GravatarMotos Blog » Dicas, Dinheiro, Segurança

Como contratar um seguro de moto


Contratar um seguro nem sempre é uma tarefa fácil. Os corretores são os profissionais que podem te auxiliar a escolher o seguro mais indicado para você, mas nem sempre isso é possível.

Nós vivemos em uma época em que o seguro de Motos se tornou algo indispensável. A criminalidade só aumenta, e com ela os casos de roubos e furtos de motos, isso quando não há violência envolvida com o crime, o que torna tudo muito pior. E o seguro vem, antes de mais nada, garantir a tranquilidade das pessoas que querem preservar seu patrimônio. Nada substitui a paz de espirito.

Mas contratar um seguro pode ser o início de uma dor de cabeça. Os preços dos seguros de Moto, em geral, são muito altos. É preciso procurar bastante, cotar em muitas corretoras diferentes, pois algumas delas possuem condições especiais com as seguradoras, e conseguem oferecer seguros a preços melhores.

O problema é que essas corretoras geralmente são concorridas, e o corretor de seguros nem sempre tem muito tempo para dedicar para te atender, afinal, há muita gente querendo cotar seguro com ele. Na maioria destes casos, toda a negociação é feita por e-mail ou telefone. O corretor manda uma cotação padronizada, e cabe ao interessado apenas decidir se fecha ou não o seguro.

Pouca gente sabe, mas as seguradoras oferecem inúmeras formas de contratar o seguro. É possível escolher dentre várias coberturas diferentes, coberturas acessórias, serviços de assistência 24 horas, coberturas para vida, acidentes pessoais, e até serviços para sua casa ou seus animais de estimação. Os corretores dificilmente oferecem essas coberturas, e o interessado pode acabar perdendo uma boa oportunidade de estender a cobertura para ter um seguro que corresponda mais a suas necessidades.

Agravo no valor de mercado

A cobertura de casco do seguro – roubo, furto, colisão e incêncio – geralmente tem seu capital segurado indexado pelo valor de mercado. Então, no momento do sinistro, a seguradora vai consultar alguma tabela (geralmente FIPE) para poder pagar a indenização. Pouca gente sabe, mas é possível incluir um agravo de até 10% neste valor, a fim de se obter uma indenização até 10% maior do que o valor de mercado. Este dinheiro extra pode ser usado para pagar por eventuais acessórios ou customizações feitas na moto, ou até mesmo para comprar um modelo mais novo ou melhor. Também pode ser usado para quitar um financiamento recente, onde o valor de quitação pode ser superior ao valor original da moto.

Coberturas adicionais

Por exemplo: Quem viaja muito com a moto, para locais distantes de casa, pode contratar uma cobertura adicional de guincho para aumentar a distância que o guincho pode rebocar a moto. A assistência padrão geralmente dá de 100 a 250 km de guincho, e se sua moto quebrar a uma distância maior da sua casa, você vai ter que pagar um valor extra para o guincho rebocar sua moto. Aumentar a cobertura em, por exemplo, 400 km, não costuma aumentar mais do que 30 ou 40 reais no preço final do seguro, e é um grande conforto saber que podemos viajar para mais longe sem medo de ficar no meio da estrada.

Eu e a Luana com a moto quebrada a 600 km de casa

Eu e a Luana com a moto quebrada a 600 km de casa

Outro exemplo é a cobertura de Danos Corporais. Ela funciona exatamente igual ao DPVAT, ou seja, só vale para indenizar as vítimas de acidentes. Por padrão, os corretores colocam um valor de cobertura bem baixo, por volta de R$ 30 mil. Aumentar esta cobertura para R$ 100 mil aumentará, no máximo, uns 50 reais no valor do seguro.

A cobertura de Danos Materiais a terceiros também pode ser aumentada sem um grande impacto no valor do seguro. Se você resolver bater sua moto numa BMW X5, ou em alguma outra moto acima de 600cc, dificilmente conseguirá pagar o prejuízo tendo apenas R$ 30 mil de cobertura.

Existem outras coberturas que podem ser contratadas, como seguros de vida, despesas complementares, assistência para residência… Cada seguradora oferece opções diferentes, então a melhor forma de conhecer todas é perguntando ao corretor.

O que deixa o seguro das motos caro é a cobertura básica: Roubo, Furto e Incêndio. Reduzir o valor das outras coberturas pouco irá influenciar no prêmio total do seguro. Então não faz muito sentido reduzir essas coberturas, que podem ser muito úteis, para ter alguns trocados de desconto.

