GravatarMotos Blog » Acessórios, Destaques, Dicas, Testes

Câmera GoPro Hero HD 1080 – Teste completo


E depois de algum tempo sem testes aqui no Motos Blog, eis o teste da Câmera GoPro Hero HD 1080, uma filmadora que grava em Full HD e é cheia de recursos.

Caixa da GoPro Hero HD Helmet
Gravar os passeios de Moto em vídeo é cada vez mais comum, seja para guardar em um arquivo pessoal, para incluir em algum documentário relacionado a motos, ou mesmo para compartilhar com os amigos nas redes sociais e no Youtube.

Eu já tinha escrito sobre isso no passado, onde dei a dica de um outro modelo, a Contour HD, e também de suportes diversos para câmeras fotográficas. Mas o tempo passou, e hoje uma excelente opção para filmar seus passeios é a GoPro Hero HD.

A GoPro é uma pequena câmera de vídeo e fotos digitais. Os principais recursos dela são:

  • Filma em Full HD (1920×1080) com 30 quadros por segundo, ou em HD (1280×720) a 60 quadros por segundo.
  • Tira fotos de 5 Megapixels automaticamente a cada 1, 2, 5, 10, 30 ou 60 segundos.
  • Lente grande angular de 170º (em HD e para fotos) ou 127º (em Full HD), com abertura de f2,8.
  • Possui uma carcaça externa em policarbonato extremamente resistente, a prova d’água, de choques (pancadas), vento forte e com protetor de lente substituível.
  • Leve e compacta.
  • Bateria com duração a partir de 2h30.
  • Aceita cartões de memória de até 32GB, suficientes para filmar mais de 5 horas em Full HD.
  • Possui uma infinidades de acessórios de fixação. Pode ser fixada em superfícies lisas, capacetes, parede, cabeça, pranchas de surf, no pulso, e em muitos outros lugares.
GoPro Hero HD 1080

GoPro Hero HD 1080

Vou detalhar mais adiante algumas particularidades do funcionamento dela.

Modos de filmagem

A GoPro Hero HD pode filmar em 5 modos diferentes, que vão desde a resolução de DVD (720×480) até o Full HD (1920×1080). A diferença é o tamanho da imagem, e consequentemente, os detalhes que a imagem vai conseguir capturar. Quanto maior, mais detalhada a imagem será, e consequentemente mais espaço o vídeo vai ocupar no cartão de memória.

Além da resolução, há também uma grande diferença, que é a taxa de quadros por segundo. Câmeras normalmente só conseguem filmar capturando 30 imagens por segundo, pois geralmente nós não conseguimos enxergar mais do que isso. Mas a GoPro tem a capacidade de capturar vídeos a 60 quadros por segundo, o dobro do normal. Isso permite que a imagem seja mais suave e mais nítida (borra menos), além de permitir que fazer efeitos de câmera-lenta em uma pós-produção. É claro que vídeos assim também ocupam mais espaço na memória.

Os modos que a câmera grava são os seguintes:

  • R1 – 848×480 @ 60 fps (480p 16:9 ~ 60 MB por minuto) (Baixar exemplo)
  • r2 – 1280×720 @ 30 fps (720p 16:9 ~ 60 MB por minuto) (Baixar exemplo)
  • r3 – 1280×720 @ 60 fps (720p 16:9 ~ 110 MB por minuto) (Baixar exemplo)
  • r4 – 1280×960 @ 30 fps (960p 4:3 ~ 90 MB por minuto) (Baixar exemplo)
  • r5 – 1920×1080 @ 30 fps (1080p 16:9 ~ 110 MB por minuto) (Baixar exemplo)

Obs.: Os vídeos estão em AVI pois eu precisei converter para cortar. Mas não houve recompressão do vídeo, portanto, este é o vídeo original da câmera.

Eu particularmente gosto mais do terceiro modo (720/60p). Gosto da rapidez e da sensação de velocidade que este modo proporciona, já que neste modo a câmera usa toda a superfície da lente, capturando uma área maior e proporcionando mais imersão nas imagens capturadas.

No modo Full HD, a câmera captura a imagem usando apenas a parte mais central da lente, e desta forma, não há aquele efeito de “olho de peixe” da lente grande angular. Na verdade, há até um pequeno zoom ao gravar neste modo. O detalhamento é impressionante, mas percebi que o funcionamento é melhor em lugares bem iluminados, de preferência, com iluminação direta do sol. Em lugares com pouca iluminação, a imagem tende a ficar um pouco borrada quando há muito movimento. Mas nada que atrapalhe. Até mesmo a noite é possível gravar com qualidade aceitável.

Fotos

A GoPro também faz fotos – e muito boas! Bem acima do esperado para uma câmera tão pequena e com lentes deste tamanho. Só existe uma resolução para as fotos: 5 Megapixels. Não há nenhum tipo de ajuste como tempo de exposição, foco, zoom, brilho e contraste ou ajuste de nível de brancos. Também não há flash. A ideia é realmente deixar a câmera tirando fotos e fazer as suas coisas normalmente. Ela se vira para ajustar as fotos.

A única configuração do modo de fotos é a frequência. É possível programar a GoPro para tirar fotos a cada 1, 2, 5, 10, 30 e 60 segundos. Também é possível deixa-la no modo manual, tirando fotos apenas quando você apertar o botão do obturador. Neste modo, é possível fazer a câmera tirar 3 fotos em sequência (modo Burst), ou apenas uma foto de cada vez, no modo normal.

Eis alguns exemplos de fotos em várias situações. (Clique nas fotos para ampliar)

Dia Claro

Dia Claro

Na Sombra

Na Sombra

A noite (com movimento)

A noite (com movimento)

A noite (parado)

A noite (parado)

No Tunel

No Tunel

Como pode perceber, mais uma vez as fotos ficam melhores com muita luz. A noite, a câmera aumenta muito o ISO e o tempo de exposição para compensar a falta de luz, o que faz com que as fotos em movimento fiquem borradas. Para usar a câmera a noite, um tripé seria ótimo.

Carcaça

Carcaça em policarbonato

Carcaça em policarbonato


A GoPro vem com uma carcaça em policarbonato, totalmente transparente, que é resistente a impactos e é a prova d’água (até 60 metros de profundidade). Essa pequena caixa possui o tamanho exato da câmera na parte interna, e possui duas tampas traseiras: Uma com aberturas (vazada) e uma fechada.

Com a tampa vazada, obviamente a caixa não é a prova d’água (afinal, a água pode entrar pelas aberturas). Essa tampa serve para ser usada quando a câmera for ficar longe da água. A vantagem dela é que o som chega mais facilmente ao microfone, o que é ótimo quando o barulho do vento não for um grande problema.

Tampas da caixa da GoPro Hero HD 1080

Tampas da caixa da GoPro Hero HD 1080

Já a tampa fechada serve para fechar totalmente a caixa da câmera, tornando-a impermeável. A desvantagem, neste caso, é que o som vai ter mais dificuldade para chegar ao microfone, ficando o som mais baixo, mas em contrapartida, é algo desejável quando se está muito rápido e o barulho do vento é um inconveniente. Além disso, com esta tampa fechada, o ar pode se condensar dentro da caixa, embaçando o protetor da lente. Para evitar isso, basta manter a caixa da câmera sempre seca.

A carcaça é indispensável para fixar a câmera em qualquer lugar. Seja Capacete, carro, moto, cabeça… Os suportes de fixação ficam presos na carcaça, e a câmera não possui estes suportes.

Suportes de fixação

Existem dezenas de tipos diferentes de suportes para a GoPro. A câmera é vendida em kits com alguns suportes, que são o Helmet (para fixar em capacetes), o Motorsports (para fixar em veículos), o Surf (para fixar em pranchas de Surf) e o Naked, que vem sem suportes, mas além dos kits, é possível comprar esses suportes separadamente.

A ideia é simples: Há uma base, que fica na superfície onde se deseja fixar a câmera, e encaixada nesta base, vai uma peça plástica que pode ser ligada diretamente a carcaça da câmera, ou ligada a uma haste extensora articulada, que por sua vez vai ligada a carcaça da câmera.

Kit GoPro Hero HD Helmet

Kit GoPro Hero HD Helmet

O que eu comprei é o Helmet. Ele vem com 4 bases adesivas, sendo 2 planas e 2 curvadas. Esses adesivos são realmente muito fortes, então é bom pensar bem antes de colar, pois é provável que nunca mais consiga retirar. Além dessas bases adesivas, há também um suporte com tiras de nylon, para prender em capacetes vazados (como os de bicicleta), uma cinta elástica tripla (para prender diretamente na cabeça, sem capacete), um extensor com um joelho (para permitir fixar a câmera em superfícies verticais, como a lateral de um carro, por exemplo) e um encaixe de reserva.

GoPro em capacete

GoPro em capacete

O Kit Motorsports vem com uma base com uma ventosa, que permite grudar a câmera na lataria do carro (ou carenagem da moto) sem cola.

