GravatarMotos Blog » Legislação, Opinião

Injeção Eletrônica em motos – Afinal, qual a diferença?


O assunto é quente, pois no ano que vem entra em vigor a PROMOT 3, que é a lei que limita a emissão de poluentes nas Motos. Muitas pessoas acreditam que esta lei obriga as montadoras a incluírem Injeção Eletrônica nas motos, mas isso não é verdade. Acontece que a Injeção eletrônica é o caminho lógico para atingir o objetivo proposto pela PROMOT 3, porém, muitas montadoras não irão adotar o sistema e simplesmente irão reduzir o desempenho dos motores, incluir catalizadores de ar e outros métodos mais baratos e simples de implementar na engenharia atual dos motores.

Injeção Eletrônica

Injeção Eletrônica

Mas afinal, quais são as reais vantagens do uso da Injeção Eletrônica?

A injeção eletrônica é o componente responsável por misturar o Ar e o Combustível e enviar esta mistura ao motor. Antes, este trabalho era feito pelo carburador. O carburador recebe o vácuo do motor, e este vácuo puxa o ar da caixa de filtro de ar para dentro dele, ao mesmo tempo em que puxa o combustível do reservatório inferior. O combustível passa pelo giglê, este tem um tamanho fixo e que permite apenas a passagem de uma pequena quantidade de combustível. Então, dependendo do vácuo gerado e do tamanho do giglê, mais ou menos combustível é enviado para a mistura. A injeção eletrônica não tem giglê, tem um (ou mais) bico injetor de combustível, e uma central eletrônica que controla quanto combustível será liberado pelo(s) bico(s) injetor(es) para que seja misturado ao ar. É ai que está a mágica.

Em um carburador, o tamanho do giglê é sempre fixo, portanto, a quantidade de combustível usado na mistura também é fixa, e é proporcional apenas ao vácuo gerado. Muito vácuo, muito combustível, pouco vácuo, pouco combustível. Quem determina quanto vácuo será usado é o piloto ao acelerar a Moto. Se ele acelera pouco, a borboleta se abre pouco e permite apenas uma pequena passagem do vácuo ao carburador. O contrário acontece quando o piloto acelera tudo, abrindo completamente a borboleta e permitindo que o motor puxe todo o gás que puder para dentro de si. Já na injeção eletrônica, o controlador eletrônico determina qual a melhor proporção de combustível para cada situação, independente de qualquer vácuo, e por isso normalmente é mais econômico e menos poluente que o carburador, pois não há desperdício de combustível.

Injeção Eletrônica de uma moto de 4 cilindros em linha

Injeção Eletrônica de uma moto de 4 cilindros em linha

Existem muitos tipos de sistemas de Injeção eletrônica, mas em todos eles, existe pelo menos um controlador eletrônico, um bico injetor e uma bomba de combustível. O controlador possui em sua memória um mapeamento que determina a quantidade de combustível que deve ser usada para cada faixa de RPM do motor. Este é o sistema mais simples, pois o mapeamento é fixo e não muda nunca. É como um carburador, porém, com a vantagem de ter um mapeamento mais eficiente do que o obtido por meio de um giglê.

Módulo de IE

Módulo de IE

Existem ainda tipos mais complexos de Injeção Eletrônica, por exemplo, as do tipo de injeção multi-ponto, com vários bicos injetores, ou ainda, as que usam sondas que avaliam o tipo de combustível e o tipo de gás resultante da explosão e se ajustam a cada necessidade. Os carros Flex possuem estes dois tipos, pois o módulo precisa saber qual o tipo de combustível que está sendo usado e como está o desempenho para garantir a melhor performance em todas as situações. A sonda Lambda é um sensor que fica no início do cano de escape e que avalia a quantidade de CO2 que o motor está produzindo. O módulo de IE avalia as informações deste sensor e com isso, consegue determinar se a combustão está sendo feita corretamente ou se é necessário ajustar, e realiza o ajuste automaticamente e na hora, com o motor ligado. Portanto, usando um tipo destes de IE, o motor sempre terá o melhor desempenho e a maior economia possível, e tudo isso emitindo a menor quantidade possível de poluentes na atmosfera.

Sonda Lambda

Sonda Lambda

O uso de IE seria a saída mais inteligente para atingir as metas da PROMOT 3, porém, as montadoras alegam que o custo de produção de um módulo para motos pequenas pode encarecer muito o preço delas, e por isso, preferem reduzir seu desempenho e encher as motos com sistemas de desempenho duvidoso, como o tal “carburador eletrônico” que nada mais é do que um sensor de aceleração, ou um duto de ar frio direto no escapamento, que ao meu ver não serve para nada a não ser esfriar o ar do escapamento (como se ar quente fosse o problema).

Nas motos grandes, esta é uma tendência natural. A Yamaha já possui a Fazer, Lander, XT660, MT-03, FZ6, R6, R1, a Honda tem a nova Twister, a Shadow 750, CBR600RR, CBR1000RR, Varadero e outras motos. A Suzuki já tem motos injetadas em toda a sua linha acima de 650cc. As importadoras de motos chinesas, como a Sundown, a Dafra, a MKV, a Traxx, a AME e outras só têm motos pequenas, e certamente não terão novidades relacionadas a IE em 2009. Na china estas motos não tem IE, então dificilmente terão aqui.

Compartilhe este texto!


Digite o seu nome e e-mail abaixo e saiba quando o Motos Blog é atualizado! Receba as últimas notícias diretamente no seu e-mail! É GRÁTIS!

Seu nome
Seu E-mail

150 comentários

  1. Cezar Ribeiro disse:

    Olá, Daniel. Gosto muito do seu blog. Leio ele quase todos os dias pra me atualizar quanto ao mercado de motos, pois tenho uma CG 150 ESD 2006 e estou partindo pra uma moto 250cc, ainda não sei qual, por isso estou pesquisando tudo na internet. Estou entre a Tornado e a Lander (quero partir pra uma On-Off Road). Vamos ver como fica a situação nas próximas semanas quanto aos lançamentos que vêm por aí. Pelo que tenho lido, o cenário mais certo de acontecer para o lançamento de motos 2009 é esse mesmo que você tem analisado nos seus últimos posts.
    Sou de opinião de que para as pequenas e médias as montadoras não vão querer gastar muito com essa tecnologia da IE não. Nessas horas o que fala mais alto mesmo é a relação entre o custo de fabricação e o preço público sugerido, ou seja, lucro, e não questões ecológicas. Afinal, o Brasil ainda vive um capitalismo selvagem, e não vai mudar tão cedo.
    Um grande abraço.