Endosso

O Endosso é o ato de mudar um seguro que já está vigente. Se você já tem o seguro, e quer mudar alguma coisa nele, terá que ligar para o corretor e solicitar um endosso.

O melhor é fazer o melhor seguro possível já na primeira contratação. Quando você mantem o seguro “sem mexer” por toda a sua vigência, na hora de renovar geralmente é dado um desconto e não há reanálise de perfil nem é necessária a vistoria prévia. Todos estes processos geram custos para a seguradora, então se você não mexe no seguro, você evita que a seguradora gaste, e por isso ela transfere este desconto para o valor do prêmio na hora de renovar.

Além disso, o endosso pode ter um custo! A seguradora entende que alterar um seguro é um serviço que ela presta, e portanto, deve ser remunerada por isso. Fazer uma alteração de coberturas pode custar entre 50 e 100 reais só em honorários, então alterar um seguro pode ser inviável dependendo do caso. Além disso, na hora de recalcular o seguro, as tabelas atuariais podem ser bem diferentes das que eram na época em que você contratou, e as coberturas que você já tinha antes podem ter grande variação de valores. Por isso é importante cotar antes de confirmar a alteração.

Espero ter ajudado, e se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário!

Compartilhe este texto!


Artigos relacionados:

Como é feito o cálculo de um seguro?
Como é feito o cálculo de um seguro?

Como funciona um seguro
Como funciona um seguro

Seguro Obrigatório DPVAT terá aumento em 2011
Seguro Obrigatório DPVAT terá aumento em 2011

Trava Disco Xena   Alarme 120db   Todas As Cores Disponiveis
Trava Disco Xena Alarme 120db Todas As Cores Disponiveis
Mais info»
R$ 129.99
Chave Contato Trava Capacete Trava Banco Cbr450
Chave Contato Trava Capacete Trava Banco Cbr450
Mais info»
R$ 130.00
Kit Pistão,   Trava E Anéis Yamaha Neo At 115
Kit Pistão, Trava E Anéis Yamaha Neo At 115
Mais info»
R$ 109.90
Kit Chave Ignição Trava Tampa Tanque Virago Xv 250
Kit Chave Ignição Trava Tampa Tanque Virago Xv 250
Mais info»
R$ 199.00
Trava Disco Xena   Alarme De 120db   Trava Motos   Tds Cores
Trava Disco Xena Alarme De 120db Trava Motos Tds Cores
Mais info»
R$ 129.99
Conjunto Travas Titan 150 Esd 2009  ,    5 Peças Magnetron Trav
Conjunto Travas Titan 150 Esd 2009 , 5 Peças Magnetron Trav
Mais info»
R$ 123.20
Vitrine TecnoBlog  

Digite o seu nome e e-mail abaixo e saiba quando o Motos Blog é atualizado! Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail! É GRÁTIS!

Seu nome
Seu E-mail

46 comentários

  1. Murilo disse:

    eu tenho uma divida!!!
    por que as seguradoras nao fazem seguros apenas contra roubo?
    assim teria um valor muito mais acessivel, eu por exemplo que tenho menos de 25 anos o seguro de moto pra mim é inviavel pela idade.
    agora se fosse so contra roubo esse valor seria padrao de acordo com a localidade, o que facilitaria muito em um fechamento de contrato.
    acho que devia ter essa escolha, pois o valor que pedem normalmente em 3 anos voce compra outra moto, e ja que dizem que é pelo perfil, que façam so contra roubo, onde o perfil nao seria necessario.
    eu mesmo sei que voce bater sua moto e ter que concertar é uma tristeza, porem antes voce ter o bem e a chance de um dia voltar a usa-lo do que vim um cara e roubar sua moto e voce nunca mais a ver.
    existe alguma seguradora que de cobertura apenas contra roubo?

    • Murilo disse:

      duvida…rsrs…divida tb…mas no caso aqui é duvida…rs

    • Gabriel disse:

      Passo pelo mesmo problema Murilo. Seria realmente bom se tivesse.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Murilo, as coberturas de Roubo, Furto e Incêncio (Perda Total) e Danos Materiais (Perda total ou parcial) são sempre vendidas juntas por determinação da SUSEP, que regulamenta os seguros.

      Na visão da entidade (e de qualquer pessoa com bom senso), se fosse possível obter seguro apenas contra roubo, as pessoas fraudariam mais o seguro.

      Imagine um cidadão que bate a moto, e o conserto fica orçado em um valor muito alto. Este cidadão pode ter a brilhante ideia de “sumir” com a moto, e simplesmente dar queixa de roubo… Assim a seguradora arcaria com um prejuizo.