GoPro Hero HD Kit Motorsports

GoPro Hero HD Kit Motorsports

O Kit Surf vem com uma base própria para ser ligada a prancha de surf, e uma outra em formato de pulseira, que pode ser colocada no pulso (como um relógio), e permite filmar a partir dos movimentos do braço do surfista.

GoPro Hero HD Surf

GoPro Hero HD Surf

E o Kit Naked vem apenas com uma base adesiva.

GoPro Naked

GoPro Naked

Softwares e edição

A GoPro grava arquivos no formato MP4. O Vídeo usa o Codec H.264 e o Áudio é AAC de 48kHz 8-Bit Stereo. Achei estranho ela gravar em Stereo, já que tem apenas um microfone, mas enfim… Deve ser para manter a compatibilidade.

Editar esses arquivos pode ser complicado a princípio, já que a maioria dos softwares de edição não abre arquivos MP4 diretamente. Entre eles, o VirtualDub, o Windows Movie Maker e o Sony Vegas 9. Ouvi dizer que o Vegas 10 abre, mas não tenho certeza.

Para converter o arquivo em um formato “editável”, eu uso um programa freeware chamado MP4Cam2AVI. Ele faz a conversão sem re-encodar o vídeo, então é muito rápida. Já o Áudio, eu troco do AAC para o MP3. Neste caso, há um reencode, mas é rápido.

Para cortar os vídeos, uso o VirtualDub, que também é gratuito, simples, rápido, e me dá a opção de não re-encodar o vídeo neste caso (é um corte simples, sem processamento). Ele também oferece várias opções de edição, aplicando filtros, redimensionando, girando e outros tratamentos básicos.

E para edição mais pesada, produção e pós-produção (incluir efeitos, música, transições, texto e etc) eu uso o Sony Vegas. Ele é um programa de edição muito poderoso, ao mesmo tempo que é simples de usar. A versão HD 9 custa US$ 45,95 e pode ser comprada pelo próprio site da Sony. Vale a pena.

Sony Vegas Movie Studio

Sony Vegas Movie Studio

Também é bom instalar um bom pacote de codecs para ter mais facilidade em abrir, editar e salvar os vídeos. Um ótimo, e gratuíto, é o K-Lite Mega Codec Pack.

Mas é importante ressaltar que você não precisa de nada disso caso queira apenas colocar os vídeos no Youtube, no Vimeo, ou em qualquer outro serviço de vídeos da Internet. Estes sites já reconhecem o arquivo MP4 diretamente. Basta enviar para lá e o site se vira para converter no formato correto.

Acessórios

Todos os acessórios da GoPro, desde a carcaça em policarbonato, até os suportes fixadores, podem ser comprados separadamente, e não custam tão caro. O acessório mais básico que é preciso comprar separadamente é o cartão de memória. A GoPro Hero HD usa cartões do tipo SDHC, com no mínimo 4 GB, e no máximo 32 GB de capacidade. Eu recomendo comprar o de 32 GB, pois ele permite gravar mais de 5 horas em Full HD. O cartão precisa ser pelo menos classe 4, pois ele precisa ser rápido suficiente para transferir os vídeos. Eu recomendo comprar classe 10, a diferença de preço é pequena, e o cartão é bem mais rápido.

Cartão SDHC 32GB classe 10

Cartão SDHC 32GB classe 10

Outro acessório que eu recomendo comprar junto com a câmera é um kit de lentes. O kit vem com duas lentes, e custa 20 dólares. Apesar da carcaça ser extremamente resistente, ela não está livre de riscos. Se você deixar a câmera cair no chão (acredite, é bem provável que aconteça), ela não vai quebrar, mais pode riscar, comprometendo assim a imagem. Então ter lentes novas é sempre útil. Eu não comprei para a minha, e agora estou esperando chegar de fora para substituir, pois a câmera já tomou um tombo e a lente ganhou um pequeno hematoma.

Kit de lentes da GoPro Hero HD

Kit de lentes da GoPro Hero HD

Além desses acessórios, existem outros interessantes também, como o LCD Backpack e o Battery backpack. São dois “complementos” que você pode instalar atrás da câmera. O LCD Backpack nada mais é do que uma telinha de LCD que permite que você veja as imagens da câmera. É útil para você ajustar a posição dela da melhor forma (para saber o que exatamente ela está enxergando), e também para rever os videos e fotos que estão na memória.
GoPro LCD Backpack
Já o Battery Backpack nada mais é do que uma bateria adicional para a GoPro. A bateria é exatamente igual a bateria da câmera, então com este acessório, a câmera pode ficar ligada pelo dobro do tempo. Cada bateria dura 2h30, então com duas, pode-se filmar por até 5 horas ininterruptas.
Battery Backpack

Tanto o LCD Backpack quanto o Battery Backpack vem com duas tampas adicionais cara a carcaça de acrílico. Como eles adicionam um pequeno volume na parte traseira da câmera, então esta não caberia mais na carcaça original. Com as novas tampas, o problema se resolve.

Battery backpack com a carcaça fechada

Conclusão

A GoPro Hero HD é uma excelente câmera para esportes e Motociclismo. É uma forma relativamente barata de gravar imagens espetaculares em alta definição. Os acessórios para a câmera são muitos, e os preços deles não são tão altos (pelo menos não lá fora). A câmera pode ser um pouco cara para trazer, pois certamente seria tributada nos correios, mas seus acessórios podem ser facilmente encomendados sem risco de tributação, já que não ultrapassam 50 dólares.

A minha eu comprei pelo eBay, e mandei entregar na casa de um amigo que mora nos EUA e estava de viagem marcada para o Brasil. Então acabei pagando bem barato (R$ 420,00). Mas aqui no Brasil é possível encontrar a GoPro a partir de R$ 700,00, que não chega a ser um preço tão alto considerando a quantidade de recursos que ela tem.

Se você se interessou e quer comprar uma GoPro, clique aqui. E se tem alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!

E não deixe de conferir o novo Canal do Motos Blog no Youtube! Com template personalizado e alguns vídeos. Inscreva-se nele e saiba sobre os novos vídeos que eu enviar para lá!
Canal do Motos Blog no Youtube

Compartilhe este texto!


Digite o seu nome e e-mail abaixo e saiba quando o Motos Blog é atualizado! Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail! É GRÁTIS!

Seu nome
Seu E-mail

179 comentários

  1. Murilo disse:

    Eu quero comprar uma GoPro justamente para gravar viagens e passeios de moto.
    Porém tenho duvida em relação a bateria.
    Já testou as fotos sequenciais (1 foto/30s) para ver a duração da bateria nesse modo?
    Filmar viagens longas é praticamente impossível, então uma alternativa seriam essas fotos sequencias, onde posteriormente montaria uma animação, mas preciso saber se é possivel fazer a bateria durar ao menos 4 horas nesse modo.

    Abraço e parabéns pelo blog, acompanho desde o inicio.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Murilo, vou fazer esse teste.
      De qualquer forma, existe o “Battery Backpack”, que é um acessório que pode ser anexado a GoPro, e que na verdade é uma bateria adicional para a câmera. Isso dobra duração dela. Além disso, nada impede que você deixe a câmera carregando a bateria durante as pausas da viagem. Basta instalar uma porta USB ou acendedor de cigarros na moto. :-)

      • Murilo disse:

        Conheço esse acessório.
        Então me diga, é possivel carregar a bateria dela ligada? Obvio que vc perderá a impermeabilidade nesse período.
        Qual o tempo necessário para carga completa na bateria totalmente descarregada?

        Abs.

        • Daniel Ribeiro disse:

          Murilo, sim, você pode carregar a câmera enquanto ela está ligada e funcionando. O carregador não interfere no funcionamento dela. Mas para isso você vai precisar tirar a câmera da carcaça, ou então comprar aquela carcaça com uma abertura lateral para os cabos.

          O tempo de recarga varia conforme o carregador que você vai usar.
          Se usar um computador para recarregar a câmera (ligando ela na porta USB), o tempo de recarga é de 4 horas.

          Mas ligando em um adaptador USB de tomada, como o carregador do iPhone ou dos celulares da Motorola mais recentes, o tempo cai pela metade. Esses carregadores nada mais são do que portas USB “de tomada”, com 1000 mAh de potência.

          Eu atualizei o post, incluí uma rápida descrição do Battery Backpack e do LCD Backpack.

          T+

          • Bento Drums disse:

            Vc me tirou diversas duvidas mas ainda estou com uma me matando aki ou melhor dizer estou ex coloquei uma bateria 100% mostrando no visor 2h13m de bateria e ja conectada ela na tomada e naum consigo ativar para gravar pois vc falow q tanto carregando quando a estar filmando naum interfere nela mas naum está rolando tipo, eh 8 ou 80 ou filma ou carrega diante disso fiz o contrario liguei a camera certo? a ja deixei gravando ai depois espetei o cado nela e no carregador na tomada, ela continuou a filmagem mas a bateria está caindo resumindo, ja com 1h15m de filagem e a bateria mostra 1h44m de bateria isso quer dizer q ela a um momento ira desligar correto?? e naum como vc especificou acima….
            O carregador não interfere no funcionamento dela.

