Equipamentos para andar de moto no verão

E o verão chegou! O calor finalmente começa a aparecer e com ele, os motociclistas acabam deixando a segurança de lado em troca de uma pilotagem mais confortável.

Pilotando sem proteção


É muito comum ver pelas ruas pessoas pilotando apenas de camisa, sem luvas, jaquetas, calças ou botas, principalmente nesta época em que o calor é mais intenso. Obviamente as consequências de um acidente vão ser bem maiores do que se o sujeito estivesse usando o equipamento completo. No entanto, como usar uma pesada jaqueta e um grosso par de luvas com um calor de 40º? A resposta é simples: Não use!

Existem equipamentos próprios para uso em dias quentes, e eles são muito confortáveis, leves e realmente protegem. Então vou falar um pouco sobre os equipamentos ideais para cada parte do corpo.

Cabeça

O capacete é peça de proteção inegociável. Tem que usar! Mas ele não precisa ser desconfortável. Existem modelos mais indicados para climas quentes, como o S500 Air da Shark, que é extremamente ventilado.

Shark S500 Air

Mas a minha preferência, nestes casos, são os modelos escamoteáveis, mais conhecidos como “articulados”, ou “Robocop”. A parte do queixo deles é articulada, e permite a abertura completa da parte frontal.

Capacete Articulado


O LS2 FF386, o Shark Openline e o Zeus 3000A são modelos de capacetes articulados.

Você só deve ficar atento para não usar ele aberto enquanto pilota. O melhor é usar o queixo sempre abaixado enquanto pilota, e deixar para abrir apenas quando a moto estiver parada.

Eu não recomendo o uso de capacetes abertos, tipo peruzinho ou coquinho, pois estes não protegem o seu queixo em momento algum.

Evite Capacete Aberto

Corpo

Existem duas formas de proteger o corpo em situações de calor. Usando uma jaqueta de verão ou usando protetores independentes.
A jaqueta de verão é como uma jaqueta normal, porém, ela é feita de um tecido com grandes furos, bem ventilada. Dá para andar com uma dessas no calor sem problema nenhum.

Jaquetas de verão

Ela possui todos os protetores das jaquetas normais: Ombros, costas, cotovelos e, em alguns casos, no peito. Alguns modelos ainda contam com um forro removível impermeável, para o caso de uma chuva aparecer repentinamente. Exemplos de jaquetas de verão são a Riffel Summer, a Race Tech Summer, toda a linha Air Flo da Alpinestars e a Tutto Moto Leonardo Summer.

Outra forma de proteger o corpo é usando um colete com protetores, como por exemplo o Alpinestars Bionic. Este protetor pode ser usado diretamente sobre a pele. Basta usar uma camiseta por cima e pronto, você está protegido sem parecer um astronauta.

Alpinestars Bionic

O ponto negativo deste tipo de protetor é que ele não protege 100% da pele, então dependendo do tipo de acidente, você ainda poderá ficar com algumas escoriações. Mas pelo menos não ficará inteiramente quebrado.

Para viagens, há também as jaquetas que são fechadas, mas que possuem aberturas de ventilação. Em baixa velocidade elas não refrescam muito, mas em velocidade constante, como em uma viagem, é bem confortável de usar.

Mãos

As luvas são a parte mais fácil de resolver em situações de calor. Existem luvas de todos os tipos e para o verão não seria diferente.

Luvas X11 Blackout

As luvas para uso no verão são pequenas, de tecido ventilado e com protetores discretos. A X11 Blackout que fiz o teste recentemente é uma ótima luva para o verão.

Pernas

Assim como a parte de cima do corpo, as pernas também possuem duas formas de proteger: Usando uma calça de verão ou apenas os protetores.

As calças de verão também possuem o tecido com furos para ventilação, e possuem protetores nos joelhos e, em alguns casos, nas laterais das coxas.

Alpinestars A-10 Air Flow

Já os protetores, há basicamente um só: O do joelho. É uma joelheira, que em alguns casos se estende até a canela. Protege bem, mas não evita escoriações na pele.

Protetores de joelho

Pés

A proteção para os pés é importante também. Um bom calçado para andar de moto deve proteger os pés nas áreas mais importantes.

Existem muitos “tênis de pilotagem”, como o Apex Adventure ou o Alpinestars Fastlane, Eles possuem protetores na lateral externa, sliders dos dois lados do calcanhar e são feitos de material leve e respirável.

Tênis de pilotagem

Há também as botas ventiladas, como a Apex Racer Vented, que é feita de um tecido COURO com furos que permitem a circulação do ar dentro do calçado.

Apex Racer Vented

Conclusão

Equipamentos servem para garantir uma pilotagem segura e confortável. No verão é realmente difícil usar jaquetas e outros equipamentos mais pesados, ainda mais quando “é ali pertinho”. Porém, negligenciar a segurança é dar chance para o azar. Então fica a dica: Invista em bons equipamentos e ande sempre protegido.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão de equipamento bacana para o verão? Deixe um comentário!

Veja também