GravatarMotos Blog » Notícias

Prefeitura de São Paulo quer proibir garupa nas motos.

Era só o que faltava – de novo. A prefeitura da cidade de São Paulo quer proibir o transporte de passageiros na garupa das Motos. O projeto de lei, que já foi apresentado em 2002 e 2003, e que foi vetado pela então prefeita Marta Suplicy, agora está de volta para assombrar os direitos dos Motociclistas.

Garupa
Foto: Moto Esporte

Mas desta vez, parece que vão conseguir (pelo menos por um tempo). O prefeito Gilberto Kassab já se mostrou favorável ao projeto e, segundo o Vereador Jooji Hato, o criador desta proposta absurda, já conta com o apoio de 50 outros vereadores, sendo que precisa de apenas 24 votos para derrubar o veto.

Isso é um completo absurdo, que só mostra:

  • A Incapacidade do Governo manter a ordem pública
  • A marginalização de qualquer pessoa sobre duas rodas

As pessoas roubam, assaltam, matam e fogem, e a culpa é das motos… pior, a culpa é de todos os motociclistas. “Se não fossem as motos, não existiriam criminosos.”. Sim, claro…

Infelizmente sofremos um grande preconceito. As pessoas são ignorantes, não querem saber se quem está em cima da moto é um motoboy, um Motociclista ou um criminoso. Nivelam por baixo e pronto. NÃO SOMOS BANDIDOS, OK? Apenas usamos motos para ir e vir.

A medida é inconstitucional, isso é claro, comprei um veículo de 2 passageiros e vou levar 2 passageiros ué! Se o crime existe, é porque existem criminosos, não motos. Combata os crimes com policiamento, não com restrição da liberdade das pessoas.

Se essa medida for mesmo aprovada, vou organizar uma manifestação contra. Vou procurar os motoclubes, a ABRAM, sei lá, todo mundo, vou distribuir panfletos e pegar assinaturas. Essa absurdo não pode continuar.

Fonte: Yahoo! Notícias

Posts Relacionados

CBR 1000RR Fireblade 2008 chega ao mercado brasileiro by Daniel Ribeiro on July 30th, 2008
A Honda começará a comercializar a partir de Agosto a versão 2008 da superesportiva da Honda, a CBR 1000RR Fireblade.

Fotos completas da CB300R e da XRE300, a substituta da Tornado by Daniel Ribeiro on May 21st, 2009
Hoje, no Jornal O Estado de São Paulo, foram reveladas duas fotos das motos que pretendem substituir a Twister e a Tornado, da Honda.

O que aconteceu? by Daniel Ribeiro on February 18th, 2008
Pois é galera, como puderam perceber, fiquei um tempão sem postar nada no Blog.

Eu não morri! (2 - o retorno) by Daniel Ribeiro on September 25th, 2007
Eu andei meio sumido pois estava viajando.

Motos estão proibidas de circular pelas Marginais expressas em São Paulo by Daniel Ribeiro on January 16th, 2008
.

Assine o Feed RSS do Motos Blog, e fique sabendo em tempo real todas as notícias e informações sobre motos. É Grátis!
Feed das matérias

Ou digite seu e-mail a seguir para receber últimas notícias!

17 comentários

  1. Ailton disse:

    No poder legislativo,felizmente para eles, não existem vítimas da violência e também não existem motociclistas; infelizmente apóiam os direitos humanos a favor da bandidagem que não comparecem com impostos,porém nós pagadores de impostos temos somente um direito,sermos submissos às leis que só prejudicam os cidadãos de bem.
    O perito que elabora leis é um motociclista assíduo ou fica em uma sala com ar condicionado,atrás de uma mesa apenas implantando leis?
    Infelizmente os motociclistas que foram entrevistados na televisão não argumentaram os fatos,que lei nesse país só envolve dinheiro e que para ter dinheiro não é preciso ser politicamente correto.
    A lei deveria ser elaborada no principio moral e justo.