  2. Fabio disse:

    Parabéns pelo review. Tenho uma mas foi alagada em um mergulho, sabe que pode dar manutenção?

    • Daniel Ribeiro disse:

      Fabio? Como que ela alagou? Você ultrapassou os 60mts de limite? Ou foi alguma falha no case?

      • Fabio disse:

        Adaptei ela em minha máscara. Logo na descida para checkout de profundo (30 mts) na pedreira de Salto de Pirapora, uma nadadeira esbarrou na parte de cima da case e desarmou a trava, porem a pressão exercida no equipamento impediu a abertura e filmei por mais 30 minutos. A case só abriu quando retornei à superfície. A filmagem ficou boa.

        • Daniel Ribeiro disse:

          Poxa, que pena cara. Eu acho que não tem conserto…
          De qualquer forma, você pode tentar “salvar” a câmera… Não custa né.

          Abre ela, limpa tudo o que vc achar molhado por lá, e deixa ela fechada em uma caixa com um pote daquele “Secar”, que é uma sílica que serve para secar ambientes e tirar mofo.

          Deixe um dia ou dois, e a câmera deverá estar totalmente seca. Dai você tenta ligar e vê o que acontece. Pior não fica. :)

  3. Renato disse:

    Legal o teste. Agora, já que falou na HD contour, poderia dizer os prós e contras das duas? Eu prefiro a Contour, por ser menor, mas é apenas um palpite.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Renato, vou falar rapidamente as diferenças que pude notar entre a ContourHD e a GoPro Hero HD:
      - A GoPro filma com 170º (lente grande angular), a Contour filma a 135º (lente normal). * Detalhe, em FullHD, a GoPro filma a 127º.
      - A GoPro já vem com o case a prova d’água, e resiste 60mts, a ContourHD precisa de um case separado, que suporta apenas 10mts de profundidade.

      Agora o detalhe: A Contour lançou uma nova câmera, chamada Contour+, que tem GPS, HDMI, Bluetooth, lentes de 170º e microfone externo… É bem melhor que a GoPro, mas é BEEEEEM mais cara também.

  4. Ju Medeiros disse:

    Testei uma numa viagem que fiz ao evento de Tiradentes MG, interessante que ela era com pilhas AAA e essa é com bateria recarregavel
    Estou aguardando seu teste com a duração da bateria, para decidir comprar.
    Abs
    Parabéns pelo trabalho.

  5. Aquino disse:

    Existe uma carcaça que encaixe com a tela de lcd?

  6. samuel passos brito disse:

    Show de essa gopro!!éo complemnto que faltava depois do motocast#2,eu certamente comprarei uma!!! más não agora, pois o fasme ri tá curto,vou esperar ficar + ou- barata.Com essa carcaça blindada é tudo que se espera em uma viagem ao norte como a que pretendo fazer.Lá não chovisca, cai dilúvio e será muiito útil.

  7. Ju Medeiros disse:

    A unica coisa que nao gostei na GoPro, nao sei se essa versao ja repararam isso. é a dificuldade de saber se esta ligada ou nao. deveria ter uma chave liga desliga que com as maos a cabeça nós fizessemos essa operacao com seguranca.

  8. Marco disse:

    Fala Daniel!
    Preciso aproveitar qualquer dia desses para rodarmos juntos, pois estamos até próximos, mas a correria de trabalho e faculdade estão acabando com meus dias (rsrsrs).
    Vou aproveitar a sua experiência para peguntar se tem alguém específico no eBay para comprar, pois é difícil encontrar quem despache para o Brasil. Se pude ajudar, agradeço. Grande abraço, Marco.

  9. willian henrique paimel disse:

    Essa camera e muito boa ela tava sendo usada pelos pilotos no xgames nas corridas e provas de saltos.

  10. Roberto disse:

    Daniel
    Tive uma Gopro. Tudo o que vc descreve é mesmo a realidade. VC só esqueceu de comentar sobre a qualidade do áudio que é orrível.
    A definição dele e sofrível
    Tenho uma Srda 750 e o barulho do vento, mesmo com a caixa fechada é muito grande, não da nem pra ouvir o barulho da moto, inviablizando o aproveirtamento do mesmo nas edições. O bom é o barulho do escape, mas não da pra aproveitar nada. Ai resolvi testar a câmera sem a caixa, gravando uma pessoa falando num lugar fechado. Ai ela se mostrou pior do que imaginava, não dava pra ouvir quase nada do que ele dizia.
    Pra encerrar, a minha câmera voou do meu capacete AGV GP-TECK, rancando a pintura do mesmo e desaparecendo dentro do Pantanal durante uma viagem que fiz pra la.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Nossa Roberto, hehehehe… Vc devia estar bem rápido!
      A minha está firme e forte no meu capacete… Espero que não caia, mas já vou providenciar algum tipo de cordão para evitar que ela se perca nestes casos. hehehe.

      O som dela é realmente bem fraco comparado as imagens… Se o som for muito importante, o melhor é investir em um equipamento de áudio dedicado, e juntar o áudio com o vídeo na hora de editar.

      • André disse:

        O som dela é realmente ruim, pelo preço não compensa. De que adianta qualidade de imagem e o som for ruim? É mesma coisa que ir num cinema 3D mudo. Ainda prefiro as câmeras normais com uma fita adesiva no microfone. Fica perfeito. Esse é o melhor blog de moto do Brasil!!!

  11. A.Feijó disse:

    Olá, acompanho seu Blog desde 2009, é o melhor pra mim, muito legal essa camera.

    tenho 16 anos, espero q daqui a uns anos possa estar com a minha ninja 250, com éssa camera, rsrs

    Parabêns pelo Blog, Abraço

  12. Rogério Ayres disse:

    Eu uso a minha em todos os rolés, inclusive com a ventosa presa ao tanque e já colei 220 Km tanto na ventosa quanto no capacete e não tive problemas.

  13. Alexandre Mitiura disse:

    Galera, a título de comparação de preços, aqui em Foz do Iguaçu ou melhor em Ciudad del Este, no Paraguai, o modelo “CAM. GOPRO HD 960P MOTORSPORTS/SURF/HELMET” tá saindo US$ 229 ou cerca de R$ 400. Vejam no site da Compubras (www.compubras.com). Quem puder vir, faz umas comprinhas e aproveita e visita as cataratas, a usina de Itaipu e etc..
    Daniel, parabéns pelo site….que Deus lhe dê saúde e paciência para nos aguentar por muito tempo ainda….

    • Daniel Ribeiro disse:

      Alexandre, vale lembrar que a GoPro 960P é inferior a 1080P, não grava em Full HD (a 1080 grava).

      Eu procurei ai no Paraguay nas lojas mais famosas, mas não encontrei… Só encontrei a 960 e a Surf, mas como eu queria a Helmet, acabei tendo que importar.

  14. Julio Cesar Ferreira disse:

    Rapaz….Prabens…olhe que tenho tempo de Net pelos meus 55 anos.
    Hj acabou de chegar a minha Go Pro Full HD e ja andei fazendo umas amostras…Ela é boa demais.
    Demais tbem são suas explicações, bem simples e nitidas. Só se o camarada não souber ler, ai vai ser problema.
    Tenho tbem Uma HS 10 Fujifilm…aquela que faz filmes em full hd e infinitas fotos por segundo. Alem da lente igual a de uma 740mm.
    Mas agora, na minha proxima viagem até Bonito-MS dia 16/09, vamos aproveitar de jeito a nova cumadre.
    Grande abraço e novamente..parabens pelo Blog

  15. Ricardo Pereira disse:

    Amigo, trabalho em Site de geopolítica site PLANO BRASIL ( http://planobrasil.com ), e faço vôos em aviões de Caça, ( Militares ) como Caça bombardeiros e Caça, ( F-5 – AMX – Mirage 2000 – Super Tucano ) o espaço da cabine ou Cockpit e pequena, gostaria de saber qual KIT seria melhor para o uso nos Capacetes Militares como o HGU-55 Pilot Flight Helmet

    A Festa da Aviação de Caça fica AZUL.
    http://planobrasil.com/2011/04/23/dia_aviacao_caca_azul/

    Avibras Aeroespacial 50 anos de Historia
    http://planobrasil.com/2011/05/04/avibras-aeroespacial-50-anos-de-historia/

    ATLAS MB-326KC Impala Mk.II no “Campo dos Afonsos”
    http://planobrasil.com/2011/04/05/atlas-mb-326kc-impala-mk-ii-no-campo-dos-afonsos/

    Voamos o “novo” cockpit EMB-312
    http://planobrasil.com/2011/05/04/voamos-com-possivel-novo-cockpit-emb-312-da-fab/#comment-76136

    Voamos o F-18 Super Rórnet
    Rórnet/" rel="nofollow">http://planobrasil.com/2011/04/13/voamos-o-f18-super-Rórnet/

    Os Tigres na Selva
    http://pbrasil.wordpress.com/2010/05/23/os-tigres-na-selva/
    .
    Os Tigres da FAB história e curiosidades
    http://pbrasil.wordpress.com/2010/05/30/os-tigres-da-fab-historia-e-curiosidades/#comment-20080

    • Daniel Ribeiro disse:

      Caramba… que trabalho! “Eu faço vôos em aviões de caça”… Eu queria ter um emprego assim! heeheh

      Então, tanto o kit Motorsport quanto o Kit Helmet possuem os encaixes que podem ser colados nos capacetes. No seu lugar, compraria o kit Motorsport, pois além de fixar no capacete, você pode fixar em superficies lisas, como vidro ou latarias de carros (e aviões também). Assim você pode fixar a câmera no vidro que cobre o cockpit do avião caso queira.

