Motos chinesas ou nacionais?

Eu acabei de ver na TV um comercial da Sundown Motos com a Grazi do Big Brother Brasil, e por um instante constatei um fato que até então não tinha percebido: Todas as importadoras de motos chinesas insistem em dizer que fabricam motos nacionais. Porquê meu Deus?

Isso começou com a Dafra, dizendo que tem uma fabrica gigantesca, que as motos são fabricadas no Brasil, entre outras coisas. A verdade é que tanto a Dafra, quanto a Sundown Motos, a MKV, a AME, a Kahena Motos e tantas outras apenas importam as motos da china, e as montam aqui. O projeto das motos é totalmente chinês, e ao chegar aqui, no máximo recebem alguma customização em algum detalhe que não muda nada na ciclística da moto. Basicamente, estas marcas são importadoras de motos chinesas.

As marcas japonesas também se utilizam de muitas peças fabricadas na china, porém, o processo industrial de fabricação da moto como um todo ainda acontece aqui no Brasil. Quadro, motor e as principais peças são feitas aqui.

Vale dizer que isso não é ruim. Hoje em dia, quase tudo o que compramos é feito lá ou tem partes feitas lá na china. Eu só acho estranho esse grande desejo de dizer a todos que as motos são feitas no Brasil. Poderiam simplesmente não falar nada, não é? As marcas mais tradicionais nunca falaram a origem das suas motos no passado, e ninguém nunca se importou com isso.

Veja também