      Oferecendo uma cobertura de perda parcial, a seguradora pagará apenas o conserto (reduzindo o prejuizo), cobrará uma franquia do segurado (fazendo-o participar do prejuizo) e ainda cobraria um valor de prêmio por assumir este risco… O risco total do seguro fica muito menor.

      • Murilo disse:

        mesmo assim nao concordo com essa politica, pois se a pessoa cair com a moto e os danos forem altos, provavelmente ela tambem tera ralados, fraturas etc… alem do guincho das rodovias que iram rebocar o veiculo, entao é so as seguradoras ver se teve entrada dessa pessoa em um hospital ou algo do tipo e vai saber se foi roubo ou tombo.
        na minha opiniao existem meios pra isso, mas acho que o que eles querem é visar lucro alto, ate pq existem rastreadores que reembolsam um certo valor caso nao encontrem o veiculo, porem nao é o valor total da moto.

        • Daniel Ribeiro disse:

          Murilo, a seguradora não está interessada mesmo em ir atrás desse tipo de problema. Ninguém vai em hospital, IML ou qualquer coisa que seja só pra saber se o segurado se acidentou. E se por acaso não foi ele, mas sim um amigo?

          A seguradora não tem meios de controlar este risco… Por isso é que os seguros do ramo AUTO (Carros, Motos e Caminhões) sempre tem coberturas obrigatórias para Roubo, Furto, Incencio, Colisão, e Danos Materiais a terceiros.

          • Murilo disse:

            mesmo assim nao…os valores praticados por eles sao absurdos…mesmo tendo tudo isso…
            isso pra moto…
            pois meu amigo tem um gol g5…e ca entre nos…o gol eh um dos carros mais visados….e pro perfil dele…uso diario o valor do seguro é de 2 mil….em um carro com valor de 28 mil reais…ja uma moto de 25 mil voce paga de 5 a 7 mil no valor do seguro…isso é um absurdo…

          • Daniel Ribeiro disse:

            Tudo depende da sinistralidade.

            Minha moto vale 35 mil, e eu pago 1800 de seguro (Osasco, 28 anos – perfil ruim)

            Minha moto é uma V-Strom, que nenhum ladrão quer. As seguradoras adoram.

            Agora vai ver o seguro de uma XJ6 de 28 mil… Ladrão adora essa moto. Seguradora odeia.

    • Arnuss Jr. disse:

      Realmente não dá para fazer somente seguro contra Roubo e/ou Furto, mas dá para fazer individualmente Dano Material (RCF-V DM), Dano Corporal (RCF-V DC), Dano Moral (RCF-V DM), Acidente Pessoal de Passageiro – Morte Acidental (APP-MA), Acidente Pessoa de Passageiro – Invalidez Permanente (APP-IP)… Ainda é comum no Brasil se pensar apenas no Bem em si, deixando de lado a Pessoa.

      • Murilo disse:

        mas na boa…acho que voce vai concordar comigo…voce receber dinheiro por um bem perdido, algo que é um aterial é uma coisa…agora…na minha opiniao nao ha dinheiro que pague uma vida…entao seguro sobre ser humano acho besteira…imagine voce…recebendo um dinheiro pela perda de alguem que voce goste…chega a ser ridiculo isso…
        e nos casos de ajuda com hospital…ja pagamos seguro obrigatorio que é pra isso…mas ninguem corre atraz…

        • Daniel Ribeiro disse:

          Murilo, se você tem filhos que dependem de você, o que eles vão fazer caso você morra? Como eles vão se sustentar?

          Seguro de vida geralmente serve para isso: Para dar uma quantia em dinheiro para os seus beneficiários, caso você falte a eles. Eles podem não ter como te substituir afetivamente… Mas certamente não vão passar necessidades por um bom tempo… Tempo suficiente para que a sua familia se estruture novamente e consiga viver sem você e sua renda.

          Incluir um seguro de vida numa moto ou num automóvel faz todo o sentido. Imagine que você atropelou algum pai de familia… como fica a familia dele?
          E se você capotar o seu carro e matar algum amigo seu, como é que vai ficar a familia do seu amigo?

          Obviamente o seguro não conserta as coisas… Nenhuma vida pode ser restaurada. O papel do seguro é garantir a continuidade das coisas… Seja um bem, seja uma vida. E a vida continua, mesmo depois que um ente querido se vai.