    Cezar Ribeiro

  2. marco antonio disse:

    BOA NOITE GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA .TEM POSSIBILIDADE DE INSTALAR UMA INJEÇAO ELETRONICA EM UMA MOTO 2 TEMOS..OQUE PRECISARIA SER TROCADO PARA ISSO FUNCIONAR? OBRIGADO PELA ATENÇAO

  3. Daniel Ribeiro disse:

    Marco, certamente existe a possibilidade, porém, teria de ser completamente remapeada. Além disso, uma bomba de combustível e um estabilizador de voltagem devem ser instalados para garantir o bom funcionamento.

    T+

  4. Serverbook disse:

    A Bomba tem injeção eletrônica onde??? Na Tuíster??? Isso por acaso já foi confirmado?

  5. Daniel Ribeiro disse:

    Serverbook, aqui mesmo no MotosBlog tem uma matéria sobre a Nova Tuíster 2009, que virá com Injeção Eletrônica. A Bomba não confirmou oficialmente, mas vazou uma foto dela e a foto deixa claro este fato. Dificilmente a Bomba não lançará esta moto em Outubro.

    T+

  6. junior disse:

    ola, comprei uma bros recentemente para ganhar economia e facilidade no transito aqui em Fortaleza ce. dirijo carro a 10 anos, moto agora recente. procuro ser prudente , pois penso como motorista de carro na hora de usar a moto.Copiei um texto seu e repassei a uns amigos como força de apoio e conhecimento”Curso básico anti-preconceito contra as motos e usuários de motos.”‏Nao quero gerar discussao, mas recebi essa resposta, vale de alerta a nos todos tb:
    “Adicione uma lei científica e uma pergunta minha baseada em minha experiência diária e depois repasse:

    Lei: A gravidade não se importa com habilidade, prudência ou respeito às leis humanas. A probabilidade de você se acidentar em uma moto é de, no mínimo 50%, maior que um carro, por um motivo óbvio: ela tem duas rodas a menos e as duas que sobraram estão EM LINHA, ou seja, tudo depende do equilíbrio do “motorista – Condutor de qualquer veículo de tração mecânica. – Dicionário Aurélio”, levemos em conta ainda, a questão da proteção. Um carro tem, normalmente, dois parachoques de segurança, lataria, CINTO DE SEGURANÇA, um bloco de motor à frente do motorista, em muitos casos, airbag e barras de segurança. Em uma motocicleta, além de duas rodas em linha, o centro de massa do conjunto veículo-motorista é totalmente alienígena, em qualquer teste de impacto a tendência do MOTORISTA é ser arremessado na direção antípoda à do freio brusco ou da obstrução que ocasione a queda, some-se aí a questão da massa x velocidade. Até o Hulk cai, além do que existe um TANQUE CHEIO DE GASOLINA entre suas pernas, fato científico. A melhor proteção do motorista de moto é o capacete, o qual de vez por outra é levado para passear no cotovelo do motorista. Sabemos que o ser humano, indubitavelmente é falho e, segundo Murphy, quando as coisas acontecem, tendem a ser pior que se imagina.

    Quanto ao famigerado corredor: o Brasil é um país cuja a insipidez de seu paramento legal é notório: quantas e quantas leis absurdas e passíveis de “pega ou não” nós possuímos? Bem, se o corredor é liberado por “lei” o que diria então o pedestre que atravessa a rua entre um ônibus e um carro e não pode ver o “corredor” ou quem viria nele? Ou será que a maioria dos motoristas de moto pára logo da aparição do sinal vermelho? Penso que não, afinal, em qualquer sinal de trânsito, o lugar mais fácil de se ver um MOTORISTA(OLHA O AURÉLIO, HEIM?) de motocicleta em um sinal vermelho é na faixa de pedestre ou próximo a ela? Bem, continuemos pensando neste bendito corredor, enquanto isso estou atrás de pintar a lateral do meu carro e remover pequenos amassados difíceis de perceber em trânsito, pois geramente são provocados pelo conhecido movimento de “gingada”, seja em um corredor apertado, seja em um corredor largo, pois persiste a idéia de agilidade=velocidade(chegar cedo em qualquer lugar é o máximo!!).

    Por que será que, quando volto do trabalho, diariamente na mesma rua de mão única, geralmente ocorre de haver a proporção de 4 motoristas de moto na contra-mão para cada 1 carro(SIM, MOTORISTA EM FORTALEZA É QUASE TUDO RUIM, SEJA DE CARRO, MOTO OU AVIÃO!!) em cada semana? Deve ser porque é um veículo menor e por isso mais ágil(vou aqui pelo cantinho e ninguém vai nem perceber, hehehe…).

    Ah, Junim… Não posso evitar: tenha cuidado com a gravidade, com a areia no asfalto, com a chuva, com os corredores, com os carros, com os pedestres, com as outras motocicletas…. Como um motoboy amigo meu costuma a dizer: O PARACHOQUE É OS TEUS “PEITO”!!!

  7. Rodrigo (Sambika) disse:

    Fala aew féra…
    eu to no consórcio de uma Tuíster e queria uma opnião…
    o q vc acha de eu pegar uma cg 150 sport agora…ou aguardar sair a Tuíster com injeção em novembro…
    será q ela virá um 2 mil mais cara?
    um abraço…
    brigaduh…

  8. Glauber Massa disse:

    Gostaria de saber se em 2009 a Tuíster tera alguma mudança, pois estou disposto a ter uma. Fico na espera desta informação para poder dar o lance. Como ja foi dito a minha pergunta é simples…Mande informação para o e-mail,obrigado.
    COMO SERA A Bomba Tuíster PARA O ANO DE 2009?
    Atenciosamente
    Galuber Massa

  9. diniz disse:

    Só se comenta da Tuíster, mas e a tornado, será q virá com i.e.?