      E se algum tiver uma vaga a mais no avião, pode me chamar! :)

      Até mais!

  16. Zaki disse:

    a, acabei de comprar a Hero 2 Motorsport full, a primeira coisa que encontrei dificuldade é a atualizaçao do Firmware, nao efetua o download, e quanto ao som desse novo equipamento, será que ficou melhor?, Obrigado

  17. Vitor Rolf disse:

    Gostaria de saber se ela só tem capacidade para tirar fotos, sem parar, naqueles intervalos pré-definidos, ou, além disso, se há possibilidade, de alguma forma, de se comandar o clique das fotos quando se desejar, por meio de algum acessório. Não encontrei essa informação e ela é de muita importância para que eu me decida pela compra de uma Go Pro.
    Grato e parabéns pelo trabalho.
    Vitor

  18. Mauro disse:

    Daniel parabéns pelo blog, ganhei da minha esposa uma GoPro Hero2 motorsport no Natal, pois corro de kart e também ando de moto, ainda não testei a mesma nessas situações, testei dentro de casa e fiquei decepcionado com o áudio, com o case praticamente fica sem som, sem o case e falando em uma altura normal, o som é bem baixo e com má qualidade, achei até que estava com defeito, más depois de ler seu blog percebi e acho que é assim mesmo, se tiver alguma dica para me dar ficarei grato, uma pergunta, vc sabe se existe algum ajuste de áudio no menu de configurações da máquina? Abs, e um Feliz 2012.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Mauro, não há o que fazer. Não existe nenhum ajuste para o audio da GoPro. O que você pode fazer é tentar dar uma melhorada na hora da edição… Mas não dá para fazer milagre, pois o microfone dela é bem simples mesmo.

      Para capturar audio de boa qualidade só existe um jeito: Usar um gravador dedicado que tenha microfone com condensador.
      O Tascam DR-100 é uma excelente escolha.

      O problema é que ele é meio caro. Mas o legal é que os microfones integrados dele são excelentes, e ele ainda permite conectar dois microfones externos com condensador. Dá para fazer uma produção profissional com um destes e uma GoPro.

      • Marcelo Cervelin disse:

        Olá Daniel, Tudo bem?

        Parabéns pela matéria sobre a camera GoPro… tirei muitas duvidas sobre a câmera lendo a sua matéria!

        Acabei de comprar uma câmera GoPro Hero2 Motorsport e não vejo a hora de começar a filmar os meus passeios de moto!!!

        Fiquei interessado neste gravador…
        Onde comprar no Brasil este gravador dedicado (Tascam DR-100)?
        O uso com a a camera GoPro é facil?

        Abraços,
        Marcelo

        • Daniel Ribeiro disse:

          Marcelo, sei que no Mercado Livre tem vendedor que vende ele. Tem que dar uma procurada lá.

          O Gravador não se integra com a GoPro. Ele é independente.
          Você tem que unir o áudio dele com o vídeo da GoPro no momento da edição.

          Para sincronizar o áudio dos dois aparelhos, você pode bater umas duas ou três palmas no inicio da gravação. As palmas vão criar picos que serão visíveis no gráfico de espectro de áudio, e assim fica mais fácil para sincronizar os dois.

          Até mais!

  19. Lucas disse:

    Bom dia. Acabei de comprar a Go Pro Hero2 e achei muito show as filmagens. Li no seu site sobre tempo de exposição e outros ajustes. A GoPro tem alguma função pra ajustar isso? Nao conseguir tirar fotos em movimento sem borrar. Principalmente a noite.
    Parabéns pelo site.

  20. Esio Osvaldo Vieira disse:

    Colega comprei uma GoPro, ja mandei buscar outra bateria porém a atual duro no minimo uns 20 minutos de gravação é normal ou estou fazendo alguma coisa errada. ela avisa qdo esta carregada?

    • Daniel Ribeiro disse:

      Sim, avisa.
      Quando você coloca ela para carregar, a luz vermelha na frente dela fica acesa. Quando a luz apagar, é porque a câmera já carregou.

      Agora, 20 minutos é muito pouco! Tem que durar 2 horas no mínimo.

      • Hélio ricardo disse:

        Boa noite, preciso de ajuda tenho uma gopro hero 3, esta de alta qualidade diga -se se passagem, quando a bateria acabou fui carregar ao chegar em casa e em ambas as baterias ao conectar a camera em meu computar a mesma fica com uma luz vermelha vermelha ligada e a mesma n!ao da um sinal no led sobre seu estado ded carregamento, isto e normal acontecer com ambas as baterias , isto demostra um estado de bug ou ela leva um tempo mesmo para voltar a dar um sinal no led ao lado esquerdo?

        Fico no aguardo para ajuda …..

  21. Ricardo Pereira disse:

    Grande Daniel Ribeiro, tendo uma vaga lógico que entro em contato com vc amigo, deixa um contato depois, amigo deixa eu fala uma coisa, vc tem um comparativo das GoPro Hero 2 vs Hero 1, estou interessado em adquiri a modelo GoPro Hero 2, mais tenho vários KIT da GoPro Hero 1, antes de compra queria saber se posso usar os KIT da GoPro Hero 1 na GoPro Hero 2.

    Grande abraço e belo estaço para dirá duvidas parabéns pela iniciativa tenho recebido uma grande ajuda de sua parte.
    A la Chasse Bordel
    http://planobrasil.com

  22. Bruno Aleixo disse:

    Muito boa tarde.
    Gostaria de ver se alguém poderia me ajudar a resolver um problema com meu novo kit de Hero pro ( 3D ) .
    Compramos o box duplo as duas câmeras Hero pro 2 . o cabo de conexão ( laranjada ` L e R ` ) tudo certo. Ai segui as recomendações de zerar os cartões , deixar a bateria totalmente carregada , deixar todos os ajustes iguais entre as duas câmeras como manda o figurino.
    Mais quando eu disparo a câmera principal apenas ela começa a gravar… a Segunda câmera que supostamente teria que começar a gravar junto ( simultaneamente ) nao acontece….
    Ja tentei de tudo, se alguém souber de alguma manha , mandinga , esquema…me avise por favor.
    Muito Obrigado.

  23. Mauro Sérgio Ferreira disse:

    Daniel boa tarde, estou com um problema na minha GO PRO Hero2,
    o defeito são nas fotos, elas estão saindo com listras largas cor de rasa na horizontal, não sei se vc já viu isso, caso tenha alguma dica vai ajudar muito, ou se devo enviar a alguma assistência técnica, caso sim, vc pode indicar alguma? O pior é que ganhei essa camera no natal e praticamente nem usei. Aguardo seu retorno.
    Obrigado, Mauro

    • Daniel Ribeiro disse:

      Mauro, envia uma foto para eu dar uma olhada.
      Pode me mandar no e-mail (daniel arroba motosblog.com.br) ou hospedar em algum serviço tipo imageshack.us ou flickr e colocar aqui o link.

      T+

  24. Alberto Gemal disse:

    Alguem saberia onde encontro o cabo de transmissão de video-componente, o azul, verde e vermelho? Eu só tenho o cabo amarelo branco e vermelho.
    obrigado

  25. marcus disse:

    Boa noite, eu adquiri uma camera dessas pelo ebay e a minha cam nao foi tarifada, dei muita sorte, mas tive uma surpresa ao utiliza=la em uma viagem de moto, a edição do video para tirar fotos torna as fotos de péssima qualidade e pequenas, se alguem puder me ajudar a encontrar um programa que consiga tirar fotos de qualidade nas filmagens por favor responda. Filmei em hd, 1080, mas para filmagens é show de bola, vale a pena. PS utilizei o programa sony vega 9.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Marcus, tirar fotos a partir de uma filmagem realmente não é uma boa ideia… A câmera “borra” as imagens, e em movimento você não percebe tanto, mas ao parar e capturar um dos quadros, fica evidente a baixa qualidade. Não tem milagre, não há programa que resolva isso.

      Para tirar fotos, o melhor é usar a câmera no modo de fotografia mesmo… Programe ela para tirar uma foto a cada 2 ou 5 segundos, e você terá fotos de boa qualidade para usar.

