BMW G650GS Sertão – O retorno ao off-road
Quando a BMW apresentou a versão 2012 da BMW G650GS, muita gente se assustou um pouco pois a moto ficou mais on do que off-road, graças as rodas de liga leve.
Eis que a BMW lança a versão Sertão da G650GS, uma moto que mantém as mesmas características das suas antecessoras, mas com mais possibilidades para o fora-de-estrada do que a versão normal.
O que mais chama a atenção certamente é o novo grafismo branco e azul no tanque, e detalhes em preto fosco. Somando isso ao fato da moto ter ficado mais alta, temos uma verdadeira moto de enduro.
Mecanicamente, a G650GS Sertão se difere da versão normal por ter o curso da suspensão dianteira aumentado para 210mm, roda dianteira passou de 19 para 21 polegadas, e rodas e pneus mais estreitos, que são melhores para uso off-road.
Além disso, a moto já vem equipada com alguns acessórios, como para-brisa mais alto, protetor de cárter, protetores de mão e tomada 12V, além do ABS e manoplas aquecidas de série da G650GS.
O nome Sertão é uma clara homenagem ao Brasil, fora a Alemanha, o único país do mundo a produzir motos da BMW. É interessante ver uma moto com nome Brasileiro, em meio a tantas outras motos com nomes estrangeiros.
A G650GS Sertão deve chegar as lojas BMW em Janeiro de 2012, e seu preço será de R$ 32.800,00.
Ficha técnica
| Motor | |
| Tipo | 4 tempos, 1 cilindros, 4 válvulas, DOHC, refrigerado a líquido e cárter úmido. |
| Cilindrada | 652cc |
| Diâmetro x Curso | 100,0 x 83,0 mm |
| Taxa de compressão | 11,5:1 |
| Potência máxima | 50 cv @ 6.500 RPM |
| Torque máximo | 6,1 kgf.m @ 5.000 RPM |
| Marcha Lenta | 1.450 RPM +/- 100 |
| Capacidade de óleo | 3,0 litros |
| Combustível | |
| Alimentação | Injeção Eletrônica |
| Tanque de combustível | 14 litros (sendo 4 reserva) |
| Eletrônica | |
| Ignição | ECU/CDI |
| Partida | Elétrica |
| Saída do Alternador | 400 W |
| Farois | 12V 55/60W H4 |
| Transmissão | |
| Embreagem | Multi-discos banhada a óleo com acionamento mecânico. |
| Câmbio | Manual de 5 marchas |
| Transmissão final | Por corrente #520 com o-ring |
| Quadro | |
| Tipo | Berço Semiduplo em aço tubular com gaiola traseira em alumínio. |
| Dimensões | |
| Comprimento | 2.174 mm |
| Largura | 920 mm |
| Altura | 1.770 mm |
| Distância mínima do solo | 185 mm |
| Altura do assento | 880 mm |
| Peso seco | 175 kg |
| Peso em ordem de marcha | 193 kg |
| Suspensão | |
| Dianteira | Garfo telescópico hidráulico de 41 mm de diâmetro com ajuste de pré-carga da mola de retorno, curso de 210 mm. |
| Traseira | Braço oscilante em alumínio monoamortecido com ajuste de pré-carga da mola, curso de 195 mm. |
| Roda dianteira | Raiada, de 21 polegadas. |
| Roda traseira | Raiada, de 17 polegadas. |
| Pneu dianteiro | 100/90 21 |
| Pneu traseiro | 120/70 17 |
| Freio dianteiro | Disco duplo ventilado, de 300 mm, mordido por pinças de 2 pistões, com ABS desconectável. |
| Freio traseiro | Disco simples de 240 mm mordido por pinça de 1 pistão, com ABS desconectável. |
| Preço sugerido (2012) | 32800 |
Que você achou?