  10. Lipe disse:

    Muito bom esse post! Estava mesmo esses dias pensando sobre o assunto e você “leu minha mente”.

    Parabéns mais uma vez!

    Abração

  11. ThunderaRock disse:

    Olá Daniel….

    Quero ti parabenizar pelo conteúdo altamente explicativo, atualizado e cultural em matéria de mecânica, motos, etc.
    Aproveitando, gostaria de tirar a seguinte dúvida:
    Qual a diferença entre o sistema de IE da XTZ 250 X e a Lander 250, pois, na XTZ 250 X utiliza a Injeção Eletrônica “AISAN” (???) e a Lander 250 Injeção Eletrônica?
    Tenho uma XTZ 125 e antes de conhecer a XTZ 250 X queria evoluir, digamos assim, para a Lander 250, mas o estilo supermotard da XTZ 250 X, não tem o que comparar… é fenomenal… é d+++!!!
    Enfim… gostaria de obter uma opnião sua e de nossos amigos do MotosBlog…
    Desde já agradeço, aguardando repostas!!!

  12. Eduardo silva disse:

    Comprei uma RD 350 LC e estou confuso se irão barrar essas motos de rodar por causa do óleo 2T – Se alguem souber de alguma lei que impessa por favor me avisem…
    Afinal pode rodar ou não?
    Abraço a todos e abrigado.

  13. Roberto disse:

    Boa noite.
    Gostaria de saber se a Bomba lançará uma falcon me 2009 ou ela vai para em 2008.

    obrigado

  14. Daniel Ribeiro disse:

    Não temos ainda notícias da Tornado, mas certamente ela terá o mesmo motor da Tuíster (se vier). Não temos notícias da Falcon também. Eu particularmente acho que ela será descontinuada.

    T+

  15. Eduardo silva disse:

    não responderam minha dúvida :(
    abraço…

  16. godoy disse:

    Parabens pelo Post …
    Eu adoro motos mas nao sei nada de mecanica e este tipo de post aajuda muito …
    Coloca outros no ar que vai fazer sucesso !!

    Abraços

  17. EDER MOTOS(IRARÁ- BA) disse:

    OLA PESSOAL TENHO UMA OPINIÃO PARA QUEM QUER COMPRAR UMA CG 150: 1º LOGO LOGO A VALVULA DE ESCAP FICA DANIFICADA INDEPENDENTE DE SER SPORT OU NÃO, 2º SE FOR PARTIDA ELETRICA NÃO DEMORA MUITO P/ A BATERIA PERDER A POTÊNCIA, ENTÃO COMEÇA O SOFRIMENTO P/ QUEM TEM UMA CG 150 C/PARTIDA ELETRICA; O MECÂNICO TROCA A BATERIA C/ AS ESCOVAS DE ARRANQUE Ñ DEMORA MUITO A MOTO FICA ARRASTANDO O ARRANQUE P/ FUNCIONAR, ENTÃO VEM UMA CARGA RAPIDA, FICA BOM UNS DIAS, DEPOIS A BATERIA PODE SER NOVA COMO FOR NÃO PASSA DOS 11.7vlts O MECÂNICO TESTA O RETÍFICADOR REGULADOR DE VOLTAGEM ENTÃO CONCLUI QUE STAR BOM, MESMO ASSIM ELE COLOCA UM NOVO(DA MARCA MAGNETRON) PRA TESTE “QUANDO É CLIENTE “DA CASA MESMO ASSIM NÃO STAR BOM, AGORA VAI E TROCA O RELÊ DE PARTIDA MESMO ASSIM NÃO FAZ DIFERÊNÇA APELA P/ O ESTATOR, AGORA PAREÇE Q DESCOBRE O DEFEITO ENTÃO QUANDO MENOS ESPERA VOLTA A MESMA COISA, VAI TESTA UM MOTOR DE PARTIDA, NÃO TEM DIFERÊNÇA ====CONCLUSÃO : QUEM TEM SEU DINHEIRA NÃO COMPRE UMA CG 150 C/ PARTIDA ELETRICA PROCURE OUTRAS OPÇÕES. BOM É OPINIAO MINHA.

  18. Daniel Ribeiro disse:

    Eder, meu irmão tem uma Titan ESD com 110 mil KM (isso mesmo, cento e dez MIL quilometros). Nunca teve esse tipo de problema. Problema de válvulas acontece quando você fica estourando o escapamento ou tirando a moto de giro, ou ainda, acelerando a moto até o talo e só trocando a marcha a hora que o CDI começa a cortar.
    Bateria tem durabilidade de 50 mil km mais ou menos. E tem que ser trocada por uma ORIGINAL. Não adianta colocar peças paralelas, pois você só vai ter prejuizo. O mesmo acontece com QUALQUER OUTRA PEÇA, seja Estator, retificador ou até mesmo a relação da moto. Qualquer peça paralela tem baixa durabilidade e acaba comprometendo a durabilidade das outras peças da moto.

    Se vc quer ter sua moto na sua garagem em vez de ter ela na oficina do seu mecânico, então comece a usar peças originais.

    T+

  19. Mário disse:

    Olá, Daniel!
    Estou com a mesma dúvida do ThunderaRock: qual a diferença entre injeção eletrônica, da Lander, e injeção eletrônica AISAN, da 250X? E você sabe se a XTZ 250X virá com catalisador?
    Abraço

  20. valdeci hnerique disse:

    parabéns por tantas imformações…mas gostaria de saber se existe alguem pensando em eliminar com a relação das motos e iniciarem com lançamento do cardan.