          • Murilo disse:

            sim…concordo disso com voce…mas vamos aos fatos…os valores que pagam…pelo menos quando eu estava cotando…é em torno de 30 mil para esses tipos de danos…isso que em alguns era menos…
            ai vamos ser coerente…30 mil acerta a vida de alguem?
            com 30 mil…dependendo do padrao de vida que a pessoa mantia…principalmente pelo fato de que…se a pessoa tem uma moto esportiva…provavelmente ela tem um padrao de vida mais elevado…e normalmente tem outras dividas..fora os gastos com alimentaçao e etc familiares…
            ai te pergunto…30 mil resolve alguma coisa?
            ainda mais se for daquele tipo de familia que todos depende do falecido…
            nao resolve nada cara…30 mil voce pisco ele ja acabo…vc nao concorda?
            dinheiro este que se cobradoi mais em conta em um seguro a pessoa pode fazer uma previdencia…poupança entre outros…onde o dinheiro rende juros e nao fica em um valor estipulado apenas…

          • Arnuss Jr. disse:

            Concordo com o Daniel. Seguro de Vida não foi feito para premiar ninguém. Quando se tem família e o patrimônio em construção, é imprescindível fazer-se um Seguro de Vida, que na maioria dos casos é superior a R$ 100.000,00. Além de cobertura por morte, cobre também invalidez parcial ou total. Quanto mais jovem é a pessoa, mais barato é para contratar.
            As coberturas que mencionei (DM) são contratadas apenas para cobrir danos a terceiros. Para os passageiros temos o DPVAT e o APP (Acidentes Pessoais a Passageiros).

            Abç

        • Marcos disse:

          Murilo, concordo que não existe dinheiro que pague por uma vida ou mesmo por um traumatismo grave decorrente de um acidente, mas pode ajudar muito para uma boa recuperação ou mesmo para permitir a continuidade da vida de uma família como o Daniel citou. Por outro lado nenhum de nós esta livre de ser responsável por um acidente de transito e neste caso o seguro ajuda a evitar que a qualidade de vida de nossos dependentes seja afetada.

  2. Marcos disse:

    Uma clausula que é importante é a de DP (danos pessoais para terceiros que cobre as despesas caso você atropele um pedestre num corredor, por exemplo). Só depois de duas renovações é que me toquei que a corretora não me colocou esta cobertura no meu seguro. Alguem tem seguro com DP?

    • Daniel Ribeiro disse:

      Eu tenho, a minha indeniza 50 mil reais para Danos Corporais… Bem mais que os R$ 13 mil do DPVAT, e eu pago por ela só R$ 90… Bem menos que os R$ 274 do DPVAT.

  3. Adriano disse:

    A honda e a mapfre tem uma parceria interessante para quem compra uma moto honda 0km, o seguro sai bem mais barato do que fazer particular, o da minha bros mix saiu 35% mais barato do que das outras seguradoras que fiz cotação.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Sim… no primeiro ano você paga um seguro bem baratinho… Na hora de renovar, o seguro explode e fica o triplo do valor.

      É uma ótima estratégia o fabricante se unir a seguradora… O fabricante subsidia o seguro, e dá a ilusão que o seguro é barato, e assim ele vende mais motos.

    • Marcos disse:

      Com um colega meu aconteceu exatamente isso que o Daniel relatou, na hora de renovar o seguro feito com a HONDA o prêmio ficou em 30% do valor da moto. Enquanto ele renegociava o seguro venceu e no dia seguinte roubaram a moto dele no estacionamento da empresa. A sorte dele é que ele acionou o Depto jurídico e a empresa pagou o valor da moto uns dois meses depois. Resultado: comprou uma Dafra Citycom 300i, segundo ele a prova de ladrões rssss

    • Arnuss Jr. disse:

      Atenção nesses casos. Seguros de fábrica são baratos porque a franquia é alta. Não há mágica em Seguros. Se o prêmio está abaixo dos preços praticados é porque algo aumentou para cobrir a vantagem oferecida. Já vi casos em que por não ler a apólice, após sinistro, o proprietário descobriu que no seguro “baratinho” dele a franquia era 3x maior que a normalmente praticada (mais de R$ 6.000,00).

