na frente da minha moto. Só que no meu caso eu simplesmente dei o famoso “Quebrão” e o bicho ficou lá de boca aberta. Depois disso deixei a moto próximo a Cobasi (onde a maioria dos motocas param as motos lá) e fui assistir o meu filme, quando voltei tinha um papel patético como se fosse uma espécie de adverência dizendo que a minha moto pode ser guinchada etc. Acho isso ridículo ninguem aqui está pedindo serviço de graça, se eles estão cada vez mais diminuindo o estacionamento de motos pelo preço do seguro para estacionamento que é mais caro é bem simples, cobrem um preço justo pelas vagas até porque ninguem vai ligar de pagar 2 a 3 reais pra parar a moto em um local seguro. E em primeiro lugar não vou generalizar pois tambem tenho parentes bem próximos que são seguranças etc. mas tem alguns seguranças que são os verdadeiros “policiais frustrados” pensam que podem fazer a lei e que são acima dela e adoro quando um verdadeiro policial vem e deixa esses palhaços na sarjeta de tão sem graça que eles ficam. E mais uma vez não generalizo o que disse sobre os seguranças, muitos trabalham honestamente e respeitam a todos os que por ali transitam.
Mete um processo neles, faz o BO sim ….
São pessoas que não usam de bom senso, que não observam a realidade e que só aprendem das piores maneiras, você está no seu direito e deve fazer com que ele seja validado, não só pra você mas para que um dia outras pessoas não passem pela mesma situação, aposto que com no máximo 3 BOs e processos eles já teriam resolvido eu mesmo ajudaria se estivesse mais perto…
Caruaru – PE
Concordo plenamente com o Marco, já usei serviços de estacionamento de motos em alguns lugares de Sampa e fui muito bem atendido. Não podemos generalizar.
Como o Xas disse temos que nos unir de alguma forma. O blog do Daniel é uma válvula de escape e um lugar para trocar-mos idéias a respeito de coisas a mais do que escapes, ponteiras etc… (nada contra, he he). Eu por exemplo se for a Osasco fugirei desse Shopping assim como tenho certeza que outros fugirão do Market Place. Vamos usar o espaço para promover lugares aonde a igualdade entre motos e carros prevaleça e para criticar-mos e boicotar-mos espaços preconceituosos e injustos…
Abraço
André Coelho você completou o que eu quis dizer, estamos diante de uma situação que ponteiras, escapes, filtro esportivo etc não fazem somente parte das discussões moto sempre foi algo serio mass a proporção aumentou e estamos começando fazer partes das leis.
André, concordo com a falta de respeito porém não com o fato de que o porte da moto influencia tanto assim o tratamento dado às pessoas.
Eu tenho uma Harley FX e já passei por situações muito parecidas, sendo que numa delas, na FNAC da Paulista acabei criando uma confusão. O estacionamento reservado para motos (apenas 6 vagas tinha apenas 1 vaga mas essa poderia ser usada apenas por 15 minutos. Para mais que isso precisaria colocar no estacionamento normal e pagar o mesmo valor que um carro. Acho justo porém os seguranças me orientaram a usar um cantinho de uma vaga compartilhado com outras 3 motos, mas pagando o valor de uma vaga inteira (por que se eu precisaria pagar o valor total?). Depois de muita discussão e uma fila grande de carros acabei parando numa vaga de carro mesmo (e pagando o valor referente a um carro).
Enfim, existe sim um preconceito ou falta de conhecimento que eventualmente pode parecer maior com motos pequenas, mas acontece também com motos maiores.
Aproveitando essa minha primeira participação no blog, parabéns. Ótimo blog que agora visito sempre que estou pela net.
Abraços,
David.
E sobre seguranças que~as vezes são “policiais fustrados” concordo plenamente, tem uns que se acham os militares, mas temos que saber onde pisamos, vocês viram o segurança que trabalhava nas Casas Bahia?Matou o cara dentro da loja?
As vezes antes de arrumar encrenca é bom fazer um B.O caso se sinta prejudicado, ou mesmo chamar a policia.