  21. RafaelXmen disse:

    Olá pessoal. Tenho uma pop 100 2008. Uma exelente moto, mas com velocidade final muito baixa. Buscando uma melhora nesse ponto, imagino colocar uma entrada de ar na frente da motocicleta e liga-lo dentro da caixa do filtro de ar. Minha intenção seria:
    em altas velocidades entraria muito ar por essa entrada na frente da moto, esse ar seria lançado dentro caixa do filtro de ar, fazendo com que entrasse uma quantidade maior de ar dentro do carburador e consequentemente na cámara de combustão da motocicleta, aumentando sua potência. (funcionaria tipo um turbo, aumentando a quantidade de ar dentro do cilindro). Gostaria de saber se tem alguma chanse de dar certo? Obrigado

  22. Marcelo disse:

    Daniel voc~e sabe me dizer se a nova cg 150 vai ter injeção eletronica ou não

  23. Joélio disse:

    Já ki a nova CG150 da Bomba não tem pedal de partida isso significa ki não tem como adptalo? Ou o suporte existe só que fica a cargo do proprietario se coloca ou não?

  24. Conce disse:

    você poderia me informar se a Biz 125 seria necessário a IE?

  25. Turca disse:

    Tenho um amigo q trabalha na Bomba em Sumaré e ele me disse q a titan nova virá mesmo com injeção eletrônica, ele é engenheiro mecânico da empresa…

  26. claudio sousa disse:

    queria sabe como façop/ fazer um curso deinjeçao se tem datas marcas ou jaestasendo realizado valeu a atençao ficaria grato com o retorno do recado

  27. Luan disse:

    A Bros 2009 vira com Injeção eletrônica?

  28. angelo disse:

    quero saber se a tornado 250 virá com IE ?
    e qual a media de Km/l?
    e a bros 150 qual a media dela?

  29. Aurizelia disse:

    Gostaria que alguém me enviasse o que souberem sobre injeção eletrônica em motos, pois estou fazendo a minha monografia com este assunto

    • italo disse:

      gostaria de ter acesso a sua monografia, tenho uma pequena loja de moto peças no interior do Estado do Pará e estou tentando adquirir infromações sobre injeção eletronica. desde já agradeço

  30. delton disse:

    quero saber aonde posso fazer um curso de injecao eletronica para motos brigado

  31. lucas disse:

    tenho uma bequena ou grande duvita ,sobre a ie o que vcs min falariao vamos pença juntos sera que vai ser vantajozo sera que nao vamos ter prejuizos com essa tal de ie e se de poblema como deu no moto da titan 150 2004? oque vamos fazer eu ja fui conteprado no meu consorcio Bomba este mes orfertei um lance foi aceito mais estou com uma qrande duvida pequa ou espera pra ver o quevira pela frente ???? meu grande amigo que er jerente da Bomba da qui de pernambuco falou pra min espera que ven coiza boa porai e que com serteza a nova titan 150 vira com ie mais vamos pensar ser vai aprova ou nao vlw abraço pessoa riacho das almas pe.

  32. Rhayner e Diego disse:

    As novas motos com o sistema de injeção eletronica promete ser uma inovação. Mas as os novos modelos que serão lançados deveriam ter mais desaines, principalmente a Bomba nos modelos 150 e 125 cc, que esta deixando a desejar para o próximo ano.

  33. charles martins disse:

    vc pode min dizer si abiz é injeção eletrônica
    qual a diferencia entre uma moto cem injeção eletrônica e uma moto com injeção eletrônica

    • Marcio disse:

      Bem simplificado, moto com carburador a regulagem tem que ser feita pelo homem, ja na injeçao é feita por um computador atravez de dados fornecidos pelos sensores !

  34. claudio medeiros disse:

    eu quero saber se falcon vai sair em 2009 com injeçao

  35. Dennys disse:

    As novas motos da Bomba titan 150 e a fan 125 vam ser lancadas + o – em que mes do ano ?????
    por favor respondii ai firmeza

  36. evandro disse:

    Comprei uma CEBÊX 750 indy. Existe IE que possa ser instalada nesse modelo ?

    • Daniel Ribeiro disse:

      Amigo, acredito que não. Normalmente não é possível substituir o carburador por uma injeção eletrônica assim… é preciso todo um projeto e normalmente a moto já vem com IE de fábrica.

  37. Esdras Aguiar disse:

    Estou com dinheiro pra comprar uma BROS 150, vc acha que devo esperar sair a de injeção eletronica?, estou com medo de encarecer muito Valeu amigo.

  38. maurilio disse:

    quero saber como ajustar o ponto da minha titan 150

    estou em duvida sobre a posicao do pistao….obrigado

    • delton disse:

      MAURILIO aqui quem fala e delton blz o ponto da titan 150 e bm simples voce deve deixar o pistao na parte mais alta posivel quando tiver certeza disso veja se a corrente de comando esta com os risco que possui na horizontal alinhado com o motor a as valvulas devem estarem soltas nessa posicao e do lado do magneto a uma tampa menor que vc abre ela e achara uma marca no magneto que deve connhecidir com a marca da bera da tampa boa sorte

  39. Marcelo disse:

    Então pra atingir as metas do PROMOT 3,as marcas chinesas,investiram em carburador eletronico!
    a sudnwon web ja é uma moto fraca,com carburador eletronica…
    vai ficar pior do que já é…
    ou estou errado?
    abraço a todos

  40. gionaldo disse:

    quero monta uma ofinia de motos mas nao tenho o curso de injecao com eu faso para consegui este curso. tenho 2 curso de mecanica com 4 ano de esperiemsia.ok obrigado

  41. Mauro disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se vc tem algum modelo de scanner para recomendar para o meu uso na minha oficina, já estão aparecendo revisões e manutençoes em algumas motos injetadas, mas não encontro scanner para motos somente para automoveis.
    Desde já agradeço a atenção obrigado.

  42. fernando da silva disse:

    gostaria de saber onde posso encontra aulas de injeçao de moto

  43. nicolai dias disse:

    nao gostei da webb

  44. luciano martins disse:

    ola tem injeçao eletronica pra bros 150 2005?

