Câmera GoPro Hero HD 1080 – Teste completo

E depois de algum tempo sem testes aqui no Motos Blog, eis o teste da Câmera GoPro Hero HD 1080, uma filmadora que grava em Full HD e é cheia de recursos.


Gravar os passeios de moto em vídeo é cada vez mais comum, seja para guardar em um arquivo pessoal, para incluir em algum documentário relacionado a motos, ou mesmo para compartilhar com os amigos nas redes sociais e no Youtube.

Eu já tinha escrito sobre isso no passado, onde dei a dica de um outro modelo, a Contour HD, e também de suportes diversos para câmeras fotográficas. Mas o tempo passou, e hoje uma excelente opção para filmar seus passeios é a GoPro Hero HD.

A GoPro é uma pequena câmera de vídeo e fotos digitais. Os principais recursos dela são:

  • Filma em Full HD (1920×1080) com 30 quadros por segundo, ou em HD (1280×720) a 60 quadros por segundo.
  • Tira fotos de 5 Megapixels automaticamente a cada 1, 2, 5, 10, 30 ou 60 segundos.
  • Lente grande angular de 170º (em HD e para fotos) ou 127º (em Full HD), com abertura de f2,8.
  • Possui uma carcaça externa em policarbonato extremamente resistente, a prova d’água, de choques (pancadas), vento forte e com protetor de lente substituível.
  • Leve e compacta.
  • Bateria com duração a partir de 2h30.
  • Aceita cartões de memória de até 32GB, suficientes para filmar mais de 5 horas em Full HD.
  • Possui uma infinidades de acessórios de fixação. Pode ser fixada em superfícies lisas, capacetes, parede, cabeça, pranchas de surf, no pulso, e em muitos outros lugares.

GoPro Hero HD 1080

Vou detalhar mais adiante algumas particularidades do funcionamento dela.

Modos de filmagem

A GoPro Hero HD pode filmar em 5 modos diferentes, que vão desde a resolução de DVD (720×480) até o Full HD (1920×1080). A diferença é o tamanho da imagem, e consequentemente, os detalhes que a imagem vai conseguir capturar. Quanto maior, mais detalhada a imagem será, e consequentemente mais espaço o vídeo vai ocupar no cartão de memória.

Além da resolução, há também uma grande diferença, que é a taxa de quadros por segundo. Câmeras normalmente só conseguem filmar capturando 30 imagens por segundo, pois geralmente nós não conseguimos enxergar mais do que isso. Mas a GoPro tem a capacidade de capturar vídeos a 60 quadros por segundo, o dobro do normal. Isso permite que a imagem seja mais suave e mais nítida (borra menos), além de permitir que fazer efeitos de câmera-lenta em uma pós-produção. É claro que vídeos assim também ocupam mais espaço na memória.

Os modos que a câmera grava são os seguintes:

  • r1 – 848×480 @ 60 fps (480p 16:9 ~ 60 MB por minuto) (Baixar exemplo)
  • r2 – 1280×720 @ 30 fps (720p 16:9 ~ 60 MB por minuto) (Baixar exemplo)
  • r3 – 1280×720 @ 60 fps (720p 16:9 ~ 110 MB por minuto) (Baixar exemplo)
  • r4 – 1280×960 @ 30 fps (960p 4:3 ~ 90 MB por minuto) (Baixar exemplo)
  • r5 – 1920×1080 @ 30 fps (1080p 16:9 ~ 110 MB por minuto) (Baixar exemplo)

Obs.: Os vídeos estão em AVI pois eu precisei converter para cortar. Mas não houve recompressão do vídeo, portanto, este é o vídeo original da câmera.

Eu particularmente gosto mais do terceiro modo (720/60p). Gosto da rapidez e da sensação de velocidade que este modo proporciona, já que neste modo a câmera usa toda a superfície da lente, capturando uma área maior e proporcionando mais imersão nas imagens capturadas.

No modo Full HD, a câmera captura a imagem usando apenas a parte mais central da lente, e desta forma, não há aquele efeito de “olho de peixe” da lente grande angular. Na verdade, há até um pequeno zoom ao gravar neste modo. O detalhamento é impressionante, mas percebi que o funcionamento é melhor em lugares bem iluminados, de preferência, com iluminação direta do sol. Em lugares com pouca iluminação, a imagem tende a ficar um pouco borrada quando há muito movimento. Mas nada que atrapalhe. Até mesmo a noite é possível gravar com qualidade aceitável.

Fotos

A GoPro também faz fotos – e muito boas! Bem acima do esperado para uma câmera tão pequena e com lentes deste tamanho. Só existe uma resolução para as fotos: 5 Megapixels. Não há nenhum tipo de ajuste como tempo de exposição, foco, zoom, brilho e contraste ou ajuste de nível de brancos. Também não há flash. A ideia é realmente deixar a câmera tirando fotos e fazer as suas coisas normalmente. Ela se vira para ajustar as fotos.