Vamos ter consciencia, e mostrar que queremos direitos iguais, tanto pra carros como pra moto, o preconceito sempre existiu mas como eu á disse somos em um numero bem maior agora, e se ficarmos de boa na situação vamos sempre estar de lado referentes aos nossos direitos e LEIS que fazer valer esse nosso direito, porque até agora as leis que estão em votação são todas contras nós:
Não Utilizar garupa
Pagar pedagio
Não ter corredor de moto
Placa na frente da moto
Aumento de imposto (já aumentou)
entre outra que nem lembro agora.
E a nosso favor??????
Estradas boas e com segurança o bastante pra andar (igual os outros paises)
As ruas que parecem verdadeiras armadilhas (buracos, sujeira, valas etc etc)
Preconceito em alguns estacionamento (shoppings, parques etc etc)
Resumindo, só pagamos impostos e não temos nada a nosso favor.
Hênio, me arrependo de não ter feito o BO. Na próxima, certamente vou fazer.
Ae Galera, otimo post e discussão.
Concordo em absoluto com o Xas. Brasileiro bom é brasileiro que paga imposto sem reclamar. Ja é passada a hora de cobrarmos com veemência o que pagamos de impostos.
[]s
Ola galera do motociclismo!!!!!
É realmente dificil e duro,de ver e ouvir esses tipos de noticias e relatos,de preconceito contra os motociclistas.
Caro Daniel Ribeiro,cada dia mais fico chateado ao ver como o motociclismo(na geral) é tratado em nosso pais. Acho que voce deveria realmente ter feito o B.O,pois cada vez mais deixamos essas coisas passar,os meios e entidades etc,nos deicham constrangidos e se enchem de razão por fatos errados e preconceituosos!
Acho que uma campanha deveria ser feita,pois,sofremos muito no brasil,principalmente em São Paulo. Pode ser dificil,mas não impossivel.
Impossivel hoje é andar pela selva que se tornou o transito de sp e demais estados.
Estou criando uma campanha(ainda sem nome) para lutar pelos nossos direitos de motociclistas,todo apoio sera bem vindo… vamos lutar contra o preconceito e ignorancia dos meios,usuarios e governates.
Moro em Porto Alegre. E em um dos shoppings da cidade, é cobrado o estacionamento para motos, R$2,00. Detalhe, neste mesmo shopping já me furtaram um capacete, na cara do segurança. Mas o problema não é este. Para as motos entrarem, é preciso “driblar” a cancela para carros. Considero um absurdo, pois se tenho que pagar, devo entrar com a mesma facilidade dos carros. Para sair, acontece o mesmo problema. É um absurdo! Temos os mesmos direitos, pagando ou não. É preciso reclamar sempre e começar a atrapalhar a vida dos clientes – já que não o somos considerados. Além disto, mesmo que o motociclista não gaste no estabelecimento, nem todos os condutores de automóveis o fazem. Além disso, o espaço destinado aos motociclistas é tão pequeno, que chega a ser um absurdo sermos tratados desta forma.
Boa noite a todos.
O assunto é quente e precisa ser enfrentado com sobriedade. Cabe no Juizado Especial Cível ou Órgão do Procom uma ação de defesa do interesse do consumidor contra os estabelecimentos que de alguma forma criem dificuldades ao consumo ou discriminem os consumidores. O início de tudo pode sim ser uma reclamação formal enviada por AR onde seja estipulado um prazo para a obtenção de uma resposta, findo o qual cabe mover ação conumerista solicitando a proteção dos direitos dos consumidores, indenização pelo transtorno, danos, etc.
Edson, você é advogado? Talvez possa me assessorar! Se tem interesse, podemos entrar com uma ação.
Daniel,
… Voltando ao assunto do abuso do shopping de dificultar o estacionamento de motos. Como lhe falei, eu acho importante pleitear na via judicial a reparação do dano por você sofrido na ocasião do incidente. Isso seria feito através de uma ação particular sua contra o shopping.
Por outro lado, coletivamente, acho que é importante exigir que o shopping seja condenado na obrigação de receber os consumidores motociclistas sem discriminá-los em relação os motoristas e tratar a todos com isonomia. O ideal seria entrar em contato com um sindicato ligado a uma categoria de motociclistas porque entes sindicais podem propor uma ação coletiva chamada de ação civil pública, que a todos beneficiaria. Essa ação coletiva seria a mais adequada pois poderia ser proposta em face dos diversos estabelecimentos que discriminem os motociclistas, exigindo tratamento decente e compromisso com a guarda dos veículos.