  45. PATROCINIO.S.B.JUNIOR disse:

    gostari de receber suas monografias sobre injeçao eletronica de todas as cilindradas

  46. TITAN150MIX disse:

    MANUAL DE INJEÇÃO ELETRÔNICA Bomba 150 TITAN 2009 MIX
    ALGUEM TEM?
    ZODRE@HOTMAIL.COM

  47. juniormotos disse:

    sei muito pouco de injecao de motos,gostaria de mais informacoes.obrigado

  48. helio disse:

    ola eu preciso do manual de serviços
    da titan150 com injeçao eletronica
    se voces tiver pode me mandar
    obrigado

  49. anderson disse:

    eu trabalho numa concecionaria Bomba estou com um ano que trabalho como aprendiz. eu acho com meu poco conhecimento que moto com injeçao é uma coisa inovadora e vai ajudar nosso meia anbiente. só que as peças sao caras demais se a ecm ou qualquer censor queimar vai ser um absurdo o prejuiso . anderson PI

  50. junior santana disse:

    sou mecanico de moto no RN queria saber se a feira internacional de motos em São Paulo tera algum material do tipo cursos para nos mecanicos se alguem souber por favor me informe estou precisando.

  51. leonardo disse:

    É possivel colocar injeção eletrônica em uma tornado 2006? E quanto custa
    se caso houver alguma.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Amigo, não sei se é possível adaptar IE de outras motos em motos Carburadas… Fica ai a dúvida, se alguém souber…

      • vilson santos disse:

        é possivél sim, porem o custo pode ser bem alto.
        vc teria que trocar o cabeçote de sua moto por um de outra moto da mesma linha , com sistema de injeção eletrônica,tambem chicote etc…

  52. luciano disse:

    oi amigo estou em duvida entre a fan 125 e a titam 150cc e se paga a pena pegar uma titam com injenção eletronica sera que por ser novidade não esta em fase de teste e não vai sair me dando poblema valeu uma braço.

    • adriano disse:

      a Bomba quando lança uma moto no mercado ela não joga a moto para vc testar, ela ja é testada na fabrica e aperfeisoada a cada dia então nao tenha medo moto é Bomba sinonimo de garantia

  53. rafel disse:

    Poxa bem legaç esse negocio de injeção eletronica.
    Gostei ,stou fazendo um curso de mecanica e vamos começar a studar “injeçaõ eletronica” e aki eu obtive uma melhor orientação.
    esse site é show de bol gostei..

  54. vanderson disse:

    tenho uma nx4 falcon,quero colocar IE sabe se é possível e onde posso faze-lo.

  55. Lucas S. Tenório disse:

    Olá, ótima matéria,

    Estou para comprar a nova Fan 150 ESI 2010! Ela vem com injeção eletrônica! Gostaria de saber qual é a vantagem dela em relação a CG Titan ES 2009(Não mix)???

    Desde já muito obrigado!

    • adriano disse:

      boa noit lucas vc não tera problemas com limpeza de carburador só gastara combustivel necessario por kilometro percorrido estara contribuindo com meio ambiente e o mais importante estara adquirindo uma Bomba (n~tera problemas de maõ de obra especializada conscesionaria Bomba á em toda mundo rrsrsr)(atençao a fan ESI não e MIX é so gasolina ;se a intensão de pegar um moto bi comb/ do modelo fan e melhor aguardar novidades ainda n~foi lançado a fan mix

  56. alessandro disse:

    a ybr factor k 125cc ela tem injeção eletronica?

  57. Gorgônio Bulhões disse:

    Boa Tarde.
    Gostaria de saber qual a diferença entre estes dois diferentes tipos de Injeção Eletrônica presentes em motos da Yamaha: a Injeção Eletrônica AISAN e o Sistema Yamaha de Injeção eletrônica.
    Pretendo trocar de moto em breve e fiquei em dúvida sobre qual seria o melhor sistema.

    Desde já, agradeço…

  58. ubiratan disse:

    bom dia! tenho uma titan 150 es.
    gostaria de saber se é possivel
    colocar IE e se vale a pena??
    vlw!um abraço de bira jua-ba

    • adriano disse:

      certament ficaria muito caro :ñ é como converter um carro de gasolina para o gas ou alcool tudo seria modificado chicote , precisaria de adaptar um sensor de temperatura no motor para partida a frio um modulo de controle eletronico na part eletrica bomba de combustivel , simplificando vc tem q gostar de desafios ou ser um professor Pardal compre uma Bomba da a sua de entrda e acabouo seu problema

  59. adriano disse:

    nunca caia na besteira de tranformar sua moto carburada em uma moto I.E MECANICO JACAREI SP

  60. Eduardo disse:

    Bom dia Sr: Daniel.

    Gostaria de saber se há possibilidade de vc me enviar uma relação das Peçasz e Instrumentos, para manutenção do Sistema de Injeção Eletronica de Motocicletas, pois gostaria de obter essas informações de uma pessoa bem informada assim, como vc.
    Muito Obrigado pela atenção.

    Um abraço;

    Eduardo

  61. marcos(mauá da serra-paraná) disse:

    oii i dai pessual beleza………………….. to kom huma duvida aki… tenhu huma 150 mix 2010. e éla é muito froxa.. naum anda…. pra da 130 da hum trabalho… sera que teim komo eu kolokar huma injeção eletronika diferenti ou sei la de outra moto maior… pra ve se éla anda mais… ??? quem suber me responde me dis aiii… valeuuu…. add ai no msn >marcos_matheus_moraes@msn.com….

  62. Gorgônio Bulhões disse:

    e para que você quer botar mais que 130km/h numa moto 150cc?
    compra uma 600cc que tu resolve seu problema (e com muito mais segurança!)

  63. carlos disse:

    gostaria de sabe ce tem como troca o cdi di uma moto com injeção eletronica??

    • Daniel Ribeiro disse:

      O CDI é integrado ao módulo da Injeção Eletrônica. Não dá para trocar.

      Mas existem aparelhos que funcionam junto com a IE que podem ser usados para aumentar o limite de RPM do motor. Para as motos nacionais, tem o Fuel Controller da Servitec, e para as importadas, tem o Power Commander Ignition Module.

      Até mais

  64. Albano Cesar disse:

    Ola Daniel, comprei uma suzuki srad 750 2004 e gostaria de sua ajuda para saber qual o tipo de óleo que posso usar no motor e o filtro de ar para trocar ?
    Grato.

  65. EDSON ANTONIO GAVIOLI disse:

    Olá DANIEL, BOA NOITE.