  2. emanuel disse:

    Se alguem fazer uma manifestaçao em frente ao pedagio, como os cariocas, essa lei nao seria aprovada!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Estou enviando o meu protesto mais veemente contra mais essa arbitrariedade da incompetentes e ridículas autoridades que nós temos de proibir garupa em motos. Isso é de uma estupidez absoluta que não resiste á mais rudimentar das conversas. Para não deixar a coisa no vazio segue a sugestão – treinamento dos agentes de transito, agilidade no setor judiciário para aplicação de penas e proporcionar empregos no lugar desta ridícula distribuição de esmolas chamado bolsa família. Cabe ás autoridades em todos os níveis mostrar para a presidência da república essa barbaridade – se é que isso é possível considerando o grau de instrução inerente a essas pessoas. Ninguém aguenta mais tanta ignirância. Eu estou cansado.
    Carlos Leal

  4. Tasio Nogueira de Vasconcelos disse:

    Essa medida é tão inconstitucional como a do rodizio de veiculos da capital de São Paulo. Se no seu caso não pode andar com uma pessoa na garupa, com o carro que tem capacidade para 5 ocupantes, não se pode sair da garagem… O rodízio foi implanatado com a finalidade de diminuir a poluição e o trânsito caótico da cidade e todos se adaptaram a medida. INCONSTITUCIONAL. Quem sabe essa medida não diminui a violencia????

  5. Tasio… pensando assim, poderiam proibir as armas… assim o bandido não teria mais como atirar, não é mesmo?

    Isso não resolve. Tirar os direitos das pessoas não tira o direito dos bandidos. Bandidos não seguem as leis. O que faz os governantes acreditarem que o bandido vai parar de andar de moto por causa de uma lei?

    Isso só tem um nome: Falta de planejamento. O rodízio de carros só existe porque o governo não foi capaz de criar um transporte público eficiente suficiente para incentivar as pessoas a deixar o carro em casa, além de não ter sido capaz de estruturar a cidade para receber a enorme quantidade de carros que entra a cada dia nas ruas. Falta de competência dos governantes… essa é a causa de todos os problemas.

  6. Carlos Leal disse:

    Gente. Bom depois de passada um pouco da irritação de vermos pessoas totalmente ignorantes e com certeza movidas de interesses escusos em dar palpites estúpidos para o transito como proibição de garupa e colocação da placa da moto no capacete, segue então um sugestão. Proibir eficazmente o corredor, ou seja a passagem de motos pelo meio dos carros. Isso não é dificil, educa e de quebra vai rechear os cofres do municipio de boas multas, o que é aliás a motivação primeira de tanta barbaridade de decisões. A proibição é simples, reduz com certeza assaltos e quanto á redução de acidentes, se é isso que as “autoridades” querem, isso aí vai ser a solução definitiva. Experimentem com rigor. Mais fácil do que essa estúpida “faixa cidadã” e todas essas barbaridades. A redução de acidentes é o que todos nós queremos. E de quebra a redução ou eliminação de multas. Agora vejam essa notícia de que o Prfeito Kassab é simpático á ideia de proibir garupa. O que é que ele entende disso? Nada, claro senão não teria essa simpatia. Estamos muito mal desse jeito. As eleições estão aí gente.
    Carlos Leal

  7. Carlos Leal, obrigado pela visita. Eu discordo quanto a sua idéia de proibir que as motos circulem pelos corredores. Isso eliminaria a maior vantagem das motos no trânsito caótico de São Paulo, que é a rapidez para andar entre os carros. Isso também não resolveria o problema. O que resolve o problema da segurança é o POLICIAMENTO. Se o efetivo fosse duplicado, certamente menos assaltos aconteceriam. Motos na polícia já existem, falta apenas que elas sejam mais numerosas e que os policiais sejam mais bem treinados, para perseguir e fazer valer a lei.

