GravatarMotos Blog » Curiosidades

Os Tipos de Moto


Como prometi, escrevi um texto sobre os principais tipos de Moto e suas características. Acompanhe:

  • Motos Custom – A preferida dos viajantes. São muito confortáveis e robustas. Para velocidades normais (até 140 km/h) se comportam muito bem. Apresentam consumo de gasolina médio. Dependendo da cilindrada, chegam a fazer 20 km/l. Só servem para andar no asfalto.
    Yamaha RoyalStar 1500
    Yamaha RoyalStar 1300
  • Motos Street – São boas motos para a cidade e para a estrada também. A faixa de cilindrada delas é muito grande, vão de 100cc a 1300cc, para viagens acima de 100km, as motos de 250cc ou menos são cansativas, mas acima disso são boas. A posição de pilotagem cansa um pouco depois de um certo tempo viajando, mas nada que comprometa a pilotagem. O consumo depende da cilindrada, as 500cc chegam a médias de 20 km/l sem problemas. O asfalto é o piso indicado.
    Suzuki Bandit N600
    Suzuki Bandit N600
  • Motos Esportivas – São as carenadas acima de 500cc. A posição de pilotagem não é muito confortável, mas o desempenho compensa isso, pois a viagem fica mais curta (hehehehe). São motos que atingem mais de 200 km/h com facilidade – e é pra isso que foram feitas. A autonomia não é grande, mas normalmente o piloto não se importa com isso, afinal ele viaja justamente por causa da velocidade. Apenas asfalto.
    Yamaha R1
    Yamaha R1
  • Big Trails – São motos trail, só que grandes, bem grandes. Elas são devoradoras de distâncias. Tem grandes motores com bom torque e são muito confortáveis. A principal vantagem é que elas têm a alma off-road, então permitem andar muito bem por estradas esburacadas, e até pisos de cascalho e terra batida. É o tipo de moto ideal para explorar o Brasil todo. A autonomia depende da cilindrada, mas normalmente são econômicas, fazem cerca de 20 km/l.
    Yamaha XT660R Preta
    Yamaha XT660R
  • Motos trail – São motos off-road pequenas. Só servem pra viajar se esta viagem for no meio do mato. Alguns modelos on-off road (mistas) servem para viajar também, no asfalto mas o conforto é muito sacrificado. A autonomia é boa.
  • Big Scooters – São os Scooters de 250cc ou mais. Eles atingem boas velocidades e são muito confortáveis. Eles normalmente têm muito espaço para acomodar bagagem. Alguns modelos maiores chegam a ter rádio para ouvir músicas. A Autonomia é boa, dependendo da cilindrada. O legal é que estes scooters não têm marchas, tem um cambio CVT que facilita muito a pilotagem, traduzindo isso em conforto.
    Suzuki Burgman 650 Vermelha
    Suzuki Burgman 650
  • Motos Chopper – São parecidas com as Customs, mas são totalmente personalizadas. Uma característica básica é que elas não têm banco para o carona, portanto, sempre viajar sozinho. A maioria não tem amortecedor traseiro, então os impactos do solo serão sentidos com muito mais intensidade. Normalmente estas motos têm o motor Harley Davidson 1200cc… é sempre o mesmo motor. Boa média de consumo e motor muito confiável.
    Chopper 1
    Chopper
  • Sport Touring – São motos esportivas carenadas, mas maiores, mais largas e mais potentes. Elas são confortáveis para viajar e tem o desempenho bom, mas o consumo é alto, são pesadas como as custom. É para quem gosta do estilo esportivo mas não abre mão do conforto.
    Kawasaki ZZR 1100
    Kawazaki ZZR 1100

Como pode ver, existem muitos tipos de moto, para todos os gostos. Existem subtipos também, motos trial, café-racer, Streetfighters, motos personalizadas, existe todo o tipo de moto que imaginar. Algum dia falo delas.

Compartilhe este texto!


Digite o seu nome e e-mail abaixo e saiba quando o Motos Blog é atualizado! Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail! É GRÁTIS!

Seu nome
Seu E-mail

19 comentários

  1. Roney Marques disse:

    Tenho uma tornado e acho ela boa para viajar. Claro, cada um tem um gosto, hehe Viajei um total de 2300km de SP a SC e voltei. Chegando la, andei em todo tipo de terreno. E bem melhor do que ir la, olhar e voltar, hehehe
    Boa autonomia, boa velocidade e nem tao desconfortavel. Esse e o meu estilo de moto.

    ps.: A moto da foto nao e uma Tornado e sim uma Xis Érre japonesa.

  2. Rodrigo Luna disse:

    Boa tarde…
    Sempre tive motos Street, mas tenho muita curiosidade em possuir uma Custom. Ja tive oportunidade em pilotar, e admirei muito o conforto ao rodar, mas tenho medo de não me adaptar com o tamanho e a falta de agilidade no tânsito. Se eu pudesse ter as duas né…… seria bem mais fácil!!!

  3. Daniel Ribeiro disse:

    Obrigado pela dica Roney, já arrumei!

  4. Filipe Átila disse:

    Olá…

    Sempre fui apaixonado por motos esportivas, e possuo uma modelo street que é a Tuíster 250cc. A viagem mais longa que fiz com ela foi de 1300Km ida e volta, com média de 100Km/h, sem muito cansaço. O próximo passo que quero dar, é pra Bomba CEBÊ 600F Rórnet. E espero não demorar comprar uma. rsrs

    Abraço pra todos…

  5. Ivan disse:

    E as motos de cross???

  6. lucas disse:

    olá……
    vou comprar uma moto.qual delas é melhor para viajar????
    *Tuíster
    *tornado
    Deis de já obrigado!!!!!!!!!