  4. igor disse:

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=102552336&tid=5688192401853302785&start=1
    Ígor
    Roubo de MoTo
    OI Daniel, oi gente to passando aki pra informar q entrei pra estatisca fui roubado, minha moto Titan EX 2010 vermelha foi roubada no dia 06/12/2011 as 21:00hrs na cidade de São Leopoldo, RS cidade a 40km de POA , os ladrões estavam de moto e o carona armado, me abordaram com a moto em movimento. Felizmente 0,5 hrs depois a moto foi encontrada intacta, aparentemente os ladrões abandonaram ao disparar o alarme original honda da moto sendo q este ñ desliga a moto. Sorte puis é num sei mas graças a Deus recuperei a moto dois dias depois no guincho e num tive nem um gasto com o mesmo, mas infelismente perdi a segurança de andar tranquilo, setou pensando sériamente em vendela e compra uma mais antiga, pra diminuir o risco de um novo transtorno.
    Valeu ai gente fica a dica, o alarme provavelmente foi decisivo. Sorte pra todos e um pais seguro pra todos nós!!!
    Bom 2012 pra todos.

  5. Paulo disse:

    Cuidado com a seguradora do BB, fez o seguro da minha Z750 0km por R$2.200,00,e faltando 3 dias para vencer o seguro me pediram R$10.800.
    Questionados (BB)sobre o que gerou o aumento e o que poderia ter gerado uma diferença tão grande do valor do premio da seguradora do BB e a que eu fiz o seguro a resposta deles foi que agora eles tem parceria com a MAFRE e que não é interessante para eles renovar a minha apólice pelo risco que o modelo oferece.
    Nesse período a única coisa que mudou foi que eu e a moto envelhecemos 1 ano, nenhuma ocorrência da contratação até a data da renovação, e para completar o Mané aqui vacilou ao confiar e não conferir cada detalhe, deixei de perceber que eles não registraram minha bonificação na apólice, resultado depois de um ano voltei a estaca zero e ao procurar outra seguradora tive um prejuízo de R$460, pois o seguro que poderia ser de R$3.200,00 acabou ficando em R$3.660 (claro que em outra seguradora).
    … Fica o alerta fiquem espertos mais ainda para a renovação e se contratarem a seguradora do BB/MAFRE, saibam que bem antes da renovação é bom cotar para não passar por “surpresas” como a que eu passei e se sentirem os “Própri-otarios”.

    • Murilo disse:

      fala ae Paulo…blz?
      cara…em qual seguradora voce conseguiu esse valor e sua idade se nao for encomodar…
      valeww

      • Paulo disse:

        Murilo,

        contratei via corretor a Sulamerica, segue o meu perfil: único condutor, 42 anos, garagem fechada em casa e no trabalho, uso diário (inclusive fds), obs. sem a obrigação de instalar rastreador.

        Depois da um retorno a respeito do valor que vc conseguiu.

        Abçs e boa sorte!

        • Murilo disse:

          entao Paulo…no momento estou sem moto…ja dexei de compra por conta do seguro…
          o que eu to querendo e nenhum corretor quer fazer e ver os valores das motos que tenho interesse e ai entao eu ver qual eu pego…com um seguro compativel…
          mas ja fui cotar certas motos ate mesmo sem visao pra roubo ou pelo menos com um pouco menos que outras marcas…e ainda assim foi desanimador…e como vivemos em um país onde trabalhador só se ferra…continuo sem moto…
          ai vem o quesito idade, pois tenho 24 anos…mas mesmo assim…meu medo é roubo só…mas os caras nao sei…quer ferrar com a gente…
          em todo caso…vou decidir sobre qual moto comprar independente do seguro…e ver se acho um rastreador que reembolse um valor considerado bom caso nao recuperem a moto…
          mas ao mesmo tempo nao gosto de rastreador…ja ouvi sobre casos de falha e quase causar acidente…
          mas sei la…não vou deixar de ter minha moto pq não temos um governo que atue com claresa e respeito ao povo brasileiro…claro que os bandidos atuam por si só…mas podiam jogar o exercito nas ruas…coloca um soldado em cada esquina…acho que ajudaria um pouco…mas os unicos gastos que eles tem é com si propios…e infelizmente muitos seres tambem nao tem força de vontade de vencer na vida sem prejudicar ao proximo…que suou a camisa para conseguir algo na vida…e tambem pelo fato de muita gente comprar em mercados paralelos…
          mas em todo caso vamos ver o que vou conseguir…afinal…eu tenho um sonho de ter uma moto esportiva e vou realiza-lo quiser e vou conseguir uma forma de andar tranquilo com o meu bem se Deus quiser!
          um abraço!

          • Arnuss Jr. disse:

            As motos custon são as que têm o melhor custo benefício com relação ao valor do prêmio. Mas o que mais pesa no seu caso é a idade e, provavelmente, o fato de ser solteiro e sem filhos. Diferentemente do que a maioria pensa, o CEP também conta, mas não é decisivo na hora de calcular o valor do prêmio.