  8. Carlos Leal disse:

    Daniel Ribeiro
    Obrigaod pelo seu retorno
    Este assunto realmente é muito interessante e motivante para ampla discussão, porque do jeito que está não pode continuar.
    Policiamento por policiamento não vai dar em nada. Pense um pouco sobre os problemas de se fazer o tal dito corredor. Não tem absolutamente vantagem nenhuma que não seja uma ilusória de aumentar a rapidez do deslocamento. Veja ilusória eu digo porque os perigos são tantos que uma morte por dia é o suficiente para eliminar essa dita vantagem.
    Eu não sei se você dirige moto. Eu dirijo faz mais de 30 anos. Tive apenas um acidente faz uns 25 anos por imprudência minha no trânsito do Rio de Janeiro. Você quer ver quais são os principais problemas …
    A) Os vidros escurecidos dos carros impedem os motoqueiros de perceber as intensões dos motoristas. Escurecer os vidros é a maior barbaridade que antes era proibida e de repente foi permitda á luz de uma ilusória sensação de segurança. No mundo inteiro isso não é usado. Será que só os brasileiros descobriram essa maravilha …. Não acho que os brasileiros sejam tão bons assim, tirando os modismos que tanto os emburrecem;
    B) O corredor não dá largura de segurança para desvios impedindo de se usar uma direção defensiva;
    C) O que é que o policiamento pode fazer. Exatamente cuibir o corredor se houver lei e regulamentação para isso;
    D) Não precisa do corredor para andar rápido. O tamanho e a agilidade das motos permite fazer ultrapassagens em espaços reduzidos com toda a segurança. A minha moto é muito grande e rápida. É uma Hayabusa. Eu faço isso quando preciso chegar rápido em qualquer lugar. E chego sem fazer corredor. A única excepção poderia ser feita para o transito completamente parado; Aí sim não haveria problema.
    E) Você quer ver uma solução tão estúpida quanto a do corredor recém criado para as motos na pista da esquerda da 23 de Maio. Só um burro e ignorante e mal intensionado podeira sair com tamanho absurdo. As motos rodam pela esquerda, frequentemente precisam atravessar para pegar ruas da direita, aumentam os riscos e trava o transito. Aliás vejam quem comenda hoje a CET. Uma fraude chamada Rberto Scaringela ou coisa parecida. As decisões da CET não são piada porque não se deve rir de manifestações estúpidas de gente ignorante. É que nem essa loucura de colocar oa ônibus circulando pela esquerda. Quem foi o Jerico que teve essa brilhante ideia. Até hoje eu não consegui ninguém que me desse uma explicação plausível.

    Daniel, veja que a coisa está feia. Nós precisamos usar a internet para começar a aposentar – porque não colocar na cadeia – esses dirigentes burrocratas que a gente tem. Sim porque se eles não são ignorantes então são corruptos e movidos a interesses escusos. De qualquer forma essa cambada de infelizes não pode existir. Ninguém está aguentando mais tanta idiotice, ignorânica, corrupção … Viu na folha de S. Paulo hoje que as mortes no trânsito de S. Paulo com motos são uma porcentagem ínfima se comparado com a porcentagem de corruptos que essa anta do Lula colocou no governo … Isso porque ele quando assumiu para nossa desgraça falou que iria colocar as melhores pessoas no governo. Sim as melhores em safadeza, ignorancia … está aí para toda a gente ver. Alguém me explica a tão sólida amizade do Lula como Sr. Sarney …… Precisa comentar ????? Pobre Brasil.

    Fico á disposição para continuarmos este debate, tão importante e atual.
    Carlos Leal

  9. Obrigado pelo comentário Carlos.
    Eu moro em Osasco, região metropolitana de São Paulo, e por muitas vezes preciso me deslocar em São Paulo. Posso dizer pois vivo isso diariamente: O corredor agiliza o transporte. Se de carro, um trajeto de 10 km é feito em 40 minutos, de moto ele é feito em 10. Se você obriga as motos a andar atrás dos carros, não há vantagem então em ir de moto. A principal vantagem é a economia de tempo. Pra mim, não tem preço acordar 1 hora mais tarde e chegar em casa 1 hora mais cedo todos os dias.
    Eu tenho moto sim, uma Falcon, e ela é muito ágil no trânsito. Talvez você não pense da mesma forma pois a sua moto não ajuda muito. No trânsito intenso, uma moto como a Hayabusa tem pouca vantagem, pois é muito grande e pesada. Já em auto-estradas livres, fica obvio que a Hayabusa tem uma enorme vantagem sobre a maioria das motos.
    Os vidros escurecidos dos carros nunca chegaram a me atrapalhar quando eu estou de moto, pois em cima da moto eu enxergo tudo por cima… Eles me atrapalham quando eu estou de carro, mas de moto nao.
    A Largura do corredor varia de via para via. Na maior parte das vias de São Paulo, a largura é superior a 1,5m, o que é espaço suficiente para a maioria das motos passar. Cabe ao piloto determinar se ele consegue passar por lá, a velocidade que deve circular e a hora certa de frear. Eu nunca me acidentei em corredores, e acredito que quem se acidenta só o faz por descuido.
    O Policiamento pode coibir o CRIME. Se os assaltos são praticados com motos, é porque os ASSALTANTES sabem que a moto é boa. A policia deve coibir os ASSALTANTES, não as motos. Assaltantes são assaltantes a pé, de carro, de moto, de patinete ou com qualquer outro veículo.
    Corredores para motos são boas soluções sim, acredito que qualquer motociclista saberá entrar ou sair de um destes sem se acidentar. Mas particularmente, prefiro esperar para ver os resultados que esta experiência vai dar. Se servir para diminuir o número de acidentes, ótimo.