  7. J.Paulo Lacerda disse:

    Bom,
    Lucas, depende que tipo de terreno vc tah disposto a passar amigo… tipo… se for mais asfalto que areia, aconselho você a comprar a Tuíster, já se for mais trilhas, cascalho, e lugares íngremes aconselho a tornado, isso porque mesmo as duas sendo 250 cc não tem o mesmo desempenho na pista, exemplo: uma Tuíster no asfalto tem melhor desempenho do que a tornado, isso porque o “andamento” das motos é diferente, a tornado tem um arranque maior, o que a caracteriza pelo fato de ser off-road, pronta pra passar por cima de pedras e lama, da mesma forma, a Tuíster tem um péssimo desempenho na areia e trilhas, por ser mais baixa, pesada, e não ajudar mto nas subidas, então é preciso conhecer bem o terreno, antes de comprar a moto errada… blz amigão? qualquer coisa tah ai meu MSN: lacerdinha@naotemparea.com

  8. Elson disse:

    Olá, gostei muito do seu blog e pretendo passar por aki mais vezes.
    Tenho uma Bomba Fan mas surgiu a oportunidade de adquirir uma Bomba 600rr. Sonho em possuir uma moto esportiva dessa mas tenho medo do seu peso e posição de pilotagem pois sai dos padrões que estou acostumado (a esportiva vc pilota relativamente deitado sobre a moto). Quais as suas dicas para perder esse medo e andar e fazer curvas com segurança? Um abraço

  9. Paulo Jorge disse:

    Caro Daniel,

    Pretendo em breve comprar minha primeira moto e estou muito feliz de ter encontrado seu blog, apesar de ainda nao enteder nada de moto. Na reportagem sobre a Yamaha MT 03 você fala de mais tres tipos de motos não contemplados aqui: Funbike, StreetFighter e Motard. A motard pelo que entendi lendo aqui, são motos trail com rodas de aro menor. Correto? Os outros tipos, confesso que ainda nao encontrei nada sobre eles… Se puder falar um pouco sobre eles, seria bem bacana.

    De qualquer forma, parabéns pelo blog, muito bem escrito e com informações bem legais que nao havia encontrado em outro lugar.

    Parabéns!

  10. reife ruan disse:

    E aé qual é as novidade das motos crosss???????

  11. Luiz Zamboni disse:

    Estou fazendo uma pesquisa sobre estilos de motos e está ficando cada vez mais complicado já que em cada lugar da internet encontro uma classificação diferente…rs

    O que é custom em um lugar é Cruiser em outro…estou tentando…rs

    Se por acaso puder me indacar uma boa fonte de estudo eu agradeço muito.

  12. thalia rayane disse:

    eu gostei de todas as motos mais nenhuma barrou a yamaha R1

  13. italo disse:

    quero saber comovai ficar a nova Xis Érre tornado alguem já sabe como vai fica?

  14. Lais Cortazzo disse:

    Pessoal, alguem pode ajudar a mim e ao Luiz Zamboni???
    Também estou desenvolvendo uma pesquisa (de mercado) e esta um pouco dificil de definir as categorias de motos… quem pode me dar uma “mãozinha”?

    Até então estou definindo desta forma:
    ( ) Esportivas
    ( ) Streets
    ( ) Personalizadas
    ( ) Scooters
    ( ) Aventura

    Aguardo sugestões e desde já agradeço muito!
    Abraços,

    • Daniel Ribeiro disse:

      Aventura? Não seria off-road?
      Motos tipo Custom não são necessariamente personalizadas… Tem gente que compra a moto e não mexe nunca.
      Tem também motos chopper que, por definição, são personalizadas, uma vez que são fabricadas artesanalmente e de acordo com o pedido do cliente.

      Para efeitos de estatística, as principais categorias são:
      - Esportivas (Englobam as Esportivas e as Super Esportivas, como R1, CEBÊR 1000, CEBÊR 600, SRAD, etc)
      - Sport Touring (Motos de desenho esportivo, porém mais confortáveis, como a Hayabusa, a CEBÊR1100XX, a GSX-F 650, etc)
      - Street e Naked (Tanto de alta quanto de baixa cilindrada, sem carenagem ou com semi-carenagem, como a Tuíster, Fazer, Rórnet, Bandit, etc)
      - Utilitária (motos de baixa cilindrada usadas pelos motoboys, como CG, YBR, Yes, etc)
      - Scooter (motonetas e underbone, como Burgman, Future, Laser, Biz, Neo, etc)
      - Off-road (motos de asfalto ou trilha, de baixa cilindrada, como Tornado, Lander, XT600, Falcon, etc)
      - Dual-purpose (motos de uso misto, estrada ou terra, de alta cilindrada, como Varadero, V-Strom, Buell Ulysses, etc)
      - Custom (Virago, Marauder, Drag Star, etc)

      Até mais!

  15. alexandre disse:

    essas motos são demais essas motos são e sempre ficaram lindas menos chooper

  16. kelly disse:

    eu sou mulher e tambem gosto muito de moto. eu participor de correda de moto jà faz 10 anos e muito bom .a minhar moto è uma tornado preta com vermelho. gosto tambem de viver aventuras pelor mundo afora.



  17. Comente este texto!

    ATENÇÃO: Todos os comentários são revisados antes de entrar no ar. Antes de escrever, pense: "Se eu fosse o dono deste blog, eu aprovaria este comentário?". Propagandas serão apagadas. Caso queira anunciar no Motos Blog, clique aqui. Veja a nossa política de comentários. Pedidos de manuais não serão atendidos.

    Você pode usar estas tags:
    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Este blog suporta Gravatars. Para ter a sua foto nos comentários, cadastre-se no Gravatar.