          • Murilo disse:

            Arnuss Jr.
            ja que voce eh corretor de seguros…tire umas duvidas pra mim…
            pq um seguro de carro é mais barato que de uma moto…
            como ocorreu com meu amigo..
            obs: ele tem a mesma idade que eu…e eu moro com minha namorada a dois anos (companheiros) sei que tem essa possibilidade…ele fez como solteiro…
            o seguro do carro dele…um gol…que é na minha opiniao e ate das seguradoras é um dos carros mais visados…no valor de aprox. 30 mil…sai tao barato se comparado a uma moto (exatos 2 mil reais)…sobre o cep…ele é praticamente meu vizinho…
            motos custom por exemplo nao caem em meu gosto…seguro so contra roubo nunca fazem…
            o que posso fazer para reduzir um custo de um seguro…visto que em certas condiçoes o seguro é inviavel…pois em uma moto de 30 mil querem cobrar em torno de 9 mil reais o seguro…ou seja…em 3 anos eu tenho outra na garagem se aplicar esse valor em uma poupança…
            obs: esse valor muitas vezes praticado com quem tem perfil bom pra seguro…o q acabou acontecendo com um amigo meu…
            obrigado!

          • Arnuss Jr. disse:

            Caro Murilo,
            Todo seguro tem características semelhantes, apenas a base de cálculo é que é definida em função de alguns itens importantes e o principal é o Índice de Sinistralidade. Não há mágica. É um simples cálculo matemático. É claro que o CEP também conta, mas a Sinistralidade é o que tem o maior peso.
            Considere a seguinte situação: Perfil do Condutor; Preço do bem; Índice de Sinistralidade. Os cálculos atuariais usam dezenas de índices, mas vamos ficar só com estes três, ok?
            Vamos considerar dois proprietários (A e B) com o mesmo perfil (inclusive CEP); dois veículos (Aa e Bb) de marca diferentes, mas o mesmo valor, ano de modelo e quilometragem. A única diferença entre eles é o Índice de Sinistralidade (IS). O veículo Aa é 3x mais roubado que o veículo Bb. Vamos supor que os IS’s são 1,3 (para o veículo Aa) e 1 para o veículo (Bb). Se todos outros valores são iguais, concluímos no final do cálculo que o proprietário A pagará um prêmio 30% maior que o proprietário B. Certo?
            Agora vamos às motocicletas…
            Levando em consideração que no universo existente de veículos (apenas automóveis e motos) 85% de automóveis e 15% de motocicletas.
            Segundo dados do IG (2010), entre os 8 (oito) veículos mais roubados, 3 (três) são motos.
            Levando em consideração o número de veículos fabricados (os mesmos oito) neste mesmo período, o número de veículos roubados chega a 2608 veículos onde mais de 44% (805) são motocicletas.
            Se somos 15% do universo pesquisado e proporcionalmente somos sinistrados em 44%… Acho que respondi a sua pergunta inicial onde você questiona por que o seguro de moto é mais caro que o de automóvel.
            Obs.:
            - Os 8 modelos mais roubados em 2010 segundo o IG são (em ordem e a nível nacional): Honda NX4; Fiat Stilo; Fiat Punto; VW Crossfox; VW Spacefox; Honda CBX 250; Peugeot 307; e Yamaha Fazer 250.
            - Informações retiradas dos sites robadosbr.com.br, anfavea.com.br e abraciclo.com.br

            Abç

          • Arnuss Jr. disse:

            Quanto ao seguro com prêmio mais barato, aconselho que eleve o valor da franquia. Isso reduz o valor do prêmio.
            De qualquer forma acho que houve um erro na sua cotação… Nunca vi uma moto com valor de R$ 30.000,00 e prêmio de R$ 9.000,00

            Abç

          • Daniel Ribeiro disse:

            Arnuss Jr., eu já!
            Cotei em 2010 os seguros de algumas motos. Dá uma olhada: http://www.motosblog.com.br/3251/preco-dos-seguros-das-motos-medias/

            O que mais me chamou a atenção na época era a XT660R, que custava R$ 26 mil, e premio ficava em R$ 7.1 mil. Até hoje é um dos seguros mais caros.