    • Alisson disse:

      Amigo, onde vc instalou a câmera na moto? Tenio uma go pro hero 2, tenho uma CEBÊr e aonde instalo a imagem fica tremida…me ajuda ai valeu

  26. Jonas disse:

    Olá amigo! Parabéns pelo blog! Possuo uma gopro e tenho todos os kits, menos o pra carregar a bateria no carro!

    Dúvida! O carregador de celular 5v e 1000mah pode ser usado mesmo a bateria dela sendo de 3,5v e 1000mha???

  27. Mauricio disse:

    Daniel, boa noite. Ontem eu recebi minha GoPro Hero2, achei a maquininha muito legal mas ficou uma dúvida, que acho importante: é possivel fazer fotografias ou filmagens SEM o uso de lente grande angular, que dá aquele efeito “olho de peixe”? Eu quero fazer fotografias e filmagens sem esse recurso. Tem como configurar a camera para isso? Obrigado pela atenção e um grande abraço, com os parabéns pela sua dedicação e conhecimento do assunto.
    Mauricio

    • Daniel Ribeiro disse:

      Mauricio: Fotografias NÃO, as fotos sempre serão com efeito “olho de peixe”. Você pode recortar as fotos posteriormente e arrumar a distorção em algum editor de imagens.

      Quanto as filmagens, sim, dá para escolher se você quer filmar em 1080p com 170º ou 127º. 127º não tem o efeito olho de peixe, mas há um pequeno zoom na imagem, enquanto que com 170º você tem o efeito olho de peixe, mas a imersão na imagem é maior.

  28. Mauricio disse:

    Complementando a pergunta acima:
    Primeiro, desculpe, somente depois de ter postado eu li as regras e a referencia à palavras impressas em caixa alta. Peço que abra uma exceção nessa regra, obrigado.
    Segundo, se não for possível resolver a história da lente grande angular, qual seria a melhor configuração para reduzir ao mínimo o efeito grande angular?
    Outro grande abraço.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Mauricio, você não escreveu o comentário com todas as palavras em caixa alta, fique tranquilo.
      Sobre a configuração, eu não sei. A minha GoPro é a Hero, não a Hero2. Essa nova possui um menu diferente e eu não conheço. Acho que o melhor jeito é consultar o manual da câmera mesmo.

  29. Daniel Camargo disse:

    Olá pessoal… tenho uma GoPro hero2.. desde que comprei ela.. as vezes ocorre de ela parar sozinha a gravação como se eu tivesse apertado o botão superior..

    Isso acontece tanto com o Case quanto sem ele… seria um problema físico na câmera, no botão… ou pode ser no Cartão de memória??? dei algumas batidas nela para testar e ela para com pancadas mais fortes… meu cartão é o (Sdhc 32gb Classe 10 Transcend Ts32gsdhc10) alguém aí já passou porisso???

    Grato

    • Daniel Ribeiro disse:

      Daniel, geralmente quando a gravação para com pancadas mais fortes é porque o cartão de memória não está bem encaixado. A minha GoPro é a Hero HD (a primeira), e aconteceu isso só uma vez quando ela caiu e o cartão de memória se deslocou um pouco do slot. Mas no uso normal nunca tive esse problema.

      Tenta fazer um calço para forçar o cartão ficar sempre na posição correta… Talvez resolva o problema.

      • Daniel Camargo disse:

        ok.. entendo.. mas quando acontece esse erro no cartão aparece uma mensagem e uma figura de erro no visor certo???

        olha esses teste que fiz..

        Abraços.. valeu a atenção;…

        http://www.youtube.com/watch?v=9k170t_5po8&feature=youtu.be

        http://www.youtube.com/watch?v=kyah-8j2ReY

        • Daniel Ribeiro disse:

          Amigo, eu vi seus vídeos, realmente sua câmera tem algum defeito.
          Parece que o botão de cima tem algum tipo de mal contato… Ele ativa sozinho por qualquer razão.

          A minha recomendação neste caso é devolver onde comprou se isso for possível. Se não, eu não sei o que fazer… Não acho que dê para abrir para consertar.

          Boa sorte!

          • Daniel Camargo disse:

            Intaum cara.. tem 3 meses de uso.,.. comprei pelo ML com um ano de garantia… mandei devolta pro vendedor ele mandou pro fornecedor dele analisar, o fornecedor disse que ela está assim por pois está danificada (mal uso) pelo que eu sei colocar ela fixada no capacete do meu ultraleve não é usar incorretamente a câmera neh…. to exigindo que seja trocada… se não quiserem mesmo trocar vou procurar meus dirteitos….

            Mesmo assim valeu pela atenção cara…

            Abração..

  30. Angelo Araujo disse:

    Olá. Acabei de comprar uma GoPro Hero2 e gostaria de saber se ela pode filmar e fotografar simultaneamente. Me disseram que isso era possível, por isso comprei, mas não encontrei essas funções nela ou no manual. Alguém sabe sobre isso? Ou ela só filma ou só fotografa de cada vez?

  31. anisio disse:

    Parabens pelo blog

    Uso a gopro na moto … e como os amigos dizem e complicado o manuseio

    Uma ajuda … tem como configurar botoes rapidos, tipo ao ligar ja caia direto no modo filmagem ?

    Abs

  32. Anderson Lemos disse:

    olá boa noite

    Gostei muito das informações que vc deu sobre a go pro, mas fiquei um pouco decepcionado, pois sua única grande vantagem é a imagem em hd, mas nem um display de lcd tem, nem um cartão de memória, tudo vendido separadamente, ai acaba fugindo do preço de 700 reais, mas enfim acredito que vale a pena.
    Só uma duvida onde compro o display de lcd e o cartão de memória?

    Muito obrigado e bela matéria.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Anderson, no mercado livre tem esses acessórios…
      O cartão de memória você compra em qualquer loja que venda acessórios para computador. Até alguns supermercados vendem. É um cartão SD comum.

      Mas vou te falar: A tela é dispensável. Além dela ser muito ruim, ela é desnecessária. Como ela é uma câmera para esportes, você não vai ficar olhando para a tela. Vai deixar ela posicionada e vai simplesmente esquecer.

      Vale lembrar que a GoPro não foi feita para substituir uma câmera fotográfica. O negócio da GoPro são os vídeos. Qualquer Cybershot de 300 reais tira fotos melhores que a GoPro.

  33. marlon disse:

    Por favor,como gravar com uma camera sem conseguir enxerga o que ela filma,já que a mesma não tem lcd pelo que vi,vou te que ajustar umas 10 vez no tanque da moto até acha o que quero filmar,ou é nóia minha,uma falha ao meu ver já que a gopro 2 esta bem cara nas lojas que pesquisei 1300,sem cartão de memoria e sem o lcd opcional

    • Daniel Ribeiro disse:

      Marlon, não é tão difícil assim acertar a câmera sem o LCD. É só ter um pouco de noção. Nada que um ou dois testes não sejam suficientes.

      O LCD adiciona peso, custo e encurta a vida da bateria. Pra mim, ele é completamente dispensável.

  34. marlon disse:

    Gopro hero2 120fps por segundo em full hd,depois que filmei consigo abrir com facilidade no computador,ou não,agradeço se puder responder,um abraço e parabens pela reportagem sobre a camera foi bastante util

    • Daniel Ribeiro disse:

      Marlon, a Hero 2 filma a 120fps apenas em 480p. Em 960p ela filma a 48fps e em 720p a 60fps (igual a Hero “1″). Em Full HD ela filma a 30fps (igual a Hero 1).

      Mas a Hero 2 tem a imagem mais nítida e mais clara. Ela se dá melhor em ambientes escuros também. Essa é a principal vantagem da Hero 2 em relação a Hero 1.
      Além, é claro, de ter uma saída HDMI, que facilita muito na hora de ligar a câmera na TV.

  35. Murilo disse:

    Se tiver interesse, tenho um LCD que comprei junto com a câmera e usei apenas uma vez.
    Vendi a câmera e o comprador não quis o LCD.
    O kit é composto pelo LCD + 4 tampas.
    Qualquer coisa meu contato é colzani no email do google.

  36. marlon disse:

    Valeu Danil,obrigado por responder,um abraço e tudo de bom

  37. marcela lima disse:

    Estou gravando com minha Gopro pela primeira vez e o som ficou picotando muito,pode ser o meu computador que nao está com um bom som ou será o microfone da camera? Se puder me ajudar agradeço desde já.

  38. fernando albuquerque disse:

    boa noite, comprei uma gopro para usar no quadriciclo fiz algumas fotos e video as fotos ficou ok, os video a cor da areia branca ficou amarelada e os verdes das avores ficou uma cor queimada.

    fernando

  39. marcela lima disse:

    Boa noite,depois que coloquei a minha camera gopro no computador de outra pessoa no meu computador nao quer abrir as pastas e não quer apagar os arquivos da camera pois ela já está cheia pode ser um virus?Como tiro o virus ou apenas compro outro cartao de memoria?Desde já agradeço.Obrigada.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Marcela, eu não sei como você vai tirar os vírus do seu computador.
      Melhor você procurar uma assistência técnica para o computador.