Se não for possível sensibilizar um sindicato para essa ação coletiva, restaria somente o caminho solitário de uma ação civil de sua iniciativa exigindo do shopping a reparação pelo incidente, além de uma liminar que obrigue o shopping a lhe tratar sem qualquer discriminação. Um abraço. Quaque dúvida sobre como iniciar o caso, onde ir, o que fazer para obter acesso ao judiciário com custos redzidos etc, escreva. Um abraço Edson.
Rafilsk to dentro tbm
acho que ihual eu disse união dos motociclistas é essencial contra esses preconceitos em geral
André, sim sou advogado. Como estou no Rio de Janeiro não posso assumir pessoalmente a questão. Mas, se quiser, posso lhe orientar nas providências cabíveis (e gratuitas!) ao absurdo imposto pelo shopping. Me escreva no e-mail que vamos esclarecendo… Vejo que você tem uma liderança importante e precisa agir contra esse abuso. Um abraço. Edson.
Xas,podemos converssar sobre o assunto…
rsposito-@hotmail.com
Daniel,
Eu também trabalho na área jurídica e, na qualidade de frequentador do blog, entendo prudente dar-lhe alguns conselhos.
De fato, o caso é de discriminação e isso todos nos motociclistas vivemos na pele. Mas a demonstração dessa discriminação é soberbamente difícil. É lógico que você tem o direito de ir e vir, além de ser tratado de forma isonômica com os demais consumidores. Mais isso não retira o direito das demais pessoas também de ir e vir. Você já pensou se fosse você que estivesse de carro na fila esperando o motociclista lá da cancela sair ou não? Imagine agora se estivesse com uma puta pressa e sem possibilidade sequer de dar meio volta.
Não se iluda com essa estória de entrar com uma ação. Atente-se que a Constituição também resguarda às sociedades comerciais seu livre arbítrio na seara comercial. Um estabelecimento não é obrigado a ter estacionamento, a não ser por força de uma Lei municipal. Se esta existir, cabe averiguar melhor seus termos.
Enfim, o que eu quero dizer é que juridicamente você estava errado. Era você o causador do constrangimento porque, a princípio, o shopping tem o direito de equacionar seu estacionamento da maneira que lhe convier ou mesmo extinguir esse espaço.
A questão, portanto, não é jurídica. Seria o caso de acionar os parlamentares municipais para regulamentar o assunto. Sem lei específica para seu caso, sua insurgência possivelmente não logrará resultados positivos.
S.M.J. (salvo melhor juízo)
Eduardo, obrigado pelo comentário! Acredito que este é um caso que pode ser julgado de muitas formas por um mesmo Juiz, dependendo de como lhe forem apresentados os argumentos. Eu sou leigo quanto ao direito, porém, sei o que é certo ou errado.
Eu parei o trânsito de entrada no Shopping? Não! Quem parou foi o próprio shopping ao impedir a minha passagem. O meu direito de ir e vir é igual ao da pessoa que estava no carro atrás de mim. Se eu não posso passar, ele também não pode. Eu imagino que ele deve ter ficado muito frustrado com a situação, mas certamente não ficou mais do que eu.
Eu acredito que, se o estabelecimento oferece estacionamento para você, deve oferecer para mim também. Afinal, somos todos igual, não somos? Se há vagas para os carros, também deve haver para as motos. Eu particularmente já acho discriminatório haver um espaço para motos separado do espaço de carros. Por mim, todos estacionariam em vagas do tamanho das de carro: Uma moto ocupando 1/4 da vaga, e um carro ocupando a vaga completa. Carros muito grandes (como por exemplo, a Ford F250 ou a RAM 3000) ocupam duas vagas das de carro, e nem por isso esses carros tem dificuldade em usar o estacionamento dos shoppings. Eu entendo que as áreas de estacionamento para as motos nada mais são do que uma forma de organizar e agrupar todas as motos juntas, para não haver desperdício de vagas, mas dai LIMITAR a quantidade de motos enquanto existem vagas livres para carros, já acho absurdo.
Daniel,
Compreendo perfeitamente sua indignação. Inclusive, acho-a legítima e digna para iniciar um processo de movimentação social no sentido de mudanças.
