Zero X – Uma moto elétrica que realmente vale a pena

Uma empresa americana, Zero Motorcycles, lançou recentemente uma moto 100% elétrica que realmente vale a pena conferir, a Zero X.

Zero X - Moto Elétrica

A moto pesa menos de 70 kg, tem um motor elétrico que gera 23 cv de potência e tanto a potência quanto o torque máximo são atingidos em qualquer regime de rotação do motor. Não tem aquele papo de torque máximo @ 7000 RPM… Acelerou, já está no máximo.


A moto promete uma autonomia de 2 horas com uma carga de bateria. A bateria demora menos de duas horas para se carregar por completo. O desempenho é comparável a das motos 250cc que conhecemos, porém sem fazer barulho e sem emissão de poluentes.

Para desenvolver a moto, nada mais lógico do que em uma COMPETIÇÃO. Fizeram um campeonato de motocross onde apenas estas motos correm. As corridas são o melhor laboratório de desenvolvimento. É por isso que reluto tanto em aceitar as marcas de motos que não tem participação em nenhum tipo de competição.

Lá nos EUA a moto já é vendida, custa quase 7500 dólares. Um preço salgado se compararmos as motos a gasolina, porém, nada absurdamente tão caro que não possa ser comprado. A tendência é que este tipo de moto fique cada vez mais acessível ao longo do tempo.

É interessante o esquema de funcionamento desta moto. É apenas um motor elétrico, de dimensões bem reduzidas, alimentado por uma bateria que gera 300 amperes. O quadro da moto é todo de alumínio, assim como as rodas.

Veja um pequeno vídeo da moto em ação:

A moto é meio feia, eu concordo, mas ela já está bem próxima do que seria um produto viável para substituir as motos com motores a combustão.

Veja também