    ME TIRA UMA DÚVIDA:

    ESTOU PRETENDENDO COMPRAR NOVAMENTE UMA MOTO ESPORTIVA ( JÁ TIVE UMA HÁ UNS 8 ANOS ATRÁS).
    TIVE UMA SUZUKI RF 600 , GOSTAVA MUITO DELA MAS, VIVIA DANDO PROBLEMAS DE CARBURAÇÃO POR FICAR MUITO TEMPO PARADA. ALIÁS, ACREDITO QUE ESSE SEJA O MAIOR MOTIVO DE PROPRIETÁRIOS DESSAS MOTOS ACIMA DE 600 CC VENDEREM SUAS MÁQUINAS POIS UMA MOTO DESSE PORTE NÃO É UM MEIO DE TRANSPORTE PARA O DIA A DIA E SIM PARA SE CURTIR EM FINAIS DE SEMANA, CONCORDA?.
    E COM ESSAS MOTOS ( TAMBÉM ACIMA DE 600 CC )COM INJEÇÃO ELETRÔNICA? TAMBÉM DÃO PROBLEMAS CONSTANTES POR FICAREM MUITO TEMPO PARADAS?
    COMO A FALTA DE GRANA TAMBÉM É SEMPRE CONSTANTE, ESTOU PENSANDO EM COMPRAR UMA MOTO MAIS ANTIGA (COM INJEÇÃO ELETRÔNICA É CLARO).
    PELO QUE EU SAIBA UMA DAS PRIMEIRAS MOTOS QUE SAIU COM A INJEÇÃO ELETRÔNICA FOI A TL 1000 DA SUZUKI EM 1997. TAMBÉM A SRAD 750 EM 1998.
    O QUE VOCÊ ACHA? FAREI UMA BOA COMPRA? A INJEÇÃO ELETRÔNICA RESOLVE ESSES PROBLEMAS DE CARBURAÇÃO PARA QUEM ANDA POUCO?
    POR GENTILEZA ,ME PASSE SUAS EXPERIÊNCIAS COMENTANDO SOBRE O ASSUNTO. SE PREFERIR PODE RESPONDER NO MEU E-MAIL: edsongavioli@yahoo.com.br.
    GRANDE ABRAÇO E MUITO AGRADECIDO.
    EDSON

    • Daniel Ribeiro disse:

      Não Edson… Todo veículo, independente do seu sistema de alimentação, sofre por ficar muito tempo parado. Isso acontece com carros, motos, caminhões, aviões, geradores elétricos, e qualquer outro motor a combustão.

      Para evitar isso, basta você ligar a moto de vez em quando. Se você liga-la umas 2 vezes por semana e deixa-la ligada por uns 5 minutos, já é suficiente pra evitar a maioria dos problemas. Ainda assim, é bom andar com a moto pelo menos a cada 15 dias.

      Além do carburador se deteriorar, você também estraga a bateria e os pneus da moto por deixar muito tempo sem uso.
      Moto é isso ai… Tem que cuidar e tem que usar! Se sair todo fim de semana com ela, ela não reclama!

      T+

  66. Jorge Luis disse:

    Daniel tenho uma titan 150 esd,com injeçao eletronica, teria a possobilidade de aumentar a potenca dela? por exemplo nas motos carburadas se trocar o carburados e o pistao ela muda a potencia..e na minha o q deve ser feito?

  67. anderson disse:

    oi amigo tenho uma duvida tenho uma oficina e queria uma orientação da titam mix e fica com a luz do painel mix ligada direta. por favor me de uma orientaçao sobre este defeito obrigado .

    • Daniel Ribeiro disse:

      Anderson, pega o manual de serviços da Titan 2009 e veja se lá há alguma informação sobre o problema. Aqui no Motos Blog tem o manual para você baixar e ler.

      Até mais!

  68. francisco pereira da silva disse:

    TIQUINHO DE MAURITI CEARA EU GOSTEI MUITO DE SEUS TRABALHO QUE VC FAZ PARA TODOS NOS,

  69. Eduardo Martins de Oliveira disse:

    Acabei de comprar uma CEBÊ300, adorei a moto, pois era meu sonho de consumo. Agora tem um detalhe, tinha uma cgtitan 150 (2004), fiz a revisão de 1000 km e passei ela pra álcool, rodou 112000 até ser trocada pela CEBÊ300. Agora a grande diferença é, possso passar ela pra álcool? E a partida? e o consumo? e a garantia? onde encontro? qual o preço? por favor me ajude, aguardo retorno e quero usar ela sem medo do valor na bomba de combustível.

  70. mauro disse:

    olha tenho uma moto cg150 mix e ela fica cortando quando acelero ela depois que mandei limpa ha injeçao dela o q pode ser

  71. everi castro disse:

    acabei de mota uma oficina e queria saber um pouco sobre motos com injeçao. ja que no curso nao ví nenhum conteúdo, quem poderia mim ajudar?

  72. carlos camilo disse:

    AMIGO, tenho uma vulcan 1500 cc vna modelo 1996 e gostaria de saber se posso adaptar uma injecao eletronica na moto, o q teria de troca e onde posso comprar se for possivel?

  73. Gutiano da paz disse:

    rpz eu queria saber pq as novas bross 150 ta queimando muito as bomba de
    combustivel o q tem q fazer iziste so o refil ou tem q trocar a peça toda mesma?
    aki em teresina pi ta d +
    queima muito flw e abraço

    • Daniel Ribeiro disse:

      Gutiano, é só não deixar acabar a gasolina… Bomba de combustível queima porque funcionou seca, ou seja, deixou a gasolina no tanque acabar.

      Andar só na reserva dá nisso… Dai, só trocando a bomba e colocando uma nova.

      T+

  74. Gutiano da paz disse:

    em Daniel eu de novo, sou mecanico de uma loja de motos, ja falei isso para meus clientes com esse tipo de poblema, isatamente o q c me falou q e falta de combustivel rodarao muito tempo na reseva ou deichando acabar o combustivel e eles negao. dizem q não,pelo contrario so andao de tanque cheio comedo de queima,a bomba e mesmo asim queima uma (observasao) so acontese com as bros 150 as titans 150 sao raros os casos iai o q c me diz?