        • Arnuss Jr. disse:

          Daniel,
          Eu já havia lido esta sua matéria e pesquisei no meu banco de dados que mesmo em 2010 eu tinha valores menores cotados (bem menores). Mesmo hoje, quando faço cotação para automóveis, eu coto em no mínimo 8 Seguradoras. Não tem jeito… Cada caso é um caso diferente e cada Seguradora interpreta de uma forma.
          De qualquer forma, estamos em 2012 e a situação mudou um pouco. As UPP’s estão aparecendo e as cotações estão chegando mais próximo da “nossa” realidade… Não sei até quando, mas…
          Abç

          • Murilo disse:

            respondendo a todos os topicos…
            se o valor for mais de 100 mil ai sim eu concordo…tem mesmo que fazer…
            mas todas as seguradoras…no caso cotei em 3 lugares…tinham esse valor em 20 a 30 mil….e alguns ainda tiravam pra diminuir o valor…
            a moto em questao era uma daytona 675 2009… valor de 35 mil na fipe na epoca…e as cotaçoes foram absurda…em torno de 9 a 11 mil…
            desisti da compra dela e estava cotando uma z 750…ja que uma vez que o corretor me falou que o fato da moto ser SS aumentava muito o valor…
            ai cotei a z…resultado…o mais barato ficou em 7 mil…no final das contas nem comprei ainda minha moto…resolvi adiar e pesquisar mais…o que com a falta de tempo nao conseguir fazer…e comprei uma maquina pra minha empresa com o dinheiro…agora pretendo ver se finalmente compro minha tao sonhada….
            ai me fale uma coisa…eu consigo fazer seguro por exemplo com voce…que é de outra cidade?
            vejo as vezes as pessoas em foruns reclamar que o seguro delas ficou em torno de 2 a 3 mil…isso para motos como hayabusa e outras do tipo…fico imaginando se fosse comigo na epoca…eu teria fechado em um valor desse sorrindo…
            mas ta bom…valeu pelas duvidas

          • Daniel Ribeiro disse:

            Murilo, esse meu post fala exatamente deste problema: Os corretores geralmente não oferecem NADA aos clientes. O Cliente pede para cotar um seguro e o corretor coloca o valor mínimo em todas as coberturas para poder baratear o prêmio… Quando você vê, você fechou um seguro que só dá 30 mil de indenização para DP, sendo que você poderia colocar 100 mil pagando pouca coisa a mais.

            Isso ai é falha do corretor, que não fez o papel dele ao te oferecer e te explicar essas coberturas. E é falha nossa também, por não conhecer o que estamos comprando.

            Seguro de moto esportiva e naked é caro mesmo… não tem milagre. Vez ou outra aparecem promoções ou o valor de algum modelo específico cai sem explicação aparente, mas logo volta ao normal.

            Seguro de moto barato só se for de Scooter, Custom ou Bigtrail.

          • Arnuss Jr. disse:

            Daniel está certo quando fala que os Corretores quase sempre colocam o valor lá embaixo para o preço não ficar alto, mas isso é culpa de quem? Do Corretor? Não!… A culpa muita das vezes é justamente do Cliente. O Cliente, na grande maioria dos casos não dá importância às coberturas, ele quer saber do quanto terá que pagar, apenas isso. Para ele não importa (na hora) se após uma colisão ele vai ter que cobrir a franquia de 2 ou 5 mil reais. Na hora da colisão vai até achar que foi enganado pelo Corretor quando é informado do valor da franquia, mas está tudo lá na apólice, claro como água.
            Por outro lado, a função do Corretor de Seguros é orientar seu cliente, mas infelizmente o leilão que acontece hoje impede que a parte séria dos profissionais cumpra o seu papel.
            Já com relação ao atendimento, dialogar pela internet é complicado e quando é no mesmo DDD eu sempre arrumo um jeito de cotar pelo telefone, no máximo via messenger. Quando é de outro estado eu sempre procuro conversar (via messenger) com áudio e às vezes até com vídeo. Nada melhor do que olhar no olho do cliente.
            Bem! Não vou me alongar muito e nem ficar aqui defendendo Corretor de Seguros por que sei que tem um monte de picaretas por aí, em todas as profissões.
            Abç

          • Murilo disse:

            Entao Daniel…
            mas por incrivel que pareça…conheço varias pessoas que tem seguro em naked que sai barato…
            meu primo numa z 750 paga 2300…um colega nosso paga 2800 tb numa z e em corretoras diferentes…
            e o corretor me afirmou que naked é mais em conta…
            entao tem corretoras que abusam sim…
            talvez eu nao de sorte com isso…srsrs

          • Daniel Ribeiro disse:

            Murilo, eu só conheço duas situações em que seguro de naked sai barato:
            1) No primeiro ano, quando o seguro é comprado na concessionária (e ai na hora de renovar o valor dobra ou triplica).
            2) No interior

            Não quer dizer que não exista… Mas o usual que vemos no dia-a-dia é que o seguro é caro mesmo.

