Nova Suzuki DL-650 V-Strom 2012

A V-Strom 650 ganhou cara nova (lá fora) nesta semana!

A Suzuki estava fazendo mistério já a quase 1 mês. Primeiro lançou alguns anúncios que diziam apenas linhas do que seria a nova aventureira de média cilindrada, mas nada mais específico, o que gerou certa expectativa nos mais aficionados.


Depois de uns dias, a o site da Suzuki foi atualizado com algumas fotos borradas da Bigtrail nova. As fotos ainda não diziam muito, mas já se sabia que provavelmente a DL650 atual sofreria alterações.

Eis que finalmente a Suzuki abriu o jogo: trata-se de uma reestilização na V-Strom 650.

A nova DL-650 V-Strom agora tem um visual mais moderno, com novos faróis, novo tanque e novas carenagens, nova ponteira de escape. Mas a moto é basicamente a mesma: O motor é bem parecido e tem as mesmas especificações, e de resto: mesmo chassi, mesmos freios, mesmas rodas e pneus, balança e tudo mais.

Os freios são ABS de série (já eram também no modelo anterior, nos EUA), e o tanque de gasolina ficou 2 litros menor, tendo capacidade para 20 litros agora. A moto ficou mais magra, mais esguia, mais leve, mais longa e mais alta.

Além disso, o painel agora possui velocímetro digital, e um display LCD com informações que podem ser paginadas ao toque de um botão no guidão. Outra novidade é a chave com transponder, um sistema de segurança integrado a moto, que dificulta o furto da mesma.

E uma coisa que gostei bastante foi a remoção do radiador de óleo de trás do escapamento do cilindro dianteiro. Só não sei onde ele foi parar (se é que ele ainda existe).

Suzuki DL-650 V-Strom sem tanque e carenagens


A altura mínima do solo parece ter sido aumentada também. A impressão que tive é que o cano do escape e o link da suspensão traseira foram melhorados e agora a moto está mais apta a encarar o off-road. Quem diria!

Aparentemente tudo isso é a Suzuki ouvindo o clamor das pessoas pela reestilização da V-Strom. Muitos diziam que seu visual era ultrapassado. Eu sou suspeito para falar, mas não compartilho dessa opinião. De qualquer forma, é bom saber que eles estão atentos a opinião dos clientes. Certamente muita gente vai gostar.

E este também é um indício de que a Suzuki não pensa por enquanto em atualizar a V-Strom de 1000 cilindradas. Esta que serviu de base para a 650 parece ter mesmo perdido o trono para a irmã menor. A menos, é claro, que a Suzuki esteja planejando algo para o segmento das “Premium Maxi-trails”, para concorrer com a Super Ténéré 1200 e companhia limitada.

Aqui no Brasil o novo modelo da V-Strom 650 ainda deve demorar a chegar. Provavelmente só “modelo 2013”, no segundo semestre de 2012. Informações de preço também não foram divulgadas.

Especificações técnicas

Motor
Tipo 4 tempos, 2 cilindros em V a 90º, 4 válvulas por cilindro
Cilindrada 645,15 cm³
Diâmetro x Curso 81 x 62,6mm
Taxa de compressão 11,5:1
Potência máxima 67hp a 8.800 RPM
Torque máximo 6,12kgf.m a 6.400 RPM
Marcha Lenta 1.300 RPM +/- 100
Capacidade de óleo 2,3 litros (2,7 litros com filtro, 3,1 litros total)
Combustível
Alimentação Injeção Eletrônica de combustível com 10 saídas de combustível
Tanque de combustível 20 litros
Eletrônica
Ignição CDI/ECU
Partida Elétrica
Bateria 12V 10AH
Saída do Alternador 400 W
Farois 12 V 55/60W x2 H4
Transmissão
Embreagem Multidisco banhada a óleo
Câmbio Manual, sequencial, 6 velocidades
Redução final 47/15
Transmissão final Por corrente (DID525V8, 118 elos)
Quadro
Tipo Berço Semiduplo em alumínio
Dimensões
Comprimento 2.290 mm
Largura 835 mm
Altura 1.405 mm (parabrisa na posição padrão)
Distância entre eixos 1.560 mm
Altura do assento 835 mm
Rake/Trail 26º
Peso em ordem de marcha 214 kg
Suspensão
Dianteira Telescópica de amortecimento hidráulico de 43mm de diâmetro e 110mm de curso, mola helicoidal, com ajuste de pré-carga da mola
Traseira Balança tipo link de monoamortecimento hidráulico de 100mm de curso, mola helicoidal, com ajuste de pré carga da mola, ajuste de força de retorno
Roda dianteira De liga leve, 19 polegadas
Roda traseira De liga leve, 17 polegadas
Pneu dianteiro 110/80 R19 M/C 59H sem câmara
Pneu traseiro 150/70 R17 M/C 69H sem câmara
Freio dianteiro Duplo disco flutuante e ventilado, de 310mm, mordidos por pinças deslizantes de 2 pistões cada, com ABS
Freio traseiro Disco ventilado, mordido por pinça deslizante de 1 pistão, com ABS
Cores (2011) Branca, Laranja ou Preta

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