  40. Flávio Pereira disse:

    como se Utiliza a trava de segurança?

    não conseguir até o momento realizar a instalação!

  41. Edu Diadema disse:

    Boa noite Daniel;

    Primeiro, parabéns pelo blog.

    Acabei de comprar a Hero 2, tenho uma dúvida, como faço pra ela tirar fotos enquanto ela grava, exemplo a cada 30 segundos filmando ela tira uma foto.

    Abraços.

    Edu Diadema

    • Daniel Ribeiro disse:

      Edu, acho que a GoPro Hero 2 não faz isso…

    • Daniel Camargo disse:

      a gopro tem modos de operação.. vídeo.. foto.. foto simultânia e foto por automática por tempo (Time Lapse) a cada 1/2 segundo… 10 segundos.. 30 segundos… não lembro ao certo os tempos certinhos agora… vc pode usar um modo desse exclusivamente ou seja… não tem como0 vc filmar e tirar foto ao mesmo tempo, é como uma câmera fotográfica digital… ou vc coloca ela p filmar.. ou coloca p tirar foto…

      ela temn a função de tirar uma foto a cada 30 segundos… mas ela não filma enquanto tira as fotos…

      Espero ter ajudado…

    • Cláudio Souza disse:

      Edu, acho que a GoPro3 faz filmes e tira foto no meio da filmagem, procura um video da GoPro3 na página da GoPro no Facebook.

  42. DIOGO disse:

    olá, comprei uma hero 2, já gravei em 120 fps mas ao passar para o computador o vídeo fica normal, como faço para visualiza-lo em camera lenta, porfavor me ajudem

  43. Maria Candida disse:

    Ola Daniel…
    Adquiri a GOPRO HERO HD, e estou com muita dificuldade ainda de manuseá-la, o manual que tenho, não veio com imagens explicando mais detalhado, e me sinto meio perdida. Estou apanhando bastante, nas configurações de como salvar, bem como outras alternativas que preciso no dia a dia… Vc pode me ajudar, me informando de como posso conseguir um MANUAL mais detalhado, ou mesmo com imagens, pra minha felicidade?? Cheguei a clicar em algum lugar, que a camera está filmando de cabeça pra baixo, enfim estou precisando de sua ajuda… Te agradeço de CORAÇÃO em se disponibilizar!!!! Um grande abraço, fica com DEUS!!!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Maria, eu não tenho nenhum manual mais detalhado. Não acho que imagens vão ajudar também, já que a câmera não tem tela e tem apenas 2 botões.

      Existe uma configuração que faz a imagem ficar de ponta-cabeça. Isso é para ser usado quando você fixa a câmera de cabeça para baixo, e assim a imagem sai certa. Mas isso não é difícil de corrigir.

      Para voltar a imagem ao normal, faça o seguinte:

      1) Aperte o botão frontal para ligar a câmera.
      2) Aperte o botão frontal algumas vezes, até que a palavra SET apareça no visor, e então aperte o botão superior. Desta forma você entra no menu de configuração da câmera.
      3) Aperte o botão frontal algumas vezes, até aparecer a palavra UPd, e então aperte o botão superior. A palavra vai trocar para UP.
      4) Aperte o botão frontal algumas vezes, até aparecer a palavra ESC, e então aperte o botão superior. A câmera vai sair do menu de programação e vai estar pronta para uso.

      Isso tudo tem no manual em português. Vale a pena dar uma olhada.
      http://gopro.com/wp-content/uploads/2011/03/HD-HERO-UM-POR-030711.pdf

      Até mais!

    • marcela lima disse:

      Bom dia Maria Candida,também comprei uma camera GOPRO e em videos no youtube com o nome de FOCO FILMES ele explica tudinho da camera,vê lá que você vai gostar.

  44. fernando albuquerque disse:

    bom dia,comprei uma gopro2, fiz uma filmagem de aproximadamente uma hora, acontece que quando foi salvar no computador tinha dois arquivos como se eu tivese feito duas gravaçoes, tenhe alguma configuraçao?

    fernando albuquerque

    • Daniel Ribeiro disse:

      Fernando, a GoPro não faz arquivos maiores do que 2 GB. Quando a gravação chega num ponto em que o arquivo atinge este tamanho, ela automaticamente encerra o arquivo e já começa a gravar no outro. Você não perde nada nesta transição, pois ela faz muito rápido. O único problema é que você vai ter que juntar os arquivos depois no seu programa de edição preferido.

  45. junior disse:

    No modo ful hd minha camera parece que filma em camera lenta isso e normal??(1080) a vos chega atrasada!!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Junior, talvez seja o seu PC. Se ele for muito lento, ele não vai conseguir processar o vídeo em alta definição.
      Tenta abrir o video em um computador mais rápido para testar.

      Até mais!

  46. ALOISIO GUALANDI disse:

    Olá Daniel
    cara!! não tô conseguindo carregar a bateria da minha gopro hero3, ligo no meu netebook ela da duas piscadas e apaga. já liguei em outro computador e tb nada.
    Usei apenas uma vez e foi logo assim que comprei no último dia 13/11/2012 numa viagem que fiz a Orlando EUA,já usei até carregador de cel e nada, será que queimou??

  47. Heber disse:

    Daniel,

    Depois de ler o blog, seus comentários e as dúvidas de todos, ainda me resta dúvida/preocupação, acredite (rssss):

    Como posso alinhar a filmagem msm sem a tela LCD?

    Tenho um amigo que estava em alta velocidade na moto e a Gopro quebrou na base do suporte (não descolou, quebrou msm), existe como fazer alguma adaptação para que se a base quebrar a Gopro fique ao menos pendurada?

    grato,

    Abraço e parabens.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Heber, sem o visor, não tem mágica, é na base da tentativa e erro… Alinha, faz um teste, se não ficar bom, ajusta, testa de novo, e faz isso até ficar do jeito certo. Não é tão difícil.

      Quanto a prender a câmera, você pode usar um cordão. Se estiver usando a tampa traseira aberta, é só passar o cortão pelos buracos da tampa, e ai amarrar o cordão em algum local seguro.

  48. augusto disse:

    fala daniel, boa tarde!!!

    Parabens pela ideia do blog..bem legal e bem explicativo!!!

    To com duas duvidas em relaçao a go pro2.

    1- quando gravo em full hd (1080) o som chega atrasado em relaçao a filmagem…por exemplo….estava voando de aviao…e filmei o voo…quando a aeronave tocou o solo, pouso segundos depois se ouve o barulho do pneu ao tocar o chao…o que poderia ser isso?…

    2- vc sabe se todos os acessorios da go pro, como bateria e etc cabem na go pro3?

    fico no aguardo…

    augusto

    • Daniel Ribeiro disse:

      Augusto, eu acho que o problema na verdade não está na câmera, e sim no seu computador.
      Talvez ele não seja rápido suficiente para tocar o vídeo em Full HD, e ai o áudio acaba saindo de sincronia.
      Tente abrir o vídeo em um PC mais rápido… Ou tente copiar o vídeo para o HD do computador antes de tocar.

      Se não for isso, talvez seja então o cartão de memória que não possui velocidade suficiente para gravar em Full HD. Neste caso, só trocando. Tente optar por um que seja Classe 10.

      Sobre os acessórios da GoPro 2 na GoPro 3: A maioria deles serve sim. Mas sei que a Bateria e a caixa-estanque não servem.
      O Battery Backpack e o LCD Backpack servem. O WiFi Backpack não serve mas a GoPro 3 já tem Wifi embutido, então nem é necessário. Os encaixes e suportes servem todos, são exatamente iguais em todas as GoPro.

  49. tiago disse:

    Olá tudo bem ? Tenho uma dúvida ? Acabo de comprar a minha go pro2 e no primeiro texte me deixou decepcionado, pois o som de tudo que gravei ,se adiantou as imagens , o programa que usei para ver em meu Desktop foi o classic midia player e o windows media player, oque fasso será defeito de fabricação? Obrigado as respostas se vierem..abraços

  50. Tiago disse:

    Olá Daniel , gostaria de saber que editor de video vc me indica para os videos que faço com a Go Pro hero 2 ? obrigado

    • Daniel Ribeiro disse:

      Tiago, a GoPro lançou um editorzinho básico bem bacana chamado “Cineform”. No site da GoPro tem para Download.

      Além dele, eu gosto de usar o Sony Vegas. É simples, mas bem poderoso.

  51. Diego Moraes disse:

    Parabens pela postagem Daniel, excelente! vlw amigo!