  75. Gutiano da paz disse:

    em daniel onde eu compro o Fuel Controller da Servitec e quanto custa?
    ei se-poder add o meu msn pra gente tira umas duvidas blz
    loraodograu@hotmail.com

  76. UENO MOTOS disse:

    amigo boa noite, tenho uma loja e oficina , tenho um grande problema com as motos novas com injeção eletronica, acabei lendo ai em cima sobre as broz 150 com injeção e aqui muitas delas acontece o mesmo a maioria esta dando problemas na injeção, hoje mesmo passei o dia pesquisando um scanner para motos e , quero aproveitar a oportunidade para lhe perguntar se o motodiag seria um bom scanner , pois foi um dos que me interessou, pelo preço e pelas motos que ele atende que seria as de meu interesse, se voce tiver alguma coisa que possa ajudar eu lhe agradeço ….

  77. Igor Dias disse:

    Olá,

    Meu pai tem uma Bomba Sabre VF 750cc. É uma moto antiga e muito rara aqui no Brasil. Essa moto veio do Japao e foi adquirida por leilao. A moto possue 4 cilindros dispostos em V.
    O que acontece é q após alguns anos de uso um dos carburadores quebrou, e nao existe lugar nenhum para se comprar (ou a um custo absurdo). Gostaria de saber: é possivel instalar nessa moto algum sistema de injecao eletronica para q ela possa funcionar corretamente? Qual seria o sistema mais simple e economicamente viável?
    Obrigado!

    • Daniel Ribeiro disse:

      Igor, ouvi dizer que tem um kit para motor de kombi e fusca (VW 1600), que muita gente adapta em todo tipo de moto grande. Dá uma procurada nas oficinas de carro da sua região que você talvez consiga algo.

      Vc tb pode tentar ver se o carburador da Bomba Magna 750 serve na Sabre… Ela também é 4 cilindros em V… É bem provável que sirva.

  78. edmar vieira disse:

    boa tarde meus amigos.hoje e o grande dia,,minha moto fazer 2011 chega oje ja foi liberada pra mim pegar oje dia 17/03/2011 estou muito feliz por poder comprar outra moto so deus na minha vida pra me ajudar,eu tive minha moto roubada no dia 05/01/2011 mas deus e tao bom que ja me deu outra vou pagr 48 prestasoes mas tou feliz em ter um bom gosto de compra outra fazer 250 sd 2011] obrigado por me ouvir

  79. luiz melo disse:

    oi eu tenho uma xt225 eu queria saber se tem uma bobina de pulso
    que substituiria a original

  80. Carlos Silva disse:

    Vc. pode me tirar uma dúvida?
    tenho uma suzuki 125 2008, será que posso instalar um quite que possa aumentar a velocidade. e se tem algum risco definindo os prós e contra dessa possivel alteração.

    Desde já obrigado!
    Carlos

  81. gilmar da silva disse:

    tenho uma 150 ks e queria saber se tem como colocar injeçao eletronica nela parabens vc esclarece muitas duvidas para nos que temos motos obrigado

  82. Luan Mcp disse:

    Olá, tenho uma grande dúvida, tenho uma Titan 150 Ex 10/10, já com a bendita injeção eletrônica, minha moto anterior era uma Titan 150 Sport 06/07 que possuia Carburador, é notavél a diferença de desenpenho, a Sport desenvolvia de forma extrema, até seu limite, já a Ex desenvolve bem até a 4º marça, quando coloco a 5º marça é como se ela perdesse desempenho. O que faço para ela correr mas? é possivél trocar para carburação? ou basta fazer algum tipo de ajuste e como fazer? Agradeço a quem me ajudar.

    • Daniel Ribeiro disse:

      Não dá pra usar carburador, todos os componentes do motor foram feitos para a injeção eletrônica.
      Para andar mais, basta usar um Fuel Controller da Servitec.

  83. Luan Mcp disse:

    Olá novamente, estou vendo uns posts antigos que vc ensina a instalação do FC em uma Lead, vc teria um ‘manual de como instalar na Titan 150 10/10?

    Qualquer coisa: luan-nitross@hotmail.com

  84. gilmar da silva disse:

    nao recebi minha resposta estou em aguardo obrigado??????

  85. rogerio disse:

    ola por favor min der uma soluçao ugente minha moto ta com defeito na enjesao ela nao q fuciona di jeito algum ja fis limpeza de tudo mais nao pega a lanterna da engesao ela da treis piscada uma fraca e duas rapidas

  86. Carlos disse:

    Vc. pode me tirar uma dúvida?
    tenho uma suzuki 125 2008, Como as vezes tenho que pegar estrada preciso de um pouco mais de velocidade,será que posso instalar um quite que possa aumentar a velocidade. e se tem algum risco. quais os prós e contra dessa possivel alteração.

  87. Marco disse:

    E POSSIVEL TRANSFORMAR UMA Tuíster E CEBÊ 300.

  88. kennedy lucena disse:

    moto com injeção eletronica tem Cdi?????????

  89. vagner disse:

    E AI AMIGOS, TENHO UMA RD350R 1990,SERÁ QUE TEM AS REGULAGEM DE AR,BOIA, UMAS MANHAS PARA SABER AFINAR AQUELES CARBURADOR,E O YPVS? SÕ MEIO MITIDO Á MECÃNICO TAMBÉM.

  90. jeferson disse:

    oi!!! meu nome é jeferson, tenho uma bros 2011; e queria saber se eu poderia estralar com ela ou se sera impossivel por causa da injesao eletronica???

  91. Carlos Jundi Takeuchi disse:

    Tenho uma Bomba Biz 125ks 2010 e estou tendo uma dor de cabeça danada:
    -Quando ela está com motor frio fica dificil ela pegar sendo q a moto tem injeção eletronica
    -Já levei na autorizada,no mecanico particular e nada.
    -Para fazer ela pegar sou obrigado a acelerar na hora q dou partida no pedal mas com varias tentativas
    -Sendo q no manual diz para vc q não precisa acelerar para pegar.
    -Preciso de uma pessoa q entenda da mecânica da Bomba biz principalmente na partida a frio.