A única configuração do modo de fotos é a frequência. É possível programar a GoPro para tirar fotos a cada 1, 2, 5, 10, 30 e 60 segundos. Também é possível deixa-la no modo manual, tirando fotos apenas quando você apertar o botão do obturador. Neste modo, é possível fazer a câmera tirar 3 fotos em sequência (modo Burst), ou apenas uma foto de cada vez, no modo normal.

Eis alguns exemplos de fotos em várias situações. (Clique nas fotos para ampliar)

Dia Claro

Na Sombra

A noite (com movimento)

A noite (parado)

No Tunel

Como pode perceber, mais uma vez as fotos ficam melhores com muita luz. A noite, a câmera aumenta muito o ISO e o tempo de exposição para compensar a falta de luz, o que faz com que as fotos em movimento fiquem borradas. Para usar a câmera a noite, um tripé seria ótimo.

Carcaça

Carcaça em policarbonato


A GoPro vem com uma carcaça em policarbonato, totalmente transparente, que é resistente a impactos e é a prova d’água (até 60 metros de profundidade). Essa pequena caixa possui o tamanho exato da câmera na parte interna, e possui duas tampas traseiras: Uma com aberturas (vazada) e uma fechada.

Com a tampa vazada, obviamente a caixa não é a prova d’água (afinal, a água pode entrar pelas aberturas). Essa tampa serve para ser usada quando a câmera for ficar longe da água. A vantagem dela é que o som chega mais facilmente ao microfone, o que é ótimo quando o barulho do vento não for um grande problema.

Tampas da caixa da GoPro Hero HD 1080

Já a tampa fechada serve para fechar totalmente a caixa da câmera, tornando-a impermeável. A desvantagem, neste caso, é que o som vai ter mais dificuldade para chegar ao microfone, ficando o som mais baixo, mas em contrapartida, é algo desejável quando se está muito rápido e o barulho do vento é um inconveniente. Além disso, com esta tampa fechada, o ar pode se condensar dentro da caixa, embaçando o protetor da lente. Para evitar isso, basta manter a caixa da câmera sempre seca.

A carcaça é indispensável para fixar a câmera em qualquer lugar. Seja capacete, carro, moto, cabeça… Os suportes de fixação ficam presos na carcaça, e a câmera não possui estes suportes.

Suportes de fixação

Existem dezenas de tipos diferentes de suportes para a GoPro. A câmera é vendida em kits com alguns suportes, que são o Helmet (para fixar em capacetes), o Motorsports (para fixar em veículos), o Surf (para fixar em pranchas de Surf) e o Naked, que vem sem suportes, mas além dos kits, é possível comprar esses suportes separadamente.

A ideia é simples: Há uma base, que fica na superfície onde se deseja fixar a câmera, e encaixada nesta base, vai uma peça plástica que pode ser ligada diretamente a carcaça da câmera, ou ligada a uma haste extensora articulada, que por sua vez vai ligada a carcaça da câmera.

Kit GoPro Hero HD Helmet

O que eu comprei é o Helmet. Ele vem com 4 bases adesivas, sendo 2 planas e 2 curvadas. Esses adesivos são realmente muito fortes, então é bom pensar bem antes de colar, pois é provável que nunca mais consiga retirar. Além dessas bases adesivas, há também um suporte com tiras de nylon, para prender em capacetes vazados (como os de bicicleta), uma cinta elástica tripla (para prender diretamente na cabeça, sem capacete), um extensor com um joelho (para permitir fixar a câmera em superfícies verticais, como a lateral de um carro, por exemplo) e um encaixe de reserva.

GoPro em capacete

O Kit Motorsports vem com uma base com uma ventosa, que permite grudar a câmera na lataria do carro (ou carenagem da moto) sem cola.

GoPro Hero HD Kit Motorsports

O Kit Surf vem com uma base própria para ser ligada a prancha de surf, e uma outra em formato de pulseira, que pode ser colocada no pulso (como um relógio), e permite filmar a partir dos movimentos do braço do surfista.

GoPro Hero HD Surf

E o Kit Naked vem apenas com uma base adesiva.

GoPro Naked

Softwares e edição

A GoPro grava arquivos no formato MP4. O Vídeo usa o Codec H.264 e o Áudio é AAC de 48kHz 8-Bit Stereo. Achei estranho ela gravar em Stereo, já que tem apenas um microfone, mas enfim… Deve ser para manter a compatibilidade.

Editar esses arquivos pode ser complicado a princípio, já que a maioria dos softwares de edição não abre arquivos MP4 diretamente. Entre eles, o VirtualDub, o Windows Movie Maker e o Sony Vegas 9. Ouvi dizer que o Vegas 10 abre, mas não tenho certeza.