  52. Felipe S. Drummer disse:

    Ola Me Desculpe a Ignorância, Mas gostaria de Saber Mas ela Grava Direto tipo se eu precisar que Grave 1 Hora Sem para. Eu to Pesquisando sobre Câmeras mas Todas tem ate 20 min dai ela para de filmar, eu Achei Muito Bom artigo Parabens

  53. Fabiana Rios disse:

    Oi Daniel, meu filho trouxe uma GoPro HERO 3 de Miami, e a bateria parou de carregar, compramos a segunda bateria, e ela também parou de carregar,não tenho o acessório de carregar fora dá máquina, carrego com carregador comum (de celular) elas queimaram? Agrade se souber, se não… mesmo assim Deus abençõe e Feliz Natal

  54. Hugo Neto disse:

    Estou querendo comprar uma go pro. Para filmar minhas corridas. Será que vale à pena. As imagens são realmente boa? O filme é bem legivel. Port favor alguem me aconselhe. Obrigado..

    • Daniel Ribeiro disse:

      Hugo, a melhor forma de você saber é vendo alguns vídeos feitos pela GoPro. No Youtube tem MILHÕES.

      Digita “GoPro” na busca do Youtube, e veja alguns que achar interessante.

  55. Tanio Barreto disse:

    Bom dia amigo , estou com um problema que nao consigo solucionar , ja esvaziei o cartão de memória da minha HERO , mas toda vez que vou filmar aparece FUL , ja tentei de tudo e nao consigo resolver ,
    vc poderia me da uma dica ???? obrigado .

  56. joao pedro disse:

    Galeara, eu ja tive uma gopro hero 1 e ela n usava pilha, agr meu amigo ta falando que a dele tem pilha, é verdade?

  57. murilo moraes disse:

    Ola, ando de skate e gostaria que algm me respondesse uma coisa, é possivel programar a GoPro Hero 3 para tirar fotos sequenciais?? Por exemplo, para que daqui 5 segundos tire a quantidade de fotos que eu escolher, e nao apenas uma?? Vlww

    • Daniel Ribeiro disse:

      Murilo, a GoPro já faz isso desde a Hero 1. Basta programa-la para tirar as fotos a cada 1, 2, 5, 10, 30 ou 60 segundos, e ela tira as fotos sozinha, até a bateria acabar ou até você interromper o processo.

      • murilo moraes disse:

        sim, mas eu digo programar para tirar fotos SEQUENCIAIS.. ou seja, para que daqui 1, 2, 5, 10, ou 20 segundos tire varias fotos naquele tempo.. igual a opcao de fotos sequencias, só que programar antes, entendeu?

  58. murilo moraes disse:

    Ola Daniel, acho que você nao entendeu minha pergunta.. eu sei que na camera tem a opcao de programar para tirar a foto, e tambem sei que tem a opcao de tirar fotos sequenciais, que eu posso escolher quantos disparos em determinados segundos.. mas eu gostaria de saber se tem como eu unir essas duas opcoes, programando para determinado tempo, tirar as fotos sequenciais.. por exemplo usando o bastao da gopro, e programar para que daqui 10 segundos tire as fotos sequenciais.. me entende? obrigado

    • Daniel Ribeiro disse:

      Bastaria você deixar ela tirando fotos a cada 10 segundos, certo?
      A cada 10 segundos a câmera tira uma foto sozinha… Ela faz um barulhinho de “bip” quando tira a foto… Então se você quer saber quando será a próxima foto, basta esperar pelo “Bip”, e daqui a 10 segundos haverá um novo “Bip”.

  59. Victor disse:

    Daniel,acabo de abrir minha gopro hero3 black e não consigo carregar nem transferir os arquivos da gopro para o pc! seria um problema da gopro, do cabo ou do meu pc?

    Obrigado!
    Victor

  60. vinicius disse:

    oi, pro meu azar minha gopro2 chegou no brasil e nao ta funcionando… sabe aonde posso enviar para conserto no rio de janeiro?

  61. Pedro Labate disse:

    Ola! tenho uma gopro hero 3 white, e ela para de filmar sozinha, e outras vezes ela trava (nenhum botao funciona mais), quando isso acontece, preciso tirar a bateria dela e recolocar pra que ela volte a funcinar!Voce faz ideia do que pode ser?

  62. Sérgio Ferreira disse:

    Olá caro amigo bom dia! Comprei uma GoPro Hero2, Uma ótima câmera…já fiz vário vídeos teste e ficou Show, Já mexi no menu dela inteirinho para ver se acho como inserir data e hora na gravação dos vídeos mais sem sucesso, Não é possível que uma câmera desta com tantos recursos, não tenha uma função tão básica.

    Desde já agradeço sua colaboração.

    Att Sérgio Ferreira.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Não tem mesmo amigo… A única forma de saber a data do vídeo é olhando a data do arquivo.

      • Sérgio Ferreira disse:

        Olá Daniel bom dia! Muito obrigado pela resposta. Se possível me esclareça outra dúvida: Junto com a GoPro comprei também a LCD bacpac. antes com o firmware que veio na câmera, a tela lcd mostrava o tempo horas/minutos que estava sendo grado. Fiz atualização do firmware(firmware version”:”HD2.08.12.222.WIFI.R56.00″ ) e essa fução sumiu não aparece mais na telinha que é importante para monitorar os tempos de vídeos que pretendo fazer. Você sabe como faço para voltar a versão anterior???
        Muito obrigado.
        Att Sérgio Ferreira.

  63. ALEXANDRE SATO disse:

    Estou me programando para adquirir uma GO PRO HERO3 BLACK EDITION

    Mas quero saber se nesta nova versão eu obtenho uma boa qualidade de audio sem mais nenhum acessorio?
    Caso necessite de um qual seria ?
    Ele vem com suporte para fixar na altura do peitoral para poder filmar corridas assim com vem com um suporte para cabeça ?

    Grato.
    ASato !

    • Daniel Ribeiro disse:

      Alexandre, a Hero 3 Black teve o áudio melhorado em relação a Hero 2… Mas ainda continua ruim. Para melhorar, só comprando um microfone a parte. O pessoal tem usado muito o Sony ECM-CS3, que é um microfone condensador de baixíssima alimentação (usa só a energia da câmera mesmo), e o resultado tem sido bom. Mas o melhor mesmo é usar um gravador externo para gravar o áudio. O Tascam DR-40 é um ótimo gravador para isso.

      Quanto ao suporte peitoral… acho que ele não vem em nenhum kit, tem que ser comprado a parte.

  64. GILBERTO disse:

    comprei uma hero3 black preciso de fotos com menos angular, como faço pra diminuir esse efeito e ter uma foto mais plana sem usar photoshop?

  65. julio disse:

    daniel, sabe alguem q troca o slot do cartão de memoria da hero 1 2 hero 2 , os cartoes naum estavam travando ai inventei de meche e acabei quebrando um dos conectores do cartão. valew

  66. Junior Inocencio disse:

    Olá a todos, pessoal to com um problema que não estou conseguindo solucionar, gostaria que me ajuda-se. Seguinte, comprei uma GoPro Hero3 Black Edition, na hora que tiro fotos com ela aonde possui grande luminosidade as fotos está saindo com listras verticais, seria alguma configuração da camera? ela esta estragada?

    • Daniel Ribeiro disse:

      Hospeda uma foto no http://imageshack.us/ e coloca aqui para eu ver!

      • Wemerson disse:

        Prezado Daniel

        Estou pegando carona no post do Junior Inocencio, postando abaixo o link de uma foto com listras verticais.

        http://img580.imageshack.us/img580/9522/xl85.jpg

        A minha GoPro 3 também é Black Edition e onde há muita luminosidade ela estoura a imagem com essas listras verticais.

        Fiz uma reclamação na GoPro e me sugeriram atualizar a câmera. Feito isso, não resolveu.

        Estou muito chateado com a situação, pois é um investimento alto em um equipamento decepcionante.

        • Daniel Ribeiro disse:

          Wemerson, realmente, a imagem não fica muito boa com essas listras no céu…
          Eu não sei exatamente o que você pode fazer… Já tentou usar outro esquema de cores? Já tentou usar o Protune?

          Se não der certo, acho que o jeito é devolver ou trocar na loja onde comprou… Se comprou fora do país, ai complica.

  67. Heriberto dos Anjos Amaro disse:

    Comprei uma GoPro HD Hero 3 – Silver Edition para filmar andando de moto. Porém, o barulho do vento está muito alto andando acima de 60 km/h e estou pensando e comprar o adaptador de microfone e ver se melhora a qualidade do som eliminando o ruído do som e aumentando minha voz… vc tem alguma recomendação?

    • Daniel Ribeiro disse:

      Compre o adaptador para microfone e o microfone Sony ECM-DS70P. É um bom microfone. Mas lembre-se de coloca-lo em um local protegido do vento.

  68. Adriano disse:

    Olá Daniel , primeiro lhe dou os parabéns pelo blog e em segundo queria tirar umas duvidas sobre a gopro!! A pouco tempo comprei uma gopro hero 3 silver, e gostaria de saber se o visor tem alguma luminosidade e se em baixo d’água com o caixa que acompanha ela eu posso apertar os botões ? Desde ja agradeço a atenção!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Até onde sei, não, o visor não tem retroiluminação (mas posso estar enganado).
      Quanto a apertar os botões, pode sim, ela foi dimensionada para isso.