          • Murilo disse:

            entao…eu e eles somos do interior…
            indaiatuba….
            mas parece que eu sou o azarado mesmo…rs

    • Arnuss Jr. disse:

      Não sei se é o seu caso, mas com relação ao BB, o que aconteceu, é que antes da união com a MAPFRE existia uma parceria com uma Loja que vende motos custon em SP. Era só ligar para o BB Seguros e dizer que era indicado pela loja que o BB dava “aquele” desconto. Muita gente embarcou e é claro que a sinistralidade aumentou muito, pois no bolo (rolo) tinha até 250cc. Como esta loja conseguiu esta parceria milagrosa eu não sei, mas deixei de fechar seguro de moto por mais de 8 meses…

  6. Marcelo disse:

    Daniel,mais um belo texto,bem completo e explicativo,não tem como ficar com dúvida nenhuma depois dessa aula…hehehe

    Parabéns e fico feliz que voltou a ativa! =)

    Baita Abraço!

  7. Arnuss Jr. disse:

    Dizer que “O problema é que essas corretoras geralmente são concorridas, e o corretor de seguros nem sempre tem muito tempo para dedicar para te atender, afinal, há muita gente querendo cotar seguro com ele. Na maioria destes casos, toda a negociação é feita por e-mail ou telefone. O corretor manda uma cotação padronizada, e cabe ao interessado apenas decidir se fecha ou não o seguro.”. Acredito que o autor da matéria esteja mal informado e/ou é mal atendido pelo seu Corretor de Seguros (o que é mais provável). Ou então não é atendido por um Corretor de Seguros e sim pelo gerente do banco onde tem conta (este só se preocupa em bater a cota a qualquer custo).
    Outra coisa. As duas maiores Seguradoras que no momento dão cobertura para motocicletas têm suas Assistências 24h atendimento a sinistro e pane num raio que vai de 350 a 400 km (Básico). O que se deve considerar nesta situação é a distância máxima entre capitais e cidades importantes. Como a distância entre estas cidades nunca é mais que 700 km (exceto Região Norte), 350 km atendem perfeitamente aos 95% daqueles que fazem seguro e viajam muito. Como Corretor de Seguros aconselho que contrate Extensão de Reboque apenas para quando for viajar para o Norte do País. Outro ponto importante é que a Extensão de Reboque custa em média R$ 160,00 e não os R$ 30/40 informados, portanto, é uma quantia razoável, digna de parar e pensar no seu custo benefício.

    Att.
    Arnuss Jr.
    Corretor de Seguros

    • Daniel Ribeiro disse:

      Pode ser Arnuss Jr. A corretora onde eu fechei meu seguro (Grupo NT) era, de longe, a que conseguia o melhor preço para o Casco, que é o que realmente me importava. Porém, eu percebi o quão concorridos eram os caras, e não fui bem atendido. Meu atendimento foi exatamente da forma como eu falei: Cotação rápida, confirmação por e-mail, pagou boleto e pronto… Na outra semana chegou a apólice em casa. Eu até queria fechar com outra corretora que pudesse me atender melhor, mas não quero pagar uma bolada a mais por isso, então fechei este mesmo.

      Para minha sorte, na renovação o premio ficou mais baixo… o que eu achei que não aconteceria, pois achei que aconteceria o mesmo que aconteceu com a MB Pimenta (sinistralidade nas alturas). Mas pelo jeito, ela manteve-se estável.



  8. Comente este texto!

    Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback do seu site. Você pode também se inscrever para estes comentários por RSS.

    ATENÇÃO: Todos os comentários são moderados. Caso seu comentário contenha ofensas pessoais, prepotência, ignorância, ironia ou sarcasmo em excesso, TODAS AS LETRAS MAIÚSCULAS, palavrões desnecessários ou miguxês, ele não será aprovado e seu email e IP podem ser banidos. As opiniões expostas nos comentários não refletem as do do blog, e algumas vezes, não refletem nem as do autor do comentário. Seja legal e participe! Propagandas serão apagadas. Caso queira anunciar no Motos Blog, clique aqui. Links ficam automaticamente retidos na moderação, e só são aprovados se forem relevantes ao assunto. Pedidos de manuais não serão atendidos.
    Os comentários podem levar alguns minutos para aparecer. Seja paciente!

    Você pode usar estas tags:
    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Este blog suporta Gravatars. Para ter um avatar global, por favor, cadastra-se no Gravatar.

    Spam protection by WP Captcha-Free