    Obrigado por sua opinião e por sua visita!

  10. Carlos Leal disse:

    Está interessante a discussão, sem dúvida. Existem vários países em que o corredor é proibido, totalmente proibido com coação grave. Daniel, você mesmo falou, cabe ao piloto decidir a velocidade de passar no corredor quando frear etc… mas os milhares de motos que circulam por S. Paulo são pilotadas por gente que não tem a menor capacidade e discernimento para o fazer. Afinal as carteiras de habilitação continuam sendo compradas, todo o mundo sabe disso. Nosso problema se chama falta de cultura que leva á corrupção. Vejam todos que as loucuras que estão acontecendo no trânsito são resultado de decisões totalmente erradas provenientes de falta de cultura ou corrupção o que dá a mesma coisa. Realmente não sei o que dizer. Por onde começar … Posso até concordar que o corredor facilita e reduz o tempo para quem tem conhecimento e cabeça para o fazer. Mas como faz na Av Sta. Amaro ou na 9 de Julho … isso é totalmente impossível. Até porque não existe cidade nenhuma do mundo em que as faixas de transito tenham a dimensão ridiculamente reduzida que as nossas tem. E quem define esses gabaritos – essa coisa ridícula que se chama CET. E agora, não sei por onde começar. Estou aberto para discutir. Espero que muita gente se entusiasme e participe.
    Carlos Leal

  11. Carlos, concordo que muitos dos motoqueiros realmente não tem preparo ou mesmo condições de circular pelos corredores, e por este motivo, morrem aos montes. Mas de qualquer forma, é um erro tirar a liberdade das pessoas. Eu não devo pagar pelo erro dos outros. Deveria-se assumir outras regras então, por exemplo, tornar os testes para carteira de habilitação mais rigorosos e exigir um novo teste por ano, por exemplo… Isso faria muitos maus pilotos perderem o direito de pilotar. De qualquer forma, tirar qualquer direito da população nunca é um bom negócio. É como tirar o meu direito de levar minha namorada de moto para tomar um sorvete em um sábado de sol. Simplesmente não pode acontecer.

  12. Carlos Leal disse:

    Daniel
    Você está entrando num campo perigoso, que é a interferência do poder público em permissões como essa de dirigir. Fazer prova a cada ano é um contracenso porque isso apenas vai gerar mais corrupção. Veja a compra das carteiras que continua numa boa. Eu tenho carteira de motorista em Portugal. A PRIMEIRA VEZ que eu vou renovar a minha carteira vai ser daqui a 4 anos que é o ano em que eu faço 60 anos de idade. Errado isso? Não. Super correto. Veja esse absurdo de renovar a carteira a cada 5 anos e agora com prova. Já viu o que está dando isso? Você só faz essa prova rídícula se você quizer. Não custa caro fazer a renovação. A agora? Não é melhor usar outros controles que não sejam essa coisa absurda de renovação de carteira? Quer outra estupidez das autoridades ridículas de transito que nós temos? Porque razão as multas são vinculadas ao veículo e não ao condutor? Você já se tocou do absurdo disso? Que culpa tem a moto ou o carro sobre as multas que o motorista tem? Você não acha que isso é questão de justiça ? …. Sò que é mais fácil essa cretinice de ter que licenciar o carro anualmente e o bloquear se as multas não estiverem pagas, sejam elas corretas ou não. Você é multado por não usar cinto de segurança, por exemplo. Aparece a multa do nada. Você declara que não é verdade que você estava usando sim naquela hora naquele lugar. E agora? Vale mais a palavra de um guardinha mal formado, mal intensionado por vezes e com ordens expressas de multar sendo o seu rendimento avaliado pelo numero de multas que ele faz, ou vale mais a sua palavra …. Não tem coisa errada por aí? ELe não teria que parar você? Porque razão nós não temos advertência no lugar de multa? Brasil país das multas. Pobre Brasil … entretanto a inspeção anual de veiculos que e uma coisa séria não acontece. E aqui é fácil de conter a corrupção. Talvez por causa disso essa inspeção não sai.
    Carlos Leal

  13. Carlos, se o exame for feito anualmente, e se ele não for corrompido (é necessário uma mudança cultural, claro), então ele efetivamente iria retirar os maus pilotos das ruas.

