Lâmpadas de LED para motos

A última tendência das fabricantes de motos, em todos os segmentos, está em utilizar Leds para substituir as lâmpadas comuns. Entenda o que isso significa a seguir.

Lanterna com leds original

Motocicletas possuem muitas lâmpadas, as mais comuns obviamente são as do farol, da lanterna traseira e dos piscas (luzes de sinalização), mas estas não são as únicas. No painel da moto há algumas lâmpadas também, e algumas motos possuem luzes auxiliares para iluminar a placa e o farol.

Todas essas lâmpadas são comuns, também conhecidas como “Incandescentes”, e funcionam por meio de um filamento metálico em formato espiral, que emite luz quando alimentado por corrente elétrica. Este sistema é o primeiro tipo de lâmpada, inventado a mais de um século, e ainda é o mais utilizado.

Lâmpadas incandescentes

Mas aos poucos as lâmpadas incandescentes foram sendo substituídas. Na iluminação fixa, as lâmpada fluorescentes ganharam destaque, mas na iluminação automotiva este tipo de iluminação não fez sucesso. O que mais se aproxima deste conceito são as lâmpadas de Xenon, mas nas motos ainda são pouco utilizadas devido a complexidade do sistema.

Outra solução bem mais simples são os Leds. Eles possuem algumas vantagens em relação as lâmpadas incandescentes.

  • Leds são mais eficientes, consomem menos energia e aquecem bem menos que as lâmpadas incandescentes.
  • Leds tem durabilidade muito maior.
  • Leds não quebram, são feitos de plástico e metal, não há vidro nem partes móveis.

Muitos fabricantes já utilizam Leds na lanterna traseira e na iluminação ativa do painel e luzes espia, e alguns já usam também nos piscas, todos com excelentes resultados. Porém os leds ainda não são comuns como substitutos para as lâmpadas do farol, pois ainda não há leds com a potência necessária para esta aplicação.

Lâmpada H4 com 64 leds e apenas 6W de potência

Substituir lâmpadas normais por leds

O mercado de reposição já dispõe de lâmpadas feitas de leds. São peças que possuem o mesmo soquete das lâmpadas tradicionais, porém, no lugar do bulbo de vidro há um conjunto de leds. Essa solução é perfeita para substituir as lâmpadas de motos que originalmente não possuem leds.

Tipos de Lâmpadas de Leds

Eu mesmo uso na lanterna traseira da minha Yes uma lâmpada de Leds. A original queimou com menos de 1 ano de uso, e a de leds já está funcionando a mais de 3 anos sem nenhum problema. As lâmpadas do painel eu também substitui por leds, e nunca mais queimaram.

Existem lâmpadas de Leds para todas as aplicações: Lanterna traseira, piscas, iluminação de placa e pingo do farol. Elas são mais caras do que as lâmpadas convencionais, mas a durabilidade compensa o custo inicial, além disso, é bom saber que provavelmente nunca mais será preciso se preocupar em substituir lâmpadas queimadas.

Tipos de soquete

Os soquetes de lâmpadas mais comuns são os seguintes:

BA15s (1156)

Exemplos de lâmpadas com soquete BA15s


É um tipo comum de lampada para piscas. Originalmente possui apenas um filamento, e um único terminal elétrico em sua base. Elas podem ser de várias cores, mas geralmente são vermelhas, amarelas ou brancas.
Clique aqui para procurar e comprar lâmpadas de Led com conector BA15s.

BAY15d (1157)

Exemplos de lâmpadas com soquete BAY15d


São lampadas com dois filamentos, que podem ser usadas na lanterna traseira (luz de freio e luz de posição) ou nos piscas (quando os piscas também possuem luz de posição). Um dos filamentos é mais potente do que o outro, geralmente este filamento mais forte é usado para a luz de freio.
Em algumas lampadas leds, apenas metade das leds ficam acesas quando o freio não está acionando, e todas se acendem quando se aciona o freio. Outros modelos possuem duas intensidades diferentes, mantendo sempre todos os leds acesos.
Clique aqui para procurar e comprar lâmpadas de Led com conector BAY15d.

BA9s


Este tipo de lâmpada é muito comum para iluminação de fundo nos painéis de instrumentos de motos e carros. Também podem ser encontrados para iluminação de placa ou alguns tipos de pisca alerta.

Outro uso comum é como lâmpada auxiliar do Farol, também conhecida como “Pingo”.


Clique aqui para procurar e comprar lâmpadas de Led com conector BA9s.

T5 e T10


Este é outro tipo de lampada comum em paineis, piscas, luzes espia e luz auxiliar de farol.
Clique aqui para procurar e comprar lâmpadas de Led com conector T10 e também com conector T5.

Kits prontos
Além das lâmpadas de leds com soquetes próprios para substituir as lampadas convencionais, existem kits de acessórios feitos de leds e que substituem completamente o sistema de iluminação original. É o caso das lanternas de leds, disponíveis para vários modelos de motos, como Twister, Hornet, Falcon, Titan e tantos outros.


Clique aqui para pesquisar e comprar lanternas de led para a sua moto.

Há também os kits de piscas prontos, que já vem com leds internos.


Clique aqui para pesquisar e comprar piscas de led para a sua moto.

Ficou com alguma dúvida? Que achou do texto? Já usa lâmpadas de led na sua moto? Deixe um comentário!

Veja também