    • Daniel Ribeiro disse:

      VC está abastecendo com Etanol ou Gasolina?

      • Carlos Jundi Takeuchi disse:

        apenas com gasolina comum ou v-power da Shell,pois me disseram q quando a moto estiver com a dificuldade na partida a frio me recomendaram colocar a Podium e coloquei só uma vez um litro dela se resolvia,mas nada continua com dificuldades na partida a frio.
        Obs:A minha moto não é flex

  92. José Carlos disse:

    Daniel, boa noite, possuo uma Fazer 250LE 2010/2010, comprada em julho de 2010, agoara a moto está com 6500Km, até os 4000Km fazia de 30 a 32 por litro, agoara faz 14Km, levei na concessionário, foi verificado tudo na injeção e não acharam nenhum problema, fiz o Controlar, moro na capital e a moto pssou sem problemas, ou seja, não está desrregulada, o desempenho é o mesmo, anda bem, não engasga. Uma amigo comentou que haveria a possisiblidade ser o tal mapeamento é possível? Se puder me ajudar, desde já agradeço.

  93. jucelio sousa oliveira disse:

    como qe eu faco pra substituir a injecao eletronica por carburador na titan 150 2009

  94. erivelto oliveira disse:

    Bom dia….
    tenho uma web sundwn, 2006, gostaria de saber se dar para aumentar a potencia delade 100cc, para 125, colocar injecao e embreagem com pecas de bis??????

  95. fabiano disse:

    oque faço para minha fan 125 ks correr mais sem gastar muito?

    • Marcos disse:

      Coloque uma placa de venda nela e compre outra moto mais potente, não existe uma formula magica, as 125 não foram feitas para correr.
      abraço e espero ter ajudado.

  96. Karol disse:

    Ola,tudo bem?
    Eu tenho uma Tuíster,modelo 2005,e faz pouco tempo que troquei a vela e a bateria,e ainda sim,as vezes ela não funciona,daí eu sou obrigada a dar tranco, o que será que pode estar acontecendo?

    Obrigado.

  97. jose renato disse:

    Valeu,Daniel gostei da matéria sobre ingeção eletronica….
    Obrigado!!!!!!

  98. Marcelo Pedroso disse:

    Boa noite Daniel.

    Tenho uma VMAX 92 muito conservada e gostaria de saber se é possível instalar o sistema de injeçao eletronica nesta moto. Se sim, voce teria alguma indicação de quem instala isso? Obrigado. Abraço

  99. lucélia disse:

    bom dia Daniel, gostaria de saber se o chicote principal da CG 150 ESD da para adaptar na CG 150 Sport 06.
    se alguém poder mim ajudar agradeço!

  100. Jefferson disse:

    Beleza Daniel?

    Apesar da minha moto ter 150cc eu gostaria de envenená-la e gostaria de saber da sua parte qual o melhor caminho eu devo seguir? Seja com turbo, ou na troca do módulo eletrônico e talvez modificação do mesmo. Tenho uma BROS flex 150cc 2010. Obrigado.

  101. wellington disse:

    Boa noite daniel.
    eu trabalho com mecanica e seu site me ajuda muito cara vc e muito bom
    nos te agradecemos muito, meu amigo estou com uma CEBÊ 300 que ela vem apresentando um problema ela da uma piscada lenta e duas rapidas (12)
    vc pode me ajudar com esse problema? ela não funciona.
    fico aguardando obrigado

  102. Vilson Grohnert disse:

    Entrei nesta conversa agora a pouco, gostaria se alguem tivese alguma solução para meu caso, tenho uma intruder 250 personalizada estilo bobber, adoro ela e gostaria de saber se teria algum sintema para adaptar injeção eletronica nela, tipo colocar a da lander da fazer que são da mesma cilindrada, se alguem poder me ajudar, acho que já esta na hora de alguma empresa se especializar em inventar algo para os amantes de motos antigas, pois adoro minha motoca. Se alguem souber de alguma coisa pode me contactar via msn, e-mail, vilsongrohnert@hotmail.com .Att Vilson

  103. xico disse:

    Daniel
    Seu blog é muito interessante. Parabéns!
    Mesmo tendo lido acima que “não dá para instalar injeção eletrônica em motos que são originalmente carburadas”, gostaria de saber se, no caso da Intruder LC1500 não seria possivel a instalaçõ do sistema de injeção da Boulevard 1500, considerando que o motor das duas é o mesmo.
    Obrigado!

  104. Danilo disse:

    cara me ajude,por favor minha xt660r 2009 ta com u problema,ela ta piscando uma luz vermelha e eu acho que é da chave,será?ela pisca 11 vezes lentas e 3 rapidas.o que pde ser? obrigado,Danilo.

  105. venanciotavares disse:

    Ola.
    queria saber se existe CG fan 125 Es Com injeção eletronica e aula vantagem ela leva com a mesma moto de carburador?

    Agradeco a atencao e aguardo seu retorno.

  106. Fabrício passaglia disse:

    Boa tarde, tenho uma Yamaha fazer ys-250, gostaria de saber se tem como trocar o bico injetor, pra fazer ela andar mais? gostaria de ter uma noção. Fazer algo pra ela andar mais, sem ter que mexer no motor dela.

  107. miguel disse:

    parabens pelo seu trabalho .mi responda eu tenho uma CEBÊ 450 ano 84 ela ja esta comigo a 10 anos foi a unica moto que aquento meu trabalho pq rodo uma media de 3500 km por mes .sempre usei oleo mineral 20w 50 agora a 4 trocas passei a usar 15w 50 semi sintetico e badal b 12 a cada 3500 km .tem pobrema usar esse oleo e sempre troco o filtro abços



  108. Comente este texto!

    ATENÇÃO: Todos os comentários são revisados antes de entrar no ar. Antes de escrever, pense: "Se eu fosse o dono deste blog, eu aprovaria este comentário?". Propagandas serão apagadas. Caso queira anunciar no Motos Blog, clique aqui. Veja a nossa política de comentários. Pedidos de manuais não serão atendidos.

    Você pode usar estas tags:
    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Este blog suporta Gravatars. Para ter a sua foto nos comentários, cadastre-se no Gravatar.