Aconteceu de novo: Fundi o motor da Yes

Em 2008 eu fundi o motor da Falcon, e agora repeti a proeza e fundi o motor da Yeszinha.

O motivo foi o mesmo: Falta de atenção com o nível do óleo.

Na Falcon, eu troquei o óleo na sexta-feira e fui para Foz do Iguaçu no Sábado. Como são apenas 1100 km de distância, e o óleo duraria 3000 km, achei que daria para ir e voltar sem me preocupar. A ida, sozinho e sem bagagem, foi tranquila. Fui com o cabo enrolado daqui até lá. Mas a volta, já com a Luana na garupa e algum peso em bagagens, foi bem mais complicada.

Faltando apenas 300 km para chegar, percebi um barulho muito diferente no motor, e quando fui conferir o nível de óleo, simplesmente não havia óleo. Coloquei óleo e conseguimos terminar a viagem, mas ao abrir o motor, veio o veredito: Precisei trocar pistão, anéis, e brunir a camisa do cilindro. Minha sorte foi não ter afetado o cabeçote nem a parte de virabrequim.

Agora com a Yes a história foi um pouco diferente: O óleo dela tinha já os 3000 km, mas eu a tempos não verificava o nível, e esta foi a grande falha. Na semana passada eu estava indo trabalhar, cabo enrolado na Marginal Pinheiros (Muro da USP), quando o motor faz um barulho alto, trava e morre. Na hora eu já sabia que o problema era sério.

Com o embalo consegui chegar a um local seguro para parar e pensar no que ia fazer da vida. Depois de uns 3 minutos, eu resolvi tentar ligar a moto de novo, e pra minha surpresa ela funcionou! Fui até o primeiro posto que encontrei, comprei 1 litro de óleo e despejei na moto. Ela continuou funcionando, mas com um barulho muito estranho, consequência do dano pela falta de lubrificação.

Levei na oficina no dia seguinte, e no final de semana abri o motorzinho para avaliar os danos. Resultado: Comando de válvulas e mancal central levemente danificados e balancins condenados. Aproveitei e conferi pistão, anéis e retentores de válvulas, e destes, só o pistão está bom.

Cabeçote da Yes 125 (mancal central levemente danificado)

Eu pensei em aproveitar a oportunidade para dar uma apimentada no motor aumentando a cilindrada, mas acabei resolvendo deixar original mesmo, já que o pistão está bom e não vou precisar fazer retífica. Apenas vou trocar os balancins, retentores de válvulas e anéis.

Tampa do cabeçote da Yes 125 (mancal central e balancins danificados)

Cilindro do motor da Yes 125 em bom estado

O comando de válvulas e mancal vou apenas dar uma leve lixada, para deixar liso de novo. Vai ficar um pequeno barulho mas não vai comprometer o uso.

Moral da história: Fique atento ao nível de óleo. Andar com óleo velho até dá para perdoar… Mas andar sem óleo não dá.

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