BOMBA: Ninja 650R no Brasil
Essa é quente (mas nem tanto). A Kawasaki parece ter mesmo trazido a Ninja 650r, versão carenada da ER-6n, para o Brasil.
Ninja 650R
A Kawasaki Ninja 650R é diferente das outras esportivas. Com o motor igual ao da ER-6n, um bicilindrico em linha de 650cc e 78 cavalos, a Ninja 650 inova por trazer um motor deste tipo em uma moto carenada com certo urbano.
O motor é potente – acima da média para o tipo – e por ser bicilindrico, privilegia o torque em regimes de rotação médios, de 4 a 9 mil RPM. A entrega de torque é muito mais intensa do que em um motor de 4 cilindros, e a inércia menor fazem da Ninja 650R uma moto perfeita para uso urbano.
Painel da Ninja 650R
O quadro da moto é tubular em aço. Não é dos mais leves, mas é bem rígido e aguenta bem a tocada agressiva da moto. A suspensão dianteira, de montagem convencional e 12cm de curso, e a traseira, monoamortecida com 12,5cm de curso, copiam muito bem as irregularidades do asfalto e passam muita segurança na hora de acelerar.
A versão sem ABS terá um preço inicial de R$ 28.000 + Frete, e a versão com ABS custará R$ 2 mil mais caro: R$ 30.000,00 + Frete.
Ninja 650R Preta
Especificações
| Motor | |
| Tipo | 4 tempos, 2 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, DOHC, refrigeração liquida. |
| Cilindrada | 649 cm³ |
| Diâmetro x Curso | 83.0 x 60.0 mm |
| Taxa de compressão | 11.3:1 |
| Potência máxima | 71 hp @ 8.500 RPM |
| Torque máximo | 6,8 kgf.m a 7.000 RPM |
| Marcha Lenta | 1.300 RPM +/- 100 |
| Capacidade de óleo | 2.4 Litros |
| Combustível | |
| Alimentação | Injeção Eletrônica, corpo de 38mm |
| Tanque de combustível | 15.5 litros |
| Eletrônica | |
| Ignição | CDI/ECU |
| Partida | Elétrica |
| Farois | 12 V 55/60W |
| Transmissão | |
| Embreagem | Multidisco banhada a óleo |
| Câmbio | Manual, sequencial, 6 velocidades |
| Redução final | 46/15 |
| Transmissão final | Por corrente |
| Quadro | |
| Tipo | Berço Semiduplo em aço |
| Dimensões | |
| Comprimento | 2.105 mm |
| Largura | 760 mm |
| Altura | 1.270 mm |
| Distância mínima do solo | 106 mm |
| Distância entre eixos | 1.410 mm |
| Caster | 25º |
| Altura do assento | 790 mm |
| Peso seco | 178 kg (sem ABS) 182 kg (com ABS) |
| Suspensão | |
| Dianteira | Telescópica de 41mm de diâmetro, 120mm de curso. |
| Traseira | Balança tipo link de monoamortecimento hidráulico, mola helicoidal, 125 mm de curso, e ajuste de pré-carga. |
| Roda dianteira | De liga leve, 17 polegadas |
| Roda traseira | De liga leve, 17 polegadas |
| Pneu dianteiro | 120/70 ZR17 sem câmara |
| Pneu traseiro | 160/60 ZR17 sem câmara |
| Freio dianteiro | Duplo disco, flutuante, ventilado, em forma de pétalas, de 300mm, mordidos por pinças deslizantes de 2 pistões. ABS Opcional. |
| Freio traseiro | Disco ventilado de 220mm, mordido por pinça deslizante de 1 pistão. ABS Opcional. |
| Cores (2011) | Verde ou Preta |