Para converter o arquivo em um formato “editável”, eu uso um programa freeware chamado MP4Cam2AVI. Ele faz a conversão sem re-encodar o vídeo, então é muito rápida. Já o Áudio, eu troco do AAC para o MP3. Neste caso, há um reencode, mas é rápido.

Para cortar os vídeos, uso o VirtualDub, que também é gratuito, simples, rápido, e me dá a opção de não re-encodar o vídeo neste caso (é um corte simples, sem processamento). Ele também oferece várias opções de edição, aplicando filtros, redimensionando, girando e outros tratamentos básicos.

E para edição mais pesada, produção e pós-produção (incluir efeitos, música, transições, texto e etc) eu uso o Sony Vegas. Ele é um programa de edição muito poderoso, ao mesmo tempo que é simples de usar. A versão HD 9 custa US$ 45,95 e pode ser comprada pelo próprio site da Sony. Vale a pena.

Sony Vegas Movie Studio

Também é bom instalar um bom pacote de codecs para ter mais facilidade em abrir, editar e salvar os vídeos. Um ótimo, e gratuíto, é o K-Lite Mega Codec Pack.

Mas é importante ressaltar que você não precisa de nada disso caso queira apenas colocar os vídeos no Youtube, no Vimeo, ou em qualquer outro serviço de vídeos da Internet. Estes sites já reconhecem o arquivo MP4 diretamente. Basta enviar para lá e o site se vira para converter no formato correto.

Acessórios

Todos os acessórios da GoPro, desde a carcaça em policarbonato, até os suportes fixadores, podem ser comprados separadamente, e não custam tão caro. O acessório mais básico que é preciso comprar separadamente é o cartão de memória. A GoPro Hero HD usa cartões do tipo SDHC, com no mínimo 4 GB, e no máximo 32 GB de capacidade. Eu recomendo comprar o de 32 GB, pois ele permite gravar mais de 5 horas em Full HD. O cartão precisa ser pelo menos classe 4, pois ele precisa ser rápido suficiente para transferir os vídeos. Eu recomendo comprar classe 10, a diferença de preço é pequena, e o cartão é bem mais rápido.

Cartão SDHC 32GB classe 10

Outro acessório que eu recomendo comprar junto com a câmera é um kit de lentes. O kit vem com duas lentes, e custa 20 dólares. Apesar da carcaça ser extremamente resistente, ela não está livre de riscos. Se você deixar a câmera cair no chão (acredite, é bem provável que aconteça), ela não vai quebrar, mais pode riscar, comprometendo assim a imagem. Então ter lentes novas é sempre útil. Eu não comprei para a minha, e agora estou esperando chegar de fora para substituir, pois a câmera já tomou um tombo e a lente ganhou um pequeno hematoma.

Kit de lentes da GoPro Hero HD

Além desses acessórios, existem outros interessantes também, como o LCD Backpack e o Battery backpack. São dois “complementos” que você pode instalar atrás da câmera. O LCD Backpack nada mais é do que uma telinha de LCD que permite que você veja as imagens da câmera. É útil para você ajustar a posição dela da melhor forma (para saber o que exatamente ela está enxergando), e também para rever os videos e fotos que estão na memória.


Já o Battery Backpack nada mais é do que uma bateria adicional para a GoPro. A bateria é exatamente igual a bateria da câmera, então com este acessório, a câmera pode ficar ligada pelo dobro do tempo. Cada bateria dura 2h30, então com duas, pode-se filmar por até 5 horas ininterruptas.

Tanto o LCD Backpack quanto o Battery Backpack vem com duas tampas adicionais cara a carcaça de acrílico. Como eles adicionam um pequeno volume na parte traseira da câmera, então esta não caberia mais na carcaça original. Com as novas tampas, o problema se resolve.

Conclusão

A GoPro Hero HD é uma excelente câmera para esportes e motociclismo. É uma forma relativamente barata de gravar imagens espetaculares em alta definição. Os acessórios para a câmera são muitos, e os preços deles não são tão altos (pelo menos não lá fora). A câmera pode ser um pouco cara para trazer, pois certamente seria tributada nos correios, mas seus acessórios podem ser facilmente encomendados sem risco de tributação, já que não ultrapassam 50 dólares.

A minha eu comprei pelo eBay, e mandei entregar na casa de um amigo que mora nos EUA e estava de viagem marcada para o Brasil. Então acabei pagando bem barato (R$ 420,00). Mas aqui no Brasil é possível encontrar a GoPro a partir de R$ 700,00, que não chega a ser um preço tão alto considerando a quantidade de recursos que ela tem.

Se você se interessou e quer comprar uma GoPro, clique aqui. E se tem alguma dúvida, deixe um comentário abaixo!

E não deixe de conferir o novo Canal do Motos Blog no Youtube! Com template personalizado e alguns vídeos. Inscreva-se nele e saiba sobre os novos vídeos que eu enviar para lá!

Veja também