Não estou do lado do Shopping, mas por trabalhar rotineiramente com demandas similares, já consigo antever os argumentos de defesa do condomínio em contraposição aos seus:
1º – A regra de utilização do estacionamento não permite passagens de motos no espaço destinado aos carros. Portanto, se você (notório conhecedor dessa norma, já que frequenta o shopping) tentou infringí-la, não é outro o agente do constrangimento senão você próprio.
2º – Se há vagas para carros não quer dizer que deva haver vagas para motos. Na ausência de lei específica que regule o assunto, o shopping estrutura seu espaço como bem entender.
3º – Sim, somos iguais perante a lei, mas isso não quer dizer que o shopping tenha de tratar igualmente pessoas que utilizam veículos automotores diferentes.
Esses são os aspectos jurídicos que certamente serão trabalhos pelo condomínio. Mas você está certo, há várias maneiras de interpretar sua situação. Possivelmente, você até ganharia uma sentença a seu favor em primeira instância, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo é muito legalista e puritano. A chance de reversão a favor do Shopping é muito grande. Os desembargadores e ministros de Brasília adotam uma postura mais conservadora justamente para não usurpar o poder legiferante dos nossos omissos parlamentares.
Eu sei que você sabe o que é certo ou errado. Porém, devo lhe dizer uma grande verdade: a justiça muitas vezes não faz o que é justo, mas o que legalmente previsto. E se não tem previsão, nada faz.
Concordo, é um absurdo limitar vagas de motos quando há espaço entre os carros. Mas isso é política do Shopping. Somente lei específica pode dizer o contrário ou um belo boicote de nossa parte (consumidor). Infelizmente, os executivos desses lugares trabalham com a idéia de que motociclista é consumidor da classe D e E, não merecendo ser valorizado pelo baixo poder aquisitivo.
Finalizo: sua revolta é extremamente legítima, digna de um belo projeto de lei na câmara municipal, mas aconselho não se aventurar em uma demanda judicial. A chance de derrota é grande e servirá como precedente para outros atos abusivos do Shopping. Procure outro meio de atacá-lo. Estou do seu lado.
eduardo aa tudo bem?
eu concordo com vc nessa parte da lei que vc descreve acima, mas porque em alguns condominios eu com minha motocicleta devo apresentar o rg( pedem documento com foto) e ainda marcam a placa da motocicleta? ainda nao entendo essa forma de trabalho de condominios! qdo estou de carro somente um tiquete eh emitido na cancela e nao ha qualquer tipo de identificação do usuario, pode entrar qualquer individuo, agora de motocicleta, tenho que me identificar! frequento o shopping abc plaza em santo andre sp, ja tive varios aborecimentos para estacionar a motocicleta! o sistema que eles adotam la e o seguinte:
1- o estacionamento fica aos fundos do condominio;
2- a entrada e restrita e controlada pelos seguranças, se ha 2 usuarios la dentro, nao pode entrar ninguem para retirar a motocicleta ou estacionar;
3- a fila aos finais de semana ficam enormes, nao ha qualquer tipo de modificação perante a esse problema, frequento o shopping desde a sua inauguração, e ha pouco mais de 2 anos com a motocicleta;
4- sinto uma diferença enorme de tratamento do condominio quando entro de carro ou motocicleta;
5- ha somente uma entrada permitida a motocicletas, sendo que essa entrada não e a principal do condominio.
nos que utilizamos motocicletas somos sim tratados de forma preconceituosa, seja ela no transito, em shopping, supermercados etc!
o condominio qdo nao cobra para estacionar uma motocicleta, ja esta deixando claro que… “deixa ele estacionar coitadinho, ta de moto pq nao tem dinheiro para ter carro, nem para andar de onibus (ja que em sp, o onibus para usuario esta oneroso)” se os direitos são iguais porque nao aplica-las! acredito que muitos estao dispostos a pagar pelo serviço prestados pelos condominios, que sejam valores justos! fica aqui a minha indignação a respeito do preconceito a nos que utilizamos motocicleta!!! a sociedade tem que mudar seus conceitos, pois o sistema que vivemos esta sempre em mudanças, nos estamos mudando a nossa forma de locomover, mas o carater de cada individuo nao muda porque esta sobre uma motocicleta!
um abraço a todos os usuarios desse blog!
ola amigos canpanha comtra o roubo de motos em osasco.
http://www.youtube.com/watch?v=YHlcM06iVTg
Comente este texto!