  69. Maurício Queiroz disse:

    Daniel, Tenho uma GoPro 3 Black Edition e a usei muito pouco. A bateria dela não dura mais que duas horas, mesmo com o LCD pack desligado. Agora ela descarregou completamente e não consigo recarregar. Já conectei ela no computador e na energia elétrica com um adaptador que comprei no mercado livre. Alguma dica do que pode estar acontecendo ?
    Obrigado,
    Maurício.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Mauricio, acho que a Black só dura duas horas mesmo… Pelo menos é o que ouço falar.

      Sobre o carregador, realmente não sei… Tente deixar ela conectada ao carregador por alguns minutos (ainda que ela não demonstre sinal de vida). Talvez seja suficiente para uma carga mínima.

      Até mais!

  70. neto ayub disse:

    Boa tarde, nao consigo conectar a Gopro Hero 3 silver com o app do iPhone 5, ja atualizei o firmware e nao da certo, sabe se estou fazendo algo de errado???? Ligo a gopro e o wifi, depois entro no aplicativo do iPhone e comeca a procurar, depois da a mensagem no cameras connected!!!!

  71. William Elias disse:

    Olá Daniel Ribeiro, preciso muito de sua ajuda estou tentando comprar uma Gopro Hero 2 , pois quero filmar minhas apresentaçoes , somos uma banda será que ela distorce o som quando ele é alto ? , em um som de um show por exemplo…

    • Daniel Ribeiro disse:

      Sim, o som dela é HORRÍVEL. Não há o que fazer para melhorar.
      No seu lugar, investiria em um gravador de áudio separado. O Zoom H1 ou o Tascam DR-05 são ótimas opções para começar.

  72. Rafael disse:

    Oi comprei uma go-pro nunca usei fui estalar o cartão de memoria sd, e ele n entrou acho q tem um ferrinho levantado no lugar q fica o cartão… oq vc me indica para ta fazendo pq a camara ficou sem utilidade….desde ja obrigado

  73. GILBERTO disse:

    vendo GoPro Hero3 Black Edition em estado de zero, comprei para foto aerea mas não deu certo pois ela tem uma angular muito grande e as fotos ficam arredondadas, preciso de fotos planas.

  74. Ramon disse:

    Boa tarde, gostaria de saber onde encontro uma assistencia técnica para a minha GOPRO Helmet HERO, ela parou de filmar. Acredito que seja uma das primeiras levas de importação, ou será que estou cometendo algum erro que não esteja percebendo. Já faz alguns anos que tenho e agora ela deixou de filmar. Uso a filmadora acoplada a um capacete para filmar corridas de KART e viagens. Obrigado.

  75. Gustavo Camargo disse:

    Comprei uma Hero3 Black Edition e não consigo sincronizá-la ao meu Celular Galaxy Y Duos mesmo com o App instalado. Pulei alguma etapa ou realmente esse modelo de aparelho celular não é compatível com o App?
    Desde já agradecidoe parabéns pelo blog.
    Abração

  76. Raquel disse:

    Oi Daniel!
    Comprei uma GoPro Hero3 Black, mas ainda não sei muito.
    Gosto de correr, durante o dia e a noite, estou com dois problemas:

    1º não sei configurar para que o vídeo não fique pulando, já vi que tem uma configuração que, o que mexe é o quadro da filmagem e não a filmagem, como um vídeo que vi “montain do praia do rosa 2013″.

    O segundo problema é que quando corro à noite não vejo nada na filmagem, fica tudo escuro, tem uma solução?

    Se puder me ajudar, agraço muito.

  77. marcelo disse:

    Olá Daniel gostaria de saber como posso resolver o seguinte problema de minha gopro:

    Quando a ligo em meu computador não consigo ter acesso aos meus vídeos. Visualizo as pastas mas ao clicar sempre há uma mensagem que o arquivo snkb0pt.exe não foi encontrado. Será que preciso baixar alguma atualização do site da própria gopro?

    Abraços e obrigado.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Você provavelmente está com algum vírus no seu computador… Ou então está com ele copiado na memória da GoPro.

      Um bom anti-virus já resolve.

  78. Andre disse:

    Ola, vc poderia me enviar o link de onde vc comprou no ebay? Vou fazer como vc e entregar a camara na casa de uma colega para ela me trazer.

  79. JUNIOR FT disse:

    Boa tarde amigo comprei uma Gopro HD 1080 (hero 1) e não tenho muita pratica com ela, tecnicamente ja aprendi a usar porem minha duvida é sobre a lentidão da velocidade do quadro, ainda não fiz videos em movimento com a minha moto fiz apenas videos caseiros pra testar seria problema do meu pc pois as configurações dela tentei todas as velocidades e deixei no r4 como padrão mais não adianta os videos parecem estar em slow ajudaeeeee abraço

  80. JUNIOR FT disse:

    Caraca véio tava vendo seus videos vc mora OSASCO ? kkkkkk sou do bela vista vendo o video acho que o problema esta no meu PC pq o seu video esta lento tambem

    • Daniel Ribeiro disse:

      É provável cara…
      Aqui os vídeos funcionam bem… Só não consigo ver os vídeos da GoPro Hero 3 gravados em Full HD a 60fps ou os feitos em 4K… meu computador é velho e não tem capacidade para processar vídeos tão pesados, hehehehe.

  81. MARCO TÚLIO disse:

    Daniel, possuo uma Gopro Hero Naked, porém quando começo a filmagem ela imediatamente começa a filmar e em aproximadamente 10s ela desliga, já atualizei o software dela e o problema persiste, poderia me orientar o que fazer?, Grato.

  82. HELIO BORGES disse:

    Ola Daniel! Precisando de um help !!!!
    Acabei de comprar a HERO 3 + ta tudo certinho , so nao consigo conectar a camera ao celular – fiz como pede o manual e na primeira vez consegui interagir liguei o celular e conectei com a camera, mas na segunda vez que fui conectar nao conecta, a camera liga o led indicando que o wi fi esta ligado , quando entro no celular , ele fica procurando o sinal da camera e parece nao encontrar, minha internet e de alta velocidade… sera que desconfigurei algo na camera? ou sera que tenho que ligar para minha operadora? meu celular e um GALAXY NOTE 2
    O QUE EU JA FIZ :
    - desinstalei e reinstalei o APP
    - reiniciei o celular
    - tentei com outro APP e tambem nao deu certo
    O que devo fazer???? Me ajuda ai vai???

  83. Alessandra disse:

    Ola gostaria saber onde comprar aqui em Miami o cabo usb e acessorios pra minha Go Pro Hero3 ?

  84. ELDER CIDADE disse:

    Tenho uma goprohero3 Balck, e estou com serios problemas, um deles e que ela trava muito isto é não liga tenho que tirar a bateria e colocar novamente para destravar, outro problema é que coloco para gravar e com um minuto para, coloco novamente e fica parando comm um minuto. Gostaria da sua ajuda para resolver estes dois problemas.

  85. Carlos Zamith disse:

    Caro Daniel, os dados da filmagem (dia, mês, ano e hora) podem ser visualizados na tela, quando estivermos vendo o resultado?

  86. James Ribeiro disse:

    Boa noite …

    Precisso de um help não consigo gravar uma hora direto com a minha gopro hero 3 black … o maximo que consegui mexendo na configuração foi 44 minutos o que eu posso ta fazendo??

    Abraço

  87. jose alberto cavichio disse:

    boa tarde ,Daniel por gentileza ,eu acabo de comprar uma hero 3 black edition + eu mergulho em apneia mais nao entendo nada de filmagens rsrs como faço para gravar em hd? e qual a melhor resoluçao ? minha maquina quando coloco em 1080 ela fica travando, que devo fazer ?? desde ja muito obrigado

  88. Talitah disse:

    Ola Daniel!

    Tenho a gorpo3_black e queria tirar o fisheye para fotos, é possovel?
    Por favor me ajude :)

    Obrigada

  89. Rozinei disse:

    Ola, comprei uma gopro hero3, e ate o momento não consegui fazer nenhuma filmagem, ela simplesmente para de filmar sozinha com alguns segundos de filmagem,alguiem sabe me dizer se e defeito da comera ou do cartão de memoria, estou usando um cartão de memoria de 64 classe 10, abraço.



  90. Comente este texto!

    ATENÇÃO: Todos os comentários são revisados antes de entrar no ar. Antes de escrever, pense: "Se eu fosse o dono deste blog, eu aprovaria este comentário?". Propagandas serão apagadas. Caso queira anunciar no Motos Blog, clique aqui. Veja a nossa política de comentários. Pedidos de manuais não serão atendidos.

    Você pode usar estas tags:
    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Este blog suporta Gravatars. Para ter a sua foto nos comentários, cadastre-se no Gravatar.