    Mas é mais fácil fechar as Marginais Tietê e Pinheiros…

    Se a policia realmente combatesse o crime, os criminosos de moto não teriam a vida tão fácil.

    Mas é mais fácil retirar as garupas das motos…

    Se o seguro obrigatório pudesse ser substituido por um seguro particular opcional, as pessoas poderiam pagar mais barato por um serviço melhor.

    Mas é mais fácil manter o monopolio e reajustar o valor em 38%…

    O Brasil é a terra das soluções fáceis para problemas complicados. O problema é que o Brasil também é a terra das pessoas acomodadas… Ninguém faz nada.
    Mas o governo está mexendo com as pessoas erradas. Motociclistas são apaixonados por suas motos. Não é apenas uma questão de dinheiro, é a paixão e a liberdade que estão tentando tomar de nós. Não vai haver acomodação desta vez, vai haver luta, e vamos conseguir garantir nossos direitos e nossas liberdades. Eu tenho certeza disso.

    Infelizmente.

  14. Alessandro disse:

    olha eu acho melhor deixar os politicos roubando mesmo hein.
    Porque quando os caras querem trabalhar eles só fazem cagada.
    Intaum roubem e deixem a gente em paz
    bandos d criminosos sem vergonha.
    olha se forem fazer um protesto contras essas leis absurdas contem com meu apoio, sou d jundiai e tem muita gente aqui pe da vida com esses abusos d autoridade blz ate mais.

  15. WILLIAN disse:

    bom dia Daniel bom dia carlos leal o debate de vcs esta muito bom
    e quero dizer q e muito importante participar deste debate para chegarmos a uma conclusao realmente esta muito dificio mesmo pra nos q temos moto eu sinceramente concordo q muitos roubos acontecem com ladroes em motos mais assim po nao podem tirar nosso direito de andar com o garupa eu mesmo comprei minha moto faz 2 meses saio com minha namorada direto pro shoping etc…
    nao acho q seja justo pagarmos por erros dos outros a moto foi feita para andar em 2 …acho q esses nossos governadores realmente nao tem mais oque fazer e completamente enexplicavel essa atitudes deles mais acho q essa lei nao vai dar certo muitos nao deixaram de sair com garupa com certeza nao……vcs concordam com migo ???????

  16. Nuno Sá Leal disse:

    Boa noite.
    Não sou Brasileiro, sou Português e entrei neste vosso “site” por acaso.
    Apenas tenho umas pequenas duvidas: Será possivel que um País, que respeito muito, ainda viva com estes problemas? É francamente ridiculo. Faixas nos capacetes? Politicos a mexer onde são completamente ignorantes (não o são apenas no Brasil)? Faixas próprias para motociclos? Como é que é possivel vocês ainda estarem nesta?
    Será que na Constituição politica Brasileira não existe uma coisa chamada “direito á petição?” Garanto-vos que resolve muita mesmo muita coisa.
    Abraço e, tudo de bom para vocês.

    Nuno Sá Leal

    • É Nuno… a população Brasileira sofre inerte as vontades do governo. Mas, sinceramente, acho que essa proposta de lei nunca vai ser aprovada. Uma vez tentaram implantar outra lei parecida, e os motoqueiros quase demoliram a prefeitura. Acho que não seria diferente desta vez. As pessoas por aqui estão acostumadas a reagir apenas quando já é tarde. Até mais!



  17. Comente este texto!

    Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback do seu site. Você pode também se inscrever para estes comentários por RSS.

    Atenção: Comentários de clones serão apagados. Caso seu comentário contenha ofensas pessoais, textos todos em caixa-alta, palavrões desnecessários ou miguxês, ele não vai passar pelo filtro e você poderá ter seu email e IP expostos publicamente e banidos. Anonimato não é um direito, é um privilégio. Use-o bem ou perca-o. As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do blog, algumas vezes não refletem nem as do autor do comentário..

    Você pode usar estas tags:
    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Este blog suporta Gravatars. Para ter um avatar global, por favor, cadastra-se no Gravatar.